Bibliografia:
| ANDRÉ, Marli E. D. A de (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.
______. A pesquisa no cotidiano escolar. In.: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 7ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 35-45.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1986.
CRESWELL, John W. Introdução. In: CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 126-141.
DESLANDES, Suely Ferreira. A construção do projeto de pesquisa. IN: MINAYO, M.C.S.; DESLANDES, Suely Ferreira (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 31-35.
FRANCO, M.A.R.S. Pesquisa-ação: compreender e transformar a prática docente. In: FRANCO, M.A.R.S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012. p. 175-212.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana na construção do conhecimento. In.: FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sônia (Orgs.). Ciências Humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003. p. 26-38.
GATTI, Bernardete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In.: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de. Ferramentas, recursos e procedimentos metodológicos utilizados na produção e difusão da Pesquisa Colaborativa. In: IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008. p. 55-112.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. São Paulo: E.P.U, 2014.
PETIT, Sandra H. Sociopoética: potencializando a dimensão poiética da pesquisa. In MATOS, K.S.L.; VASCONCELOS, J. G. (orgs.). Registros de pesquisa na educação. Fortaleza: LCR-UFC, 2002.p. 34-48.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro (Orgs.). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.
SARAT, Magda; SANTOS, Reinaldo. História oral como fonte: apontamentos metodológicos e técnicos da pesquisa. In: COSTA, Celio Juvenal; MELO, Joaquim José Pereira; FABIANO, Luiz Hermenegildo (Orgs.). Dourados, MS: Ed. UFGD, 2010. p. 49-78.
6.1 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS ABNT. Normas ABNT sobre documentação. Rio de Janeiro, 1989. Coletânea de normas. Atualização vigorando a partir de 30 jan., 2006.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999.
CANDAU, Vera Maria (Org.). Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
|