Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina será desenvolvida por meio de exposições dialogadas, estudos de textos e da bibliografia indicada, painel teórico integrado, consulta a banco de dados, aulas expositivas por videoconferência, apresentação e discussão dos projetos de pesquisa com a finalidade de alcançar os objetivos educacionais. Os recursos de ensino necessários serão as fontes bibliográficas, roteiros de estudo, quadro branco, pincéis, retoprojetor, transparências, data show, DVD, projetor multi-mídia. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação ocorrerá de modo processual e permanente, considerando-se os aspectos qualitativos e quantitativos: contribuições individuais e coletivas; participação de forma ativa nas aulas com estudos de texto; assiduidade e compromisso; estudos em grupos; discussão de textos; desempenho nas apresentações. A aprovação requer freqüência mínima de 75% e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final da disciplina e outras providências conforme a Resolução do Programa de Pós Graduação em Enfermagem. A disciplina constará de duas avaliações. - A primeira avaliação constará das discussões sobre aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa com base nos mapas mentais (10 pontos) e das discussões em painel sobre etapas do projeto de pesquisa (10 pontos). - A segunda avaliação constará da apresentação dos projetos de pesquisa dos discentes (10 pontos). As pontuações serão somadas e divididas por dois. - A assiduidade e pontualidade nas aulas representarão 10% de cada nota, perderá os 10% alunos que tiverem mais de duas faltas. - Haverá qualitativo nas demais atividades que serão propostas na disciplina: participação nas atividades, em grupo de discussão e papel de debatedores.
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Horário de atendimento:
| Terça-feira de 14:00 as 18:00hs |
Bibliografia:
| BURNS, N; GROVE, S. K. The practice of nursing research: conduct, critique e utilization. 4. ed. Philadelphia: W B Saunders Company, 2001.
CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. 3.ed. Porto Alegre: Artmed,2010.
HULEY, S.B. et al. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 4.ed. Porto Alegre: Artmed. 2015.
LOBIONDO-WOOD, G.; HABER, J. Pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação crítica e utilização. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2001.
MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14.ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
VOLPATO, G.L. Ciência: da filosofia a publicação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.
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