Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Apresentação do plano de curso e apresentação do modelo de aprendizagem baseado na resolução de problemas PBL. Apresentação dos problemas a serem trabalhados durante o semestre e discussão sobre a seqüência analítica. Discussão sobre normas de agências reguladoras para coleta, acondicionamento e preparo de amostra para os problemas propostos. Apresentação de bibliografia sobre os problemas propostos Coleta e acondicionamento de amostra aula expositiva. Coleta e acondicionamento de amostra Abordagem pelos alunos dos problemas propostos. Tratamentos preliminares da amostras lavagem, secagem, diferentes tipos de moagem e extração empregando sonoquímica. Apresentação sobre potencialidades e aplicações da sonoquímica no preparo de amostra. Apresentação sobre os tratamentos preliminares a que as amostras serão submetidas. Emprego de ácidos no preparo de amostras. Emprego de bases no preparo de amostra. Extração e fracionamento como estratégia de preparo da amostra. Apresentação de seminários Análise direta de sólidos e suspensões possibilidades, implicações, avanços e desafios. Técnicas de dissolução e decomposição emprego de diferentes ácidos. Decomposição e solubilização de sólidos inorgânicos. Decomposição por combustão. Decomposição por via úmida. Decomposição por fusão. Decomposição assistida por radiação microondas conceitos, princípios, instrumentação e aplicações. Decomposição por irradiação com ondas ultravioleta conceitos, fundamentos e combinação da radiação ultravioleta com radiação microondas. Emprego de ácidos diluídos na digestão empregando radiação microondas. Preparo de material de referência. Elaboração do trabalho final sobre o problema apresentado. Apresentação do trabalho final Apresentação do trabalho final e discussão e avaliação da disciplina.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O aproveitamento do aluno em cada disciplina é avaliado por meio de trabalhos, seminários e relatório e seminário, bem como pela participação e interesse demonstrado pelo estudante e expressos através de notas numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com no máximo uma casa decimal. Pode-se aplicar provas caso haja necessidade para averiguação de conhecimento e desempenho do aluno. Será aprovado na disciplina, o aluno que apresentar freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento), e nota final igual ou superior a 7,0 (sete). |
Horário de atendimento:
| às terças-feiras das 8:00 às 12:00 na sala 216 |
Bibliografia:
| Krug, F. J.; Métodos de Preparo de Amostras; fundamentos sobre preparo de amostras orgânicas e inorgânicas para análise elementar. Piracicaba: CENA/USP, 2008. Arruda, M. A. Z.; Trends in Sample Preparation. New York: Nova Science Publishers, 2006. Kingston, H. M. Hasewell, S. J.; Microwave-Enhanced Chemistry Fundamentals, Sample Preaparation and Apllications. American Chemical Society, 1997. Kingston, H. M. Jassie, J. B.; Introdution to Microwave Sample Preparation Teory and Pratice. Washginton, 1988. Nogueira, A. R. A. ; Souza, Gilberto Batista de . Manual de Laboratórios: Solo, água, nutrição vegetal, nutrição animal e alimentos. 1. ed. São Carlos: Embrapa Pecuária Sudeste, 2005. 313 p.
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