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PPGCOM017 - TEORIAS E METODOLOGIAS DE ANÁLISE EM RECEPÇÃO - Turma: 01 (2016.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano da disciplina (02/09/2016 - 02/09/2016)
Apresentação do plano com informações da metodologia desenvolvida durante o curso da disciplina.
   Plano da Disciplina 
Textos diversos para análise de pesquisas em recepção. (02/09/2016 - 25/11/2016)
Texto 1: LEENHARDT, Jacques. Teoria da Comunicação e da recepção. Revista anos 90. v. 5, n. 8 (1997). Disponível em http://www.seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/6191/3683. Acesso 13/08/16. (digital) (09/09/2016 - 09/09/2016)
Texto 2: HUSSERL, Edmund. A ideia da Fenomenologia. Rio de Janeiro: Edições 70, p. 111-118. ( digital) (09/09/2016 - 09/09/2016)
Texto 3: GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Petrópolis: Vozes, 1997. P. 31; 39-47; 174-211; 220-232. (digital) (09/09/2016 - 09/09/2016)
Texto 4: ROSSETO, Robson. A estética da recepção: o horizonte de expectativas para a formação do aluno espectador. Disponível em www.fap.pr.gov.br. Acesso 13/08/2016. (digital) (09/09/2016 - 09/09/2016)
Texto 5: KOCH, I. G. V; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2007. P. 09-71. (16/09/2016 - 16/09/2016)
Texto 5.1: KOCH, I. Flagrantes da construção interacional dos sentidos in: Texto ou discurso? BRAIT, Beth; SILVA, Maria Cecilia Souza – São Paulo: Contexto, 2012. P. 129-144. (16/09/2016 - 16/09/2016)

cópia

Texto 6: CITELLI, Adilson. Palavras, meios de comunicação e educação. São Paulo: Cortez, 2006, p. 17-25; 96-135; 167-176. (16/09/2016 - 16/09/2016)

cópia

Texto 7: BAKHTIN. Mikhail. Estética da criação verbal. Martins Fontes: São Paulo. 1997. P. (digital) (23/09/2016 - 23/09/2016)
Texto 8: MATTELARD, Armand. Historia de las teorias de la comunicación. (digital) (23/09/2016 - 23/09/2016)
Texto 9: CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. (Vol 1. Artes de Fazer). p. 111-118. (digital) (30/09/2016 - 30/09/2016)
Texto 10: HALL, Stuart. Encoding Decoding in: The Cultural Studies Reader. Simon During, 1994. P. 90-97. (digital) (30/09/2016 - 30/09/2016)
Texto 11: BOAVENTURA, Katrine Tokarski; MARTINO, Luiz Claudio. Estudos Culturais Latino-Americanos: convergências, divergências e críticas. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v.1, n. 22, p. 3-19, janeiro/junho 2010. (digital) (14/10/2016 - 14/10/2016)
Texto 12: SOUZA, Maria Carmem de. A construção social de sentidos e o fenômeno da recepção: em questão o papel dos realizadores. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 19 • dezembro 2002. (digital) (14/10/2016 - 14/10/2016)
Texto 13: HINE, Cristine. Etnografia virtual. Barcelona: UOC, 2004. p. 55-83. (digital) (21/10/2016 - 21/10/2016)
Texto 14 : SOUZA, Queila R; QUANDT, Carlos. Metodologia de Análises em redes sociais in: O Tempo das redes. São Paulo, Perspectivas, 2008, p. 31-63. (digital) (21/10/2016 - 21/10/2016)
Textos diversos para análise de pesquisas em recepção. (28/10/2016 - 28/10/2016)
Textos diversos para análise de pesquisas em recepção. (04/11/2016 - 04/11/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV Total
02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25
1 2016100**** 0 1 0 1 0 0 2 0 0 0 1 0 1 6
2 2016100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 9,0 9.0 0 AM
2 2016100**** 8,5 8.5 0 AM
3 2016100**** 9,0 9.0 0 AM
4 2016100**** 9,8 9.8 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo da recepção enquanto campo de produção de sentidos e os modos de funcionamento de suas práticas. As teorias e metodologias de análise das práticas de recepção realizadas por grupos sociais, em situação de apreciação, interpretação, uso e consumo de linguagens e produtos da cultura mediática. A configuração de leitores: interstícios, ambivalência e atravessamentos nas práticas de leitura. Topologia dos contratos de leiturabilidades de sentidos: tensões e conflitos em processos comunicacionais midiáticos circulantes. Mediação como transitividade e transitoriedade na recepção de produtos culturais empíricos em circulação no mercado simbólico.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas dialogadas
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados a partir dos seguintes critérios:
• Freqüência de no mínimo 75% das aulas ministradas;
• Apresentação de um seminário e participação nas atividades em classe;
• Produção um texto-reflexão sobre pelo menos uma das perspectivas teóricas e metodológicas trabalhadas em aula tecendo relações com a pesquisa de mestrado e/ou doutorado em desenvolvimento
• Elaboração de um artigo acadêmico relacionado às questões metodológicas dos estudos de recepção trabalhados na disciplina em articulação com os objetos de estudo das pesquisas de mestrado e/ou doutorado de cada aluno.
Horário de atendimento: Sextas-feiras
Bibliografia: ARDEVOL, Elisenda; GÓMEZ CRUZ, Edgard. Las tecnologias digitales en el proceso de investigación social: reflexiones teóricas y metodologicas desde la etnografia virtual. Disponível em: <http://www.cidob.org/es/publicacions/ articulos/ monografias/politicas_de_conocimiento_y_dinamicas_interculturales_ acciones_ innovaciones_transformaciones/las_tecnologias_ digitales_en_el _proceso_ de_ investigacion_social_reflexiones_teoricas_y_metodologicas _desde_ la_ etnografia_virtual> Acesso em: 04 jul. 2014.
BOURDIEU, Pierre (coord.). A miséria do mundo. 2a ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
BURKE, Peter. Hibridismo cultural. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2003.
CARPENTIER, Nico. The concept of participation. If they have access and interact, do they really participate? Revista Fronteiras: estudos midiáticos, São Leopoldo, v. 14, n. 2, maio/agosto 2012, p. 164-177.
CASTELLS, Manuel. Comunicación y poder. Madrid: Alianza, 2010.
CASTELLS, Manuel. Redes de indignación y esperanza. Madrid: Alianza Editorial, 2012.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. (Vol 1. Artes de Fazer).
CITELLI, Adilson. Comunicação e Educação - a linguagem em movimento. São Paulo, Editora Senac, 2004, p. 49-82.
COGO, Denise. Os estudos de recepção na América Latina: perspectivas teórico-metodológicas. Portal de la Comunicación. Barcelona: Instituto de la Comunicación (InCOM) de la UAB (Universidade Autônoma de Barcelona), 2009. Disponível em: <http://www.portalcomunicacion.com/por/ n_aab_lec_1.asp? id_llico=48>. Acesso em: 04 jul. 2014.
CURRAN, James, MORLEY, David, WALKERDINE, Valerie (comp.) Estudios culturales y comunicación – análisis, producción y consumo cultural de las políticas de identidad y el posmodernismo. Barcelona: Paidós, 1998.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina, JACKS, Nilda. Comunicação e recepção. São Paulo: Hackers, 2005.
ESTALELLA, Adolfo; ARDEVOL, Elisenda. Ética de campo: hacia una ética situada para la investigación etnográfica de internet. Forum Qualitative Sozialforschung/ Forum Qualitative Social Research, v. 8, n. 3, 2007. Disponível em: http://www.qualitative-research.net/index.php/ fqs/article /view/ 277/609 Acesso em: 04 jul. 2014.
FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de Pesquisa para a Internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
GARCÍA CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas. São Paulo: EDUSP, 1998.
GARCÍA CANCLINI, Néstor . Noticias recientes sobre la hibridación. Revista Transcultural de Musica, n. 7, 2003. Disponível em: <http://www.sibetrans.com/trans/trans7/canclini.htm>. Acesso em: 04 jul. 2014.
GUBER, Rosana. El salvaje metropolitano: reconstrucción del conocimiento social en el trabajo de campo. Buenos Aires: Paidós, 2004.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte/Brasília: Editora UFMG/Representação, 2003.
HINE, Cristine. Etnografia virtual. Barcelona: UOC, 2004. p. 55-83.
JACKS, Nilda Aparecida (Coord.). Análisis de recepción en América Latina – un recuerdo histórico con perspectivas al futuro. Quito: CIESPAL, 2011.
JOHNSON, Richard, ESCOSTEGUY, Ana Carolina, SCHULMAN, Norma. O que é, afinal, estudos culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
MARCUS, George. Etnografía en/del sistema mundo. El surgimiento de la etnografía multilocal. Alteridades. México, v. 22, n. 11, p. 111-127, 2001.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. De los medios a las mediaciones. Mexico: Gustavo Gilli, 1987.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Ofício de cartógrafo – Travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Loyola, 2004.
REVISTA ANTHROPOS – Jesus Martín Barbero – Comunicación y culturas en América Latina. n. 219, 2008.
SORIANO, Jaume. Las nuevas reglas de la etnografía de la comunicación. Portal de la Comunicación. Instituto de la Comunicación (InCOM) de la UAB (Universidade Autônoma de Barcelona), Barcelona, 2007.Disponível em: <http://www.portal comunicacion.com/por/pdf/aab_lec/48.pdf> Acesso em: 04 jul. 2014.
WINKIN, Yves. A nova comunicação: da teoria ao trabalho de campo. Papirus: Campinas, 1998.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/09/2016
02/09/2016
Breve apresentação conceitual da disciplina
02/09/2016
25/11/2016
Textos diversos para análise de pesquisas em recepção.
02/09/2016
02/09/2016
Apresentação do plano da disciplina
09/09/2016
09/09/2016
Texto 3: GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Petrópolis: Vozes, 1997. P. 31; 39-47; 174-211; 220-232. (digital)
09/09/2016
09/09/2016
Texto 4: ROSSETO, Robson. A estética da recepção: o horizonte de expectativas para a formação do aluno espectador. Disponível em www.fap.pr.gov.br. Acesso 13/08/2016. (digital)
09/09/2016
09/09/2016
Texto 1: LEENHARDT, Jacques. Teoria da Comunicação e da recepção. Revista anos 90. v. 5, n. 8 (1997). Disponível em http://www.seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/6191/3683. Acesso 13/08/16. (digital)
09/09/2016
09/09/2016
Texto 2: HUSSERL, Edmund. A ideia da Fenomenologia. Rio de Janeiro: Edições 70, p. 111-118. ( digital)
16/09/2016
16/09/2016
Texto 5: KOCH, I. G. V; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2007. P. 09-71.
16/09/2016
16/09/2016
Texto 5.1: KOCH, I. Flagrantes da construção interacional dos sentidos in: Texto ou discurso? BRAIT, Beth; SILVA, Maria Cecilia Souza – São Paulo: Contexto, 2012. P. 129-144.
16/09/2016
16/09/2016
Texto 6: CITELLI, Adilson. Palavras, meios de comunicação e educação. São Paulo: Cortez, 2006, p. 17-25; 96-135; 167-176.
23/09/2016
23/09/2016
Texto 8: MATTELARD, Armand. Historia de las teorias de la comunicación. (digital)
23/09/2016
23/09/2016
Texto 7: BAKHTIN. Mikhail. Estética da criação verbal. Martins Fontes: São Paulo. 1997. P. (digital)
30/09/2016
30/09/2016
Texto 10: HALL, Stuart. Encoding Decoding in: The Cultural Studies Reader. Simon During, 1994. P. 90-97. (digital)
30/09/2016
30/09/2016
Texto 9: CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. (Vol 1. Artes de Fazer). p. 111-118. (digital)
14/10/2016
14/10/2016
Texto 12: SOUZA, Maria Carmem de. A construção social de sentidos e o fenômeno da recepção: em questão o papel dos realizadores. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 19 • dezembro 2002. (digital)
14/10/2016
14/10/2016
Texto 11: BOAVENTURA, Katrine Tokarski; MARTINO, Luiz Claudio. Estudos Culturais Latino-Americanos: convergências, divergências e críticas. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v.1, n. 22, p. 3-19, janeiro/junho 2010. (digital)
21/10/2016
21/10/2016
Texto 14 : SOUZA, Queila R; QUANDT, Carlos. Metodologia de Análises em redes sociais in: O Tempo das redes. São Paulo, Perspectivas, 2008, p. 31-63. (digital)
21/10/2016
21/10/2016
Texto 13: HINE, Cristine. Etnografia virtual. Barcelona: UOC, 2004. p. 55-83. (digital)
28/10/2016
28/10/2016
Textos diversos para análise de pesquisas em recepção.
04/11/2016
04/11/2016
Textos diversos para análise de pesquisas em recepção.
11/11/2016
11/11/2016
Textos diversos para análise de pesquisas em recepção.
Avaliações
Data Descrição
25/11/2016 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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