CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS VERNÁCULAS/CCHL

Ir ao Menu Principal

catarina de sena sirqueira mendes da costa

CLV - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS VERNÁCULAS/CCHL

BES0006 - RECURSOS COMPUTACIONAIS EM ESTATISTICA - Turma: 01 (2016.1)

Tópicos Aulas
A Sociolinguística no contexto dos estudos linguísticos (02/09/2021 - 02/09/2021)

A Sociolinguística no contexto dos estudos linguísticos

A macro e a microssociolinguística: Discussão após leitura (09/09/2021 - 09/09/2021)

A macro e a microssociolinguística

A Sociolinguística interacional/qualitativa: motivações, princípios e conceitos fundamentais em discussão (16/09/2021 - 16/09/2021)

A Sociolinguística interacional/qualitativa: motivações, princípios e conceitos fundamentais

Sociolinguística interacional como campo de investigação nas dimensões macro e micro (23/09/2021 - 23/09/2021)

Sociolinguística interacional como campo de investigação nas dimensões macro e micro

Sociolinguística interacional: como campo de investigação interdisciplinar (30/09/2021 - 30/09/2021)

Sociolinguística interacional: como campo de investigação interdisciplinar

A Sociolinguística interacional e a busca de observação dos padrões de interação linguística como aspecto sociocultural (07/10/2021 - 07/10/2021)

A Sociolinguística interacional e a busca de observação dos padrões de interação linguística como aspecto sociocultural 

A comunidade de fala como ponto de partida para investigação: dimensões macro e micro (14/10/2021 - 14/10/2021)

A comunidade de fala como ponto de partida para investigação: dimensões macro e micro

A interação face a face; Pistas de contextualização: uma proposta de John Gumperz (21/10/2021 - 21/10/2021)

A interação face a face; Pistas de contextualização: uma proposta de John Gumperz

As interações de natureza simétrica e as interações de natureza assimétrica; A interação face a face e os estudos desenvolvidos por Erving Goffman (28/10/2021 - 28/10/2021)

As interações de natureza simétrica e as interações de natureza  assimétrica; A interação face a face e os estudos desenvolvidos por Erving Goffman

A organização estrutural da interação na visão de John Gumperz; contribuições dos etnometodologistas (04/11/2021 - 04/11/2021)

A organização estrutural da interação na visão de John Gumperz; contribuições dos etnometodologistas

Pragmática: uma contribuição relevante para os estudos de Sociolinguística interacional; O Princípio da cooperação. (11/11/2021 - 11/11/2021)

Pragmática: uma contribuição relevante para os estudos de Sociolinguística interacional; O Princípio da cooperação em pauta

A teoria dos atos de fala e a teoria da polidez: uma contribuição para os estudos sociolinguísticos de natureza micro. (18/11/2021 - 18/11/2021)

A teoria dos atos de fala e a teoria da polidez: uma contribuição para os estudos sociolinguísticos de natureza micro.

Estudo e definições sobre o tema de pesquisa (15/08/2017 - 07/12/2017)

1. Revisão bibliográfica: leitura de artigos (surveys) sobre a área;

2. Revisão bibliográfica: leitura de livros texto para a fundamentação teórica;

3. Revisão bibliográfica: leitura de artigos científicos sobre o tema de pesquisa, identificando os principais trabalhos realacionados;

4. Definir uma abordagem/proposta para atacar o problema e responder à questão de pesquisa levantada;

5. Implementar um protótipo com a abordagem proposta na Dissertação;

6. Realizar experimentos preliminares para tentar viabilizar a proposta de Dissertação;

7. Se possível, realizar comparações com outras abordagens e discutir os resultados;

8. Escrever um artigo científico para descrever as atividades/experimentos realizados.

Introdução ao uso do SPSS (02/04/2016 - 02/04/2016)
   Aulas-e-Material.rar 
  AULA4.pdf 
  AULA6.pdf 
  adl.sav 
Razão de Chances e Intervalos de confiança no SPSS (03/04/2016 - 03/04/2016)
O uso das funções básicas no R (16/04/2016 - 16/04/2016)
O pacote Rcmdr (17/04/2016 - 17/04/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR Total
02 03 09 10 16 17
1 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
2 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
3 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
4 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
5 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
6 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
7 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
8 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
9 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
10 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
11 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
12 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
13 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
14 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
15 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
16 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
17 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
18 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
19 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
20 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
21 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
22 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
23 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
24 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
25 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
26 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
27 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
28 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
29 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
30 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
31 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
32 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
33 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
34 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
35 2015200**** 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015200**** 9,6 9.6 0 AM
2 2015200**** 9,1 9.1 0 AM
3 2015200**** 9,5 9.5 0 AM
4 2015200**** 9,5 9.5 0 AM
5 2015200**** 8,9 8.9 0 AM
6 2015200**** 8,9 8.9 0 AM
7 2015200**** 8,9 8.9 0 AM
8 2015200**** 8,4 8.4 0 AM
9 2015200**** 0,0 0.0 0 RN
10 2015200**** 0,0 0.0 0 RN
11 2015200**** 0,0 0.0 0 RN
12 2015200**** 8,4 8.4 0 AM
13 2015200**** 8,1 8.1 0 AM
14 2015200**** 0,0 0.0 0 RN
15 2015200**** 8,5 8.5 0 AM
16 2015200**** 9,5 9.5 0 AM
17 2015200**** 8,9 8.9 0 AM
18 2015200**** 0,0 0.0 0 RN
19 2015200**** 0,0 0.0 0 RN
20 2015200**** 8,4 8.4 0 AM
21 2015200**** 9,7 9.7 0 AM
22 2015200**** 8,1 8.1 0 AM
23 2015200**** 9,7 9.7 0 AM
24 2015200**** 0,0 0.0 0 RN
25 2015200**** 9,7 9.7 0 AM
26 2015200**** 9,6 9.6 0 AM
27 2015200**** 8,4 8.4 0 AM
28 2015200**** 0,0 0.0 0 RN
29 2015200**** 9,1 9.1 0 AM
30 2015200**** 9,7 9.7 0 AM
31 2015200**** 9,1 9.1 0 AM
32 2015200**** 9,1 9.1 0 AM
33 2015200**** 9,6 9.6 0 AM
34 2015200**** 0,0 0.0 0 RN
35 2015200**** 0,0 0.0 0 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: R e SPSS: Princípios de programação. Declaração de valores, vetores, matrizes e operações. Estatística descritiva e distribuições de probabilidade no R. Introdução ao SPSS, tabulação dos dados, declaração de variáveis, tabelas e gráficos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Apresentar os softwares estatísticos mais utilizados e suas especialidades e como realizar técnicas já aprendidas neste curso
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Alguns trabalhos avaliativos a serem feitos no R e no SPSS
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/04/2016
02/04/2016
Introdução ao uso do SPSS
03/04/2016
03/04/2016
Razão de Chances e Intervalos de confiança no SPSS
16/04/2016
16/04/2016
O uso das funções básicas no R
17/04/2016
17/04/2016
O pacote Rcmdr
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notas dos trabalhos da disciplina 08/08/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1500 25/12/2025 00:23