• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CMR0322 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I - Turma: 01 (2016.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (12/09/2016 - 19/09/2016)
De que trata a psicologia do desenvolvimento?
História dos conceitos de infância (21/09/2016 - 21/09/2016)
Os conceitos de infância no decorrer da história.
Os conceitos de infância (26/09/2016 - 26/09/2016)
As teorias sobre desenvolvimento infantil (28/09/2016 - 28/09/2016)
Perspectivas gerais sobre os modelos teóricos de desenvolvimento infantil
Freud e o desenvolvimento infantil (03/10/2016 - 03/10/2016)
As fases de desenvolvimento do modelo freudiano
Erik Erikson e o desenvolvimento infantil (05/10/2016 - 05/10/2016)
As fases de desenvolvimento infantil de acordo com Erikson
Piaget e o desenvolvimento infantil (10/10/2016 - 17/10/2016)
As fases de desenvolvimento de acordo com Piaget
Vigotsky e o desenvolvimento infantil (19/10/2016 - 24/10/2016)
O processo de formação de conceitos
A formação da mente (26/10/2016 - 26/10/2016)
O desenvolvimento mental
Wallon e afetividade (31/10/2016 - 31/10/2016)
O desenvolvimento afetivo na criança
   Henri Wallon (texto 6) 
O modelo de Wallon para o desenvolvimento infantil
   Infância em Wallon
Período de Habilitação: 28/11/2016 às 14:00 a 21/12/2016 às 23:59
Wallon e Afetividade II (07/11/2016 - 07/11/2016)
O desenvolvimento infantil na perspectiva de Wallon
Merleau-Ponty e a infância (09/11/2016 - 09/11/2016)
O desenvolvimento infantil como base no modelo merleau-pontyano
Diário de Leitura (14/11/2016 - 12/12/2016)

Diário de Leitura sobre a 1ª, 2ª e 3ª infâncias: desenvolvimento sensorial, motor, cognitivo, emocional, social e moral.

Links:

https://docs.google.com/file/d/0B59-MJtz0U87dmJ2UDdoZkVTQzg/view

 

https://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/608409/mod_resource/content/1/Livro%20-%20A%20crian%C3%A7a%20em%20desenvolvimento%20-%20Bee.pdf

 

http://unipvirtual.com.br/material/RECUPERACAO/EAD/PSICO_DESENV_CICLO_VITAL/geral_pdf.pdf

 

https://docsbarraespartana.files.wordpress.com/2012/03/ciclovidahumana1.pdf

Merleau-Ponty e Wallon sobre a infância (14/12/2016 - 11/01/2017)
Discorrer sobre o desenvolvimento infantil em Merleau-Ponty e Wallon
   Infância em Merleau-Ponty
Período de Habilitação: 28/11/2016 às 18:00 a 04/01/2017 às 23:59
  Merleau-Ponty e infância (texto 12) 
Texto sobre Merleau-Ponty e sua concepção de criança como ser no mundo
Encerramento da disciplina (16/01/2017 - 23/01/2017)
Resultado parcial, Exame Final e Resultado Final
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
12 14 19 21 26 28 03 05 10 17 19 24 26 31 07 09 14 16 21 23 28 30 05 07 12 14 19 21 26 28 02 04 09 11 16 18 23
1 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2016903**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
6 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
7 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
9 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2016900**** 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
11 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
12 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
13 2016900**** 0 0 2 2 2 0 2 2 2 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 48
14 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
18 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
19 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
20 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 20115**** 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
22 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
23 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
27 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
28 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
29 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
31 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
32 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 16
36 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
37 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
38 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
39 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
41 2015902**** 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 64
42 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
44 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
45 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016902**** 10,0 7,8 9,0 8.9 0 AM
2 2015901**** 10,0 8,0 8,0 8.7 6 AM
3 2016901**** 8,5 7,6 7,0 7.7 14 AM
4 2016900**** 10,0 8,5 9,0 9.2 4 AM
5 2016900**** 10,0 8,0 7,5 8.5 0 AM
6 2016903**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
7 2016900**** 10,0 10,0 8,0 9.3 6 AM
8 2016903**** 10,0 9,8 8,0 9.3 4 AM
9 2016902**** 10,0 8,0 10,0 9.3 6 AM
10 2016902**** 10,0 10,0 8,0 9.3 2 AM
11 2016900**** 10,0 10,0 8,0 9.3 2 AM
12 2016901**** 2,9 7,4 1,6 0.0 4.0 16 RF
13 20115**** 10,0 7,8 7,0 8.3 12 AM
14 2015902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
15 2016903**** 10,0 8,8 2,8 7.2 4 AM
16 2016900**** 10,0 7,0 7,0 8.0 10 AM
17 2016903**** 10,0 6,5 8,0 8.2 4 AM
18 2016903**** 10,0 7,6 8,5 8.7 2 AM
19 2016900**** 10,0 7,8 7,0 8.3 8 AM
20 2016902**** 8,5 9,0 9,0 8.8 0 AM
21 2016901**** 10,0 8,6 6,0 8.2 6 AM
22 2016902**** 10,0 9,0 8,0 9.0 2 AM
23 2016902**** 10,0 9,2 5,5 8.2 6 AM
24 2016903**** 10,0 8,2 6,0 8.1 0 AM
25 2016903**** 10,0 6,6 7,0 7.9 8 AM
26 2016902**** 10,0 9,2 5,5 8.2 6 AM
27 2016903**** 10,0 8,6 5,0 7.9 2 AM
28 2016900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
29 2016902**** 10,0 10,0 8,0 9.3 0 AM
30 2016903**** 10,0 9,4 8,0 9.1 0 AM
31 2016901**** 10,0 8,6 8,0 8.9 0 AM
32 2016902**** 10,0 9,0 5,0 8.0 0 AM
33 2016903**** 10,0 9,0 8,5 9.2 6 AM
34 2016901**** 10,0 8,6 4,5 7.7 0 AM
35 2016901**** 10,0 8,8 9,0 9.3 0 AM
36 2016903**** 10,0 7,8 7,0 8.3 2 AM
37 2016902**** 10,0 9,0 6,5 8.5 4 AM
38 2016903**** 10,0 7,6 6,0 7.9 0 AM
39 2016901**** 10,0 9,0 6,0 8.3 8 AM
40 2016902**** 5,8 8,4 6,5 6.0 6.5 12 EF
41 2016901**** 10,0 8,0 8,0 8.7 2 AM
42 2016900**** 8,5 7,8 6,0 7.4 4 AM
43 2016903**** 10,0 8,0 7,5 8.5 0 AM
44 2016902**** 8,5 8,8 8,5 8.6 4 AM
45 2016902**** 10,0 5,0 7,0 7.3 10 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Desenvolvimento psicológico da criança. Constituição do sujeito psíquico de acordo com as diferentes abordagens teóricas do desenvolvimento. Abordagem crítica e integradora dessas diferentes visões do desenvolvimento infantil. Influências históricas, sociais, geo-políticas e ambientais. Discussão de tópicos atuais relacionados com o tema.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Exposição Oral, Leitura e Discussão de Textos, Diário de Leitura e Debate.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Estudo Dirigido
Diário de Leitura
Prova escrita
Horário de atendimento: 08-10
Bibliografia: BEE, H. A criança em desenvolvimento. 9ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2003.
BEE, Helen L.. O ciclo vital. Porto Alegre: Artmed, 1997. 656 p.
COLL, César; PALACIOS, Jesús; MARCHESI, Alvaro. Desenvolvimento psicológico e educação. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 3 v.
ERIKSON, Erik Homburger. O ciclo de vida completo. Porto Alegre: Artmed, 1998. 111p.
FREUD, Sigmund; STRACHEY, James. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. VIII. Rio de Janeiro: Imago, (1970-1996).
PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 7.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. 684 p.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1987. 389 p.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/09/2016
19/09/2016
Apresentação da disciplina
21/09/2016
21/09/2016
História dos conceitos de infância
26/09/2016
26/09/2016
Os conceitos de infância
28/09/2016
28/09/2016
As teorias sobre desenvolvimento infantil
03/10/2016
03/10/2016
Freud e o desenvolvimento infantil
05/10/2016
05/10/2016
Erik Erikson e o desenvolvimento infantil
10/10/2016
17/10/2016
Piaget e o desenvolvimento infantil
19/10/2016
24/10/2016
Vigotsky e o desenvolvimento infantil
26/10/2016
26/10/2016
A formação da mente
31/10/2016
31/10/2016
Wallon e afetividade
07/11/2016
07/11/2016
Wallon e Afetividade II
09/11/2016
09/11/2016
Merleau-Ponty e a infância
14/11/2016
12/12/2016
Diário de Leitura
14/12/2016
11/01/2017
Merleau-Ponty e Wallon sobre a infância
16/01/2017
23/01/2017
Encerramento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
14/11/2016 1ª Avaliação
05/12/2016 2ª Avaliação
04/01/2017 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula somente quarta, dia 21/9 18/09/2016
Aulas somente semana que vem 12/09/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:37