-

PPGCOM030 - TÓPICOS ESPECIAIS EM PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO I - Turma: 01 (2016.2)

Tópicos Aulas
discussão em sala de aula (30/08/2016 - 03/01/2017)
3.1 O paradigma da visibilidade via ferramentas de mídia: novo estatuto ontológico do sujeito 3.2 O narcisismo como fenômeno cultural e midiático 3.3 O selfie, a busca de uma imagem ideal e o desaparecimento do outro 3.4 O voyeurismo perverso: a manipulação da imagem do outro como forma de prazer (pegadinhas, erotização e grotesco)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT Total
06 13 20 27 04
1 2016100**** 0 0 0 0 0 0
2 2016100**** 0 0 0 0 0 0
3 2016100**** 3 0 0 4 0 7
4 2016100**** 0 0 0 0 0 0
5 2016100**** 0 0 0 0 0 0
6 2016100**** 4 0 4 0 4 12
7 2016100**** 4 4 4 0 4 16
8 2016100**** 0 4 4 0 4 12
9 2016100**** 0 0 0 0 0 0
10 2016100**** 0 0 4 0 4 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 0,0 0.0 7 RF
2 2016100**** 0,0 0.0 15 RF
3 2016100**** 0,0 0.0 12 RF
4 2016100**** 0,0 0.0 12 RF
5 2016100**** 0,0 0.0 8 RF
6 2016100**** 9,2 9.2 0 AM
7 2016100**** 9,5 9.5 0 AM
8 2016100**** 8,5 8.5 0 AM
9 2016100**** 8,5 8.5 0 AM
10 2016100**** 9,2 9.2 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A Construção Social da Categoria Juventude; representações sociais sobre a juventude na história; os jovens entre identidades, diversidades e desigualdades. A juventude como campo de estudo multidisciplinar. Relações entre juventude, discurso e mídia. Mídia, produção de sentido e ideologia. *Atualizada em 2018.1.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas
Discussão de textos
Estudo de casos
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Entrega de um artigo científico sobre tema discutido em sala de aula
Horário de atendimento:
Bibliografia: BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa-Portugal: Edições 70, 1995.
COLVARA, Lauren. Tecnototemismo: a subjetividade, a ilusão da sociabilidade e a comunicação em tempos tecnológicos. In: SAID, Gustavo (org). Tecnologias Midiáticas e Subjetividade. Teresina: Edufpi, 2016
CUNHA, Nina; SAID, Gustavo. Conformação Subjetiva Contemporânea: mídia, consumo e narcisismo. In: SAID, Gustavo (org). Tecnologias Midiáticas e Subjetividade. Teresina: Edufpi, 2016
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011.
FREUD, Sigmund. Sobre o narcisismo: uma introdução. In: FREUD, S. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v.14. Rio de Janeiro: Imago, 1990.
LASCH, Christopher. A cultura do narcisismo: a vida americanada numa era de esperanças em declínio. Rio de Janeiro: Imago,1983.
LAVELLE, Louis. O erro de Narciso. São Paulo: É Realizações editora, 2012.
LIPOVETSKY, Gilles. A Era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Barueri: Manole, 2006.
SAID, Gustavo. . Espelho, espelho meu, existe alguém mais visível do que eu?. Revestrés - literatura, arte, cultura, v. 7, p. 26-27, 2013.
SEVERIANO, Maria de Fátima & ESTRAMIANA, José Luis Álvaro. Consumo, narcisismo e identidades contemporâneas: uma análise psicossocial. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2006.
SOARES, Afra de Medeiros. O império Risivel das celebridades na Internet. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
30/08/2016
03/01/2017
discussão em sala de aula
Avaliações
Data Descrição
06/12/2016 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
aulas 25/09/2016
correção 27/08/2016
início das aulas 24/08/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1054 29/03/2024 11:02