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CMR0358 - SEMINARIO PRATICA PSICOLOGICA I - Turma: 05 (2016.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina (04/04/2016 - 04/04/2016)
Inserção Comunitária no Território e Mapas Afetivos GÓIS, C.L. Saúde Comunitária: pensar e fazer. São Paulo, Aderaldo & Rothschild Editores,2008. (11/04/2016 - 11/04/2016)
Inserção Comunitária no Território e Mapas Afetivos GÓIS, C.L. Saúde Comunitária: pensar e fazer. São Paulo, Aderaldo & Rothschild Editores,2008. (18/04/2016 - 18/04/2016)
Inserção Comunitária no Território e Mapas Afetivos GÓIS, C.L. Saúde Comunitária: pensar e fazer. São Paulo, Aderaldo & Rothschild Editores,2008. (25/04/2016 - 25/04/2016)
Psicologo na Atenção Primária em Saúde NEPOMUCENO, Léo Barbosa and BRANDAO, Israel Rocha. Psicólogos na estratégia saúde da família: caminhos percorridos e desafios a superar. Psicol. cienc. prof. [online]. 2011, vol.31, n.4, pp. 762-777. ISSN 1414-9893. (02/05/2016 - 02/05/2016)
Psicologo na Atenção Primária em Saúde NEPOMUCENO, Léo Barbosa and BRANDAO, Israel Rocha. Psicólogos na estratégia saúde da família: caminhos percorridos e desafios a superar. Psicol. cienc. prof. [online]. 2011, vol.31, n.4, pp. 762-777. ISSN 1414-9893. (09/05/2016 - 09/05/2016)
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília. Ministério da Saúde,2012 (16/05/2016 - 16/05/2016)
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília. Ministério da Saúde,2012 (23/05/2016 - 23/05/2016)
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília. Ministério da Saúde,2012 (30/05/2016 - 30/05/2016)
FROTA,A.M.M.C. Diferentes concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade. UERJ,RJ,v.7,n.1,p.147-160,abril,2007 (06/06/2016 - 06/06/2016)
RIBEIRO-LAURIDSEN;TANAKA,O.Y. Organização de serviços do Sistema Único de Saúde para o cuidado de crianças e adolescentes com problemas de saúde mental In RIBEIRO,E.L;TANAKA,O.Y. Atenção a saúde mental de crianças e adolescentes no SUS. São Paulo, HUCITEC, 2010. (13/06/2016 - 13/06/2016)
RIBEIRO-LAURIDSEN;TANAKA,O.Y. Organização de serviços do Sistema Único de Saúde para o cuidado de crianças e adolescentes com problemas de saúde mental In RIBEIRO,E.L;TANAKA,O.Y. Atenção a saúde mental de crianças e adolescentes no SUS. São Paulo, HUCITEC, 2010. (20/06/2016 - 20/06/2016)
RIBEIRO-LAURIDSEN;TANAKA,O.Y. Organização de serviços do Sistema Único de Saúde para o cuidado de crianças e adolescentes com problemas de saúde mental In RIBEIRO,E.L;TANAKA,O.Y. Atenção a saúde mental de crianças e adolescentes no SUS. São Paulo, HUCITEC, 2010. (27/06/2016 - 27/06/2016)
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Linha de cuidado a saúde integral de crianças e adolescentes e seus familiares em situação de violência. Brasília. Ministério da Saúde.2010 (04/07/2016 - 04/07/2016)
BARROS,R.B. Grupo: a afirmação de um simulacro. Editora UFRGS. Porto Alegre,2009 (11/07/2016 - 11/07/2016)
BARROS,R.B. Grupo: a afirmação de um simulacro. Editora UFRGS. Porto Alegre,2009 (18/07/2016 - 18/07/2016)
BARROS,R.B. Grupo: a afirmação de um simulacro. Editora UFRGS. Porto Alegre,2009 (25/07/2016 - 25/07/2016)
Fechamento da Disciplina (01/08/2016 - 01/08/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL AGO Total
11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01
1 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 20125**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 201297**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discussão teórica de grandes temas da psicologia na contemporaneidade, relacionando-os às especificidades dos campos de atuação dos Estágios em Psicologia (conforme a ênfase escolhida pelo aluno).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia buscará a construção de um espaço de aprendizagem através de diálogos e espaços de troca de conhecimento entre professores e estudantes. As aulas envolveram atividades de campo, filmes, exposição dialogada, roda de conversas, discussões sobre textos, visita institucionais, diários de campo e relatório das atividades. A leitura prévia dos textos propostos consistirá um quesito obrigatório para o desenvolvimento satisfatório da disciplina, presença, envolvimento e participação. O estudante deverá participar de forma implicada das aulas teóricas e vivências de campo. O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa e certificativa. A avaliação formativa irá considerar participação em sala de aula e atividades de campo a partir dos seguintes dominios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula colocando discussões trazidas pelas referências bibliograficas, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com professores e demais estudantes. Dessa forma a avaliação visa contemplar as dimensões do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. O objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas que estimule o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver. Como métodos de avaliação iremos utilizar: comunidade de aprendizagem I: avaliação escrita, comunidade de aprendizagem II: seminários e comunidade de aprendizagem III: construção do projeto de intervenção com articulação teórico prática.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa e certificativa. Considerando a avaliação formativa através do seguintes critérios e domínios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com a professora e demais estudantes. Consitituem dimensões da avaliação do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. Dessa forma o objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas que estimule o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver. Haverá três avaliações. comunidade de aprendizagem I: avaliação escrita, comunidade de aprendizagem II: seminários e comunidade de aprendizagem III: construção do projeto de intervenção.
Horário de atendimento:
Bibliografia: NEPOMUCENO, Léo Barbosa and BRANDAO, Israel Rocha. Psicólogos na estratégia saúde da família: caminhos percorridos e desafios a superar. Psicol. cienc. prof. [online]. 2011, vol.31, n.4, pp. 762-777. ISSN 1414-9893.

GÓIS, C.L. Saúde Comunitária: pensar e fazer. São Paulo, Aderaldo & Rothschild Editores,2008.

DIMENSTEIN, M.D.B. O psicólogo nas Unidades Básicas de Saúde: desafios a formação e atuação profissionais. Estudos de Psicologia, 1998, 3(1), 53-81



BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília. Ministério da Saúde,2012

BARROS,R.B. Grupo: a afirmação de um simulacro. Editora UFRGS. Porto Alegre,2009
FROTA,A.M.M.C. Diferentes concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade. UERJ,RJ,v.7,n.1,p.147-160,abril,2007
RIBEIRO-LAURIDSEN;TANAKA,O.Y. Organização de serviços do Sistema Único de Saúde para o cuidado de crianças e adolescentes com problemas de saúde mental In RIBEIRO,E.L;TANAKA,O.Y. Atenção a saúde mental de crianças e adolescentes no SUS. São Paulo, HUCITEC, 2010.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Linha de cuidado a saúde integral de crianças e adolescentes e seus familiares em situação de violência. Brasília. Ministério da Saúde.2010
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
04/04/2016
04/04/2016
Apresentação da Disciplina
11/04/2016
11/04/2016
Inserção Comunitária no Território e Mapas Afetivos GÓIS, C.L. Saúde Comunitária: pensar e fazer. São Paulo, Aderaldo & Rothschild Editores,2008.
18/04/2016
18/04/2016
Inserção Comunitária no Território e Mapas Afetivos GÓIS, C.L. Saúde Comunitária: pensar e fazer. São Paulo, Aderaldo & Rothschild Editores,2008.
25/04/2016
25/04/2016
Inserção Comunitária no Território e Mapas Afetivos GÓIS, C.L. Saúde Comunitária: pensar e fazer. São Paulo, Aderaldo & Rothschild Editores,2008.
02/05/2016
02/05/2016
Psicologo na Atenção Primária em Saúde NEPOMUCENO, Léo Barbosa and BRANDAO, Israel Rocha. Psicólogos na estratégia saúde da família: caminhos percorridos e desafios a superar. Psicol. cienc. prof. [online]. 2011, vol.31, n.4, pp. 762-777. ISSN 1414-9893.
09/05/2016
09/05/2016
Psicologo na Atenção Primária em Saúde NEPOMUCENO, Léo Barbosa and BRANDAO, Israel Rocha. Psicólogos na estratégia saúde da família: caminhos percorridos e desafios a superar. Psicol. cienc. prof. [online]. 2011, vol.31, n.4, pp. 762-777. ISSN 1414-9893.
16/05/2016
16/05/2016
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília. Ministério da Saúde,2012
23/05/2016
23/05/2016
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília. Ministério da Saúde,2012
30/05/2016
30/05/2016
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília. Ministério da Saúde,2012
06/06/2016
06/06/2016
FROTA,A.M.M.C. Diferentes concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade. UERJ,RJ,v.7,n.1,p.147-160,abril,2007
13/06/2016
13/06/2016
RIBEIRO-LAURIDSEN;TANAKA,O.Y. Organização de serviços do Sistema Único de Saúde para o cuidado de crianças e adolescentes com problemas de saúde mental In RIBEIRO,E.L;TANAKA,O.Y. Atenção a saúde mental de crianças e adolescentes no SUS. São Paulo, HUCITEC, 2010.
20/06/2016
20/06/2016
RIBEIRO-LAURIDSEN;TANAKA,O.Y. Organização de serviços do Sistema Único de Saúde para o cuidado de crianças e adolescentes com problemas de saúde mental In RIBEIRO,E.L;TANAKA,O.Y. Atenção a saúde mental de crianças e adolescentes no SUS. São Paulo, HUCITEC, 2010.
27/06/2016
27/06/2016
RIBEIRO-LAURIDSEN;TANAKA,O.Y. Organização de serviços do Sistema Único de Saúde para o cuidado de crianças e adolescentes com problemas de saúde mental In RIBEIRO,E.L;TANAKA,O.Y. Atenção a saúde mental de crianças e adolescentes no SUS. São Paulo, HUCITEC, 2010.
04/07/2016
04/07/2016
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Linha de cuidado a saúde integral de crianças e adolescentes e seus familiares em situação de violência. Brasília. Ministério da Saúde.2010
11/07/2016
11/07/2016
BARROS,R.B. Grupo: a afirmação de um simulacro. Editora UFRGS. Porto Alegre,2009
18/07/2016
18/07/2016
BARROS,R.B. Grupo: a afirmação de um simulacro. Editora UFRGS. Porto Alegre,2009
25/07/2016
25/07/2016
BARROS,R.B. Grupo: a afirmação de um simulacro. Editora UFRGS. Porto Alegre,2009
01/08/2016
01/08/2016
Fechamento da Disciplina
Avaliações
Data Descrição
07/06/2016 1ª Avaliação
05/07/2016 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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