Metodologia: |
UFPI/CCHL/PPGPP Disciplina: Projeto de Dissertação 2016-2 ? 60 horas Professora: Dione Morais
Ementa:
Pesquisa em ciências sociais: pólos morfológico e técnico. Tipos de pesquisa e de abordagens, concepção e planejamento. Delimitação do objeto de estudo. O projeto de pesquisa: delimitação do problema, referencial teórico, instrumentos e técnicas de coleta de informações e demais aspectos implicados. Modelos e processos de construção. Ética na pesquisa. Trabalho de Campo: preparação, coleta de informações, processamento e construção de dados de teor quantitativo e qualitativo. Redação do trabalho científico: formas retóricas e elaboração de artigos e relatórios de pesquisa.
Objetivo Geral: Compreender o processo de pesquisa em sua dimensões morfológica e técnica, em diálogo com as dimensões epistemológica e teórica, em termos de planejamento, execução e comunicação dos resultados.
Objetivos específicos: -Apreender o processo de construção do objeto científico, sobretudo, sua operacionalização, sempre relacionada às dimensões epistemológicas, teóricas e metodológicas, com foco na concepção, planejamento e execução da pesquisa; -Assimilar o processo de definição de caminhos metodológicos de interpretação/explicação da realidade, e sua operacionalização através de técnicas de construção e análise de dados, e comunicação de resultados. - Debater projetos de pesquisa de mestrando/as que cursam a disciplina.
Conteúdo Programático UNIDADE 1 Nosso lugar de enunciação e o planejamento da pesquisa no processo de produção de conhecimento nas ciências sociais Tipos de pesquisa/abordagens. Concepção e planejamento: o projeto de pesquisa científica. (4 sessões = 16 h)
Desenvolvimento: será trabalhado o processo de elaboração de projetos de pesquisa: escolha do tópico, delimitação do problema, definição do objeto, definição do marco conceitual, hipóteses/pressupostos, cronograma; orçamento.. Aulas expositivas sobre concepção e planejamento da pesquisa e processo de elaboração do projeto. Debates sobre construção do problema de pesquisa.
Referências
Parte 1
Nosso lócus de enunciação: inscrevemo-nos, (con)vivemos, pesquisamos, enunciamos... BALESTRINI, L. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, nº11. Brasília, mai./ago./2013, pp. 89-117 BOURDIEU, P. Introdução a uma sociologia reflexiva. In: O poder simbólico. São Paulo: Bertrand Russel/DIFEL, 1999, p. 17-58 GONH, M. G. Desafios para a Pesquisa em Ciências Sociais na América Latina na Temática da Participação Social. Polis, 41, 2015, pp. 1-10. MIGLIEVICH-RIBEIRO, A. Por uma razão decolonial. Desafios ético-político-epistemológicos à cosmovisão moderna. Civitas, Porto Alegre, v. 14, n. 1, jan./abr./2014, pp. 66-80 WALLERSTEIN, I. et all. Que tipo de ciências sociais nos cabe hoje construir? In: ----------. Para abrir as ciências sociais, São Paulo: Cortez, 1996, pp. 103-132.
Parte 2 Algumas trilhas operacionais...
ALVES-MAZZOTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. Revisão de bibliografia. In: O método nas ciências naturais e sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Thomson, Learning, 2004, pp. 179-188. (T1) BAUER, M. W.; GASKEL, G.; ALLUM, N. C. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento. Evitando confusões. In: Martin W. Bauer; George Gaskel (Ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis, 2003, pp. 17-33 (T2) BOOTH, W. C.; COLOMB, G. G.; WILLIAMS, J. M. De perguntas a problemas. In: A arte da pesquisa, São Paulo: Martins Fontes, 2005, pp. 63-83 (T 3) LAPERRIÈRE, A. Os critérios de cientificidade dos métodos qualitativos. In: Jean Poupart et al. In: A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos, Petrópolis: Vozes, 2008, pp. 410-435 (T 4) MORAES, M. D. C. Construindo o projeto de pesquisa: um exercício de autoesclarecimento. Teresina, 2012, 2 p (T 5) SILVERMAN, D. Quando a pesquisa quantitativa é apropriada. Os equívocos da pesquisa quantitativa. In: Interpretação de dados qualitativos. Métodos para análise de entrevistas, textos e interações. Porto alegre: ARTMED, 2009, pp. 45-50 (T 6)
UNIDADE II Realizando a pesquisa: métodos e técnicas Pólos morfológico e técnico da pesquisa. Trabalho de campo e ética na pesquisa. Coleta de informações, processamento e construção de dados. Elaboração de relatórios. (6 sessões = 24 h)
Desenvolvimento: abordagem das dimensões morfológica e técnica da pesquisa: trabalho de campo e técnicas de pesquisa (entrevista, questionário, observação participante, diário de campo, história oral/ história de vida, pesquisa em fontes secundárias e terciárias). Ética na pesquisa. Avaliação, da unidade: seminários em grupo (Espaços de Diálogos (EDs).
Referências APPOLINÁRIO, F. Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Learning, 2006, pp.59-71 e pp. 73-83 (capítulos 5 [Dimensões da Pesquisa] , 6 [ As etapas do trabalho científico ]; 9 [Variáveis e níveis de mensuração] ; 10 [Delineamentos]11 [Amostragem] (T 1) BABBIE, E. A ética na pesquisa de survey.. In: Métodos de pesquisa de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003, pp. 447-464 (T 2) BEAUD, S.; WEBER, F. Conduzir a pesquisa. In: Guia para pesquisa de campo. Petrópolis: Vozes, 2007, pp. 65-90 (T 3) COLLARES, A. C. M. Uma questão de método: desafios da pesquisa quantitativa na sociologia. Idéias .Campinas(SP). Edição Especial. Nova série, 2013, pp. 109-135 (T 4) OLIVEIRA, l. R. C. Pesquisa em versus pesquisa com seres humanos. In: Ceres Victora et al (orgs). Antropologia e ética. O debate atual no Brasil. Niterói: EdUFF, 2004, pp.33-44 (T 5) RANCI, C. Relações difíceis. A interação entre pesquisadores e atores sociais. In: Alberto Melucci (org.). Por uma sociologia reflexiva. Petrópolis: Vozes, 2005, pp. 43- 66 (T 6) THIOLLENT, M. Introdução: a procura de alternativas metodológicas. In: Crítica metodológica, investigação social e enquête operária, São Paulo: Polis, 1987, pp. 15-30. (T 7)
?ESPAÇOS DE DIÁLOGOS? Técnicas de pesquisa. Temas e referências
ED 1- Observação/Observação participante: estudo de caso GLUCKMAN, M. Análise de uma Situação Social na Zululândia Moderna. In: Bela Feldman-Bianco (org.). Antropologia nas Sociedades Contemporâneas: métodos. São Paulo, Global, 1987, pp.227-267 ( ED 1) MENEGON, V. M. (1999). Por que jogar conversa fora? In: Mary Jane Spink (Ed.).Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: Aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, pp. 215-241. (ED 1) VELHO, G. Observando o familiar. In: NUNES, E. (org.) A aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1978, pp. 36-45 (ED 1) JACCOUD, M.; MAYER, R. A observação direta e a pesquisa qualitativa. In: Jean Poupart et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008, pp. 254-294 (ED 1)
ED 2- Utilizando o Diário de campo BRANDÃO, C. R. Cenários e momentos da vida camponesa: três dias de caderno de campo em uma pesquisa no Pretos de Baixo do Bairro dos Pretos, em Joanópolis, São Paulo. In: Ana Maria Niemeyer; Emília Petrafesa de Godoi (orgs.) Além dos territórios. Campinas: Mercado de letras, 1998, pp.133-166. (T 1- ED 2)
OLIVEIRA, R. C. Viagem ao território Terêna. Os diários e suas margens. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002, pp.23-51 ( ED 2) WHITAKER, D. et al. A questão do registro e da memória do pesquisador. In:--------. Sociologia rural: questões metodológicas emergentes. São Paulo: Letras à margem, 2002, pp. 121-168 ( ED 2) WEBER, F. Entrevista, a pesquisa e o íntimo, ou: por que censurar seu diário de campo? Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 15, n. 32, p. 157-170, jul./dez. 2009 (ED 2)
ED 3- Realizando e transcrevendo entrevistas
BOURDIEU, P. Compreender. In: --------. (coord.) A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997, pp. 693-732. (ED 3) GASKELL, G. entrevistas individuais e grupais. In: Martin W. Bauer; George Gaskel (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, pp. 64-89.(ED 3) MICHELAT, G. Sobre a utilização de entrevistas não-diretivas em sociologia. In: THIOLLETN, M. Crítica metodológica, investigação social e enquête operária, São Paulo: Polis, 1987, pp. 191-211. (ED 3) WHITAKER, D. et al. A transcrição da fala do homem rural: fidelidade ou caricatura? In: Dulce Whitaker. Sociologia rural: questões metodológicas emergentes. Presidente Venceslau, São Paulo: Letras à margem, 2002, pp. 115-120. (ED 3)
ED 4- Trabalhando com narrativas orais e construindo histórias de vida BOURDIEU, P. A ilusão biográfica. In: Usos & Abusos da História Oral. Marieta de Moraes Ferreira; Janaína Amado, J. (Ortg.), 2006, p.183-191. ( ED 4) JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. W. Entrevista narrativa. In: Martin W. Bauer; George Gaskel (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, pp. 90-113.( ED 4) PORTELLI, A. A Filosofia e os Fatos. Narração, interpretação e significado nas memórias e nas fontes orais. Tempo, Rio de Janeiro , vol. 1, n°. 2, 1996, p. 59-72. Disponível em: http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg2-3.pdf (ED 4) WEBER, R. Relato de quem colhe relatos: pesquisa em história oral e ciências sociais. DADOS; Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 39, n.1, p. 163-183, 1996. (ED 4)
ED 5- Produção coletiva de sentidos, interculturalidade e interdisciplinaridade BANDINE, C. A. P.; SILVA, M. A. M . Revelando o indizível na Oficina de Fuxico: uma experiência de pesquisa sobre gênero, religião e memória. História Oral, v. 2, n. 14, p. 255-284, jul.-dez. 2011 (ED 5) SPINK, J. M.; MENEGON, V. M.; MEDRADO, B. Oficinas como estratégia de pesquisa: articulações teórico-metodológicas e aplicações ético-políticas. Psicologia & Sociedade, 26 (1), pp. 32-33. (ED 5) GONDIM, S. M, G. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, 2003,12(24), pp. 149-161(ED 5) CONTE, M.; SILVEIRA, M., TOROSSINA, S. D.; MINAYO, M. C. S. Oficinas de história de vida: uma construção metodológica no enlace entre psicanálise e saúde coletiva Psicologia & Sociedade; 26(3), 204, pp 766-778. (ED 5)
ED 6- Elaborando e realizando Surveys: questionários: BABBIE, E. Conceituação e desenho de instrumentos. In: Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: UFMG, 2003, pp. 179- 211. ( ED 6) BOUDON, R. Os métodos das pesquisas quantitativas. In: Os métodos em sociologia. São Paulo: Ática, 1989, pp. 24-54 ( ED 6) MAY, T.; WILLIAMS, M. Surveys sociais: do desenho á análise. In: Pesquisa social ? questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004, pp. 109- 144. (ED 6) APPOLINÀRIO, F. Coleta e tabulação de dados quantitativos. In: ---------: Metodologia científica.- Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Learning, 2006, pp.136-141 ( ED 6)
VII- Pesquisa Documental em fontes secundárias CELLARD, A análise documental. In: Jean Poupart et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos; Petrópolis: vozes, 1997, pp. 295-316 ( ED 7) MAY, T. Estatísticas oficiais: tópico e recurso In: Pesquisa social ? questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004, pp. 89-108. (ED 7 )
MIRIM, L. V. L. Garimpando sentidos em bases de dados. In: Mary Jane SpinkJ (org.) Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano (org). São Paulo: Cortez Editora, 2000, pp.153-181 (ED 7) SPINK, P. Análise de documentos de domínio público. In: Mary Jane Spink (org.) Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano (org). São Paulo: Cortez Editora, 2000, pp. 123-151. (ED 7 )
VIII- Imagens fotográficas e videográficas: produção e uso BITTENCOURT, L. A. Algumas considerações sobre o uso da imagem fotográfica na pesquisa antropológica. In: Desafios da imagem. Fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus, 1998 197-211 (ED 8) CARDARELLO, A. et all. Nos bastidores de um vídeo etnográfico. In: Desafios da imagem. Fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus, 1998 , pp. 269-286 (ED 8) LOIZOS, P. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, pp. 137-155. (ED 8) MARTINS, J. S. A fotografia e a vida cotidiana: ocultações e revelações. In: -----------. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2008, pp. 33-62 (ED 8)
IX- Crítica a métodos tradicionais: sociologia aplicada?
HAGUETTE, T. M. F. Pesquisa-ação e pesquisa participante. In: Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis: Vozes, 1987, pp. 95-148 (ED 9) RICHARDSON, R. J. Pesquisa participante e pesquisa ação: alternativas de pesquisa ou pesquisa alternativa, 15 p.. Disponível em: http://jarry.sites.uol.com.br/pesquisaparticipdef.htm acesso em 10 07 2007(ED 9) SILVA, M. O. S. Aspectos centrais da pesquisa participante no Barsil e na America Latina ? posicionamento de diversos autores. In: Refletindo a pesquisa participante. São Paulo: Cortez, 1986, pp. 32-121(ED 9) BREDA, K. M. L. O que é antigo também é novo ? pesquisa participativa ativa, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v24n1/pt_0104-0707-tce-24-01-00009.pdf(ED 9)
X- Sistematizando informações, construindo dados, escrevendo APPOLINÁRIO, F. Tabulação de dados: transformando a coleta em planilhas/Introdução à análise quantitativa dos dados. In: Metodologia científica.- Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Learning, 2006, pp. 141-144/145-157 (ED 10) APPOLINÁRIO, F. Introdução à análise qualitativa dos dados. In: Metodologia científica.- Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Learning, 2006, pp. 159-168 (ED 10)
COLOMBO, E. Descrever o social ? a arte de escrever a pesquisa empírica. In: MELUCI, A. Por uma sociologia reflexiva. Pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005, pp. 265-288. (ED 10) SPProjetando: a pesquisa de mestrando/os de Sociologia/UFPI CírcuINK, M. J.P.; LIMA, H. Rigor e visibilidade: a explicitação dos passos da interpretação In: SPINK, M. J (org.) Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano (org). São Paulo: Cortez Editora, 2000, pp. 93-122. (ED 10)
. UNIDADE 3 Projetando a pesquisa. Círculos de Pesquisa (CD): debatendo os projetos de pesquisa dos/as mestrandos/as. Sessão de ? ócio Criativo? (5 sessões = 20 horas) Desenvolvimento: com o propósito de contribuir no processo de elaboração dos projetos de pesquisa dos/as mestrandos/as e doutorando/as, a discussão dos pré-projetos dar-se-á a partir da apresentação dos projetos (3 por sessão) em Círculos de Pesquisa (SP) apreciados por bancas compostas por professore/as.
Referências: Projetos de pesquisa. Atividade de avaliação Unidade III: Círculos de Pesquisa (CPs) - apresentação dos projetos de pesquisa e participação nas bancas
Processo de trabalho e avaliação na disciplina
A concepção deste programa volta-se à prática de pesquisa nas ciências sociais, com ênfase em sociologia. O sucesso na realização desta proposta requer disciplina intelectual, observância de horários, e compromisso com o seu desenvolvimento que se dará através de: -Aulas expositivas, com base nas referências, seguidas de debate; -Aulas dissertativas, com trabalhos em grupos, diversos, em sala de aula, com apresentação e debate; -?Espaços de diálogos?, na forma de seminários, sobre modelos clássicos; -Círculos de pesquisa com apresentação e debate dos projetos de pesquisa de mestrando/as A avaliação de desempenho é processual e compreende: freqüência, participação, rendimento e produção, mensuráveis através da presença em sala de aula, da participação qualificada nas aulas na participação efetiva nos trabalhos, na elaboração de trabalhos escritos, e no resultado destes. Tudo isto implica leitura das referências básicas, obrigatórias, por cada um/a dos/as aluno/as. Possíveis alterações nas referências serão avisadas com antecedência e fichamentos de textos, além dos orientados, poderão ser exigidos, como critério de avaliação.
Leituras complementares e de aprofundamento ALVES-MAZZOTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER F. Planejamento de pesquisas qualitativas. O método nas ciências naturais e sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Thomson, Learning, 2004. BABBIE, E. A ética na pesquisa de survey. Métodos de pesquisa de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003, pp. 447-464 BARBIER, R. O método em pesquisa-ação. In: A pesquisa-ação. pp. 117-146 BARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A. S. Relatório de Pesquisa. In: Projeto de pesquisa. Propostas metodológicas. Vozes: Petrópolis, 1988, pp.101- 111. BEAU,S.; WEBER, F. Escolher um tema e um campo. In: Guia para a pesquisa de campo. Produzir e analisar dados etnográficos. Petrópolis: Vozes, 2007, pp. 21-43 BOURDIEU, P. A construção do objeto. In: Ofício de sociólogo Metodologia da pesquisa na sociologia, Petrópolis: Vozes, 2004, pp. 45-72 BOURDIEU, P. A opinião pública não existe. In: Michel Thiolent. Crítica metodológica, investigação social e enquête operária, São Paulo: Polis, 1987, pp. 137-151. BRANDÂO. C. R. Pesquisar-participar. In: ----------. (org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1986, pp. 9-16. BRANDÃO, C. R. Diário de Campo - a antropologia como alegoria. São Paulo: Brasiliense, 1982. BRUYNE, P et all. Dinâmica da pesquisa em Ciências Sociais (os pólos da prática metodológica). Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977 CARDOSO, R. Aventuras de antropólogos em campo ou como escapar das armadilhas do método. In: -------. A aventura antropológica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986, pp. 95-105. CASTRO, C. M. A escolha do tema. In: A prática da pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978, pp. 56-80. CICOUREL, A. Teoria e método em pesquisa de campo. In: Alba Zaluar Guimrães (Org.). Desvendando máscaras sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990, pp 87-121. COSTA, M. C. C. Métodos e técnicas de pesquisa. In: ------------. Sociologia ? introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 1993, pp. 171-211. DA MATTA, R. O ofício do antropólogo, ou como ter anthropological blues. In: Edson Nunes. (org.) A aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. DEMO, P. O objeto construído. In: Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1981, pp. 18-21 FERNANDES, F. A reconstrução da realidade nas ciências sociais. In: ---------. Fundamentos empíricos da explicação sociológica. São Paulo: T. A. Queiroz, 1980, pp. 1-40. FERRAÇO, C. E. Pesquisa com o cotidiano. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 98, p. 73-95, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n98/a05v2898.pdf FOOTE-WHYTE, W. Treinando a observação participante. In: GUIMARÃES, A. Z (Org.). Desvendando máscaras sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990, pp. 77-86. FOUCAULT. M. O Que é um Autor? Bulletin de la Societé Française de Philosophic, 63o ano, no 3, julho-setembro de 1969, pp. 73-104. 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Pesquisa social e ação educativa: conhecer a realidade para poder transformá-la. In: Carlos Rodrigues Brandão (org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1986, pp. 17-32 PEIRANO, M. A favor da etnografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1995. QUEIROZ, M. I. P. Relatos orais: do ?indizível? ao ?dizível?. In: SIMSON, O. M. V. Experimentos com histórias de vida (Itália-Brasil), São Paulo: Vèrtice, 1988, pp. 14-43 RODRIGUES, B. S.; FIGUEIREDO, T. E. F. Colonialidade na América Latina e a descompartimentalização do saber. Revista Habitus, vol. 10, n. 2, 2012, pp. 80-95 SCHWARTZMAN, S. ?Brain Drain?: Pesquisa multinacional? In: NUNES, E. (org.) A aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1978, pp. 68-85 SILVA, O. S. F. Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 38 maio/ago. 2008, pp. 137- 404. SILVERMAN, D. Ética na pesquisa. In: Interpretação de dados qualitativos. Métodos para análise de entrevistas, textos e interações. 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