SONIA MARIA BEZERRA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CSHNB

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sonia maria bezerra

ADJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CSHNB

CMR0358 - SEMINARIO PRATICA PSICOLOGICA I - Turma: 04 (2016.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplian (06/04/2016 - 06/04/2016)
Atenção Primária em Saúde NEPOMUCENO, Léo Barbosa and BRANDAO, Israel Rocha. Psicólogos na estratégia saúde da família: caminhos percorridos e desafios a superar. Psicol. cienc. prof. [online]. 2011, vol.31, n.4, pp. 762-777. ISSN 1414-9893. (13/04/2016 - 13/04/2016)
Atenção Primária em Saúde NEPOMUCENO, Léo Barbosa and BRANDAO, Israel Rocha. Psicólogos na estratégia saúde da família: caminhos percorridos e desafios a superar. Psicol. cienc. prof. [online]. 2011, vol.31, n.4, pp. 762-777. ISSN 1414-9893. (20/04/2016 - 20/04/2016)
Inserção Comunitária no Território e Mapas Afetivos GÓIS, C.L. Saúde Comunitária: pensar e fazer. São Paulo, Aderaldo & Rothschild Editores,2008. (27/04/2016 - 27/04/2016)
Inserção Comunitária no Território e Mapas Afetivos GÓIS, C.L. Saúde Comunitária: pensar e fazer. São Paulo, Aderaldo & Rothschild Editores,2008. (04/05/2016 - 04/05/2016)
Inserção Comunitária no Território e Mapas Afetivos GÓIS, C.L. Saúde Comunitária: pensar e fazer. São Paulo, Aderaldo & Rothschild Editores,2008. (11/05/2016 - 11/05/2016)
Politica Nacional de Atenção Básica BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção a Saúde. Brasilia, Ministério da Saúde, 2012. (18/05/2016 - 18/05/2016)
Politica Nacional de Atenção Básica BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção a Saúde. Brasilia, Ministério da Saúde, 2012. (25/05/2016 - 25/05/2016)
Politica Nacional de Atenção Básica BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção a Saúde. Brasilia, Ministério da Saúde, 2012. (01/06/2016 - 01/06/2016)
RIBEIRO-LAURIDSEN;TANAKA,O.Y. Organização de serviços do Sistema Único de Saúde para o cuidado de crianças e adolescentes com problemas de saúde mental In RIBEIRO,E.L;TANAKA,O.Y. Atenção a saúde mental de crianças e adolescentes no SUS. São Paulo, HUCITEC, 2010. (08/06/2016 - 08/06/2016)
RIBEIRO-LAURIDSEN;TANAKA,O.Y. Organização de serviços do Sistema Único de Saúde para o cuidado de crianças e adolescentes com problemas de saúde mental In RIBEIRO,E.L;TANAKA,O.Y. Atenção a saúde mental de crianças e adolescentes no SUS. São Paulo, HUCITEC, 2010. (15/06/2016 - 15/06/2016)
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Linha de cuidado a saúde integral de crianças e adolescentes e seus familiares em situação de violência. Brasília. Ministério da Saúde.2010 (22/06/2016 - 22/06/2016)
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Linha de cuidado a saúde integral de crianças e adolescentes e seus familiares em situação de violência. Brasília. Ministério da Saúde.2010 (29/06/2016 - 29/06/2016)
BARROS,R.B. Grupo: a afirmação de um simulacro. Editora UFRGS. Porto Alegre,2009 (06/07/2016 - 06/07/2016)
BARROS,R.B. Grupo: a afirmação de um simulacro. Editora UFRGS. Porto Alegre,2009 (13/07/2016 - 13/07/2016)
BARROS,R.B. Grupo: a afirmação de um simulacro. Editora UFRGS. Porto Alegre,2009 (20/07/2016 - 20/07/2016)
BARROS,R.B. Grupo: a afirmação de um simulacro. Editora UFRGS. Porto Alegre,2009 (27/07/2016 - 27/07/2016)
Fechamento da Disciplina (03/08/2016 - 03/08/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL Total
13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27
1 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20125**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 20125**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 20125**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 20125**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 20125**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20125**** 9,5 9,8 8,0 9.1 0 AM
2 20125**** 10,0 9,8 9,0 9.6 0 AM
3 201297**** 9,6 9,7 9,0 9.4 0 AM
4 20125**** 10,0 9,6 8,5 9.4 0 AM
5 20125**** 9,8 9,9 9,0 9.6 0 AM
6 20125**** 9,9 9,9 9,0 9.6 0 AM
7 20125**** 9,5 10,0 8,5 9.3 0 AM
8 20125**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
9 20125**** 9,9 10,0 9,0 9.6 0 AM
10 20125**** 9,9 10,0 9,0 9.6 0 AM
11 20125**** 10,0 9,6 8,5 9.4 0 AM
12 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discussão teórica de grandes temas da psicologia na contemporaneidade, relacionando-os às especificidades dos campos de atuação dos Estágios em Psicologia (conforme a ênfase escolhida pelo aluno).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia buscará a construção de um espaço de aprendizagem através de diálogos e espaços de troca de conhecimento entre professores e estudantes. As aulas envolveram atividades de campo, filmes, exposição dialogada, roda de conversas, discussões sobre textos, visita institucionais, diários de campo e relatório das atividades. A leitura prévia dos textos propostos consistirá um quesito obrigatório para o desenvolvimento satisfatório da disciplina, presença, envolvimento e participação. O estudante deverá participar de forma implicada das aulas teóricas e vivências de campo. O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa e certificativa. A avaliação formativa irá considerar participação em sala de aula e atividades de campo a partir dos seguintes dominios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula colocando discussões trazidas pelas referências bibliograficas, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com professores e demais estudantes. Dessa forma a avaliação visa contemplar as dimensões do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. O objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas que estimule o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver. Como métodos de avaliação iremos utilizar: comunidade de aprendizagem I: avaliação escrita, comunidade de aprendizagem II: seminários e comunidade de aprendizagem III: construção do projeto de intervenção com articulação teórico prática
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa e certificativa. Considerando a avaliação formativa através do seguintes critérios e domínios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com a professora e demais estudantes. Consitituem dimensões da avaliação do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. Dessa forma o objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas que estimule o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver. Haverá três avaliações. comunidade de aprendizagem I: avaliação escrita, comunidade de aprendizagem II: seminários e comunidade de aprendizagem III: construção do projeto de intervenção.
Horário de atendimento:
Bibliografia: NEPOMUCENO, Léo Barbosa and BRANDAO, Israel Rocha. Psicólogos na estratégia saúde da família: caminhos percorridos e desafios a superar. Psicol. cienc. prof. [online]. 2011, vol.31, n.4, pp. 762-777. ISSN 1414-9893.

GÓIS, C.L. Saúde Comunitária: pensar e fazer. São Paulo, Aderaldo & Rothschild Editores,2008.

DIMENSTEIN, M.D.B. O psicólogo nas Unidades Básicas de Saúde: desafios a formação e atuação profissionais. Estudos de Psicologia, 1998, 3(1), 53-81



BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília. Ministério da Saúde,2012

BARROS,R.B. Grupo: a afirmação de um simulacro. Editora UFRGS. Porto Alegre,2009
FROTA,A.M.M.C. Diferentes concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade. UERJ,RJ,v.7,n.1,p.147-160,abril,2007
RIBEIRO-LAURIDSEN;TANAKA,O.Y. Organização de serviços do Sistema Único de Saúde para o cuidado de crianças e adolescentes com problemas de saúde mental In RIBEIRO,E.L;TANAKA,O.Y. Atenção a saúde mental de crianças e adolescentes no SUS. São Paulo, HUCITEC, 2010.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Linha de cuidado a saúde integral de crianças e adolescentes e seus familiares em situação de violência. Brasília. Ministério da Saúde.2010
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/04/2016
06/04/2016
Apresentação da Disciplian
13/04/2016
13/04/2016
Atenção Primária em Saúde NEPOMUCENO, Léo Barbosa and BRANDAO, Israel Rocha. Psicólogos na estratégia saúde da família: caminhos percorridos e desafios a superar. Psicol. cienc. prof. [online]. 2011, vol.31, n.4, pp. 762-777. ISSN 1414-9893.
20/04/2016
20/04/2016
Atenção Primária em Saúde NEPOMUCENO, Léo Barbosa and BRANDAO, Israel Rocha. Psicólogos na estratégia saúde da família: caminhos percorridos e desafios a superar. Psicol. cienc. prof. [online]. 2011, vol.31, n.4, pp. 762-777. ISSN 1414-9893.
27/04/2016
27/04/2016
Inserção Comunitária no Território e Mapas Afetivos GÓIS, C.L. Saúde Comunitária: pensar e fazer. São Paulo, Aderaldo & Rothschild Editores,2008.
04/05/2016
04/05/2016
Inserção Comunitária no Território e Mapas Afetivos GÓIS, C.L. Saúde Comunitária: pensar e fazer. São Paulo, Aderaldo & Rothschild Editores,2008.
11/05/2016
11/05/2016
Inserção Comunitária no Território e Mapas Afetivos GÓIS, C.L. Saúde Comunitária: pensar e fazer. São Paulo, Aderaldo & Rothschild Editores,2008.
18/05/2016
18/05/2016
Politica Nacional de Atenção Básica BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção a Saúde. Brasilia, Ministério da Saúde, 2012.
25/05/2016
25/05/2016
Politica Nacional de Atenção Básica BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção a Saúde. Brasilia, Ministério da Saúde, 2012.
01/06/2016
01/06/2016
Politica Nacional de Atenção Básica BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção a Saúde. Brasilia, Ministério da Saúde, 2012.
08/06/2016
08/06/2016
RIBEIRO-LAURIDSEN;TANAKA,O.Y. Organização de serviços do Sistema Único de Saúde para o cuidado de crianças e adolescentes com problemas de saúde mental In RIBEIRO,E.L;TANAKA,O.Y. Atenção a saúde mental de crianças e adolescentes no SUS. São Paulo, HUCITEC, 2010.
15/06/2016
15/06/2016
RIBEIRO-LAURIDSEN;TANAKA,O.Y. Organização de serviços do Sistema Único de Saúde para o cuidado de crianças e adolescentes com problemas de saúde mental In RIBEIRO,E.L;TANAKA,O.Y. Atenção a saúde mental de crianças e adolescentes no SUS. São Paulo, HUCITEC, 2010.
22/06/2016
22/06/2016
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Linha de cuidado a saúde integral de crianças e adolescentes e seus familiares em situação de violência. Brasília. Ministério da Saúde.2010
29/06/2016
29/06/2016
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Linha de cuidado a saúde integral de crianças e adolescentes e seus familiares em situação de violência. Brasília. Ministério da Saúde.2010
06/07/2016
06/07/2016
BARROS,R.B. Grupo: a afirmação de um simulacro. Editora UFRGS. Porto Alegre,2009
13/07/2016
13/07/2016
BARROS,R.B. Grupo: a afirmação de um simulacro. Editora UFRGS. Porto Alegre,2009
20/07/2016
20/07/2016
BARROS,R.B. Grupo: a afirmação de um simulacro. Editora UFRGS. Porto Alegre,2009
27/07/2016
27/07/2016
BARROS,R.B. Grupo: a afirmação de um simulacro. Editora UFRGS. Porto Alegre,2009
03/08/2016
03/08/2016
Fechamento da Disciplina
Avaliações
Data Descrição
04/06/2016 1ª Avaliação
05/07/2016 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Apresentação do Relatório do Estágio Profissional 17/06/2016
INÍCIO DAS AULAS, HORÁRIOS E COMUNICAÇÃO 18/04/2016
COMEÇANDO O SEMESTRE 06/04/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 12:16