Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Serão realizados TBLs e testes cognitivos. Estes últimos abordarão tanto o conteúdo ministrado em sala de aula como aquele contido nos livros texto. Além disso, será realizada uma avaliação referente às aulas práticas e seminários, ficando a critério de cada professor a sua forma de aplicação. A nota final será obtida a partir da média das três avaliações parciais, conforme descrito abaixo:
MÉDIA FINAL = (AP1+ AP2 + AP3)/3; AP = AVALIAÇÃO PARCIAL
AP1 = teste cognitivo + TBL AP2 = teste cognitivo + TBL AP3 = avaliação das práticas
Os Team-based learning (TBLs) serão compostos por uma avaliação individual cognitiva (peso 50%), uma avaliação em grupo cognitiva (peso 30%) e uma avaliação referente às discussões em grupo (peso 20%).
As provas de segunda chamada das avaliações cognitivas serão referentes ao conteúdo abordado na prova que o aluno faltou. O aluno que faltar qualquer um dos TBLs aplicados realizará a prova de segunda chamada com conteúdo de todos os assuntos contidos nos TBLs da unidade da qual o TBL faz parte. Para aquele aluno que faltar um TBL, não haverá alteração no peso final da avaliação; o aluno que faltar dois TBLs, a avaliação passa ter peso final de 8,5.
O exame final (EF) consistirá de uma avaliação cognitiva individual com todos os conteúdos abordados durante o semestre.
Como critério de avaliação e aprovação do aluno serão utilizadas as normas de funcionamento dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí. A saber: Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que (Art. 111): I Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7,0 nas avaliações parciais; II Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final. Será considerado reprovado o aluno que se incluir em um dos três itens (Art. 112): I Obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular; II Obtiver média aritmética inferior a 4,0 nas avaliações parciais (Neste caso o aluno não se poderá se submeter ao exame final Art. 113); III Obtiver média aritmética inferior a 6,0 resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.
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Bibliografia:
| IMUNOLOGIA HUMANA Bibliografia Básica: ABBAS, A.K.; LICHTMAN, A.; PILLAI, H. Imunologia Celular e Molecular. 5ª. ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2005. JANEWAY, C. A.; TRAVERS, P.; WALPORT, M.; CAPRA, J.D.: Imunobiologia: O sistema imunológico na saúde e na doença. 6ª. ed. Porto Alegre, Artmed, 2007. VOLTARELLI, J.C.; DONADI, E.A. Imunologia Clínica na Prática Médica. Atheneu, 2009.
Bibliografia Complementar: DIAS DA SILVA, W.; MOTA, I.. BIER, O. Imunologia Básica e Aplicada. 5ª. ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2003. DOAN, T.; MELVOLD, R.; VISELLI, S.; WALTENBAUGH, C. Imunologia Ilustrada. Artmed, 2008. MURPHY, K.; TRAVERS, P.; WALPORT, M. Imunobiologia de Janeway. 7ª. ed. Porto Alegre, Artmed, 2010. PATOLOGIA HUMANA Bibliografia Básica: BRASILEIRO FILHO G: Bogliolo: Patologia. 7. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 1472 p. MONTENEGRO, M. R.; FRANCO, M. Patologia Processos Gerais. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 1999. 320 p.
Bibliografia Complementar: ABBAS, A. K; FAUSTO, N.; KUMAR, V.; COTRAN, R. S; ASTER, J. C; ROBBINS, S. L.: Robbins e Cotran: Patologia - Bases patológicas das doenças. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 1458 p. BRASILEIRO FILHO G.: Bogliolo: Patologia. 8. ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2011. 1524 p MONTENEGRO, M. R.; BACCHI, C. E.; BRITO, T. Patologia Processos Gerais. 5. ed. São Paulo: Atheneu, 2010
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