-

PPGED173 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO II - Turma: 01 (2016.2)

Tópicos Aulas
Epistemologia da pesquisa em educação (16/09/2016 - 16/09/2016)
Epistemologia da pesquisa em educação (23/09/2016 - 23/09/2016)
Epistemologia da pesquisa em educação (30/09/2016 - 30/09/2016)
Problematização do objeto e fundamentação do problema de pesquisa (07/10/2016 - 28/10/2016)
Pesquisa narrativa; História oral e História de vida; (04/11/2016 - 25/11/2016)
Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa dos mestrandos e doutorandos. (02/12/2016 - 16/12/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
16 23 30 07 14 21 04 11 18 25 02 09 16
1 201410**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 201410**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 201410**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
6 201410**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo aprofundado de temática específica, atual e relativa a uma das duas linhas de pesquisa do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será trabalhada por meio de atividades diversificadas, numa perspectiva de construção individual e coletiva de conhecimentos, privilegiando as interações, as reflexões, o debate. Assim, serão desenvolvidas as seguintes atividades de ensino-aprendizagem:
• Aulas expositivas – Exposição oral, abordando os conteúdos programáticos da disciplina. Os temas trabalhados serão discutidos posteriormente nos grupos de estudos.
• Grupos de discussão – A partir dos conteúdos específicos de cada unidade de estudo, subsidiados através de leitura de textos, serão planejados grupos de discussão.
• Trabalho em grupo – Discussões tendo como referência os temas propostos nas diferentes unidades de estudo, caracteriza-se como espaço de questionamentos e de análises e reflexões no âmbito da disciplina.
• Leitura de textos (livros, artigos e outros materiais impressos ou em forma eletrônica): debates em grupos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado individualmente e em grupo através do acompanhamento das atividades desenvolvidas na aula e extra-sala de aula, observando aspectos legais definidos por esta IES.
 Assiduidade;
 Responsabilidade nas atividades desenvolvidas;
 Interesse, participação e compromisso com as atividades propostas;
 Pontualidade;
 Qualidade dos trabalhos produzidos.
De forma mais específica as atividades de avaliação incluirão:
• Trabalho Individual
• Seminários
• Oficinas da prática pedagógica.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALAMI, S.; DESJEUX, D.; GARABUAU-MOUSSAOUI, I. Os métodos qualitativos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.


BRZEZINSKI, I.; ABBUD, M. L. M.; OLIVEIRA, C. C. de. (Org.). Percursos de pesquisa em educação. Ijuí: Unijuí, 2007.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.

FAZENDA, I. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1993.

FRANCO, M. L. P. B. Análise do conteúdo. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Liber Livro Editora, 2012.

HOUSSAYE, J. et al. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

OLIVEIRA, I. B. de.; ALVES, N. Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008.

SÁNCHEZ GAMBOA. S. Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas, SP: Práxis, 1998.

SZYMANSKI, H. (Org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro Editora, 2004.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
16/09/2016
16/09/2016
Epistemologia da pesquisa em educação
23/09/2016
23/09/2016
Epistemologia da pesquisa em educação
30/09/2016
30/09/2016
Epistemologia da pesquisa em educação
07/10/2016
28/10/2016
Problematização do objeto e fundamentação do problema de pesquisa
04/11/2016
25/11/2016
Pesquisa narrativa; História oral e História de vida;
02/12/2016
16/12/2016
Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa dos mestrandos e doutorandos.
Avaliações
Data Descrição
30/09/2016 1ª Avaliação
21/10/2016 2ª Avaliação
25/11/2016 3ª Avaliação
16/12/2016 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula 20/10/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 09:33