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MNPEF-UFPI007 - ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL - Turma: 01 (2016.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do professor e do Plano de Ensino da disciplina (02/09/2016 - 02/09/2016)
Conhecer o plano de ensino da disciplina
   Plano de Ensino 
Ensino-Aprendizagem: Objetivos das atividades experimentais. Aprendizagem de conceitos, atitudes, habilidades do processo de experimentação e investigação científica. (03/09/2016 - 03/09/2016)
Tem como objetivos: Motivar para a realização de Atividades Experimentais.
Tipos de Atividades Experimentais. Principais Concepções de Laboratórios didáticos: Experiências demonstrativas, didáticas, estruturadas e não-estruturadas. (09/09/2016 - 09/09/2016)
Tem como bjetivo Elaborar uma mudança de paradigma para o ensino de Física, tendo como proposta a realização de Atividades Experimentais
Atividades experimentais baseadas em materiais do cotidiano (atividades com materiais caseiros). (10/09/2016 - 10/09/2016)
Critérios para escolha e preparação de atividades experimentais: Estruturas conceituais, metodológicas e de interação entre a teoria e prática dos experimentos. (16/09/2016 - 16/09/2016)
A Experimentação, coleta e análise de dados. (17/09/2016 - 23/09/2016)
Atividades experimentais com roteiro para o Ensino Fundamental ? I (30/09/2016 - 30/09/2016)
Não Haverá Aula (30/09/2016)
Atividades experimentais com roteiro para o Ensino Fundamental ? I (01/10/2016 - 01/10/2016)
Não Haverá Aula (01/10/2016)
Atividades experimentais com roteiro para o Ensino Médio ? I. (07/10/2016 - 07/10/2016)
    
Inicia em 10/12/2016 às 0h 0 e finaliza em 17/12/2016 às 23h 59
Definição de artigos da área experimental para serem analisados: Ensino Médio. (08/10/2016 - 08/10/2016)
Atividades experimentais com roteiro e para o Ensino Médio ? II (14/10/2016 - 14/10/2016)
Apresentação de roteiro de experimento com foco no ensino fundamental. (15/10/2016 - 15/10/2016)
Apresentação de roteiro de experimento com foco no ensino fundamental. (21/10/2016 - 21/10/2016)
Execução de experimentos para o ensino fundamental elaborados a partir de artigos (22/10/2016 - 22/10/2016)
Execução de experimentos para o ensino fundamental elaborados a partir de artigos (28/10/2016 - 28/10/2016)
Execução de experimentos para o ensino fundamental elaborados a partir de artigos (29/10/2016 - 29/10/2016)
Execução de experimentos para o ensino fundamental elaborados a partir de artigos (04/11/2016 - 04/11/2016)
Apresentação de roteiro de experimento com foco no ensino médio. (05/11/2016 - 05/11/2016)
    
Inicia em 10/12/2016 às 0h 0 e finaliza em 17/12/2016 às 23h 59
Apresentação de roteiro de experimento com foco no ensino médio. (11/11/2016 - 11/11/2016)
Execução de experimentos para o ensino médio elaborados a partir de artigos (12/11/2016 - 12/11/2016)
Ana?ise da Execução de experimentos para o ensino médio elaborados a partir de artigos (18/11/2016 - 18/11/2016)
Execução de experimentos para o ensino médio elaborados a partir de artigos (19/11/2016 - 19/11/2016)
Analise da Execução de experimentos para o ensino médio elaborados a partir de artigos (25/11/2016 - 25/11/2016)
Apresentação dos artigos com propostas de roteiros de atividades experimentais. (26/11/2016 - 26/11/2016)
Apresentação dos artigos com propostas de roteiros de atividades experimentais. (02/12/2016 - 02/12/2016)
Apresentação dos artigos com propostas de roteiros de atividades experimentais. (03/12/2016 - 03/12/2016)
Apresentação dos artigos com propostas de roteiros de atividades experimentais. (09/12/2016 - 17/12/2016)
    
Inicia em 10/12/2016 às 0h 0 e finaliza em 17/12/2016 às 23h 59
    
Inicia em 10/12/2016 às 0h 0 e finaliza em 17/12/2016 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
03 09 10 16 17 23 24 07 08 14 15 21 22 28 29 04 05 11 12 18 19 25 26 02 03 09 10 16 17 23
1 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2016101**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 6
3 2016100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 6
4 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
5 2016100**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 5
6 201410**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 6
7 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
9 2016100**** 2 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 5
10 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201410**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
2 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
3 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 201410**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
7 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 5 AM
8 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
9 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 5 AM
10 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
12 2016101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estruturas conceituais, metodológicas e de interação entre a teoria e prática dos experimentos. Critérios para escolha e preparação de atividades experimentais. Ensino-Aprendizagem: Objetivos das atividades experimentais. Aprendizagem de conceitos, atitudes, habilidades do processo de experimentação e investigação científica. Experiências demonstrativas, didáticas, estruturadas e não-estruturadas. Administração: Segurança na execução da atividade experimental em sala de aula e em laboratório. Experimentação, coleta e análise de dados através de interfaces de hardware e recursos de software. Avaliação: Perspectivas e diretrizes.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O conteúdo da disciplina será explorado através de aulas expositivas utilizando análise de textos didáticos relacionados à ementa e na elaboração de projetos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será baseada nas notas de 2 trabalhos (T1, T2) e um artigo (A1). A nota final média (NF) será a média aritmética das notas obtidas: NF= [(T1+T2+A1)/3].
Horário de atendimento: 67M56
Bibliografia: PEDUZZI, L.O. & PEDUZZI, S. (1998) Edições Especiais do Caderno Brasileiro de Ensino de Física: Atividades Experimentais no Ensino de Física.
MOREIRA, M.A. & LEVANDOWISKI (1985) Diferentes Abordagem ao Ensino de Laboratório. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
HELENE, O. A. M. & VANIN, V.R. (1981) Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental. São Paulo: Edgard Bluche.
KLEIN, H. A. (1988) The Science of Measurement. New York: Dover Publication
NOVAK, J.D & GOWIN, D. B. (1995) Aprender a Aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.
INHELDER, B. & PIAGET, J. (1976) Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente. São Paulo: Livraria Pioneira Editora.
CAVALCANTE, M. A. ; TAVOLARO, C; HAAG, R. Experiências em Física Moderna. Revista Brasileira de Ensino de Física . Suplemento da RBEF/SBF-Brasil, v. 6, n.1, p. 75-82, 2005.
CAVALCANTE, M. A. ; TAVOLARO., C. R. C. Uma oficina de Física Moderna que vise a sua inserção no ensino médio. Caderno rasileiro de Ensino de Física, UFSC - Fisica - Sta Catarina, v. 21, p. 372-389, 2004.
GASPAR, A. ; MONTEIRO, I. C. de C.MONTEIRO, M. A. Alvarenga. Um estudo sobre as atividades experimentais de demonstração em sala de aula: proposta de uma fundamentação teórica. Enseñanza de las Ciencias, Granada, v. extra, 2005.
LIMA, Jr. Paulo; SILVEIRA, F. L. da. Sobre as incertezas do tipo A e B e sua propagação sem derivadas: uma contribuição para a incorporação da metrologia contemporânea aos laboratórios de física básica superior. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 2, p.2303, 2011.
Artigos publicados em periódicos nacionais e internacional e disponibilizados no Portal de Periódicos CAPES.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/09/2016
02/09/2016
Apresentação do professor e do Plano de Ensino da disciplina
03/09/2016
03/09/2016
Ensino-Aprendizagem: Objetivos das atividades experimentais. Aprendizagem de conceitos, atitudes, habilidades do processo de experimentação e investigação científica.
09/09/2016
09/09/2016
Tipos de Atividades Experimentais. Principais Concepções de Laboratórios didáticos: Experiências demonstrativas, didáticas, estruturadas e não-estruturadas.
10/09/2016
10/09/2016
Atividades experimentais baseadas em materiais do cotidiano (atividades com materiais caseiros).
16/09/2016
16/09/2016
Critérios para escolha e preparação de atividades experimentais: Estruturas conceituais, metodológicas e de interação entre a teoria e prática dos experimentos.
17/09/2016
23/09/2016
A Experimentação, coleta e análise de dados.
30/09/2016
30/09/2016
Não Haverá Aula
30/09/2016
30/09/2016
Atividades experimentais com roteiro para o Ensino Fundamental ? I
01/10/2016
01/10/2016
Não Haverá Aula
01/10/2016
01/10/2016
Atividades experimentais com roteiro para o Ensino Fundamental ? I
07/10/2016
07/10/2016
Atividades experimentais com roteiro para o Ensino Médio ? I.
08/10/2016
08/10/2016
Definição de artigos da área experimental para serem analisados: Ensino Médio.
14/10/2016
14/10/2016
Atividades experimentais com roteiro e para o Ensino Médio ? II
15/10/2016
15/10/2016
Apresentação de roteiro de experimento com foco no ensino fundamental.
21/10/2016
21/10/2016
Apresentação de roteiro de experimento com foco no ensino fundamental.
22/10/2016
22/10/2016
Execução de experimentos para o ensino fundamental elaborados a partir de artigos
28/10/2016
28/10/2016
Execução de experimentos para o ensino fundamental elaborados a partir de artigos
29/10/2016
29/10/2016
Execução de experimentos para o ensino fundamental elaborados a partir de artigos
04/11/2016
04/11/2016
Execução de experimentos para o ensino fundamental elaborados a partir de artigos
05/11/2016
05/11/2016
Apresentação de roteiro de experimento com foco no ensino médio.
11/11/2016
11/11/2016
Apresentação de roteiro de experimento com foco no ensino médio.
12/11/2016
12/11/2016
Execução de experimentos para o ensino médio elaborados a partir de artigos
18/11/2016
18/11/2016
Ana?ise da Execução de experimentos para o ensino médio elaborados a partir de artigos
19/11/2016
19/11/2016
Execução de experimentos para o ensino médio elaborados a partir de artigos
25/11/2016
25/11/2016
Analise da Execução de experimentos para o ensino médio elaborados a partir de artigos
26/11/2016
26/11/2016
Apresentação dos artigos com propostas de roteiros de atividades experimentais.
02/12/2016
02/12/2016
Apresentação dos artigos com propostas de roteiros de atividades experimentais.
03/12/2016
03/12/2016
Apresentação dos artigos com propostas de roteiros de atividades experimentais.
09/12/2016
17/12/2016
Apresentação dos artigos com propostas de roteiros de atividades experimentais.
Avaliações
Data Descrição
01/10/2016 1ª Avaliação
05/11/2016 2ª Avaliação
03/12/2016 3ª Avaliação
16/12/2016 AVALIAÇÃO 3
17/12/2016 AVALIAÇÃO 1
17/12/2016 4ª Avaliação
18/12/2016 AVALIAÇÃO 2
23/12/2016 AVALIAÇÃO 4
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
TAREFA 4 16/12/2016
Justificativa 10/12/2016
AVISO II 17/11/2016
Aulas 02/09/2016

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