-

CMR0358 - SEMINARIO PRATICA PSICOLOGICA I - Turma: 01 (2016.2)

Tópicos Aulas
Encontro inicial - apresentação da disciplina (15/09/2016 - 15/09/2016)

Apresentação da disciplina; definição dos dias dos grupos de estudo, apresentação de sugestões de bilbiografia.

Leitura do artigo: “Conceitualização cognitiva de caso: Uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo-comportamentais da Carmem Beatriz Neufeld e Carla Cristina Cavenage”.

Objetivo da leitura do artigo: em se tratando de um artigo que abarca os principais constructos da TCC é uma forma dos profissionais em formação do Estágio III estarem realizando uma reciclagem, ademais da oportunidade de estabelecerem diálogo entre teoria e prática, contribuindo à facilitação do processo de construção de conhecimento do Estágio I.

Roda de conversa sobre o artigo supracitado para o Seminário de Práticas do dia 22.09 (quinta-feira das 14 às 18 horas) com a participação das turmas do Seminário I e do III no dia 22.09 (quinta-feira0 das 14 às 18 horas na sala de avaliação do SEP.

   Conceitualização cognitiva de caso: Uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo-comportamentais 
O artigo é voltado para profissionais em formação e abarca os principais constructos da TCC, essencial ao processo de construção de conhecimento.
Discussão de artigos - Conceitualização Cognitiva de Caso; IAPEC-TCC (22/09/2016 - 22/09/2016)

- Roda de conversa sobre o artigo Conceitualização Cognitiva de Caso (NEUFELD)

- Discussão acerca do artigo Instrumento de Apoio para a Primeira Entrevista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (MURTA; ROCHA)

Seminário de Prática e roda de discussão dos Capítulos: I - Princípios básicos da terapia Cognitivo-Comportamental e II - A relação terapêutica: empirismo colaborativo em ação do livro de WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo–Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (29/09/2016 - 29/09/2016)
Seminário de Prática e roda de discussão dos Capítulos: III - Avaliação e formulação e IV - Estruturação e educação do livro de WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo–Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (06/10/2016 - 06/10/2016)
Seminário de Prática e roda de discussão dos Capítulos: V - Trabalhando com pensamentos automáticos, VI - Métodos comportamentais I: melhorando a energia, concluindo tarefas e solucionando tarefas, VII - Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo padrões de evitação e VIII - Modificando esquemas do livro de WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo–Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (13/10/2016 - 13/10/2016)
Seminário de Prática e roda de discussão do Capítulo I - O tratamento da automudança guiada e sua extensão bem-sucedida para a terapia de grupo do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013. (20/10/2016 - 20/10/2016)
Seminário de Prática e roda de discussão dos Capítulos: II - Visão geral das estratégias e técnicas da entrevista motivacional e III - Avaliação: uma vantagem inicial para o tratamento do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013. (27/10/2016 - 27/10/2016)
Seminário de Prática e roda de discussão do Capítulo IV - Tratamento da automudança guiada em formato individual do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013. (03/11/2016 - 03/11/2016)
Seminário de Prática e roda de discussão dos Capítulos: V - Integração da entrevista motivacional e das técnicas cognitivo-comportamentais na terapia de grupo e VI - Construção da coesão grupal: a música vem do grupo do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013. (10/11/2016 - 10/11/2016)
Seminário de Prática e roda de discussão dos Capítulos: VII - Manejo dos grupos: questões estruturais, VIII - Manejo dos clientes difíceis nos grupos e IX - O caminho à frente do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013. (17/11/2016 - 17/11/2016)
Seminário de Prática e roda de discussão do Módulo 5: Atenção integral na rede de saúde - Capítulos: I - Saúde Mental, Atenção Primária à Saúde e Integralidade, II - Conceitos em Atenção Primária à Saúde e Saúde da Família, III - Panorama da Estratégia Saúde da Família no Brasil, IV - Ações e Programas e V - Estratégias de Redução de Danos: da Atenção Primária à Secundária do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulo 5, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016. (24/11/2016 - 24/11/2016)
Seminário de Prática e roda de discussão do Módulo 6: Modalidades de tratamento e encaminhamento - Capítulos: I - A rede de saúde na assistência para pessoas com dependência de álcool e outras drogas: das UBS e CAPS-AD aos hospitais gerais e hospitais psiquiátricos, II - O vínculo necessário entre os equipamentos da área de saúde mental e a Estratégia Saúde da Família (ESF) na construção da Rede de Atenção Integral a pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, III - Tratamentos farmacológicos utilizados no tratamento de pessoas dependentes de substâncias, IV - Medicamentos: protagonistas ou coadjuvantes do tratamento?, V - Tratamentos psicoterápicos utilizados no tratamento de pessoas dependentes de substâncias psicotrópicas e VI - Tratamento de comorbidades associadas à dependência de drogas do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulo 6, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016. (01/12/2016 - 01/12/2016)
Seminário de Prática e roda de discussão do Módulo 6: Modalidades de tratamento e encaminhamento - Capítulo VII: Tratamento de pessoas dependentes de substâncias psicoativas em Comunidades Terapêuticas e Módulo 7: O sistema único de assistência social e as redes comunitárias - Capítulos: I - O Sistema Único de Assistência Social – SUAS: perspectivas para o trabalho integrado com a questão do crack e outras drogas, II - Recursos da comunidade para lidar com o uso abusivo e a dependência de álcool e outras drogas: alternativas e reinserção social e III - A participação da família na prevenção e no tratamento de dependência de álcool e outras drogas: o papel dos pais e dos cônjuges do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulos 6 e 7, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016. (08/12/2016 - 08/12/2016)
Seminário de Prática e roda de discussão do Módulo 7: O sistema único de assistência social e as redes comunitárias - Capítulos: IV - Abordagem familiar: cuidados às famílias com pessoas que usam álcool e outras drogas pelas equipes de Saúde da Família, V - Grupos de Ajuda Mútua no tratamento de pessoas dependentes de substâncias psicoativas e VI - Terapia Comunitária sistêmica integrativa: definição, objetivos e pressupostos do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulo 7, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016. (15/12/2016 - 15/12/2016)
Avaliação e encerramento da disciplina (22/12/2016 - 22/12/2016)
Não Haverá Aula - recesso acadêmico (29/12/2016)
Não Haverá Aula - concluída carga horária e conteúdo programático (05/01/2017)
Não Haverá Aula - concluída carga horária e conteúdo programático (12/01/2017)
Não Haverá Aula - concluída carga horária e conteúdo programático (19/01/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 15 22
1 201392**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 201392**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 8
3 20124**** 0 4 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 12
4 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201392**** 0 0 0 4 0 0 0 0 1 4 0 0 0 0 0 9
6 201392**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4 0 0 0 0 0 6
7 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
8 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201393**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
2 201390**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 20124**** 8,0 8,0 8,0 8.0 12 AM
4 201393**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
5 201392**** 9,0 9,0 9,0 9.0 6 AM
6 201392**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
7 201392**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
8 201392**** 9,0 9,0 9,0 9.0 9 AM
9 201392**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
10 201391**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discussão teórica de grandes temas da psicologia na contemporaneidade, relacionando-os às especificidades dos campos de atuação dos Estágios em Psicologia (conforme a ênfase escolhida pelo aluno).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 1- EMENTA
Discussão teórica de grandes temas da psicologia na contemporaneidade, relacionando-os às especificidades dos campos de atuação dos Estágios em Psicologia (conforme a ênfase escolhida pelo aluno).

2- OBJETIVO:
Estabelecer diálogo entre teoria e prática, a partir da análise crítica dos atendimentos realizados na clínica psicológica.
Desenvolver a análise crítica teórico prática

3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Análise crítica teórico prática;
• Problematizar o campo de estágio e analisar criticamente as estratégias de intervenção desenvolvidas;
• Estabelecer diálogo entre teoria e prática

4 – PROCEDIMENTO DE ENSINO
Supervisão da análise teórico prática dos atendimentos; seminários e rodas de debate.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Pontualidade, assiduidade às diferentes atividades relacionadas ao Seminário de Práticas. Apresentação da análise crítica teórico prática de um dos atendimentos.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Básica:

Neufeld, C. B. & Cavenage, C. C. (2010). Conceitualização cognitiva de caso: uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo-comportamentais. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 6(2), 3-36.

MURTA, S.G.; ROCHA, S.G.M. Instrumento de apoio para a primeira entrevista em psicoterapia cognitivo-comportamental. Psicologia Clínica, v. 26, n.2. Rio de Janeiro: 2014. p. 33-47.

WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo–Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013.

Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulo 5-7, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/09/2016
15/09/2016
Encontro inicial - apresentação da disciplina
22/09/2016
22/09/2016
Discussão de artigos - Conceitualização Cognitiva de Caso; IAPEC-TCC
29/09/2016
29/09/2016
Seminário de Prática e roda de discussão dos Capítulos: I - Princípios básicos da terapia Cognitivo-Comportamental e II - A relação terapêutica: empirismo colaborativo em ação do livro de WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo–Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
06/10/2016
06/10/2016
Seminário de Prática e roda de discussão dos Capítulos: III - Avaliação e formulação e IV - Estruturação e educação do livro de WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo–Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
13/10/2016
13/10/2016
Seminário de Prática e roda de discussão dos Capítulos: V - Trabalhando com pensamentos automáticos, VI - Métodos comportamentais I: melhorando a energia, concluindo tarefas e solucionando tarefas, VII - Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo padrões de evitação e VIII - Modificando esquemas do livro de WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo–Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
20/10/2016
20/10/2016
Seminário de Prática e roda de discussão do Capítulo I - O tratamento da automudança guiada e sua extensão bem-sucedida para a terapia de grupo do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013.
27/10/2016
27/10/2016
Seminário de Prática e roda de discussão dos Capítulos: II - Visão geral das estratégias e técnicas da entrevista motivacional e III - Avaliação: uma vantagem inicial para o tratamento do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013.
03/11/2016
03/11/2016
Seminário de Prática e roda de discussão do Capítulo IV - Tratamento da automudança guiada em formato individual do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013.
10/11/2016
10/11/2016
Seminário de Prática e roda de discussão dos Capítulos: V - Integração da entrevista motivacional e das técnicas cognitivo-comportamentais na terapia de grupo e VI - Construção da coesão grupal: a música vem do grupo do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013.
17/11/2016
17/11/2016
Seminário de Prática e roda de discussão dos Capítulos: VII - Manejo dos grupos: questões estruturais, VIII - Manejo dos clientes difíceis nos grupos e IX - O caminho à frente do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013.
24/11/2016
24/11/2016
Seminário de Prática e roda de discussão do Módulo 5: Atenção integral na rede de saúde - Capítulos: I - Saúde Mental, Atenção Primária à Saúde e Integralidade, II - Conceitos em Atenção Primária à Saúde e Saúde da Família, III - Panorama da Estratégia Saúde da Família no Brasil, IV - Ações e Programas e V - Estratégias de Redução de Danos: da Atenção Primária à Secundária do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulo 5, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016.
01/12/2016
01/12/2016
Seminário de Prática e roda de discussão do Módulo 6: Modalidades de tratamento e encaminhamento - Capítulos: I - A rede de saúde na assistência para pessoas com dependência de álcool e outras drogas: das UBS e CAPS-AD aos hospitais gerais e hospitais psiquiátricos, II - O vínculo necessário entre os equipamentos da área de saúde mental e a Estratégia Saúde da Família (ESF) na construção da Rede de Atenção Integral a pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, III - Tratamentos farmacológicos utilizados no tratamento de pessoas dependentes de substâncias, IV - Medicamentos: protagonistas ou coadjuvantes do tratamento?, V - Tratamentos psicoterápicos utilizados no tratamento de pessoas dependentes de substâncias psicotrópicas e VI - Tratamento de comorbidades associadas à dependência de drogas do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulo 6, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016.
08/12/2016
08/12/2016
Seminário de Prática e roda de discussão do Módulo 6: Modalidades de tratamento e encaminhamento - Capítulo VII: Tratamento de pessoas dependentes de substâncias psicoativas em Comunidades Terapêuticas e Módulo 7: O sistema único de assistência social e as redes comunitárias - Capítulos: I - O Sistema Único de Assistência Social – SUAS: perspectivas para o trabalho integrado com a questão do crack e outras drogas, II - Recursos da comunidade para lidar com o uso abusivo e a dependência de álcool e outras drogas: alternativas e reinserção social e III - A participação da família na prevenção e no tratamento de dependência de álcool e outras drogas: o papel dos pais e dos cônjuges do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulos 6 e 7, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016.
15/12/2016
15/12/2016
Seminário de Prática e roda de discussão do Módulo 7: O sistema único de assistência social e as redes comunitárias - Capítulos: IV - Abordagem familiar: cuidados às famílias com pessoas que usam álcool e outras drogas pelas equipes de Saúde da Família, V - Grupos de Ajuda Mútua no tratamento de pessoas dependentes de substâncias psicoativas e VI - Terapia Comunitária sistêmica integrativa: definição, objetivos e pressupostos do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulo 7, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016.
22/12/2016
22/12/2016
Avaliação e encerramento da disciplina
29/12/2016
29/12/2016
Não Haverá Aula - recesso acadêmico
05/01/2017
05/01/2017
Não Haverá Aula - concluída carga horária e conteúdo programático
12/01/2017
12/01/2017
Não Haverá Aula - concluída carga horária e conteúdo programático
19/01/2017
19/01/2017
Não Haverá Aula - concluída carga horária e conteúdo programático
Avaliações
Data Descrição
20/10/2016 1ª Avaliação
17/11/2016 2ª Avaliação
15/12/2016 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Grupo de Estudos 24/09/2016
Seminário de Práticas - Reunião dia 15.09 13/09/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1075 16/05/2024 15:18