-

MNPEF-UFPI006 - ATIVIDADES COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
Modelagem e simulação (28/08/2015 - 28/08/2015)
Discussão dos textos
   Projeto ISLE 
Método de ensino
  Projeto Scale-up 
Discussão da pedagogia scale-up
Modelagem e simulação (29/08/2015 - 29/08/2015)
Discussão dos textos
Modelagem e simulação (04/09/2015 - 04/09/2015)
Discussão dos textos
Modelagem e simulação (05/09/2015 - 05/09/2015)
Leitura e discussão dos textos
Modelagem e simulação (11/09/2015 - 11/09/2015)
Discussão dos textos
Modelagem e simulação (12/09/2015 - 12/09/2015)
Discussão dos textos, simuladores
Modelagem e simulação (18/09/2015 - 18/09/2015)
Apresentação dos discentes/professores: Pedro e Uchoa
Modelagem e simulação (19/09/2015 - 19/09/2015)
Apresentação dos discentes/professores: Renato e José Francisco
Modelagem e simulação (25/09/2015 - 25/09/2015)
Apresentação de resultados (pelos estudantes) referentes ao tema da unidade
Modelagem e simulação (26/09/2015 - 26/09/2015)
Apresentação de resultados (pelos estudantes) referentes ao tema da unidade
Modelagem e simulação (02/10/2015 - 02/10/2015)
Apresentação de resultados (pelos estudantes) referentes ao tema da unidade
Modelagem e simulação (03/10/2015 - 03/10/2015)
Primeira avaliação
Aquisição e análise de dados (09/10/2015 - 09/10/2015)
Discussão de textos sobre procedimentos para aquisição de dados: 1) Cavalcante M C, Bonizzia A, Gomes L C P -O ensino e aprendizagem de física no século XXI: sistema de aquisição de dados nas escolas brasileiras, uma possibilidade real. Rev. Bras. Ens. Fis. 31, 4501 (2009). 2) Cavalcante M A, Bonizzia A, Gomes L C P - Aquisição de dados em laboratórios de física: um método simples, fácil e de baixo custo para experimentos em mecânica. -Rev. Bras. Ens. Fis. 30, 2501. 3) Haag R, Veit E A, Por que e como introduzir a aquisição de dados no laboratório didático de física? Física na Escola 6, 69 (2005)
Aquisição e análise de dados (10/10/2015 - 10/10/2015)
Discussão de textos sobre procedimentos para aquisição de dados: 1) Cavalcante M C, Bonizzia A, Gomes L C P -O ensino e aprendizagem de física no século XXI: sistema de aquisição de dados nas escolas brasileiras, uma possibilidade real. Rev. Bras. Ens. Fis. 31, 4501 (2009). 2) Cavalcante M A, Bonizzia A, Gomes L C P - Aquisição de dados em laboratórios de física: um método simples, fácil e de baixo custo para experimentos em mecânica. -Rev. Bras. Ens. Fis. 30, 2501. 3) Haag R, Veit E A, Por que e como introduzir a aquisição de dados no laboratório didático de física? Física na Escola 6, 69 (2005)
Aquisição de dados (16/10/2015 - 16/10/2015)
Leitura de artigos
Aquisição de dados (17/10/2015 - 17/10/2015)
Leitura e discussão de artigos
Aquisição de dados (23/10/2015 - 23/10/2015)
Leitura e discussão de artigos
Aquisição de dados (24/10/2015 - 24/10/2015)
Leitura e discussão de artigos
Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede (30/10/2015 - 30/10/2015)
Discussão de artigos
Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede (31/10/2015 - 31/10/2015)
Leitura e discussão de artigos
Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede (06/11/2015 - 06/11/2015)
Leitura e discussão de artigos
Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede (07/11/2015 - 07/11/2015)
Leitura e discussão de artigos
Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede (13/11/2015 - 13/11/2015)
Leitura e discussão de artigos
Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede (14/11/2015 - 14/11/2015)
Leitura e discussão de artigos
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física (20/11/2015 - 20/11/2015)
Leitura e discussão de artigos
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física (21/11/2015 - 21/11/2015)
Leitura e discussão de artigos
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física (27/11/2015 - 27/11/2015)
Participação no Workshop
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física (28/11/2015 - 28/11/2015)
Participação no workshop sobre mnpef da ufpi
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física (04/12/2015 - 04/12/2015)
Leitura e Discussão do texto sobre o projeto ISLe
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física (05/12/2015 - 05/12/2015)
Leitura e discussão sobre o projeto SCALE-UP
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física (11/12/2015 - 11/12/2015)
Apresentação de trabalhos sobre Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física (12/12/2015 - 12/12/2015)
Apresentação sobre Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
28 29 04 05 11 12 18 19 25 26 02 03 09 10 16 17 23 24 31 06 07 13 14 20 21 27 28 04 05 11 12
1 2014100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 14
3 201410**** 0 0 0 2 0 2 0 2 0 2 0 2 2 0 2 2 0 0 0 0 2 2 2 0 2 0 0 0 2 0 0 26
4 201410**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 2014100**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 10
6 2014100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
7 201410**** 0 0 0 2 0 2 0 2 0 2 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
8 201410**** 2 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 14
9 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 201410**** 2 2 2 0 2 0 2 2 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 24
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 7,0 7,0 7,0 7,0 7.0 26 RF
2 201410**** 7,0 8,0 8,0 7,0 7.5 14 AM
3 201410**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
4 2014100**** 8,6 8,3 8,3 8,0 8.3 10 AM
5 2014100**** 7,0 7,0 7,0 7,0 7.0 2 AM
6 201410**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 14 AM
7 201410**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
8 2014100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 6 AM
9 201410**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 14 AM
10 201410**** 7,0 7,0 7,0 7,0 7.0 24 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Modelagem e simulação computacionais de eventos físicos. Aquisição e análise de dados em experimentos didáticos. Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede. Estratégias de uso de recursos computacionais no Ensino de Física.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas, aulas práticas, atividades e discussões em grupo, seminários
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: desempenho do estudante, considerando: (a) desenvolvimento de simulações e modelagens, (b) execução e montagem de aparatos visando aquisição de dados, (c) execução de propostas visando a execução de mídias. O conceito final será formado das avaliações obtidas nestes três itens. Avaliações com a finalidade de recuperação, quando necessárias, serão oferecidas como atividades extras ao longo e ao final da discipllina.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ANGOTTI, J. A. P., DE BASTOS F. P., SOUSA, C. A. As Mídias e suas Possibilidades: desafios para o novo educador. Tópicos de Ciência e Tecnologia Contemporâneas. Disponível em: http://www.ced.ufsc.br/men5185. Acesso em 20 de Maio de 2012
.
ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Interatividade em recursos computacionais aplicados ao ensino e aprendizagem de Física.
CAVALCANTE, M. A . ; BONIZZIA, A.; GOMES, L.P.C. O ensino e aprendizagem de física no Século XXI: sistemas de aquisição de dados nas escolas brasileiras, uma possibilidade real. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso) , v. 31, art. 4501 , 2009.
DORNELES, P. F. T.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. . Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral . Ciência e Educação , v. 18, p. 99 - 122, 2012.
FIOLHAIS, C.; TRINDADE, J. Física no Computador: o computador como uma Ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências físicas. Revista Brasileira de Ensino de Física.Vol.25, n.3, Setembro, 2003.
GIORDAN, M.
A internet vai à escola: domínio e apropriação de ferramentas culturais. Educação e Pesquisa, São Paulo, 31, 1, p.57 - 78, 2005.
HAAG, R.; ARAUJO, I. S; VEIT, E. A..Por que e como introduzir aquisição automática de dados no laboratório didático de Física?. Fisica na Escola, São Paulo, v. 6, n.1, p. 89 - 94, 2005.
MEDEIROS, A.; MEDEIROS, C. F. de. Possibilidades e limitações das simulações computacionais no Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física. Vol. 24,n. 2, Junho,2002.
MERCADO, L. P. L. Estratégias didáticas utilizando internet. In: MERCADO, L.P. L. (org.). Experiências com tecnologias de informação e comunicação na educação. Maceió:EDUFAL, 2006.
PÓVOA, M. Anatomia da internet: investigações estratégicas sobre o universo digital . Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2000.
PEDUZZI Sônia S.; PEDUZZI Luiz O. Q; COSTA, Sayonara Cabral da (editores) Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Vol. Especial: Ensino de Física mediado por tecnologias, v. 29, n.1 e n.2, 2012.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/08/2015
28/08/2015
Modelagem e simulação
29/08/2015
29/08/2015
Modelagem e simulação
04/09/2015
04/09/2015
Modelagem e simulação
05/09/2015
05/09/2015
Modelagem e simulação
11/09/2015
11/09/2015
Modelagem e simulação
12/09/2015
12/09/2015
Modelagem e simulação
18/09/2015
18/09/2015
Modelagem e simulação
19/09/2015
19/09/2015
Modelagem e simulação
25/09/2015
25/09/2015
Modelagem e simulação
26/09/2015
26/09/2015
Modelagem e simulação
02/10/2015
02/10/2015
Modelagem e simulação
03/10/2015
03/10/2015
Modelagem e simulação
09/10/2015
09/10/2015
Aquisição e análise de dados
10/10/2015
10/10/2015
Aquisição e análise de dados
16/10/2015
16/10/2015
Aquisição de dados
17/10/2015
17/10/2015
Aquisição de dados
23/10/2015
23/10/2015
Aquisição de dados
24/10/2015
24/10/2015
Aquisição de dados
30/10/2015
30/10/2015
Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede
31/10/2015
31/10/2015
Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede
06/11/2015
06/11/2015
Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede
07/11/2015
07/11/2015
Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede
13/11/2015
13/11/2015
Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede
14/11/2015
14/11/2015
Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede
20/11/2015
20/11/2015
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física
21/11/2015
21/11/2015
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física
27/11/2015
27/11/2015
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física
28/11/2015
28/11/2015
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física
04/12/2015
04/12/2015
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física
05/12/2015
05/12/2015
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física
11/12/2015
11/12/2015
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física
12/12/2015
12/12/2015
Estratégias de uso de recursos computacionais no ensino de física
Avaliações
Data Descrição
03/10/2015 1ª Avaliação
07/11/2015 2ª Avaliação
05/12/2015 3ª Avaliação
12/12/2015 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Atividades para a quarta unidade 05/12/2015
Terceira Unidade: Disponibiliza??o e uso de materiais did?ticos na rede 30/11/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 13:30