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CMR0360 - ESTAGIO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA I / PSICOLOGIA CLINICA - Turma: 04 (2016.2)

Tópicos Aulas
Encontro inicial: role play entrevista clínica (2h) roda de conversa (1h) (12/09/2016 - 12/09/2016)
Definição da bibliografia do grupo de estudos (1h) (13/09/2016 - 13/09/2016)
Supervisão de estágio (4h), contrato de trabalho e documentação do estágio e relatório (15/09/2016 - 15/09/2016)

- Roda de conversa sobre o Regimento do SEP

- Orientações acerca da documentação do Estágio I

OBS: Levar computador para preencher os documentos.

- Discussão acerca do artigo Conceitualização Cognitiva de Caso

 

Segue em anexo os documentos referentes ao Estágio I, bem como os documentos necessários ao relatório. Os documentos encontram-se preenchidos com as informações gerais ncessitando apenas o preenchimento dos dados pessoais de cada discente.

QUANTIDADE DE CÓPIAS

  • Ficha de dados do aluno: 1 cópia;
  • Plano de atividades: 1 cópia;
  • Termo de Compromisso de Estágio: 3 cópias;
  • Idenficação: 1 cópia;
  • Declaração: 2 cópias;
  • Ficha de atividades: 2 cópias;
  • Atestado de matrícula: 1 cópia.

INSTRUÇÕES

  • Preencher campos em VERMELHO, porém mudar a cor da fonte para preto. Todo o texto deve ser digitado em cor preta;
  • Ler todos os documentos e conferir se os dados estão corretos e de acordo com a carga horária total do estágio (180 horas para o Estágio I e 210 para o Estágio III) e o período (8º ou 10º); 
  • Assinar os documentos com caneta de tinta azul ou preta;
  • Imprimir ATESTADO de matrícula (NÃO é a confirmação de matrícula);
  • Imprimir a quantidade de cópias especificadas em cada documento.
 
Além disso, acho interessante avisar que:
  • Em caso de dúvida, nos procurem; 
  • Levem a documentação na segunda, no horário do Grupo de Estudo JÁ PREENCHIDA;
  • Eventuais dúvidas serão esclarecidas;
  • Levem notebook, se possível.
   Ficha de Dados do Aluno 
Role play dos atendimentos psicoterápicos (2h) e apresentação da estrutura do relatório de estágio (2h) (17/09/2016 - 17/09/2016)
Role play dos atendimentos psicoterápicos (2h) e roda de conversa sobre a atividade (1h) (19/09/2016 - 19/09/2016)
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão do artigo Neufeld, C. B. & Cavenage, C. C. (2010). Conceitualização cognitiva de caso: uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo-comportamentais. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 6(2), 3-36. (20/09/2016 - 20/09/2016)
Supervisão de estágio (4h), esclarecimento de dúvidas acerca da documentação e funcionamento (22/09/2016 - 22/09/2016)

Realização do contrato de trabalho pautado no Regulamento do SEP.

Leitura do regulamento e esclarecimentos de possíveis dúvidas acerca do funcionamento do Serviço Escola de Psicologia.

Apresentação da documentação do Estágio Profissional a ser prenchida e definição da data de entrega.

Apresentação da estrutura do relatório e documentos anexos.

  2_Relatorio_Declaração Estagio I.doc 
Anexar ao relatório
  1_Estagio_Termo de Compromisso de Estagio 2016_03 vias.docx 
Preencher e entregar ao supervisor
  2_Estagio_Ficha de Dados do Aluno_01 via.docx 
Preencher e entregar ao supervisor
  1_Relatorio_Folha de rosto.docx 
Documento a ser anexado no relatório
  3_Estagio_Plano-de--Estagio.docx 
Preencher e entregar ao supervisor
  4_Estagio_Dados preenchimento.docx 
Orientações quanto ao preenchimento
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e elaboração do relatório de estágio (2h) (24/09/2016 - 24/09/2016)
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e grupo de estudos (1h) e, roda de discussão do artigo MURTA, S.G.; ROCHA, S.G.M. Instrumento de apoio para a primeira entrevista em psicoterapia cognitivo-comportamental. Psicologia Clínica, v. 26, n.2. Rio de Janeiro: 2014. p. 33-47. (26/09/2016 - 26/09/2016)
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão dos Capítulos: I - Princípios básicos da terapia Cognitivo-Comportamental e II - A relação terapêutica: empirismo colaborativo em ação do livro de WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo–Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (27/09/2016 - 27/09/2016)
Supervisão de estágio (4h) (29/09/2016 - 29/09/2016)
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e elaboração do relatório de estágio (2h) (01/10/2016 - 01/10/2016)
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e grupo de estudos (1h) e, e roda de discussão dos Capítulos: I - Princípios básicos da terapia Cognitivo-Comportamental e II - A relação terapêutica: empirismo colaborativo em ação do livro de WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo–Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (03/10/2016 - 03/10/2016)
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão dos Capítulos: III - Avaliação e formulação e IV - Estruturação e educação do livro de WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo–Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (04/10/2016 - 04/10/2016)
Supervisão de estágio (4h) (06/10/2016 - 06/10/2016)
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e elaboração do relatório de estágio (2h) (08/10/2016 - 08/10/2016)
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e grupo de estudos (1h) e, roda de discussão dos Capítulos: III - Avaliação e formulação e IV - Estruturação e educação do livro de WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo–Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (10/10/2016 - 10/10/2016)
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão dos Capítulos: V - Trabalhando com pensamentos automáticos, VI - Métodos comportamentais I: melhorando a energia, concluindo tarefas e solucionando tarefas, VII - Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo padrões de evitação e VIII - Modificando esquemas do livro de WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo–Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (11/10/2016 - 11/10/2016)
Supervisão de estágio (4h) (13/10/2016 - 13/10/2016)
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e elaboração do relatório de estágio (2h) (15/10/2016 - 15/10/2016)
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e, grupo de estudos (1h) e roda de discussão dos Capítulos: V - Trabalhando com pensamentos automáticos, VI - Métodos comportamentais I: melhorando a energia, concluindo tarefas e solucionando tarefas, VII - Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo padrões de evitação e VIII - Modificando esquemas do livro de WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo–Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. (17/10/2016 - 17/10/2016)
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão do Capítulo I - O tratamento da automudança guiada e sua extensão bem-sucedida para a terapia de grupo do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013. (18/10/2016 - 18/10/2016)
Supervisão de estágio (4h) (20/10/2016 - 20/10/2016)
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e elaboração do relatório de estágio (2h) (22/10/2016 - 22/10/2016)
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e, grupo de estudos (1h) e roda de discussão do Capítulo I - O tratamento da automudança guiada e sua extensão bem-sucedida para a terapia de grupo do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013. (24/10/2016 - 24/10/2016)
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão dos Capítulos: II - Visão geral das estratégias e técnicas da entrevista motivacional e III - Avaliação: uma vantagem inicial para o tratamento do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013. (25/10/2016 - 25/10/2016)
Supervisão de estágio (4h) (27/10/2016 - 27/10/2016)
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e elaboração do relatório de estágio (2h) (29/10/2016 - 29/10/2016)
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e, grupo de estudos (1h) e roda de discussão dos Capítulos: II - Visão geral das estratégias e técnicas da entrevista motivacional e III - Avaliação: uma vantagem inicial para o tratamento do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013. (31/10/2016 - 31/10/2016)
  Cronograma Grupo de Estudos 
Boa noite, prezados. Segue em anexo o cronograma referente ao grupo de estudos.
  Cronograma Atualizado - Grupo de Estudos 
Segue em anexo o cronograma atualizado do grupo de estudos.
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão do Capítulo IV - Tratamento da automudança guiada em formato individual do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013. (01/11/2016 - 01/11/2016)

Em anexo as normas para o funcionamento do SEP. Esse documento vai ser útil na elaboração do relatório.

Supervisão de estágio (4h) (03/11/2016 - 03/11/2016)
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e elaboração do relatório de estágio (2h) (05/11/2016 - 05/11/2016)

Em anexo os capítulos 5, 6 e 7.

Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e grupo de estudos (1h) e, roda de discussão do Capítulo IV - Tratamento da automudança guiada em formato individual do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013. (07/11/2016 - 07/11/2016)
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão dos Capítulos: V - Integração da entrevista motivacional e das técnicas cognitivo-comportamentais na terapia de grupo e VI - Construção da coesão grupal: a música vem do grupo do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013. (08/11/2016 - 08/11/2016)
Supervisão de estágio (4h) (10/11/2016 - 10/11/2016)
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e elaboração do relatório de estágio (2h) (12/11/2016 - 12/11/2016)
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e, grupo de estudos (1h) e roda de discussão dos Capítulos: V - Integração da entrevista motivacional e das técnicas cognitivo-comportamentais na terapia de grupo e VI - Construção da coesão grupal: a música vem do grupo do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013. (14/11/2016 - 14/11/2016)
Feriado - Proclamação da República (15/11/2016 - 15/11/2016)
Reposição do grupo de estudos (3h) do dia 15.11 relativo feriado da Proclamação da República. Roda de discussão dos Capítulos: VII - Manejo dos grupos: questões estruturais, VIII - Manejo dos clientes difíceis nos grupos e IX - O caminho à frente do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013. (16/11/2016 - 16/11/2016)
SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013. - Capítulo 7 – Manejo dos grupos: questões estruturais (Flávio Nascimento e Tácio Ferreira) - Capítulo 8 – Manejo dos clientes difíceis nos grupos (Anísia Pereira e Lucíria Oliveira) - Capítulo 9 – O caminho à frente (Fabiana Rodrigues, Laiane Galeno e Wesley)
Supervisão de estágio (4h) (17/11/2016 - 17/11/2016)
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e elaboração do relatório de estágio (2h) (19/11/2016 - 19/11/2016)
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e grupo de estudos (1h) e, roda de discussão dos Capítulos: VII - Manejo dos grupos: questões estruturais, VIII - Manejo dos clientes difíceis nos grupos e IX - O caminho à frente do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013. (21/11/2016 - 21/11/2016)
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão do Módulo 5: Atenção integral na rede de saúde - Capítulos: I - Saúde Mental, Atenção Primária à Saúde e Integralidade, II - Conceitos em Atenção Primária à Saúde e Saúde da Família, III - Panorama da Estratégia Saúde da Família no Brasil, IV - Ações e Programas e V - Estratégias de Redução de Danos: da Atenção Primária à Secundária do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulo 5, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016. (22/11/2016 - 22/11/2016)
Supervisão de estágio (4h) (24/11/2016 - 24/11/2016)
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e elaboração do relatório de estágio (2h) (26/11/2016 - 26/11/2016)
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e grupo de estudos (1h) e, roda de discussão do Módulo 5: Atenção integral na rede de saúde - Capítulos: I - Saúde Mental, Atenção Primária à Saúde e Integralidade, II - Conceitos em Atenção Primária à Saúde e Saúde da Família, III - Panorama da Estratégia Saúde da Família no Brasil, IV - Ações e Programas e V - Estratégias de Redução de Danos: da Atenção Primária à Secundária do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulo 5, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016. (28/11/2016 - 28/11/2016)
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão do Módulo 6: Modalidades de tratamento e encaminhamento - Capítulos: I - A rede de saúde na assistência para pessoas com dependência de álcool e outras drogas: das UBS e CAPS-AD aos hospitais gerais e hospitais psiquiátricos, II - O vínculo necessário entre os equipamentos da área de saúde mental e a Estratégia Saúde da Família (ESF) na construção da Rede de Atenção Integral a pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, III - Tratamentos farmacológicos utilizados no tratamento de pessoas dependentes de substâncias, IV - Medicamentos: protagonistas ou coadjuvantes do tratamento?, V - Tratamentos psicoterápicos utilizados no tratamento de pessoas dependentes de substâncias psicotrópicas e VI - Tratamento de comorbidades associadas à dependência de drogas do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulo 6, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016. (29/11/2016 - 29/11/2016)
Supervisão de estágio (4h) (01/12/2016 - 01/12/2016)
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e elaboração do relatório de estágio (2h) (03/12/2016 - 03/12/2016)
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e grupo de estudos (1h) e, roda de discussão do Módulo 6: Modalidades de tratamento e encaminhamento - Capítulos: I - A rede de saúde na assistência para pessoas com dependência de álcool e outras drogas: das UBS e CAPS-AD aos hospitais gerais e hospitais psiquiátricos, II - O vínculo necessário entre os equipamentos da área de saúde mental e a Estratégia Saúde da Família (ESF) na construção da Rede de Atenção Integral a pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, III - Tratamentos farmacológicos utilizados no tratamento de pessoas dependentes de substâncias, IV - Medicamentos: protagonistas ou coadjuvantes do tratamento?, V - Tratamentos psicoterápicos utilizados no tratamento de pessoas dependentes de substâncias psicotrópicas e VI - Tratamento de comorbidades associadas à dependência de drogas do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulo 6, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016. (05/12/2016 - 05/12/2016)
Supervisão de estágio: Relatório (4h) (05/12/2016 - 05/12/2016)
Aula Extra.
Supervisões do relatório final de Estágio (4h) (05/12/2016 - 08/12/2016)
  HORÁRIOS DE SUPERVISÃO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO PROFISSIONAL.docx 
Em anexo os horários da supervisão do relatório de Estágio
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão do Módulo 6: Modalidades de tratamento e encaminhamento - Capítulo VII: Tratamento de pessoas dependentes de substâncias psicoativas em Comunidades Terapêuticas e Módulo 7: O sistema único de assistência social e as redes comunitárias - Capítulos: I - O Sistema Único de Assistência Social – SUAS: perspectivas para o trabalho integrado com a questão do crack e outras drogas, II - Recursos da comunidade para lidar com o uso abusivo e a dependência de álcool e outras drogas: alternativas e reinserção social e III - A participação da família na prevenção e no tratamento de dependência de álcool e outras drogas: o papel dos pais e dos cônjuges do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulos 6 e 7, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016. (06/12/2016 - 06/12/2016)
Supervisão de estágio - relatório (4h) (06/12/2016 - 06/12/2016)
Aula Extra.
Supervisão de estágio (4h) (08/12/2016 - 08/12/2016)
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e supervisão do relatório de estágio(2h) (10/12/2016 - 10/12/2016)
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e grupo de estudos (1h) e, roda de discussão do Módulo 6: Modalidades de tratamento e encaminhamento - Capítulo VII: Tratamento de pessoas dependentes de substâncias psicoativas em Comunidades Terapêuticas e Módulo 7: O sistema único de assistência social e as redes comunitárias - Capítulos: I - O Sistema Único de Assistência Social – SUAS: perspectivas para o trabalho integrado com a questão do crack e outras drogas, II - Recursos da comunidade para lidar com o uso abusivo e a dependência de álcool e outras drogas: alternativas e reinserção social e III - A participação da família na prevenção e no tratamento de dependência de álcool e outras drogas: o papel dos pais e dos cônjuges do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulos 6 e 7, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016. (12/12/2016 - 12/12/2016)
Grupo de estudos (1h)e roda de discussão do Módulo 7: O sistema único de assistência social e as redes comunitárias - Capítulos: IV - Abordagem familiar: cuidados às famílias com pessoas que usam álcool e outras drogas pelas equipes de Saúde da Família, V - Grupos de Ajuda Mútua no tratamento de pessoas dependentes de substâncias psicoativas e VI - Terapia Comunitária sistêmica integrativa: definição, objetivos e pressupostos do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulo 7, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016. (13/12/2016 - 13/12/2016)
Supervisão de estágio (4h) (15/12/2016 - 15/12/2016)
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e supervisão do relatório de estágio (2h) (17/12/2016 - 17/12/2016)
Finalização do atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h). Carga horária e conteúdo programático concluídos (19/12/2016 - 19/12/2016)
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão do Módulo 7: O sistema único de assistência social e as redes comunitárias - Capítulos: IV - Abordagem familiar: cuidados às famílias com pessoas que usam álcool e outras drogas pelas equipes de Saúde da Família, V - Grupos de Ajuda Mútua no tratamento de pessoas dependentes de substâncias psicoativas e VI - Terapia Comunitária sistêmica integrativa: definição, objetivos e pressupostos do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulo 7, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016.. Carga horária e conteúdo programático concluídos (20/12/2016 - 20/12/2016)
Supervisão de estágio (4h). Carga horária e conteúdo programático concluídos. (22/12/2016 - 22/12/2016)
Finalização do planejamento dos atendimentos repassados (2h) Relatório (2h). Carga horária e conteúdo programático concluídos (23/12/2016 - 23/12/2016)
Aula Extra.
Não Haverá Aula - Véspera de Natal (24/12/2016)
Não Haverá Aula - recesso acadêmico (26/12/2016)
Não Haverá Aula - recesso acadêmico (27/12/2016)
Não Haverá Aula - recesso acadêmico (29/12/2016)
Não Haverá Aula - recesso acadêmico (31/12/2016)
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional (02/01/2017)
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional (03/01/2017)
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional (05/01/2017)
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional (07/01/2017)
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional (09/01/2017)
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional (10/01/2017)
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional (12/01/2017)
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional (14/01/2017)
Não Haverá Aula - Carga horária e conteúdo programático concluídos (16/01/2017)
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional (17/01/2017)
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional (19/01/2017)
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional (21/01/2017)
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional (23/01/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
12 13 15 17 19 20 22 24 26 27 29 01 03 04 06 08 10 11 13 15 17 18 20 22 24 25 27 29 31 01 03 05 07 08 10 12 14 16 17 19 21 22 24 26 28 29 01 03 05 06 08 10 12 13 15 17 19 20 22 23
1 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 1 1 4 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 4 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 16
3 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 16
4 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 16
7 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 8
9 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201393**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
2 201392**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 16 AM
3 201390**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
4 201392**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 16 AM
5 201392**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
6 201393**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
7 201391**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
8 201392**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
9 20124**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 16 AM
10 201392**** 7,0 7,0 7,0 7,0 7.0 2 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Elaboração do projeto do Estágio Profissional em Psicologia: problematização da realidade, definição dos objetivos, das metodologias de intervenção e de avaliação do estágio. Atividades desenvolvidas com supervisão acadêmica e também, preferencialmente, local. Em Estágio Profissional em Psicologia I, ênfase em Saúde Coletiva, inserção prioritária em comunidades, instituições e contextos rurais.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 1 - EMENTA
Integração teórico-prática de conhecimentos, habilidades e atitudes para uma prática profissional a ser desenvolvida em contextos comunitários e/ou instituições formais ou informais. Elaboração do projeto de Estágio Profissional em Psicologia. Atividades desenvolvidas com supervisão e, preferencialmente, local.

2 – OBJETIVOS
Geral:
• Elaborar o projeto de Estágio Profissional I, de acordo com as demandas encontradas no trabalho de campo.

Específicos:
• Realizar triagem;
• Desempenhar acolhimento e co-responsabilização do cuidado;
• Realizar avaliação psicológica: entrevista clínica, aplicação de testes; laudos, relatórios e pareceres;
• Realizar atendimento clínico individual, em grupo e familiar em diferentes faixas etárias;
• Realizar reuniões periódicas com a equipe do SEP para organização das ações/atividades do serviço;
• Realizar orientação e aconselhamento de paciente, familiares e cuidadores, de forma individual e/ou grupal;
• Desempenhar atividades voltadas para prevenção e promoção de saúde.
3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Instrumentos de avaliação e elaboração de documentos psicológicos;
• Problematizar o campo de estágio e analisar criticamente as estratégias de intervenção desenvolvidas;
• Supervisão de triagem e de casos de acordo com a demanda.
4 – PROCEDIMENTO DE ENSINO
Supervisão dos atendimentos de forma individual e/ou em grupo; roda de debate.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Pontualidade, assiduidade às diferentes atividades do estágio (atendimentos e supervisões) e avaliação individual - elaboração do relatório final.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Indicada de acordo com as demandas dos atendimentos psicoterápicos

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/09/2016
12/09/2016
Encontro inicial: role play entrevista clínica (2h) roda de conversa (1h)
13/09/2016
13/09/2016
Definição da bibliografia do grupo de estudos (1h)
15/09/2016
15/09/2016
Supervisão de estágio (4h), contrato de trabalho e documentação do estágio e relatório
17/09/2016
17/09/2016
Role play dos atendimentos psicoterápicos (2h) e apresentação da estrutura do relatório de estágio (2h)
19/09/2016
19/09/2016
Role play dos atendimentos psicoterápicos (2h) e roda de conversa sobre a atividade (1h)
20/09/2016
20/09/2016
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão do artigo Neufeld, C. B. & Cavenage, C. C. (2010). Conceitualização cognitiva de caso: uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo-comportamentais. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 6(2), 3-36.
22/09/2016
22/09/2016
Supervisão de estágio (4h), esclarecimento de dúvidas acerca da documentação e funcionamento
24/09/2016
24/09/2016
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e elaboração do relatório de estágio (2h)
26/09/2016
26/09/2016
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e grupo de estudos (1h) e, roda de discussão do artigo MURTA, S.G.; ROCHA, S.G.M. Instrumento de apoio para a primeira entrevista em psicoterapia cognitivo-comportamental. Psicologia Clínica, v. 26, n.2. Rio de Janeiro: 2014. p. 33-47.
27/09/2016
27/09/2016
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão dos Capítulos: I - Princípios básicos da terapia Cognitivo-Comportamental e II - A relação terapêutica: empirismo colaborativo em ação do livro de WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo–Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
29/09/2016
29/09/2016
Supervisão de estágio (4h)
01/10/2016
01/10/2016
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e elaboração do relatório de estágio (2h)
03/10/2016
03/10/2016
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e grupo de estudos (1h) e, e roda de discussão dos Capítulos: I - Princípios básicos da terapia Cognitivo-Comportamental e II - A relação terapêutica: empirismo colaborativo em ação do livro de WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo–Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
04/10/2016
04/10/2016
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão dos Capítulos: III - Avaliação e formulação e IV - Estruturação e educação do livro de WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo–Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
06/10/2016
06/10/2016
Supervisão de estágio (4h)
08/10/2016
08/10/2016
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e elaboração do relatório de estágio (2h)
10/10/2016
10/10/2016
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e grupo de estudos (1h) e, roda de discussão dos Capítulos: III - Avaliação e formulação e IV - Estruturação e educação do livro de WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo–Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
11/10/2016
11/10/2016
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão dos Capítulos: V - Trabalhando com pensamentos automáticos, VI - Métodos comportamentais I: melhorando a energia, concluindo tarefas e solucionando tarefas, VII - Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo padrões de evitação e VIII - Modificando esquemas do livro de WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo–Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
13/10/2016
13/10/2016
Supervisão de estágio (4h)
15/10/2016
15/10/2016
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e elaboração do relatório de estágio (2h)
17/10/2016
17/10/2016
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e, grupo de estudos (1h) e roda de discussão dos Capítulos: V - Trabalhando com pensamentos automáticos, VI - Métodos comportamentais I: melhorando a energia, concluindo tarefas e solucionando tarefas, VII - Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo padrões de evitação e VIII - Modificando esquemas do livro de WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo–Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
18/10/2016
18/10/2016
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão do Capítulo I - O tratamento da automudança guiada e sua extensão bem-sucedida para a terapia de grupo do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013.
20/10/2016
20/10/2016
Supervisão de estágio (4h)
22/10/2016
22/10/2016
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e elaboração do relatório de estágio (2h)
24/10/2016
24/10/2016
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e, grupo de estudos (1h) e roda de discussão do Capítulo I - O tratamento da automudança guiada e sua extensão bem-sucedida para a terapia de grupo do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013.
25/10/2016
25/10/2016
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão dos Capítulos: II - Visão geral das estratégias e técnicas da entrevista motivacional e III - Avaliação: uma vantagem inicial para o tratamento do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013.
27/10/2016
27/10/2016
Supervisão de estágio (4h)
29/10/2016
29/10/2016
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e elaboração do relatório de estágio (2h)
31/10/2016
31/10/2016
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e, grupo de estudos (1h) e roda de discussão dos Capítulos: II - Visão geral das estratégias e técnicas da entrevista motivacional e III - Avaliação: uma vantagem inicial para o tratamento do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013.
01/11/2016
01/11/2016
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão do Capítulo IV - Tratamento da automudança guiada em formato individual do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013.
03/11/2016
03/11/2016
Supervisão de estágio (4h)
05/11/2016
05/11/2016
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e elaboração do relatório de estágio (2h)
07/11/2016
07/11/2016
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e grupo de estudos (1h) e, roda de discussão do Capítulo IV - Tratamento da automudança guiada em formato individual do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013.
08/11/2016
08/11/2016
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão dos Capítulos: V - Integração da entrevista motivacional e das técnicas cognitivo-comportamentais na terapia de grupo e VI - Construção da coesão grupal: a música vem do grupo do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013.
10/11/2016
10/11/2016
Supervisão de estágio (4h)
12/11/2016
12/11/2016
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e elaboração do relatório de estágio (2h)
14/11/2016
14/11/2016
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e, grupo de estudos (1h) e roda de discussão dos Capítulos: V - Integração da entrevista motivacional e das técnicas cognitivo-comportamentais na terapia de grupo e VI - Construção da coesão grupal: a música vem do grupo do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013.
15/11/2016
15/11/2016
Feriado - Proclamação da República
16/11/2016
16/11/2016
Reposição do grupo de estudos (3h) do dia 15.11 relativo feriado da Proclamação da República. Roda de discussão dos Capítulos: VII - Manejo dos grupos: questões estruturais, VIII - Manejo dos clientes difíceis nos grupos e IX - O caminho à frente do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013.
17/11/2016
17/11/2016
Supervisão de estágio (4h)
19/11/2016
19/11/2016
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e elaboração do relatório de estágio (2h)
21/11/2016
21/11/2016
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e grupo de estudos (1h) e, roda de discussão dos Capítulos: VII - Manejo dos grupos: questões estruturais, VIII - Manejo dos clientes difíceis nos grupos e IX - O caminho à frente do livro de SOBELL, L. C.; SOBELL, M. B. Terapia de grupo para transtornos por abuso de substâncias: abordagem cognitivo-comportamental motivacional. Porto Alegre: Artmed, 2013.
22/11/2016
22/11/2016
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão do Módulo 5: Atenção integral na rede de saúde - Capítulos: I - Saúde Mental, Atenção Primária à Saúde e Integralidade, II - Conceitos em Atenção Primária à Saúde e Saúde da Família, III - Panorama da Estratégia Saúde da Família no Brasil, IV - Ações e Programas e V - Estratégias de Redução de Danos: da Atenção Primária à Secundária do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulo 5, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016.
24/11/2016
24/11/2016
Supervisão de estágio (4h)
26/11/2016
26/11/2016
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e elaboração do relatório de estágio (2h)
28/11/2016
28/11/2016
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e grupo de estudos (1h) e, roda de discussão do Módulo 5: Atenção integral na rede de saúde - Capítulos: I - Saúde Mental, Atenção Primária à Saúde e Integralidade, II - Conceitos em Atenção Primária à Saúde e Saúde da Família, III - Panorama da Estratégia Saúde da Família no Brasil, IV - Ações e Programas e V - Estratégias de Redução de Danos: da Atenção Primária à Secundária do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulo 5, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016.
29/11/2016
29/11/2016
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão do Módulo 6: Modalidades de tratamento e encaminhamento - Capítulos: I - A rede de saúde na assistência para pessoas com dependência de álcool e outras drogas: das UBS e CAPS-AD aos hospitais gerais e hospitais psiquiátricos, II - O vínculo necessário entre os equipamentos da área de saúde mental e a Estratégia Saúde da Família (ESF) na construção da Rede de Atenção Integral a pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, III - Tratamentos farmacológicos utilizados no tratamento de pessoas dependentes de substâncias, IV - Medicamentos: protagonistas ou coadjuvantes do tratamento?, V - Tratamentos psicoterápicos utilizados no tratamento de pessoas dependentes de substâncias psicotrópicas e VI - Tratamento de comorbidades associadas à dependência de drogas do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulo 6, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016.
01/12/2016
01/12/2016
Supervisão de estágio (4h)
03/12/2016
03/12/2016
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e elaboração do relatório de estágio (2h)
05/12/2016
05/12/2016
Supervisão de estágio: Relatório (4h)
05/12/2016
08/12/2016
Supervisões do relatório final de Estágio (4h)
05/12/2016
05/12/2016
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e grupo de estudos (1h) e, roda de discussão do Módulo 6: Modalidades de tratamento e encaminhamento - Capítulos: I - A rede de saúde na assistência para pessoas com dependência de álcool e outras drogas: das UBS e CAPS-AD aos hospitais gerais e hospitais psiquiátricos, II - O vínculo necessário entre os equipamentos da área de saúde mental e a Estratégia Saúde da Família (ESF) na construção da Rede de Atenção Integral a pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, III - Tratamentos farmacológicos utilizados no tratamento de pessoas dependentes de substâncias, IV - Medicamentos: protagonistas ou coadjuvantes do tratamento?, V - Tratamentos psicoterápicos utilizados no tratamento de pessoas dependentes de substâncias psicotrópicas e VI - Tratamento de comorbidades associadas à dependência de drogas do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulo 6, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016.
06/12/2016
06/12/2016
Supervisão de estágio - relatório (4h)
06/12/2016
06/12/2016
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão do Módulo 6: Modalidades de tratamento e encaminhamento - Capítulo VII: Tratamento de pessoas dependentes de substâncias psicoativas em Comunidades Terapêuticas e Módulo 7: O sistema único de assistência social e as redes comunitárias - Capítulos: I - O Sistema Único de Assistência Social – SUAS: perspectivas para o trabalho integrado com a questão do crack e outras drogas, II - Recursos da comunidade para lidar com o uso abusivo e a dependência de álcool e outras drogas: alternativas e reinserção social e III - A participação da família na prevenção e no tratamento de dependência de álcool e outras drogas: o papel dos pais e dos cônjuges do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulos 6 e 7, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016.
08/12/2016
08/12/2016
Supervisão de estágio (4h)
10/12/2016
10/12/2016
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e supervisão do relatório de estágio(2h)
12/12/2016
12/12/2016
Atendimento psicoterápico (1h), síntese do atendimento (1h) e grupo de estudos (1h) e, roda de discussão do Módulo 6: Modalidades de tratamento e encaminhamento - Capítulo VII: Tratamento de pessoas dependentes de substâncias psicoativas em Comunidades Terapêuticas e Módulo 7: O sistema único de assistência social e as redes comunitárias - Capítulos: I - O Sistema Único de Assistência Social – SUAS: perspectivas para o trabalho integrado com a questão do crack e outras drogas, II - Recursos da comunidade para lidar com o uso abusivo e a dependência de álcool e outras drogas: alternativas e reinserção social e III - A participação da família na prevenção e no tratamento de dependência de álcool e outras drogas: o papel dos pais e dos cônjuges do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulos 6 e 7, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016.
13/12/2016
13/12/2016
Grupo de estudos (1h)e roda de discussão do Módulo 7: O sistema único de assistência social e as redes comunitárias - Capítulos: IV - Abordagem familiar: cuidados às famílias com pessoas que usam álcool e outras drogas pelas equipes de Saúde da Família, V - Grupos de Ajuda Mútua no tratamento de pessoas dependentes de substâncias psicoativas e VI - Terapia Comunitária sistêmica integrativa: definição, objetivos e pressupostos do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulo 7, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016.
15/12/2016
15/12/2016
Supervisão de estágio (4h)
17/12/2016
17/12/2016
Planejamento dos atendimentos psicoterápicos (2h) e supervisão do relatório de estágio (2h)
19/12/2016
19/12/2016
Finalização do atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h). Carga horária e conteúdo programático concluídos
20/12/2016
20/12/2016
Grupo de estudos (1h) e roda de discussão do Módulo 7: O sistema único de assistência social e as redes comunitárias - Capítulos: IV - Abordagem familiar: cuidados às famílias com pessoas que usam álcool e outras drogas pelas equipes de Saúde da Família, V - Grupos de Ajuda Mútua no tratamento de pessoas dependentes de substâncias psicoativas e VI - Terapia Comunitária sistêmica integrativa: definição, objetivos e pressupostos do livro de Atenção Integral na Rede de Saúde. SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento. Módulo 7, Ed. 10. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016.. Carga horária e conteúdo programático concluídos
22/12/2016
22/12/2016
Supervisão de estágio (4h). Carga horária e conteúdo programático concluídos.
23/12/2016
23/12/2016
Finalização do planejamento dos atendimentos repassados (2h) Relatório (2h). Carga horária e conteúdo programático concluídos
24/12/2016
24/12/2016
Não Haverá Aula - Véspera de Natal
26/12/2016
26/12/2016
Não Haverá Aula - recesso acadêmico
27/12/2016
27/12/2016
Não Haverá Aula - recesso acadêmico
29/12/2016
29/12/2016
Não Haverá Aula - recesso acadêmico
31/12/2016
31/12/2016
Não Haverá Aula - recesso acadêmico
02/01/2017
02/01/2017
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional
03/01/2017
03/01/2017
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional
05/01/2017
05/01/2017
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional
07/01/2017
07/01/2017
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional
09/01/2017
09/01/2017
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional
10/01/2017
10/01/2017
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional
12/01/2017
12/01/2017
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional
14/01/2017
14/01/2017
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional
16/01/2017
16/01/2017
Não Haverá Aula - Carga horária e conteúdo programático concluídos
17/01/2017
17/01/2017
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional
19/01/2017
19/01/2017
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional
21/01/2017
21/01/2017
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional
23/01/2017
23/01/2017
Não Haverá Aula - concluída a carga horária e conteúdo programático do Estágio Profissional
Avaliações
Data Descrição
29/09/2016 1ª Avaliação
20/10/2016 2ª Avaliação
17/11/2016 3ª Avaliação
15/12/2016 4ª Avaliação
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Referências Complementares
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Notícias da Turma
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Título

Data
Repasse dos casos 02/12/2016
Documentação do relatório 04/11/2016
Grupo de Estudos 24/09/2016
Estágio Profissional - agenda de atividades 13/09/2016

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