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PPGPP104 - TÓPICO ESPECIAL DE CULTURA E IDENTIDADE - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da turma e da professora. Apresentação do Programa. Acertos para funcionamento da disicplina (20/10/2015 - 20/10/2015)
Programa da disciplina
Inicio da unidade I (27/10/2015 - 27/10/2015)
Cultura, campos de conhecimento e suas interfaces.
Continuação da Unidade I (03/11/2015 - 03/11/2015)
Cultura, campos de conhecimento e suas interfaces.
Conclusão da Unidade I. Trabalho de avaliação da unidade (10/11/2015 - 10/11/2015)
Cultura, campos de conhecimento e suas interfaces.
Inicio da Unidade II (17/11/2015 - 17/11/2015)
Cultura: temas e abordagens
Continuação da unidade II (24/11/2015 - 24/11/2015)
Cultura: temas e abordagens
Continuação da unidade II (01/12/2015 - 01/12/2015)
Cultura: temas e abordagens
Conclusão da Unidade II (08/12/2015 - 08/12/2015)
Cultura: temas e abordagens Avaliação
Inicio da Unidade III (15/12/2015 - 15/12/2015)
Sociologia e cultura.
Cont. Unidade (22/12/2015 - 22/12/2015)
Sociologia e cultura.
Continuação da Unidade III (05/01/2016 - 05/01/2016)
Sociologia e cultura. Apresentação Ed´s
Continuação da Unidade III (12/01/2016 - 12/01/2016)
Sociologia e cultura.
Conclusão da Unidade III e da disciplina. (19/01/2016 - 19/01/2016)
Sessão de ocio criativo. Avaliação
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN Total
20 27 03 10 17 24 01 08 15 05 12 19
1 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
2 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
8 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 9,1 9,1 9,1 9.1 4 AM
2 201410**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
3 201410**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
4 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2015100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
6 2015100**** 7,6 7,6 7,6 7.6 4 AM
7 2015100**** 8,6 8,6 8,6 8.6 0 AM
8 2015100**** 8,2 8,2 8,2 8.2 4 AM
9 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: UFPI/CCHL/MPP
Disciplinas: -Tópico Especial em Cultura e Identidade – 2015-2
Carga horária: 45 h
Professora: Drª Dione Morais


Ementa:
Os temas cultura e identidade, por um lado apontam para as lentes através das quais enxergamos, nos orientamos, e avaliamos o mundo, constituindo-se, assim, como uma complexa trama que constitui nossa herança propriamente social (formas, costumes, sons de linguagem, sistema relacional, instituições, etc.), construções históricas e culturais, produtos e produtoras de espaços para práticas sociais. Por outro lado, esses termos necessitam ser submetidos a uma reflexão que leve ao necessário distanciamento dos seus sentidos mais imediatos, para que se pense como eles se constituem, se produzem, propriamente, do ponto de vista teórico. Nesta perspectiva, este curso parte de uma revisão teórico-conceitual dos temas cultura e identidade, em seguida faz uma abordagem focada no debate contemporâneo, delineando o espaço onde nos movemos, como sujeitos de uma era, dá continuidade com ênfase especial nos temas da identidade e da diferença e afunila, em seguida, para atemática das políticas culturais.


Objetivos:
Geral:
Compreender os temas cultura e identidade nos planos teórico-conceitual e empírico, e na perspectiva das políticas públicas, com base em abordagens teóricas socioantropológicas, dos estudos culturais e áreas de conhecimento afins.
Específicos:
Apreender teoricamente os temas culturas e identidades na relação singular/universal, identidade e diferença em diálogos interdisciplinares;
Assimilar as temáticas culturas e identidades como interpelação às políticas públicas, na perspectiva da diversidade cultural;
Oportunizar diálogo das temáticas culturas e identidades com os objetos de estudo de mestrando/as que cursam a disciplina.





Trabalhar fundamentos teóricos do pensamento sócio-antropológico e dos estudos culturais sobre culturas e identidades.
Condução dos trabalhos: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos. Avaliação da unidade: elaboração de texto, indicando os pontos de diálogo entre os textos trabalhados na unidade e a própria pesquisa.

Referências
ALVES, Paulo Cesar. Origens e constituição científica da cultura. In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, pp.21-48 (T 1)
BOURDIEU. Pierre. Sobre o poder simbólico. In: O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, pp. 7-16 (T2 )
GEERTZ, Clifford. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, pp. 13- 41(T 3)
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A obsessão pela cultura. In: PAIVA, Márcia de; MOREIRA, Maria Ester (Coord.). Cultura. Substantivo plural. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil/São Paulo: Ed. 34, 1996, pp. 159-175 (T4 )
MAFESOLI, Michel. Tribalismo pós-moderno: da identidade às identificações. In: Ciências Sociais UNISINOS, jan./abr. vol. 43, n. 1, São Leopoldo, Brasil, 2007, pp. 97-102 (T5 )
SAVIANNI FILHO, Juvenal (Ed./Trad.) Dossiê Culturas Partilhadas. Cult. Ano 17, nov./2014, pp. 32-47 (T6 )
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, pp. 73-102 (T7)
VELHO, Otávio. Culturas: uma perspectiva antropológica. In: PAIVA, Márcia de; MOREIRA, Maria Ester (Coord.). Cultura. Substantivo plural. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil/São Paulo: Ed. 34, 1996, pp. 176-186 (T 13) (T8 )
WOODWARD, Katrhyn. Identidade e diferença. Uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, 2000, pp. 7-72. (T 9)

Sessão Textos/atividades Obs.
S1 T2- T 3- T 8 Aula expositiva/discursiva
S 2 T1- T4 - T 6 Aula expositiva/discursiva
S3 T5- T7- T9 Aula expositiva/discursiva
Para trabalho escrito de avaliação da Unidade 1:
BHABHA, Homi, K. Introdução: locais da Cultura. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, pp. 19-42
HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, T. T. (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, 2000, pp. 103-133







Trabalhar as temáticas culturas e identidades, na perspectiva das múltiplas inserções socioculturais: étnica, da religiosidade, de gênero, de gerações, sexualidade, latinoamericanidade, e brasilidade,
Condução dos trabalhos: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos e apresentação de seminários em Espaços de Diálogos aluno/as.
Avaliação da unidade: desempenho individual e coletivo nos ED´s.; participação nos debates.

Referências
BOURDIEU. Pierre. Os usos do povo: In: Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004, pp. 181-188. (T1)
CUNHA, Manuela. Carneiro da. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saberes científicos. REVISTA USP, São Paulo, n. 75, set./nov., pp. 78-84 (T 2)
HALL, Stuart. Questão multicultural. In: Da diáspora. Identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG/Brasília: representações da UNESCO no Brasil, 2003, pp. 51-100 (T3)
HALL, Stuart. Notas sobre a desconstrução do “popular”. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, pp. 247-264 (T4)
PIERUCCI, Antônio. Flávio. Problemas com a igualdade (ou: ciladas da diferença II). In: ADORNO, S. (org.) A sociologia entre a modernidade e a contemporaneidade. Porto Alegre: PPGS/UFRGS, 1993, pp. 149-165. (T5)


Espaços de Diálogos
ED 1- Culturas, identidades étnicas, e religiosidade.
ANDRADE, Maristela Oliveira de. A Religiosidade Brasileira: o pluralismo religioso, a diversidade de crenças e o processo sincrético. CAOS - Revista Eletrônica de Ciências Sociais Número 14 – Setembro de 2009, pp. 106 - 118
HALL, Stuart. Que negro é esse na cultura negra? In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, pp. 235-352
OLIVEIRA, Roberto. Cardoso de. Identidade étnica e a moral do reconhecimento. Caminhos da identidade. Ensaios sobre etnicidade e multiculturalismo. São Paulo/Brasília: UNESP/Paralelo 15, 2006, pp. 19-58

ED 2 – Identidades na perspectiva de sexo, gênero, e geração.
RAGO, Margareth. Descobrindo historicamente o gênero. In: Gênero e história, Edita: CNT-Compostela, Agosto de 2012 www.cntgaliza.org pp. 47-58. Disponível em: http://www.cntgaliza.org/files/rago%20genero%20e%20historia%20web.pdf
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas infantis: contribuições e reflexões. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 43, set./dez. 2014, pp. 645-667
SEDGWICK, e. K. A epistemologia do armário. Cadernos Pagu (28), janeiro-junho de 2007:19-54. http://www.scielo.br/pdf/cpa/n28/03.pdf

ED 3- Cultura de massa, indústria cultural, comunicação e novas tecnologias
CASTELLS, Manuel. Comunidades virtuais ou sociedade de rede? In: A galáxia da internet. Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003, pp. 98-108
IANNNI. Octavio. A indústria cultural. In: Ensaios de sociologia da cultura, Rios de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991, pp. 189-200 (T3)
LIMA, Luiz Costa. Introdução geral: comunicação e cultura de massa. In: Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. pp. 13-72

ED 4- Culturas em macro-perspectivas: região, continente, nação,
ALBUQUERQUE, Durval Muniz. Introdução. In: A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez Editora, 1999, pp. 19-64.
CANCLINI, Néstor García. Contradicciones latino-americanas: ¿modernismo sin modernización? In: Culturas Híbridas- estratégias para entrar esalyr de la modernidade. Argentina: Editorial Grijalbo, 1990, pp. 65-94
LARAIA, Roque Barros de. Cultura brasileira: uma abordagem antropológica. Sociedade e Estado. Vol. VIII, n. 1/1. Jan./dez./1993, pp. 35-46

Sessão Textos/atividades Obs.
S1 T 3 –T5 Aula expositiva/discursiva
S2 T1- T2- T4 Aula expositiva/discursiva
S2 ED 1- ED 2 Seminários apresentados em grupo, seguidos de debate
S3 ED3- ED Seminários apresentados em grupo, seguidos de debate





Trabalhar os temas culturas e identidades na perspectiva das políticas públicas, com ênfase nas políticas de cultura.
Condução dos trabalhos: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos. Será realizado um seminário com pesquisadora convidada: “Cidadania e direitos culturais” e uma sessão de ócio criativo.
Avaliação da unidade: elaboração de texto, indicando os pontos de diálogo entre as temáticas culturas, identidades, políticas públicas e seu objeto de estudo, inclusive, as conexões possíveis da política estudada, com diretrizes do SNC, com base em:
BRASIL/MINISTÉRIO DA CULTURA. Estruturação, institucionalização e implementação do SNC. Brasília, Dezembro, 2011
BRASIL/MINISTÉRIO DA CULTURA. Metas do Plano Nacional de Cultura. Brasília, Dezembro de 2011. Disponível em: http://www.cultura.gov.br/documents/10883/11294/METAS_PNC_final.pdf/


Referências
BARBALHO, Alexandre. Políticas culturais no Brasil: identidade e diversidade sem diferença. In: RUBIM, Albino Canelas & BARBALHO, Alexandre (orgs). Políticas culturais no Brasil. Salvador, EDUFBA, 2007, pp.37-60. (T1)
BOURDIEU, Pierre. Introdução. A distinção. Crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007, pp. 9-14. (T10 )
CALABRE, Lia. Diversidade cultural: propostas de ações políticas. In: LOPES, Herculano; CALABRE, Lia. Diversidade cultural brasileira. Rio de Janeiro: Casa de rui Barbosa, 2005, pp. 279-286. (T3 )
CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.). Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, pp. 87-107. (T2 )
MORAES, Maria Dione Carvalho de Moraes. Cultura e direitos culturais na Constituição Estadual do Piauí: uma leitura. Especialização para Gestores Culturais do Nordeste, 2012, 7 p. (T6)
MORAES, Maria Dione Carvalho de. Ruralidades, cultura, e desenvolvimento, no Brasil: provocações para um debate necessário. Seminário Organização e Impactos da Cultura no Desenvolvimento Regional. Representação Regional/NE do MinC, Recife-PE, 28/8 2014, 14p. (T5 )
MORAES, Maria Dione Carvalho de. “A gente quer comida, diversão e arte” (Cultura e desenvolvimento regional e territorial com foco nas ruralidades). SOBER NE 2014. Novos desafios para o desenvolvimento: o Nordeste tem sede de quê? Encontro Regional Nordeste SOBER. 29 a 31 de out./2014. Caruaru-PE, 2014. (T4 )
MORAES, Maria Dione Carvalho de. Institucionalização da “área cultural” no Piauí: um esboço analítico. Especialização para Gestores Culturais do Nordeste, 2012, 17 p. (T7)
RUBIM, Antônio Albino Canelas. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, pp. 12-36. (T8 )
VENTURA, Tereza. Cultura e representação política. In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, pp. 115-134 (T9)

Sessão Textos/atividades Obs.
S1 T10 – T 1- T 2 - Ócio criativo
S2 T3 -T 4- T 10
S3 T5-T6-T 7 -T8. Trabalho de avaliação da unidade III. Encerramento da disicplina

Processo de trabalho e de avaliação


Referências complementares/aprofundamento
ACHÚGAR, Hugo. Leones, cazadores e historiadores. A propósito de las políticas de la memoria y del conocimiento. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (Coord.) Teorías sin disciplina (latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate). México: Miguel Ángel Porrúa, 1998, pp. [s/p]
BOURDIEU. Pierre. Gênese histórica de uma estética pura. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, pp. 281-298
BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna. Companhia das letras, São Paulo: 1998.
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ. 1995.
CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (Coord.) Teorías sin disciplina (latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate). México: Miguel Ángel Porrúa, 1998
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano
CERTEAU, Michel. A cultura na sociedade. In: A cultura no plural. Campinas: Papirus, 2012, pp. 191-220.
CORDIVIOLA, Alfredo. Estudos culturais latino-americanos: configurações de um sintagma. Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 44, jul./dez. 2014, pp. 65-78
CUCHE. Denis. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2002
ECOSTEGUY, Ana Carolina. O popular como opção política In: Cartografias dos estudos culturais. Uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, pp. 113-143.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. Os estudos culturais. In: HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001, p.151-170. Disponível em: . http://www.pucrs.br/famecos/pos/cartografias/artigos/estudos_culturais_ana.pdf.
GONZALES, Elena Calvo. Natureza e cultura através da história da antropologia. In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Multiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, pp. 49-76. (T 9)
HALL, Stuart. Estudos culturais e seu legado teórico. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizone: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, pp. 199/218.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. pp. 169-214
MOREIRA, Roberto. Raízes do Brasil contemporâneo. Sociedade e Estado, vol. IX, n0s 1-2, jan.Dez./1994, pp. 192
MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da cultura brasileira. São Paulo: Ed. 34, 2008.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Identidade cultural, identidade nacional no Brasil. Tempo Social - Rev. Sociologia da USP. São Paulo, 1(1), 1. sem. 1989, pp. 18-31.
SCHWARZ, Roberto. As idéias fora do lugar. Estudos CEBRAP 3. pp. 151-161. Disponível em: http://www.cebrap.org.br/v2/items/view/318
SEGATO, Rita Laura. A antropologia e a crise taxonômica da cultura popular. Anuário Antropológico 88. Brasília: UnB, 1991, pp. 81-94.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. São Paulo: UNESP, 2011
WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade. Petrópolis: Vozes, 2011


Bom trabalho!
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Este programa foi concebido, partindo de uma abordagem de cunho teórico-conceitual dos temas culturas e identidades, afunilando para a sua relação om o tema das políticas públicas
A realização desta proposta requer disciplina intelectual, observância de horários, e compromisso com o seu desenvolvimento que se dará através de:
-Aulas expositivas-dissertativas, com base nas referências, seguidas de debate, podendo dar-se através de trabalhos em grupos, diversos, em sala de aula, com apresentação e debate.
-“Espaços de Diálogos”, na forma de seminários com temáticas prédefinidas
A avaliação de desempenho dar-se-á de forma processual, compreendendo: freqüência, participação, rendimento e produção individual, e em grupo, mensuráveis através da presença em sala de aula, da participação qualificada nas aulas, da participação efetiva nos trabalhos, e no resultado destes.
Tudo isto implica leitura das referências básicas, obrigatórias, por cada um/a dos/as aluno/as. Possíveis alterações nas referências e nos critérios de avaliação serão avisadas com antecedência e fichamentos de textos, além dos previstos, poderão ser exigidos, como parte da avaliação.
Horário de atendimento: 14 às 18
Bibliografia: Consta do Programa anexo
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/10/2015
20/10/2015
Apresentação da turma e da professora. Apresentação do Programa. Acertos para funcionamento da disicplina
27/10/2015
27/10/2015
Inicio da unidade I
03/11/2015
03/11/2015
Continuação da Unidade I
10/11/2015
10/11/2015
Conclusão da Unidade I. Trabalho de avaliação da unidade
17/11/2015
17/11/2015
Inicio da Unidade II
24/11/2015
24/11/2015
Continuação da unidade II
01/12/2015
01/12/2015
Continuação da unidade II
08/12/2015
08/12/2015
Conclusão da Unidade II
15/12/2015
15/12/2015
Inicio da Unidade III
22/12/2015
22/12/2015
Cont. Unidade
05/01/2016
05/01/2016
Continuação da Unidade III
12/01/2016
12/01/2016
Continuação da Unidade III
19/01/2016
19/01/2016
Conclusão da Unidade III e da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
10/11/2015 1ª Avaliação
08/12/2015 2ª Avaliação
19/01/2016 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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