-

MNPEF-UFPI003 - MARCOS NO DESENVOLVIMENTO DA FÍSICA - Turma: 01 (2016.1)

Tópicos Aulas
Grandes marcos da história da física desde a antiguidade (08/04/2016 - 08/04/2016)
Física dos gregos até o final da idade moderna
Grandes marcos da história da física desde a antiguidade (15/04/2016 - 15/04/2016)
A revolução copernicana e de Galileu
Grandes marcos da história da física (22/04/2016 - 22/04/2016)
A física newtoniana
Grandes marcos da história da física desde a antiguidade (29/04/2016 - 29/04/2016)
A física do século XIX: a teoria eletromagnética de Maxwell
Grandes marcos da história da física desde a antiguidade (06/05/2016 - 06/05/2016)
A física moderna: teoria da relatividade e a teoria quântica
Principais escolas escolas epistemológicas e suas contribuições para o ensino de física (13/05/2016 - 13/05/2016)
As ideias de Vygotsky. As ideias de D Ausubel sobre a aprendizagem significativa.
Principais escolas escolas epistemológicas e suas contribuições para o ensino de física (20/05/2016 - 20/05/2016)
As ideias de Vygotsky. As ideias de D Ausubel sobre a aprendizagem significativa.
A física como construção humana: paradigmas, modelos e teorias (27/05/2016 - 27/05/2016)
As ideias de Thomas Khun; A estruturas das revoluções científicas
A física como construção humana: paradigmas, modelos e teorias (03/06/2016 - 03/06/2016)
Thomas Khun - as estruturas das revoluções científicas
A física como construção humana: paradigmas, modelos e teorias (10/06/2016 - 10/06/2016)
As ideias de Thomas Khun: as estruturas das revoluções científicas
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física (17/06/2016 - 17/06/2016)
História da ciência no currículo e em salas de aula de ciências
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física (24/06/2016 - 24/06/2016)
Filosofia da ciência e nas salas de aula de ciências
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física (01/07/2016 - 01/07/2016)
História e filosofia da ciência na sala de aula - o movimento do pêndulo
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física (08/07/2016 - 08/07/2016)
História e filosofia da ciência na sala de aula - Joseph Prietley e a descoberta da fotossíntese
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física (15/07/2016 - 15/07/2016)
Construtivismo e o ensino de ciências
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL Total
08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 15
1 2014100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
2 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
7 201410**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 6
8 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201410**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2016100**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2014100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
13 2014100**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 201410**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 201410**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 4
17 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
18 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
19 201410**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2014100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
2 201410**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
3 2016100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
4 2016100**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
5 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2016100**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 2 AM
7 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2016100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
9 2014100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
10 201410**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
11 201410**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 2 AM
12 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
13 201410**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
14 201410**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
15 201410**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 4 AM
16 2016100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
17 2014100**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 2 AM
18 201410**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 6 AM
19 2016100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aspectos da História e Epistemologia da Física: A Física como construção humana. Indutivismo, falsacionismo, paradigmas, tradições de pesquisa, populações conceituais, formação do espírito científico, modelos e teorias, realismo e instrumentalismo, dimensões da atividade científica (teoria, experimentação, simulação e instrumentação). Os tópicos devem ser abordados à luz dos principais marcos da história da Física.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso será conduzido através de aulas expositivas, e também com a realização de discussões de textos e artigos previamente selecionados e de seminários envolvendo temas livres propostos pelo estudante.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A nota final será composta: (a) pela apresentação do seminário, (b) pela elaboração de texto de pesquisa sobre um tema pertinente ao curso e apresentado em formato de artigo e (c) pela participação nas atividades de classe e extraclasse. Havendo necessidade, o aluno será submetido a exame de recuperação.
Horário de atendimento: Livre
Bibliografia: Matthews, M. R., Science Taching - The contribution of History and Philosophy os Science - 20° anniversary revised and expanded edition, Routledge, 2015.
Chalmers, A. F., O que é a ciência, afinal?, Brasiliense, 1983.
Cohen, I. B., O Nascimento de uma nova Física, Gradiva, 1988.
Crombie, A. C., Augustine to Galileo: The History of Science, AD 400-1650, Harvard University Press, 1953.
Freire Jr. O.; Pessoa Jr. O. e Bromberg, J. Teoria quântica: estudos históricos e implicações culturais, EDUEPB e Livraria da Física.
Kragh, H. Quantum Generations: a history of physics in the twentieth century, Princeton University Press, 1999.
Lenoir, T. Instituindo a ciência: A produção cultural das disciplinas científicas, Editora Unisinos, 2003.
Matthews, M., História, Filosofia e Ensino de Ciências: A Tendência Atual de Reaproximação, Cad. Cat. Ens. Fis., V12, n. 3, p.164, 1995
Moreira, M. A. e Massoni, N., Epistemologias do século XX, Pedagógica Universitária, 2011.
Muller, I., A History of Themodynamics: the doctrine of energy and entropy, Springer, 2007.
Paty, M., A física do século XX, Ideias e Letras, 2009.
Whittaker, E., A History of the Theories of Aether and Eletricity, Dover, 1974.
Artigos nas revistas: RBEF, CBEF, Scientia Studiae, Cadernos de História e Filosofia das
Ciências, entre outras.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/04/2016
08/04/2016
Grandes marcos da história da física desde a antiguidade
15/04/2016
15/04/2016
Grandes marcos da história da física desde a antiguidade
22/04/2016
22/04/2016
Grandes marcos da história da física
29/04/2016
29/04/2016
Grandes marcos da história da física desde a antiguidade
06/05/2016
06/05/2016
Grandes marcos da história da física desde a antiguidade
13/05/2016
13/05/2016
Principais escolas escolas epistemológicas e suas contribuições para o ensino de física
20/05/2016
20/05/2016
Principais escolas escolas epistemológicas e suas contribuições para o ensino de física
27/05/2016
27/05/2016
A física como construção humana: paradigmas, modelos e teorias
03/06/2016
03/06/2016
A física como construção humana: paradigmas, modelos e teorias
10/06/2016
10/06/2016
A física como construção humana: paradigmas, modelos e teorias
17/06/2016
17/06/2016
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física
24/06/2016
24/06/2016
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física
01/07/2016
01/07/2016
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física
08/07/2016
08/07/2016
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física
15/07/2016
15/07/2016
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física
Avaliações
Data Descrição
15/07/2016 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1072 25/04/2024 20:58