-

CMR0316 - HISTORIA E EPISTEMOLOGIA DA PSICOLOGIA - Turma: 01 (2016.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina. (13/09/2016 - 13/09/2016)

Apresentação da ementa da disciplina, seu conteúdo programático, os textos que serão utilizados e o método de avaliação.

O que é epistemologia? (15/09/2016 - 15/09/2016)

Apresentação e discussão dos textos “Alguns instrumentos conceituais” e “O que é epistemologia?”.

In: JAPIASSU, Hilton. Introdução ao pensamento epistemológico. 4. ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1986. (p. 13 – 39).

O espaço epistemológico da Psicologia. (20/09/2016 - 20/09/2016)

Apresentação e discussão do texto “O espaço epistemológico da psicologia”.

In: JAPIASSU, Hilton. A Psicologia dos psicólogos. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1983. (p. 21 – 49).

A evolução da ciência psicológica. (22/09/2016 - 22/09/2016)

Apresentação e discussão do texto “A evolução da ciência psicológica”.

In: BOCK, Ana  Mercês Bahia et all. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 1999. (p. 31 – 43).

A evolução da ciência psicológica. (27/09/2016 - 27/09/2016)

Continuação da aula anterior.

O estruturalismo. (29/09/2016 - 29/09/2016)

Apresentação e discussão do texto “O estruturalismo”.

In: SCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2006. (capítulo 5, p. 105 – 119).

O funcionalismo: desenvolvimento e fundação. (06/10/2016 - 06/10/2016)

Apresentação e discussão do texto “Psicologia aplicada: a herança do funcionalismo”.

In: SCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2006. (capítulo 7, p. 151 – 182).

Psicologia aplicada: a herança do funcionalismo. (11/10/2016 - 11/10/2016)

Apresentação e discussão do texto “Psicologia aplicada: a herança do funcionalismo”.

In: SCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2006. (capítulo 8, p. 183 – 225).

Psicanálise: primórdios. (13/10/2016 - 13/10/2016)

Apresentação e discussão do texto:“Psicanálise: primórdios”.

In: SCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2006. (capítulo 13, p. 345 – 384).

Psicanálise: primórdios. (18/10/2016 - 18/10/2016)

Continuação da aula anterior.

Psicanálise: após a fundação. (20/10/2016 - 20/10/2016)

Apresentação e discussão do texto:“Psicanálise: após a fundação”.

InSCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2006. (capítulo 14, p. 386 – 422).

Psicanálise: após a fundação. (25/10/2016 - 25/10/2016)

Continuação da aula anterior.

História da psicanálise no Brasil. (27/10/2016 - 27/10/2016)

Apresentação e discussão do texto: “História da psicanálise no Brasil: importação ou descoberta?”.

In: MASSIMI, Marina. (Org.). História da Psicologia no Brasil do século XX.  São Paulo: EPU, 2004. (p. 35 – 56).

1a. Avaliação (01/11/2016 - 01/11/2016)

1o. Processo avaliativo.

Behaviorismo: os primórdios. (03/11/2016 - 03/11/2016)

Apresentação e discussão do texto:“Behaviorismo: os primórdios”.

In: SCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2006. (capítulo 10, p. 255 – 280).

Behaviorismo: após a fundação. (08/11/2016 - 08/11/2016)

Apresentação e discussão do texto:“Behaviorismo: após a fundação”.

In: SCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2006. (capítulo 11, p. 281 – 314).

Behaviorismo: após a fundação. (10/11/2016 - 10/11/2016)

Continuação da aula anteiror.

História do Behaviorismo no Brasil. (17/11/2016 - 17/11/2016)

Apresentação e discussão do texto: “História da perspectiva behaviorista radical”.

In: MASSIMI, Marina. (Org.). História da Psicologia no Brasil do século XX. São Paulo: EPU, 2004. (p. 199 – 216).

Psicologia da Gestalt. (22/11/2016 - 22/11/2016)

Apresentação e discussão do texto: “Psicologia da Gestalt”.

In: SCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2006. (capítulo 12, p. 316 – 343).

Psicologia da Gestalt. (24/11/2016 - 24/11/2016)

Continuação da aula anteiror.

A psicologia da Gestalt no Brasil. (29/11/2016 - 29/11/2016)

Continuação da aula anteiror.

A Psicologia Humanista. (01/12/2016 - 01/12/2016)

Apresentação e discussão do texto: “A evolução da psicologia contemporânea”.

In: SCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2006. (capítulo 15, p. 424 – 448).

A Psicologia Humanista no Brasil. (06/12/2016 - 06/12/2016)

Continuação da aula anteiror.

2a. Avaliação. (08/12/2016 - 08/12/2016)

2o. Processo Avaliativo.

A Psicologia Cognitiva. (13/12/2016 - 13/12/2016)

Apresentação e discussão do texto: “A evolução da psicologia contemporânea”.

In: SCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2006. (capítulo 15, p. 424 – 448).

A Psicologia Sócio-Histórica. (15/12/2016 - 15/12/2016)

Apresentação e discussão do texto: “Psicologias em construção”.

In: BOCK, Ana Mercês Bahia et all. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 1999. (p. 85 – 96).

A Psicologia Transpessoal. (20/12/2016 - 20/12/2016)

Apresentação e discussão do texto: “A psicologia transpessoal”.

- GUIMARÃES, Carlos Antônio Fragoso. A psicologia transpessoal.

In: http://yesod.sites.uol.com.br/cadernos/edicao1/psico.htm.

A Psicologia Positiva. (05/01/2017 - 05/01/2017)

Apresentação e discussão do texto: "A Psicologia Positiva: uma nova abordagem para antigas questões".

DOS SANTOS PALUDO, Simone; KOLLER, Sílvia Helena. Psicologia Positiva: uma nova abordagem para antigas questões. Paidéia, v. 17, n. 36, p. 9-20, 2007.

In: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n36/v17n36a02.pdf

3a. Avaliação. (10/01/2017 - 10/01/2017)

3o. Processo Avaliativo.

Encerramento da disciplina. (12/01/2017 - 12/01/2017)

Encerramento da disciplina.

Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
13 15 20 22 27 29 06 11 13 18 20 25 27 01 03 08 10 17 22 24 29 01 06 08 13 15 20 05 10 12
1 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2016906**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2016905**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2016906**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2016906**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 2016905**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 2016906**** 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
18 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2016904**** 0 0 0 0 2 2 2 2 1 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 15
21 2016906**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 2016906**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
23 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2016906**** 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
25 2016905**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2016905**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
28 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2016906**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
32 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
35 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
37 2016906**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
38 2016906**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
39 2016905**** 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
40 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
43 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
44 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
45 2016905**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
46 2016906**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
47 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
3 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
4 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2016904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 15 AM
6 2016906**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
7 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2016905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
9 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
10 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
12 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
14 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
15 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
16 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
17 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2016904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
20 2016904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
21 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
24 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
26 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
28 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
29 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
30 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
31 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
32 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
33 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
34 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
35 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
37 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
38 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
39 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
41 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
42 2016906**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
43 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
44 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
45 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
46 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
47 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Visão ampla da psicologia, da evolução de seu objeto e método, numa perspectiva histórica e epistemológica. As transformações dos conceitos que deram origem e moldaram a psicologia moderna. História da Psicologia. História da Psicologia na América Latina e no Brasil. Concepção de ser humano nas teorias: associacionismo, estruturalismo, funcionalismo. Psicologia da “gestalt”, psicologia comportamental, psicanálise e cognitivismo.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas dialogadas;
• Leitura e discussões de textos;
• Atividades em grupos e/ou individual.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado tanto individualmente como coletivamente nos seguintes itens:
• Assiduidade às aulas e demais atividades realizadas no decorrer da disciplina;
• Qualidade dos trabalhos produzidos;
• Responsabilidade no cumprimento das atividades programadas;
• Frequência mínima de 75% nas atividades da disciplina.
Horário de atendimento:
Bibliografia: CARPIGIANI, Berenice. Psicologia: das raízes aos movimentos contemporâneos. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2002.
FIGUEIREDO, L. C. Revisitando as psicologias: da epistemologia à ética das práticas e discursos psicológicos. Petrópolis: Vozes, 2004.
------------. Matrizes do pensamento psicológico. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
FIGUEIREDO, L. C. & SANTI, P. L. R. de. Psicologia: uma (nova) introdução – uma visão histórica da psicologia como ciência. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2006.
JACÓ-VILELA, Ana Maria; CEREZZO, Antônio Carlos; RODRIGUES, Heliana de Barros Conde. Clio-Psyché ontem: fazeres e dizeres psi na história do Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
JACÓ-VILELA, Ana Maria; FERREIRA, Arthur Arruda Leal; PORTUGAL, Francisco Teixeira. (Orgs.). História da Psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: NAU, 2005.
JAPIASSU, Hilton. A Psicologia dos psicólogos. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1983.
------------. Introdução ao pensamento epistemológico. 4. ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1986.
NYE, Robert D. Três psicologias: ideias de Freud, Skinner e Rogers. Sao Paulo: Pioneira, 2002.
MASSIMI, Marina. & GUEDES, Maria do Carmo. História da Psicologia no Brasil: novos estudos. São Paulo: EDUC & Cortez, 2004.
MASSIMI, Marina. (Org.). História da Psicologia no Brasil do século XX. São Paulo: EPU, 2004.
SCHULTZ, Duane P. & SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2006.
GOODWIN, C. J. História da psicologia moderna. São Paulo: Cultrix, 2005.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
13/09/2016
13/09/2016
Apresentação da disciplina.
15/09/2016
15/09/2016
O que é epistemologia?
20/09/2016
20/09/2016
O espaço epistemológico da Psicologia.
22/09/2016
22/09/2016
A evolução da ciência psicológica.
27/09/2016
27/09/2016
A evolução da ciência psicológica.
29/09/2016
29/09/2016
O estruturalismo.
06/10/2016
06/10/2016
O funcionalismo: desenvolvimento e fundação.
11/10/2016
11/10/2016
Psicologia aplicada: a herança do funcionalismo.
13/10/2016
13/10/2016
Psicanálise: primórdios.
18/10/2016
18/10/2016
Psicanálise: primórdios.
20/10/2016
20/10/2016
Psicanálise: após a fundação.
25/10/2016
25/10/2016
Psicanálise: após a fundação.
27/10/2016
27/10/2016
História da psicanálise no Brasil.
01/11/2016
01/11/2016
1a. Avaliação
03/11/2016
03/11/2016
Behaviorismo: os primórdios.
08/11/2016
08/11/2016
Behaviorismo: após a fundação.
10/11/2016
10/11/2016
Behaviorismo: após a fundação.
17/11/2016
17/11/2016
História do Behaviorismo no Brasil.
22/11/2016
22/11/2016
Psicologia da Gestalt.
24/11/2016
24/11/2016
Psicologia da Gestalt.
29/11/2016
29/11/2016
A psicologia da Gestalt no Brasil.
01/12/2016
01/12/2016
A Psicologia Humanista.
06/12/2016
06/12/2016
A Psicologia Humanista no Brasil.
08/12/2016
08/12/2016
2a. Avaliação.
13/12/2016
13/12/2016
A Psicologia Cognitiva.
15/12/2016
15/12/2016
A Psicologia Sócio-Histórica.
20/12/2016
20/12/2016
A Psicologia Transpessoal.
05/01/2017
05/01/2017
A Psicologia Positiva.
10/01/2017
10/01/2017
3a. Avaliação.
12/01/2017
12/01/2017
Encerramento da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
01/11/2016 1ª Avaliação
08/12/2016 2ª Avaliação
10/01/2017 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:13