-

PPGENF034 - FUNDAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR - Turma: 01 (2016.2)

Tópicos Aulas
Apresentação plano de aula. Elaboração de um Mapa Conceitual sobre como chegamos ao doutorado (30/08/2016 - 30/08/2016)
Discussão sobre árvore do conhecimenhto .Vídeo Rubem Alves sobre aprender a aprender. O professor como agente transformador (06/09/2016 - 06/09/2016)
O processo de enfermagem e a pratica de ensino superior (13/09/2016 - 13/09/2016)
Discussão sobre metodologias inovadoras. Metodologias Ativas. (20/09/2016 - 20/09/2016)
Discussão texto Educação contemporânea: ato Político ou Econômico? (27/09/2016 - 27/09/2016)
A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores (04/10/2016 - 04/10/2016)
O professor como transformativo agente: desafios e perspectivas (11/10/2016 - 11/10/2016)
Educação do futuro (18/10/2016 - 18/10/2016)
Seminario sobre Karl Marx e Jean Piaget (25/10/2016 - 25/10/2016)
Seminario sobre Maria Montessori e L. Vigostky (01/11/2016 - 01/11/2016)
Seminario sobre Howard Gardner e Emile Durhkeim (08/11/2016 - 08/11/2016)
Seminario sobre Anisio Teixeira (15/11/2016 - 15/11/2016)
Seminario sobre Jonh Dewer (22/11/2016 - 22/11/2016)
Seminario sobre Edgar Morin (29/11/2016 - 29/11/2016)
Seminario sobre Henry Wallon (06/12/2016 - 06/12/2016)
seminario Florestan Fernandes (13/12/2016 - 13/12/2016)
seminario P.Perrenoud (20/12/2016 - 20/12/2016)
seminario Michel Focault (27/12/2016 - 27/12/2016)
circulo de cultura Paulo Freire (03/01/2017 - 03/01/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 22 29 06 13 20 27
1 2016100**** 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
2 2016100**** 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
3 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 1
4 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 1
5 2016100**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2016100**** 9,0 10,0 10,0 10,0 9.8 0 AM
3 2016100**** 9,0 10,0 10,0 10,0 9.8 0 AM
4 2016100**** 9,0 10,0 10,0 10,0 9.8 0 AM
5 2016100**** 9,0 10,0 10,0 10,0 9.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Correntes teórico-filosóficas da educação. Habilidades pedagógicas e conhecimentos didáticos ao desempenho da função docente. Análise crítica da preparação e formação profissional do professor-educador. Políticas e práticas de educação em Enfermagem.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: metodologia ativas para socializar e solidificar as informações acerca da educação e práticas educacionais vigentes, com enfoque no aprendizado das novas tecnologias para a prática pedagógica e inovações na avaliação da aprendizagem.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: portfolio reflexivo
circulo de cultura Paulo Freire
Seminario sobr
Horário de atendimento:
Bibliografia: CACETE, N. H. Breve história do ensino superior brasileiro e da formação de professores para a escola secundária. Educ Pesqui., 2014 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022014005000011&lng=en&nrm=iso>.
COLOMBO, A. A; BERBEL, N. A. A metodologia da problematização com o arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 28, n. 2, p. 121-146, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
SOBRAL, F.; CAMPOS, C. J. G. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev. esc. enferm. USP, v. 46, n. 1, São Paulo, 2012.
TAVARES, N. R. A. L. et al. O professor como um transformativo agente – desafios e perspectivas. Disponível em http// www.derechoycambiosocial.com
PRADA, L. R. A. Educação contemporânea: ato político ou econômico? Disponível em http://www.portaleducacao.com.br Acessado em 15 set 2014.
http://www.educarparacrescer.abril.com.br/pensadores-da-educacao
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
30/08/2016
30/08/2016
Apresentação plano de aula. Elaboração de um Mapa Conceitual sobre como chegamos ao doutorado
06/09/2016
06/09/2016
Discussão sobre árvore do conhecimenhto .Vídeo Rubem Alves sobre aprender a aprender. O professor como agente transformador
13/09/2016
13/09/2016
O processo de enfermagem e a pratica de ensino superior
20/09/2016
20/09/2016
Discussão sobre metodologias inovadoras. Metodologias Ativas.
27/09/2016
27/09/2016
Discussão texto Educação contemporânea: ato Político ou Econômico?
04/10/2016
04/10/2016
A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores
11/10/2016
11/10/2016
O professor como transformativo agente: desafios e perspectivas
18/10/2016
18/10/2016
Educação do futuro
25/10/2016
25/10/2016
Seminario sobre Karl Marx e Jean Piaget
01/11/2016
01/11/2016
Seminario sobre Maria Montessori e L. Vigostky
08/11/2016
08/11/2016
Seminario sobre Howard Gardner e Emile Durhkeim
15/11/2016
15/11/2016
Seminario sobre Anisio Teixeira
22/11/2016
22/11/2016
Seminario sobre Jonh Dewer
29/11/2016
29/11/2016
Seminario sobre Edgar Morin
06/12/2016
06/12/2016
Seminario sobre Henry Wallon
13/12/2016
13/12/2016
seminario Florestan Fernandes
20/12/2016
20/12/2016
seminario P.Perrenoud
27/12/2016
27/12/2016
seminario Michel Focault
03/01/2017
03/01/2017
circulo de cultura Paulo Freire
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 17:23