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PPGPP061 - CULTURA E IDENTIDADE - Turma: 01 (2016.1)

Tópicos Aulas
Inicio disciplina: apresentação profa.; turma; programa. Inicio Unidade I (12/04/2016 - 12/04/2016)
UNIDADE I Cultura/culturas: introdução teórico-conceitual em uma perspectiva interdisciplinar. Cultura como conceito científico. (4 sessões/4 horas = 16 horas) Condução dos trabalhos: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos. Avaliação da unidade: elaboração de texto, indicando os pontos de diálogo entre os textos trabalhados na unidade e a própria pesquisa.
Cont. unidade I (19/04/2016 - 19/04/2016)
Cultura/culturas: introdução teórico-conceitual em uma perspectiva interdisciplinar. Cultura como conceito científico.
Cont. Unidade I (26/04/2016 - 17/05/2016)
Concl. Unidade I (03/05/2016 - 03/05/2016)
Cultura/culturas: introdução teórico-conceitual em uma perspectiva interdisciplinar. Cultura como conceito científico.
Inicio Unidade II (10/05/2016 - 10/05/2016)
Identidades: introdução teórico-conceitual: do pensamento clássico ao contemporâneo. (4 sessões/4 horas = 16 horas) (4 sessões/4 horas = 16 horas) Condução dos trabalhos: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos e apresentação de seminários em Espaços de Diálogos aluno/as. Avaliação da unidade: desempenho individual e coletivo nos ED´s.; participação nos debates.
Cont. Unidade II (12/05/2016 - 12/05/2016)
Identidades: introdução teórico-conceitual: do pensamento clássico ao contemporâneo.
Cont. Unidade II (17/05/2016 - 17/05/2016)
Identidades: introdução teórico-conceitual: do pensamento clássico ao contemporâneo. (4 sessões/4 horas = 16 horas) (4 sessões/4 horas = 16 horas)
Cont. Unidade II (24/05/2016 - 24/05/2016)
Identidades: introdução teórico-conceitual: do pensamento clássico ao contemporâneo. (4 sessões/4 horas = 16 horas) (4 sessões/4 horas = 16 horas)
Inicio Unidade III (31/05/2016 - 31/05/2016)
Apresentação Seminários. Espaços de Diálogos
Cont. Unidade III (07/06/2016 - 07/06/2016)
Apresentação Seminários. ED´s
Cont. Unidade III (14/06/2016 - 14/06/2016)
Apresentação Seminários. ED´s
Conclusão Unidade III. Sessão de Ócio criativo (21/06/2016 - 21/06/2016)
Apresentação Sminário. ED´s Òcio criativo
Inicio Unidade IV (24/06/2016 - 24/06/2016)
Culturas, identidades, e políticas publicas.(3,5 sessões/4 horas = 14 horas) Condução dos trabalhos: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos. Será realizado um seminário com pesquisadora convidada: ?Cidadania e direitos culturais? e uma sessão de ócio criativo.
Cont. unidade IV (28/06/2016 - 28/06/2016)
Culturas, identidades, e políticas publicas
Cont. Unidade IV (05/07/2016 - 05/07/2016)
Culturas, identidades, e políticas publicas
Conclusão da Unidade IV e da disciplina. (08/07/2016 - 08/07/2016)
Seminários de pesquisadore/as convidado/as. Temas: 1/Direitos culturais 2/O Bumba-meu-boi em Teresina e a política de eventos
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN Total
12 19 26 03 10 12 17 24 31 07 14 21 24 28
1 2016100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
3 2015100**** 0 0 0 4 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 12
4 2016100**** 4 0 0 1 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 9
5 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
6 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2016100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 8,3 8.3 4 AM
2 2016100**** 8,5 8.5 0 AM
3 2016100**** 8,0 8.0 4 AM
4 2015100**** 8,5 8.5 12 AM
5 2016100**** 8,0 8.0 9 AM
6 2016100**** 8,5 8.5 0 AM
7 2016100**** 8,3 8.3 0 AM
8 2016100**** 8,3 8.3 4 AM
9 2016100**** 8,8 8.8 4 AM
10 2016100**** 8,8 8.8 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estado e sociedade civil - subjetividade e cotidiano - memória coletiva - representações sociais - dimensão simbólica e imaginário - reprodução social - identidades/alteridades - de minorias e maiorias - diversidade de padrões socioculturais - continuidade e mudança.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: UFPI/CCHL/MPP
Disciplinas: Cultura e Identidade ? 2016-1
Carga horária: 60 h
Professora: Drª Dione Morais


Ementa: Estado e sociedade civil - subjetividade e cotidiano - memória coletiva - representações sociais - dimensão simbólica e imaginário - reprodução social - identidades/alteridades - de minorias e maiorias - diversidade de padrões socioculturais - continuidade e mudança.


Objetivos:
Geral:
Assimilar os temas culturas e identidades, em diálogos interdisciplinares, oportunizando a mestrando/as e doutorando/as que cursam a disciplina, referências para a construção de seus objetos de estudo.

Específicos:
Entender os conceitos científicos de cultura e de identidades, em suas dimensões epistemológica, teórica e política
Debater questões contemporâneas relacionadas aos temas cultura e identidades
Refletir sobre as temáticas culturas e identidades como interpelação as políticas públicas, na perspectiva da diversidade cultural, com atenção para aa trajetória das políticas publicas de cultura no Brasil
UNIDADE I
Cultura/culturas: introdução teórico-conceitual em uma perspectiva interdisciplinar. Cultura como conceito científico. (4 sessões/4 horas = 16 horas)
Condução dos trabalhos: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos. Avaliação da unidade: elaboração de texto, indicando os pontos de diálogo entre os textos trabalhados na unidade e a própria pesquisa.

Referências
BOURDIEU. Pierre. Sobre o poder simbólico. In: O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, pp. 7-16
CUCHE. Denis. Cultura e identidade. In: A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2002
GEERTZ, Clifford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, pp. 45-66
GEERTZ, Clifford. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, pp. 13-41
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A obsessão pela cultura. In: PAIVA, Márcia de; MOREIRA, Maria Ester (Coord.). Cultura. Substantivo plural. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil/São Paulo: Ed. 34, 1996, pp. 159-175
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, nº 2, jul./dez/1997, pp. 15-46.. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_02.pdf
LARAIA, Roque Barros de. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001
WILLIAMS, Raymond. A Cultura é de Todos (Culture is Ordinary), 1958 (Trad. Maria Elisa Cevasco. Departamento de Letras. USP). 12 p.

UNIDADE II
Identidades: introdução teórico-conceitual: do pensamento clássico ao contemporâneo. (4 sessões/4 horas = 16 horas) (4 sessões/4 horas = 16 horas)
Condução dos trabalhos: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos e apresentação de seminários em Espaços de Diálogos aluno/as.
Avaliação da unidade: desempenho individual e coletivo nos ED´s.; participação nos debates.

Referências
AGIER, Michel. La Antropologia de las identidades en las tensiones contemporâneas. Revista Colombiana de Antropología. Volumen 36, enero-diciembre, 2000, pp. 7-19.
BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GARCIA, Silvia. Mangnani. Antropologia, modernidade, identidade: notas sobre a tensão entre o geral e o particular. Tempo social. Revista de Sociologia da USP, S. Paulo, 5(1-2), pp. 123-143, 1993 (editada em nov. 1994)
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O eu, suas identidades e o mundo moral Anuário AntropoIógico/99. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002, pp. 11-25.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, pp. 73-102
WOODWARD, Katrhyn. Identidade e diferença. Uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, 2000, pp. 7-72.
MAFESOLI, Michel. Tribalismo pós-moderno: da identidade às identificações. In: Ciências Sociais UNISINOS, jan./abr. vol. 43, n. 1, São Leopoldo, Brasil, 2007, pp. 97-102
RUBEN, Guilhermo Raul Ruben. Teoria da identidade: uma crítica, Anuário Antropológico/86. Brasília: EDUnB, 1988, pp. 75-91.

UNIDADE III
Culturas e identidades: questões contemporâneas em múltiplas abordagens (3 sessões/4 horas = 12 + 1/2 sessão: ócio Criativo = 14 horas).
Condução dos trabalhos: seminários apresentados em Espaços de Dialogos (ED´s) por mestrando/as e doutorando/as, com base na leitura prévias dos textos indicados. Avaliação da unidade: os ED´s

ED 1- Cultura e identidades em macro-perspectivas: região, continente, nação,
ALBUQUERQUE, Durval Muniz. Introdução. In: A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez Editora, 1999, pp. 19-64.
CANCLINI, Néstor García. Contradicciones latino-americanas: ¿modernismo sin modernización? In: Culturas Híbridas- estratégias para entrar e salyr de la modernidade. Argentina: Editorial Grijalbo, 1990, pp. 65-94
LARAIA, Roque Barros de. Cultura brasileira: uma abordagem antropológica. Sociedade e Estado. Vol. VIII, n. 1/1. Jan./dez./1993, pp. 35-46

ED 2- Cultura de massa, indústria cultural, comunicação e novas tecnologias
CASTELLS, Manuel. Comunidades virtuais ou sociedade de rede? In: A galáxia da internet. Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003, pp. 98-108
IANNNI. Octavio. A indústria cultural. In: Ensaios de sociologia da cultura, Rios de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991, pp. 189-200
LIMA, Luiz Costa. Introdução geral: comunicação e cultura de massa. In: Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002, pp. 13-72

ED 3- Sociedades multiculturais, culturas diaspóricas e novos desafioss políticos
BHABHA, Homi, K. Introdução: locais da Cultura. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, pp. 19-42
HALL, Stuart. Questão multicultural. In: Da diáspora. Identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG/Brasília: representações da UNESCO no Brasil, 2003, pp. 51-100
SAHLINS, M. O ?pessimismo sentimental? e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um ?objeto? em via de extinção (parte II) MANA MANA 3(2):103-150, 1997

ED 4- Cultura popular: questões conceituais e políticas
BOURDIEU. Pierre. Os usos do povo: In: Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004, pp. 181-188.
CUNHA, Manuela. Carneiro da. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saberes científicos. REVISTA USP, São Paulo, n. 75, set./nov., pp. 78-84
HALL, Stuart. Notas sobre a desconstrução do ?popular?. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, pp. 247-264

ED 5- Culturas, identidades étnicas, e religiosidade.
ANDRADE, Maristela Oliveira de. A Religiosidade Brasileira: o pluralismo religioso, a diversidade de crenças e o processo sincrético. CAOS - Revista Eletrônica de Ciências Sociais Número 14 ? Setembro de 2009, pp. 106 - 118
HALL, Stuart. Que negro é esse na cultura negra? In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, pp. 235-352
OLIVEIRA, Roberto. Cardoso de. Identidade étnica e a moral do reconhecimento. Caminhos da identidade. Ensaios sobre etnicidade e multiculturalismo. São Paulo/Brasília: UNESP/Paralelo 15, 2006, pp. 19-58

ED 6 ? Cultura e identidades na perspectiva de sexo, gênero, e geração.
RAGO, Margareth. Descobrindo historicamente o gênero. In: Gênero e história, Edita: CNT-Compostela, Agosto de 2012 www.cntgaliza.org pp. 47-58. Disponível em: http://www.cntgaliza.org/files/rago%20genero%20e%20historia%20web.pdf
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas infantis: contribuições e reflexões. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 43, set./dez. 2014, pp. 645-667
SEDGWICK, e. K. A epistemologia do armário. Cadernos Pagu (28), janeiro-junho de 2007:19-54. http://www.scielo.br/pdf/cpa/n28/03.pdf

UNIDADE IV
Culturas, identidades, e políticas publicas.(3,5 sessões/4 horas = 14 horas)
Condução dos trabalhos: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos. Será realizado um seminário com pesquisadora convidada: ?Cidadania e direitos culturais? e uma sessão de ócio criativo.
Avaliação da unidade: elaboração de texto, indicando os pontos de diálogo entre as temáticas culturas, identidades, políticas públicas e seu objeto de estudo, inclusive, as conexões possíveis da política estudada, com diretrizes do SNC.


Referências
BARBALHO, Alexandre. Políticas culturais no Brasil: identidade e diversidade sem diferença. In: RUBIM, Albino Canelas & BARBALHO, Alexandre (orgs). Políticas culturais no Brasil. Salvador, EDUFBA, 2007, pp.37-60.
BOURDIEU, Pierre. Introdução. A distinção. Crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007, pp. 9-14.
BRASIL/MINISTÉRIO DA CULTURA. Estruturação, institucionalização e implementação do SNC. Brasília, Dezembro, 2011
BRASIL/MINISTÉRIO DA CULTURA. Metas do Plano Nacional de Cultura. Brasília, Dezembro de 2011. Disponível em: http://www.cultura.gov.br/documents/10883/11294/METAS_PNC_final.pdf/
CALABRE, Lia. Diversidade cultural: propostas de ações políticas. In: LOPES, Herculano; CALABRE, Lia. Diversidade cultural brasileira. Rio de Janeiro: Casa de rui Barbosa, 2005, pp. 279-286.
CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.). Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, pp. 87-107.
CERTEAU, Michel. A cultura na sociedade. In: A cultura no plural. Campinas: Papirus, 2012, pp. 191 e-220.
MORAES, Maria Dione Carvalho de. Ruralidades, cultura, e desenvolvimento, no Brasil: provocações para um debate necessário. Seminário Organização e Impactos da Cultura no Desenvolvimento Regional. Representação Regional/NE do MinC, Recife-PE, 28/8 2014, 14p.
RUBIM, Antônio Albino Canelas. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, pp. 12-36.
VENTURA, Tereza. Cultura e representação política. In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, pp. 115-134

Processo de trabalho e de avaliação
Este programa foi concebido, partindo de uma abordagem de cunho teórico-conceitual dos temas culturas e identidades, afunilando para a sua relação om o tema das políticas públicas. Sua realização requer disciplina intelectual, observância de horários, e compromisso com o seu desenvolvimento que se dará através de:
-Aulas expositivas-dissertativas, com base nas referências, seguidas de debate, podendo dar-se através de trabalhos em grupos, diversos, em sala de aula, com apresentação e debate.
-?Espaços de Diálogos?, na forma de seminários com temáticas e leituras pré-definidas
A avaliação de desempenho dar-se-á de forma processual, compreendendo: freqüência, participação, rendimento e produção individual, e em grupo, mensuráveis através da presença em sala de aula, da participação qualificada nas aulas, da participação efetiva nos trabalhos, e no resultado destes.
Tudo isto implica leitura das referências básicas, obrigatórias, por cada um/a dos/as aluno/as. Possíveis alterações nas referências e nos critérios de avaliação serão avisadas com antecedência e fichamentos de textos, além dos previstos, poderão ser exigidos, como parte da avaliação.


Referências complementares/aprofundamento
ACHÚGAR, Hugo. Leones, cazadores e historiadores. A propósito de las políticas de la memoria y del conocimiento. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (Coord.) Teorías sin disciplina (latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate). México: Miguel Ángel Porrúa, 1998, pp. [s/p]
BOURDIEU. Pierre. Gênese histórica de uma estética pura. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, pp. 281-298
BOURDIEU. Pierre. Identidade e representação.. Elementos para uma reflexão crítica sobre a idéia de região. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, pp. 107-132.
BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna. Companhia das letras, São Paulo: 1998.
CAFFÉ, E. Narradores de Javé. Vídeo, 102 m. NTSC. Cor, DVD. Livre. Vídeo Filmes: Brasil, 2003.
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ. 1995.
CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (Coord.) Teorías sin disciplina (latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate). México: Miguel Ángel Porrúa, 1998
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2003
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 2. Morara, cozinhar. Petrópolis: Vozes, 2003
CORDIVIOLA, Alfredo. Estudos culturais latino-americanos: configurações de um sintagma. Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 44, jul./dez. 2014, pp. 65-78
CUCHE. Denis. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2002
EAGLETON, Terry. A idéia de cultura. São Paulo: UNESP, 2005.
ECOSTEGUY, Ana Carolina. O popular como opção política In: Cartografias dos estudos culturais. Uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, pp. 113-143.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. Os estudos culturais. In: HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001, p.151-170. Disponível em: . http://www.pucrs.br/famecos/pos/cartografias/artigos/estudos_culturais_ana.pdf.
GONZALES, Elena Calvo. Natureza e cultura através da história da antropologia. In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Multiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, pp. 49-76. (T 9)
HALL, Stuart. Estudos culturais e seu legado teórico. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizone: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, pp. 199/218.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. pp. 169-214
MOREIRA, Roberto. Raízes do Brasil contemporâneo. Sociedade e Estado, vol. IX, n0s 1-2, jan.Dez./1994, pp. 192
MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da cultura brasileira. São Paulo: Ed. 34, 2008.
MORAES, Maria Dione Carvalho de. ?A gente quer comida, diversão e arte? (Cultura e desenvolvimento regional e territorial com foco nas ruralidades). SOBER NE 2014. Novos desafios para o desenvolvimento: o Nordeste tem sede de quê? Encontro Regional Nordeste SOBER. 29 a 31 de out./2014. Caruaru-PE, 2014.
MORAES, M. D. C. Artesanato cerâmico no bairro Poti Velho em Teresina-Piauí. (Rede sociotécnica, agenda pública, empreendedorismo e economia criativa). Monografia. Curso de Especialização em Gestão da Cultura Para gestores Culturais do
Nordeste. Universidade Federal Rural de Pernambuco/Fundação Joaquim Nabuco/Ministério da Cultura. Recife, 2013.
MORAES, M. D. C. Políticas Públicas de Cultura: Brasil e Piauí entre heranças e mudanças. Revestrés. Edição Guilherme Müller: ?Cadê a cultura que estava aqui?? Ano 2, Teresina, março/abril/2013, pp. 48-49
MORAES, Maria Dione Carvalho de Moraes. Cultura e direitos culturais na Constituição Estadual do Piauí: uma leitura. Especialização para Gestores Culturais do Nordeste, 2012, 7 p.
MORAES, Maria Dione Carvalho de. Institucionalização da ?área cultural? no Piauí: um esboço analítico. Especialização para Gestores Culturais do Nordeste, 2012, 17 p.
PIERUCCI, Antônio. Flávio. Problemas com a igualdade (ou: ciladas da diferença II). In: ADORNO, S. (org.) A sociologia entre a modernidade e a contemporaneidade. Porto Alegre: PPGS/UFRGS, 1993, pp. 149-165.
ORTIZ, Renato. Estado, cultura popular e identidade nacional. In: Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2006, pp. 127-147
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Identidade cultural, identidade nacional no Brasil. Tempo Social - Rev. Sociologia da USP. São Paulo, 1(1), 1. sem. 1989, pp. 18-31.
SAHLINS, M. O ?pessimismo sentimental? e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um ?objeto? em via de extinção (parte I) MANA. 3(1):41-73, 1997
SCHWARZ, Roberto. As idéias fora do lugar. Estudos CEBRAP 3. pp. 151-161. Disponível em: http://www.cebrap.org.br/v2/items/view/318
SEGATO, Rita Laura. A antropologia e a crise taxonômica da cultura popular. Anuário Antropológico 88. Brasília: UnB, 1991, pp. 81-94.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. São Paulo: UNESP, 2011
WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade. Petrópolis: Vozes, 2011


Bom trabalho!
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: UFPI/CCHL/MPP
Disciplinas: Cultura e Identidade ? 2016-1
Carga horária: 60 h
Professora: Drª Dione Morais


Ementa: Estado e sociedade civil - subjetividade e cotidiano - memória coletiva - representações sociais - dimensão simbólica e imaginário - reprodução social - identidades/alteridades - de minorias e maiorias - diversidade de padrões socioculturais - continuidade e mudança.


Objetivos:
Geral:
Assimilar os temas culturas e identidades, em diálogos interdisciplinares, oportunizando a mestrando/as e doutorando/as que cursam a disciplina, referências para a construção de seus objetos de estudo.

Específicos:
Entender os conceitos científicos de cultura e de identidades, em suas dimensões epistemológica, teórica e política
Debater questões contemporâneas relacionadas aos temas cultura e identidades
Refletir sobre as temáticas culturas e identidades como interpelação as políticas públicas, na perspectiva da diversidade cultural, com atenção para aa trajetória das políticas publicas de cultura no Brasil
UNIDADE I
Cultura/culturas: introdução teórico-conceitual em uma perspectiva interdisciplinar. Cultura como conceito científico. (4 sessões/4 horas = 16 horas)
Condução dos trabalhos: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos. Avaliação da unidade: elaboração de texto, indicando os pontos de diálogo entre os textos trabalhados na unidade e a própria pesquisa.

Referências
BOURDIEU. Pierre. Sobre o poder simbólico. In: O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, pp. 7-16
CUCHE. Denis. Cultura e identidade. In: A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2002
GEERTZ, Clifford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, pp. 45-66
GEERTZ, Clifford. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, pp. 13-41
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A obsessão pela cultura. In: PAIVA, Márcia de; MOREIRA, Maria Ester (Coord.). Cultura. Substantivo plural. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil/São Paulo: Ed. 34, 1996, pp. 159-175
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, nº 2, jul./dez/1997, pp. 15-46.. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_02.pdf
LARAIA, Roque Barros de. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001
WILLIAMS, Raymond. A Cultura é de Todos (Culture is Ordinary), 1958 (Trad. Maria Elisa Cevasco. Departamento de Letras. USP). 12 p.

UNIDADE II
Identidades: introdução teórico-conceitual: do pensamento clássico ao contemporâneo. (4 sessões/4 horas = 16 horas) (4 sessões/4 horas = 16 horas)
Condução dos trabalhos: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos e apresentação de seminários em Espaços de Diálogos aluno/as.
Avaliação da unidade: desempenho individual e coletivo nos ED´s.; participação nos debates.

Referências
AGIER, Michel. La Antropologia de las identidades en las tensiones contemporâneas. Revista Colombiana de Antropología. Volumen 36, enero-diciembre, 2000, pp. 7-19.
BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GARCIA, Silvia. Mangnani. Antropologia, modernidade, identidade: notas sobre a tensão entre o geral e o particular. Tempo social. Revista de Sociologia da USP, S. Paulo, 5(1-2), pp. 123-143, 1993 (editada em nov. 1994)
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O eu, suas identidades e o mundo moral Anuário AntropoIógico/99. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002, pp. 11-25.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, pp. 73-102
WOODWARD, Katrhyn. Identidade e diferença. Uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, 2000, pp. 7-72.
MAFESOLI, Michel. Tribalismo pós-moderno: da identidade às identificações. In: Ciências Sociais UNISINOS, jan./abr. vol. 43, n. 1, São Leopoldo, Brasil, 2007, pp. 97-102
RUBEN, Guilhermo Raul Ruben. Teoria da identidade: uma crítica, Anuário Antropológico/86. Brasília: EDUnB, 1988, pp. 75-91.

UNIDADE III
Culturas e identidades: questões contemporâneas em múltiplas abordagens (3 sessões/4 horas = 12 + 1/2 sessão: ócio Criativo = 14 horas).
Condução dos trabalhos: seminários apresentados em Espaços de Dialogos (ED´s) por mestrando/as e doutorando/as, com base na leitura prévias dos textos indicados. Avaliação da unidade: os ED´s

ED 1- Cultura e identidades em macro-perspectivas: região, continente, nação,
ALBUQUERQUE, Durval Muniz. Introdução. In: A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez Editora, 1999, pp. 19-64.
CANCLINI, Néstor García. Contradicciones latino-americanas: ¿modernismo sin modernización? In: Culturas Híbridas- estratégias para entrar e salyr de la modernidade. Argentina: Editorial Grijalbo, 1990, pp. 65-94
LARAIA, Roque Barros de. Cultura brasileira: uma abordagem antropológica. Sociedade e Estado. Vol. VIII, n. 1/1. Jan./dez./1993, pp. 35-46

ED 2- Cultura de massa, indústria cultural, comunicação e novas tecnologias
CASTELLS, Manuel. Comunidades virtuais ou sociedade de rede? In: A galáxia da internet. Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003, pp. 98-108
IANNNI. Octavio. A indústria cultural. In: Ensaios de sociologia da cultura, Rios de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991, pp. 189-200
LIMA, Luiz Costa. Introdução geral: comunicação e cultura de massa. In: Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002, pp. 13-72

ED 3- Sociedades multiculturais, culturas diaspóricas e novos desafioss políticos
BHABHA, Homi, K. Introdução: locais da Cultura. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, pp. 19-42
HALL, Stuart. Questão multicultural. In: Da diáspora. Identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG/Brasília: representações da UNESCO no Brasil, 2003, pp. 51-100
SAHLINS, M. O ?pessimismo sentimental? e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um ?objeto? em via de extinção (parte II) MANA MANA 3(2):103-150, 1997

ED 4- Cultura popular: questões conceituais e políticas
BOURDIEU. Pierre. Os usos do povo: In: Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004, pp. 181-188.
CUNHA, Manuela. Carneiro da. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saberes científicos. REVISTA USP, São Paulo, n. 75, set./nov., pp. 78-84
HALL, Stuart. Notas sobre a desconstrução do ?popular?. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, pp. 247-264

ED 5- Culturas, identidades étnicas, e religiosidade.
ANDRADE, Maristela Oliveira de. A Religiosidade Brasileira: o pluralismo religioso, a diversidade de crenças e o processo sincrético. CAOS - Revista Eletrônica de Ciências Sociais Número 14 ? Setembro de 2009, pp. 106 - 118
HALL, Stuart. Que negro é esse na cultura negra? In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, pp. 235-352
OLIVEIRA, Roberto. Cardoso de. Identidade étnica e a moral do reconhecimento. Caminhos da identidade. Ensaios sobre etnicidade e multiculturalismo. São Paulo/Brasília: UNESP/Paralelo 15, 2006, pp. 19-58

ED 6 ? Cultura e identidades na perspectiva de sexo, gênero, e geração.
RAGO, Margareth. Descobrindo historicamente o gênero. In: Gênero e história, Edita: CNT-Compostela, Agosto de 2012 www.cntgaliza.org pp. 47-58. Disponível em: http://www.cntgaliza.org/files/rago%20genero%20e%20historia%20web.pdf
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas infantis: contribuições e reflexões. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 43, set./dez. 2014, pp. 645-667
SEDGWICK, e. K. A epistemologia do armário. Cadernos Pagu (28), janeiro-junho de 2007:19-54. http://www.scielo.br/pdf/cpa/n28/03.pdf

UNIDADE IV
Culturas, identidades, e políticas publicas.(3,5 sessões/4 horas = 14 horas)
Condução dos trabalhos: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos. Será realizado um seminário com pesquisadora convidada: ?Cidadania e direitos culturais? e uma sessão de ócio criativo.
Avaliação da unidade: elaboração de texto, indicando os pontos de diálogo entre as temáticas culturas, identidades, políticas públicas e seu objeto de estudo, inclusive, as conexões possíveis da política estudada, com diretrizes do SNC.


Referências
BARBALHO, Alexandre. Políticas culturais no Brasil: identidade e diversidade sem diferença. In: RUBIM, Albino Canelas & BARBALHO, Alexandre (orgs). Políticas culturais no Brasil. Salvador, EDUFBA, 2007, pp.37-60.
BOURDIEU, Pierre. Introdução. A distinção. Crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007, pp. 9-14.
BRASIL/MINISTÉRIO DA CULTURA. Estruturação, institucionalização e implementação do SNC. Brasília, Dezembro, 2011
BRASIL/MINISTÉRIO DA CULTURA. Metas do Plano Nacional de Cultura. Brasília, Dezembro de 2011. Disponível em: http://www.cultura.gov.br/documents/10883/11294/METAS_PNC_final.pdf/
CALABRE, Lia. Diversidade cultural: propostas de ações políticas. In: LOPES, Herculano; CALABRE, Lia. Diversidade cultural brasileira. Rio de Janeiro: Casa de rui Barbosa, 2005, pp. 279-286.
CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.). Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, pp. 87-107.
CERTEAU, Michel. A cultura na sociedade. In: A cultura no plural. Campinas: Papirus, 2012, pp. 191 e-220.
MORAES, Maria Dione Carvalho de. Ruralidades, cultura, e desenvolvimento, no Brasil: provocações para um debate necessário. Seminário Organização e Impactos da Cultura no Desenvolvimento Regional. Representação Regional/NE do MinC, Recife-PE, 28/8 2014, 14p.
RUBIM, Antônio Albino Canelas. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, pp. 12-36.
VENTURA, Tereza. Cultura e representação política. In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, pp. 115-134

Processo de trabalho e de avaliação
Este programa foi concebido, partindo de uma abordagem de cunho teórico-conceitual dos temas culturas e identidades, afunilando para a sua relação om o tema das políticas públicas. Sua realização requer disciplina intelectual, observância de horários, e compromisso com o seu desenvolvimento que se dará através de:
-Aulas expositivas-dissertativas, com base nas referências, seguidas de debate, podendo dar-se através de trabalhos em grupos, diversos, em sala de aula, com apresentação e debate.
-?Espaços de Diálogos?, na forma de seminários com temáticas e leituras pré-definidas
A avaliação de desempenho dar-se-á de forma processual, compreendendo: freqüência, participação, rendimento e produção individual, e em grupo, mensuráveis através da presença em sala de aula, da participação qualificada nas aulas, da participação efetiva nos trabalhos, e no resultado destes.
Tudo isto implica leitura das referências básicas, obrigatórias, por cada um/a dos/as aluno/as. Possíveis alterações nas referências e nos critérios de avaliação serão avisadas com antecedência e fichamentos de textos, além dos previstos, poderão ser exigidos, como parte da avaliação.


Referências complementares/aprofundamento
ACHÚGAR, Hugo. Leones, cazadores e historiadores. A propósito de las políticas de la memoria y del conocimiento. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (Coord.) Teorías sin disciplina (latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate). México: Miguel Ángel Porrúa, 1998, pp. [s/p]
BOURDIEU. Pierre. Gênese histórica de uma estética pura. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, pp. 281-298
BOURDIEU. Pierre. Identidade e representação.. Elementos para uma reflexão crítica sobre a idéia de região. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, pp. 107-132.
BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna. Companhia das letras, São Paulo: 1998.
CAFFÉ, E. Narradores de Javé. Vídeo, 102 m. NTSC. Cor, DVD. Livre. Vídeo Filmes: Brasil, 2003.
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ. 1995.
CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (Coord.) Teorías sin disciplina (latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate). México: Miguel Ángel Porrúa, 1998
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2003
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 2. Morara, cozinhar. Petrópolis: Vozes, 2003
CORDIVIOLA, Alfredo. Estudos culturais latino-americanos: configurações de um sintagma. Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 44, jul./dez. 2014, pp. 65-78
CUCHE. Denis. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2002
EAGLETON, Terry. A idéia de cultura. São Paulo: UNESP, 2005.
ECOSTEGUY, Ana Carolina. O popular como opção política In: Cartografias dos estudos culturais. Uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, pp. 113-143.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. Os estudos culturais. In: HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001, p.151-170. Disponível em: . http://www.pucrs.br/famecos/pos/cartografias/artigos/estudos_culturais_ana.pdf.
GONZALES, Elena Calvo. Natureza e cultura através da história da antropologia. In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Multiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, pp. 49-76. (T 9)
HALL, Stuart. Estudos culturais e seu legado teórico. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizone: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, pp. 199/218.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. pp. 169-214
MOREIRA, Roberto. Raízes do Brasil contemporâneo. Sociedade e Estado, vol. IX, n0s 1-2, jan.Dez./1994, pp. 192
MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da cultura brasileira. São Paulo: Ed. 34, 2008.
MORAES, Maria Dione Carvalho de. ?A gente quer comida, diversão e arte? (Cultura e desenvolvimento regional e territorial com foco nas ruralidades). SOBER NE 2014. Novos desafios para o desenvolvimento: o Nordeste tem sede de quê? Encontro Regional Nordeste SOBER. 29 a 31 de out./2014. Caruaru-PE, 2014.
MORAES, M. D. C. Artesanato cerâmico no bairro Poti Velho em Teresina-Piauí. (Rede sociotécnica, agenda pública, empreendedorismo e economia criativa). Monografia. Curso de Especialização em Gestão da Cultura Para gestores Culturais do
Nordeste. Universidade Federal Rural de Pernambuco/Fundação Joaquim Nabuco/Ministério da Cultura. Recife, 2013.
MORAES, M. D. C. Políticas Públicas de Cultura: Brasil e Piauí entre heranças e mudanças. Revestrés. Edição Guilherme Müller: ?Cadê a cultura que estava aqui?? Ano 2, Teresina, março/abril/2013, pp. 48-49
MORAES, Maria Dione Carvalho de Moraes. Cultura e direitos culturais na Constituição Estadual do Piauí: uma leitura. Especialização para Gestores Culturais do Nordeste, 2012, 7 p.
MORAES, Maria Dione Carvalho de. Institucionalização da ?área cultural? no Piauí: um esboço analítico. Especialização para Gestores Culturais do Nordeste, 2012, 17 p.
PIERUCCI, Antônio. Flávio. Problemas com a igualdade (ou: ciladas da diferença II). In: ADORNO, S. (org.) A sociologia entre a modernidade e a contemporaneidade. Porto Alegre: PPGS/UFRGS, 1993, pp. 149-165.
ORTIZ, Renato. Estado, cultura popular e identidade nacional. In: Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2006, pp. 127-147
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Identidade cultural, identidade nacional no Brasil. Tempo Social - Rev. Sociologia da USP. São Paulo, 1(1), 1. sem. 1989, pp. 18-31.
SAHLINS, M. O ?pessimismo sentimental? e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um ?objeto? em via de extinção (parte I) MANA. 3(1):41-73, 1997
SCHWARZ, Roberto. As idéias fora do lugar. Estudos CEBRAP 3. pp. 151-161. Disponível em: http://www.cebrap.org.br/v2/items/view/318
SEGATO, Rita Laura. A antropologia e a crise taxonômica da cultura popular. Anuário Antropológico 88. Brasília: UnB, 1991, pp. 81-94.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. São Paulo: UNESP, 2011
WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade. Petrópolis: Vozes, 2011


Bom trabalho!
Horário de atendimento: 14 às 18:00
Bibliografia: UFPI/CCHL/MPP
Disciplinas: Cultura e Identidade ? 2016-1
Carga horária: 60 h
Professora: Drª Dione Morais


Ementa: Estado e sociedade civil - subjetividade e cotidiano - memória coletiva - representações sociais - dimensão simbólica e imaginário - reprodução social - identidades/alteridades - de minorias e maiorias - diversidade de padrões socioculturais - continuidade e mudança.


Objetivos:
Geral:
Assimilar os temas culturas e identidades, em diálogos interdisciplinares, oportunizando a mestrando/as e doutorando/as que cursam a disciplina, referências para a construção de seus objetos de estudo.

Específicos:
Entender os conceitos científicos de cultura e de identidades, em suas dimensões epistemológica, teórica e política
Debater questões contemporâneas relacionadas aos temas cultura e identidades
Refletir sobre as temáticas culturas e identidades como interpelação as políticas públicas, na perspectiva da diversidade cultural, com atenção para aa trajetória das políticas publicas de cultura no Brasil
UNIDADE I
Cultura/culturas: introdução teórico-conceitual em uma perspectiva interdisciplinar. Cultura como conceito científico. (4 sessões/4 horas = 16 horas)
Condução dos trabalhos: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos. Avaliação da unidade: elaboração de texto, indicando os pontos de diálogo entre os textos trabalhados na unidade e a própria pesquisa.

Referências
BOURDIEU. Pierre. Sobre o poder simbólico. In: O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, pp. 7-16
CUCHE. Denis. Cultura e identidade. In: A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2002
GEERTZ, Clifford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, pp. 45-66
GEERTZ, Clifford. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, pp. 13-41
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A obsessão pela cultura. In: PAIVA, Márcia de; MOREIRA, Maria Ester (Coord.). Cultura. Substantivo plural. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil/São Paulo: Ed. 34, 1996, pp. 159-175
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, nº 2, jul./dez/1997, pp. 15-46.. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_02.pdf
LARAIA, Roque Barros de. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001
WILLIAMS, Raymond. A Cultura é de Todos (Culture is Ordinary), 1958 (Trad. Maria Elisa Cevasco. Departamento de Letras. USP). 12 p.

UNIDADE II
Identidades: introdução teórico-conceitual: do pensamento clássico ao contemporâneo. (4 sessões/4 horas = 16 horas) (4 sessões/4 horas = 16 horas)
Condução dos trabalhos: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos e apresentação de seminários em Espaços de Diálogos aluno/as.
Avaliação da unidade: desempenho individual e coletivo nos ED´s.; participação nos debates.

Referências
AGIER, Michel. La Antropologia de las identidades en las tensiones contemporâneas. Revista Colombiana de Antropología. Volumen 36, enero-diciembre, 2000, pp. 7-19.
BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GARCIA, Silvia. Mangnani. Antropologia, modernidade, identidade: notas sobre a tensão entre o geral e o particular. Tempo social. Revista de Sociologia da USP, S. Paulo, 5(1-2), pp. 123-143, 1993 (editada em nov. 1994)
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O eu, suas identidades e o mundo moral Anuário AntropoIógico/99. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002, pp. 11-25.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, pp. 73-102
WOODWARD, Katrhyn. Identidade e diferença. Uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, 2000, pp. 7-72.
MAFESOLI, Michel. Tribalismo pós-moderno: da identidade às identificações. In: Ciências Sociais UNISINOS, jan./abr. vol. 43, n. 1, São Leopoldo, Brasil, 2007, pp. 97-102
RUBEN, Guilhermo Raul Ruben. Teoria da identidade: uma crítica, Anuário Antropológico/86. Brasília: EDUnB, 1988, pp. 75-91.

UNIDADE III
Culturas e identidades: questões contemporâneas em múltiplas abordagens (3 sessões/4 horas = 12 + 1/2 sessão: ócio Criativo = 14 horas).
Condução dos trabalhos: seminários apresentados em Espaços de Dialogos (ED´s) por mestrando/as e doutorando/as, com base na leitura prévias dos textos indicados. Avaliação da unidade: os ED´s

ED 1- Cultura e identidades em macro-perspectivas: região, continente, nação,
ALBUQUERQUE, Durval Muniz. Introdução. In: A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez Editora, 1999, pp. 19-64.
CANCLINI, Néstor García. Contradicciones latino-americanas: ¿modernismo sin modernización? In: Culturas Híbridas- estratégias para entrar e salyr de la modernidade. Argentina: Editorial Grijalbo, 1990, pp. 65-94
LARAIA, Roque Barros de. Cultura brasileira: uma abordagem antropológica. Sociedade e Estado. Vol. VIII, n. 1/1. Jan./dez./1993, pp. 35-46

ED 2- Cultura de massa, indústria cultural, comunicação e novas tecnologias
CASTELLS, Manuel. Comunidades virtuais ou sociedade de rede? In: A galáxia da internet. Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003, pp. 98-108
IANNNI. Octavio. A indústria cultural. In: Ensaios de sociologia da cultura, Rios de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991, pp. 189-200
LIMA, Luiz Costa. Introdução geral: comunicação e cultura de massa. In: Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002, pp. 13-72

ED 3- Sociedades multiculturais, culturas diaspóricas e novos desafioss políticos
BHABHA, Homi, K. Introdução: locais da Cultura. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, pp. 19-42
HALL, Stuart. Questão multicultural. In: Da diáspora. Identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG/Brasília: representações da UNESCO no Brasil, 2003, pp. 51-100
SAHLINS, M. O ?pessimismo sentimental? e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um ?objeto? em via de extinção (parte II) MANA MANA 3(2):103-150, 1997

ED 4- Cultura popular: questões conceituais e políticas
BOURDIEU. Pierre. Os usos do povo: In: Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004, pp. 181-188.
CUNHA, Manuela. Carneiro da. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saberes científicos. REVISTA USP, São Paulo, n. 75, set./nov., pp. 78-84
HALL, Stuart. Notas sobre a desconstrução do ?popular?. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, pp. 247-264

ED 5- Culturas, identidades étnicas, e religiosidade.
ANDRADE, Maristela Oliveira de. A Religiosidade Brasileira: o pluralismo religioso, a diversidade de crenças e o processo sincrético. CAOS - Revista Eletrônica de Ciências Sociais Número 14 ? Setembro de 2009, pp. 106 - 118
HALL, Stuart. Que negro é esse na cultura negra? In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, pp. 235-352
OLIVEIRA, Roberto. Cardoso de. Identidade étnica e a moral do reconhecimento. Caminhos da identidade. Ensaios sobre etnicidade e multiculturalismo. São Paulo/Brasília: UNESP/Paralelo 15, 2006, pp. 19-58

ED 6 ? Cultura e identidades na perspectiva de sexo, gênero, e geração.
RAGO, Margareth. Descobrindo historicamente o gênero. In: Gênero e história, Edita: CNT-Compostela, Agosto de 2012 www.cntgaliza.org pp. 47-58. Disponível em: http://www.cntgaliza.org/files/rago%20genero%20e%20historia%20web.pdf
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas infantis: contribuições e reflexões. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 43, set./dez. 2014, pp. 645-667
SEDGWICK, e. K. A epistemologia do armário. Cadernos Pagu (28), janeiro-junho de 2007:19-54. http://www.scielo.br/pdf/cpa/n28/03.pdf

UNIDADE IV
Culturas, identidades, e políticas publicas.(3,5 sessões/4 horas = 14 horas)
Condução dos trabalhos: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos. Será realizado um seminário com pesquisadora convidada: ?Cidadania e direitos culturais? e uma sessão de ócio criativo.
Avaliação da unidade: elaboração de texto, indicando os pontos de diálogo entre as temáticas culturas, identidades, políticas públicas e seu objeto de estudo, inclusive, as conexões possíveis da política estudada, com diretrizes do SNC.


Referências
BARBALHO, Alexandre. Políticas culturais no Brasil: identidade e diversidade sem diferença. In: RUBIM, Albino Canelas & BARBALHO, Alexandre (orgs). Políticas culturais no Brasil. Salvador, EDUFBA, 2007, pp.37-60.
BOURDIEU, Pierre. Introdução. A distinção. Crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007, pp. 9-14.
BRASIL/MINISTÉRIO DA CULTURA. Estruturação, institucionalização e implementação do SNC. Brasília, Dezembro, 2011
BRASIL/MINISTÉRIO DA CULTURA. Metas do Plano Nacional de Cultura. Brasília, Dezembro de 2011. Disponível em: http://www.cultura.gov.br/documents/10883/11294/METAS_PNC_final.pdf/
CALABRE, Lia. Diversidade cultural: propostas de ações políticas. In: LOPES, Herculano; CALABRE, Lia. Diversidade cultural brasileira. Rio de Janeiro: Casa de rui Barbosa, 2005, pp. 279-286.
CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.). Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, pp. 87-107.
CERTEAU, Michel. A cultura na sociedade. In: A cultura no plural. Campinas: Papirus, 2012, pp. 191 e-220.
MORAES, Maria Dione Carvalho de. Ruralidades, cultura, e desenvolvimento, no Brasil: provocações para um debate necessário. Seminário Organização e Impactos da Cultura no Desenvolvimento Regional. Representação Regional/NE do MinC, Recife-PE, 28/8 2014, 14p.
RUBIM, Antônio Albino Canelas. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, pp. 12-36.
VENTURA, Tereza. Cultura e representação política. In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, pp. 115-134

Processo de trabalho e de avaliação
Este programa foi concebido, partindo de uma abordagem de cunho teórico-conceitual dos temas culturas e identidades, afunilando para a sua relação om o tema das políticas públicas. Sua realização requer disciplina intelectual, observância de horários, e compromisso com o seu desenvolvimento que se dará através de:
-Aulas expositivas-dissertativas, com base nas referências, seguidas de debate, podendo dar-se através de trabalhos em grupos, diversos, em sala de aula, com apresentação e debate.
-?Espaços de Diálogos?, na forma de seminários com temáticas e leituras pré-definidas
A avaliação de desempenho dar-se-á de forma processual, compreendendo: freqüência, participação, rendimento e produção individual, e em grupo, mensuráveis através da presença em sala de aula, da participação qualificada nas aulas, da participação efetiva nos trabalhos, e no resultado destes.
Tudo isto implica leitura das referências básicas, obrigatórias, por cada um/a dos/as aluno/as. Possíveis alterações nas referências e nos critérios de avaliação serão avisadas com antecedência e fichamentos de textos, além dos previstos, poderão ser exigidos, como parte da avaliação.


Referências complementares/aprofundamento
ACHÚGAR, Hugo. Leones, cazadores e historiadores. A propósito de las políticas de la memoria y del conocimiento. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (Coord.) Teorías sin disciplina (latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate). México: Miguel Ángel Porrúa, 1998, pp. [s/p]
BOURDIEU. Pierre. Gênese histórica de uma estética pura. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, pp. 281-298
BOURDIEU. Pierre. Identidade e representação.. Elementos para uma reflexão crítica sobre a idéia de região. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, pp. 107-132.
BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna. Companhia das letras, São Paulo: 1998.
CAFFÉ, E. Narradores de Javé. Vídeo, 102 m. NTSC. Cor, DVD. Livre. Vídeo Filmes: Brasil, 2003.
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ. 1995.
CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (Coord.) Teorías sin disciplina (latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate). México: Miguel Ángel Porrúa, 1998
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2003
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 2. Morara, cozinhar. Petrópolis: Vozes, 2003
CORDIVIOLA, Alfredo. Estudos culturais latino-americanos: configurações de um sintagma. Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 44, jul./dez. 2014, pp. 65-78
CUCHE. Denis. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2002
EAGLETON, Terry. A idéia de cultura. São Paulo: UNESP, 2005.
ECOSTEGUY, Ana Carolina. O popular como opção política In: Cartografias dos estudos culturais. Uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, pp. 113-143.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. Os estudos culturais. In: HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001, p.151-170. Disponível em: . http://www.pucrs.br/famecos/pos/cartografias/artigos/estudos_culturais_ana.pdf.
GONZALES, Elena Calvo. Natureza e cultura através da história da antropologia. In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Multiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, pp. 49-76. (T 9)
HALL, Stuart. Estudos culturais e seu legado teórico. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizone: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, pp. 199/218.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. pp. 169-214
MOREIRA, Roberto. Raízes do Brasil contemporâneo. Sociedade e Estado, vol. IX, n0s 1-2, jan.Dez./1994, pp. 192
MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da cultura brasileira. São Paulo: Ed. 34, 2008.
MORAES, Maria Dione Carvalho de. ?A gente quer comida, diversão e arte? (Cultura e desenvolvimento regional e territorial com foco nas ruralidades). SOBER NE 2014. Novos desafios para o desenvolvimento: o Nordeste tem sede de quê? Encontro Regional Nordeste SOBER. 29 a 31 de out./2014. Caruaru-PE, 2014.
MORAES, M. D. C. Artesanato cerâmico no bairro Poti Velho em Teresina-Piauí. (Rede sociotécnica, agenda pública, empreendedorismo e economia criativa). Monografia. Curso de Especialização em Gestão da Cultura Para gestores Culturais do
Nordeste. Universidade Federal Rural de Pernambuco/Fundação Joaquim Nabuco/Ministério da Cultura. Recife, 2013.
MORAES, M. D. C. Políticas Públicas de Cultura: Brasil e Piauí entre heranças e mudanças. Revestrés. Edição Guilherme Müller: ?Cadê a cultura que estava aqui?? Ano 2, Teresina, março/abril/2013, pp. 48-49
MORAES, Maria Dione Carvalho de Moraes. Cultura e direitos culturais na Constituição Estadual do Piauí: uma leitura. Especialização para Gestores Culturais do Nordeste, 2012, 7 p.
MORAES, Maria Dione Carvalho de. Institucionalização da ?área cultural? no Piauí: um esboço analítico. Especialização para Gestores Culturais do Nordeste, 2012, 17 p.
PIERUCCI, Antônio. Flávio. Problemas com a igualdade (ou: ciladas da diferença II). In: ADORNO, S. (org.) A sociologia entre a modernidade e a contemporaneidade. Porto Alegre: PPGS/UFRGS, 1993, pp. 149-165.
ORTIZ, Renato. Estado, cultura popular e identidade nacional. In: Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2006, pp. 127-147
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Identidade cultural, identidade nacional no Brasil. Tempo Social - Rev. Sociologia da USP. São Paulo, 1(1), 1. sem. 1989, pp. 18-31.
SAHLINS, M. O ?pessimismo sentimental? e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um ?objeto? em via de extinção (parte I) MANA. 3(1):41-73, 1997
SCHWARZ, Roberto. As idéias fora do lugar. Estudos CEBRAP 3. pp. 151-161. Disponível em: http://www.cebrap.org.br/v2/items/view/318
SEGATO, Rita Laura. A antropologia e a crise taxonômica da cultura popular. Anuário Antropológico 88. Brasília: UnB, 1991, pp. 81-94.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. São Paulo: UNESP, 2011
WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade. Petrópolis: Vozes, 2011


Bom trabalho!
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/03/2016
15/03/2016
Não Haverá Aula
22/03/2016
22/03/2016
Não Haverá Aula
29/03/2016
29/03/2016
Não Haverá Aula
05/04/2016
05/04/2016
Não Haverá Aula
12/04/2016
12/04/2016
Inicio disciplina: apresentação profa.; turma; programa. Inicio Unidade I
19/04/2016
19/04/2016
Cont. unidade I
26/04/2016
17/05/2016
Cont. Unidade I
03/05/2016
03/05/2016
Concl. Unidade I
10/05/2016
10/05/2016
Inicio Unidade II
12/05/2016
12/05/2016
Cont. Unidade II
17/05/2016
17/05/2016
Cont. Unidade II
24/05/2016
24/05/2016
Cont. Unidade II
31/05/2016
31/05/2016
Inicio Unidade III
07/06/2016
07/06/2016
Cont. Unidade III
14/06/2016
14/06/2016
Cont. Unidade III
21/06/2016
21/06/2016
Conclusão Unidade III. Sessão de Ócio criativo
24/06/2016
24/06/2016
Inicio Unidade IV
28/06/2016
28/06/2016
Cont. unidade IV
05/07/2016
05/07/2016
Cont. Unidade IV
08/07/2016
08/07/2016
Conclusão da Unidade IV e da disciplina.
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: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
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