Metodologia: |
UNIDADE 1 Alegorias, trajetórias simbólicas e narrativas identitárias para pensar a nação
1º Encontro (4h/a) 01/09/2016 Apresentação da disciplina Discussão sobre a proposta de trabalho DARTON, Robert. Os trabalhadores se revoltam: o grande massacre dos gatos na rua Saint-Séverin. In: ______. O grande massacre dos gatos e outros episódios da história cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, 1996, p. 103-139. CHARTIER, Roger. Textos, símbolos e o espírito francês. Revista História: questões e debates. Curitiba, 13, 24-25, 1996, p. 5-27. Documento 1: ROMERO, Silvio. Contos populares do Brasil. 4. ed. Rio de Kaneiro: Francisco Alves, 1907. Disponível em: <https://archive.org/details/contospopulares01romegoog>. Documento 2: EELS, Elsie Spicer (1917). Fairy tales from Brazil. S.l: Abela Publishing, 2014. Disponível em <http://www.loyalbooks.com/download/text/Fairy-Tales-from-Brazil.txt>
2º Encontro (4h/a) 08/09/2016 MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da Cultura Brasileira. 4. ed. São Paulo: Ática, 1980. MONTEIRO, Pedro Meira. Estudo crítico In: HOLLANDA, Sérgio Buarque & ANDRADE, Mário. Correspondências. São Paulo: Companhia das Letras; Instituto de Estudos Brasileiros; Edusp, 2012. Documento 1: GOMES, Paulo Emílio Salles [1945]. Plataforma da nova geração. In: CALIL, Carlos Augusto & MACHADO, Maria Teresa (org.) Paulo Emílio: um intelectual na linha de frente. São Paulo: Brasiliense; Embrafilme, 1986, p. p. 82-95. Documento 2: HOLLANDA, Sérgio Buarque. O espírito e e a letra. Estudos de crítica literária. Vol I: 1920-1947. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
3º Encontro (4h/a) 15/09/2016
SCHWARCZ, Lilian Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil. São Paulo: Companhia das letras, 1993, pp. 15-86; 129-184; 248-328. ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e Identidade Nacional. 12. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. Documento 1: RODRIGUES, Raymundo Nina [1907]. Os africanos no Brasil. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas, 2010. Disponível em: http://static.scielo.org/scielobooks/mmtct/pdf/rodrigues-9788579820106.pdf Sociais, 2010. Documento 2: Aruanda (1959).
UNIDADE 2 Narrar e esquecer: cultura brasileira, alegorias do presente, horizontes para o futuro
4º Encontro (4h/a) 22/09/2016 GAGNEBIN, Jeanne-Marie. O trabalho de rememoração de Penélope. In: _____. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Ed. 34, 2014. BENJAMIN, Walter. O Narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskow. In:_______. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7a. ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Documento 1: LISPECTOR, Clarice. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. Documento 2: SHIKO. Piteco - Ingá. São Paulo: Panini books, 2014.
5º Encontro (4h/a) 29/09/2016 MICELI, Sérgio. Vanguardas em retrocesso. São Paulo: Companhia das letras, 2012. AMARAL, Aracy. Arte plásticas na semana de 22. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Ed 34, 1998. Documento 1: ANDRADE, Oswald. Manifesto antropófagico (1928) Disponível em < http://www.emanuelpimenta.net/ebooks/archives/koellreutter/chapters/pt/KOELL%20Emanuel%20Pimenta%20PT%20Oswald%20de%20Andrade.pdf> Documento 2: ANDRADE, Mário [1928]. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. Disponível em <http://lelivros.black/book/download-livro-macunaima-mario-de-andrade-em-epub-mobi-e-pdf/> Documento 3: BATISTA, Marta Rosseti; LOPEZ, Telê Porto Ancona; LIMA, Yone Soares. Brasil: 1o tempo modernista 1917/29 Documentação. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1972.
6º Encontro (4h/a) 06/10/2016 FAVARETTO, Celso. Tropicália, alegria, alegoria. 3. ed. São Paulo: Ateliê Editora, 1995. XAVIER, Ismail. Introdução e Capítulo 1: Da fome ao lixo, a passagem dos emblemas. In:______. Alegorias do subdesenvolvimento. 2. ed. São Paulo: Cosac & Naify, 2013. Documento 1: SCHWARZ, Robert. Nacional por subtração. In:_____. Que horas são? 3. ed. São Paulo: Companhia das letras, 2003. p. 29-48. Disponível em: <http://dtllc.fflch.usp.br/sites/dtllc.fflch.usp.br/files/Schwarz%20-%20Nacional%20por%20subtra%C3%A7%C3%A3o.pdf> Documento 2: Terra em transe (1967), dir. Glauber Rocha.
7º Encontro (4h/a) 13/10/2016 CHAUÍ, Marilena. Seminários. São Paulo: Brasiliense, 1981. BERNARDET, Jean-Claude; GALVÃO, Maria Rita. Cinema repercussões em caixa de eco ideológica: nacional e popular na cultura brasileira. São Paulo: Embrafilme; Brasiliense, 1983. Documento 1: Barravento (1962), dir. Glauber Rocha. Documento 2: Como era gostoso meu francês (1971), dir. Nelson Pereira dos Santos.
8º Encontro (4h/a) 20/10/2016 RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2000. RAMOS, Fernão Pessoa. As três voltas do popular e a tradição escatológica do cinema brasileiro. In: ESTUDOS de cinema: Socine I e II. São Paulo: Annablume, 2000, p. 49-56.
Documento 1: BUARQUE, Chico. Tantas palavras. São Paulo: Companhia das letras, 2006. Documento 2: Macunaíma (1968), dir. Joaquim Pedro de Andrade.
UNIDADE 3 Linguagem, cultura e identidade como campos de reflexão acerca do fenômeno social 9º Encontro (4h/a) 27/10/2016 GAGNEBIN, Jeanne Marie. O início da História e as lágrimas de Tucídides. In: ______. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. SP: Imago, 1998, p. 15-37. ______. Verdade e memória do passado. Revista Projeto História: trabalhos de memória. SP: PUC, n.17, nov./98, p. 213- 221.
10º Encontro (4h/a) 03/11/2016 SEIXAS, Jacy A. de.; BRESCIANI, Maria Stella & BREPOHL, Marion (Org.) Razão e paixão na política. Brasília: Ed. UnB, 2002. 11º Encontro (4h/a) 10/11/2016 SELIGMANN-SILVA, Márcio. (Org.) História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.
13º Encontro (4h/a) 17/11/16 GUIMARÃES, José Otávio Nogueira. Escrever a história, domesticar o passado. In: LOPES, A. H.; VELLOSO, M.P.; PESAVENTO, S. J. (Org.) História e linguagens: texto, imagem e representações. RJ: 7Letras, 2006. BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 222-232.
14º Encontro (4h/a) 24/11/16 BARTH. Fredrik. Os grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, Poutignat & STREIFF-FENART, Jocelyne (Org.). Teorias da etnicidade. SP: Editora Unesp, 1998. SANTIAGO JÚNIOR, Francisco Fernandes. Imagens do Candomblé e da Umbanda: etnicidade e religião no cinema. Rio de Janeiro. Universidade Federal Fluminense. Tese de Doutorado em História. 2010.
15º Encontro (4h/a) 01/12/16 CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. SP: Paz e Terra, 1999. BERNARDET, Jean-Claude. Cabra marcado para morrer. In: LABAKI, Amir (org.). Folha conta 100 anos de cinema. São Paulo: Folha de São Paulo ed, 1995.
|
Bibliografia:
| Bibliografia Básica: AMARAL, Aracy. Arte plásticas na semana de 22. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Ed 34, 1998. ANDRADE, Mário [1928]. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Rio de Janeiro: Nova Fronetira, 1993. BARTH. Fredrik. Os grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, Poutignat & STREIFF-FENART, Jocelyne (Org.). Teorias da etnicidade. SP: Editora Unesp, 1998. BATISTA, Marta Rosseti; LOPEZ, Telê Porto Ancona; LIMA, Yone Soares. Brasil: 1o tempo modernista 1917/29 Documentação. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1972. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7a. ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. BENJAMIN, Walter. O narrador: observações sobre a obra de Nikolal Leskow. In: ______. Textos escolhidos: Benjamin, Habermas, Horkheimer, Adorno. Trad. 2ª. ed. SP: Abril Cultural, 1983, p. 57-74. BERNARDET, Jean-Claude; GALVÃO, Maria Rita. Cinema repercussões em caixa de eco ideológica: nacional e popular na cultura brasileira. São Paulo: Embrafilme; Brasiliense, 1983. BRESCIANI, Stella; NAXARA, Márcia (Org.). Memória e Res(sentimento): indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Ed. Unicamp, 2004. BUARQUE, Chico. Tantas palavras. São Paulo: Companhia das letras, 2006. CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. SP: Paz e Terra, 1999. CHARTIER, Roger. Textos, símbolos e o espírito francês. Revista História: questões e debates. Curitiba, 13, 24-25, 1996, p. 5-27. CHAUÍ, Marilena. Seminários. São Paulo: Brasiliense, 1981. DARTON, Robert. O grande massacre dos gatos e outros episódios da história cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, 1996. EELS, Elsie Spicer (1917). Fairy tales from Brazil. S.l: Abela Publishing, 2014 FAVARETTO, Celso. Tropicália, alegria, alegoria. 3. ed. São Paulo: Ateliê Editora, 1995. GAGNEBIN, Jeanne Marie. O início da História e as lágrimas de Tucídides. In: ______. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. SP: Imago, 1998, p. 15-37. ______. Verdade e memória do passado. Revista Projeto História: trabalhos de memória. SP: PUC, n.17, nov./98, p. 213- 221. ______. O trabalho de rememoração de Penélope. In: _____. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Ed. 34, 2014, p. GOMES, Paulo Emílio Salles [1945]. Plataforma da nova geração. In: CALIL, Carlos Augusto & MACHADO, Maria Teresa (org.) Paulo Emílio: um intelectual na linha de frente. São Paulo: Brasiliense; Embrafilme, 1986, p. p. 82-95. GUIMARÃES, José Otávio Nogueira. Escrever a história, domesticar o passado. In: LOPES, A. H.; VELLOSO, M.P.; PESAVENTO, S. J. (Org.) História e linguagens: texto, imagem e representações. RJ: 7Letras, 2006. HOLLANDA, Sérgio Buarque. O espírito e e a letra. Estudos de crítica literária. Vol I: 1920-1947. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. MICELI, Sérgio. Vanguardas em retrocesso. São Paulo: Companhia das letras, 2012. MONTEIRO, Pedro Meira. Estudo crítico In: HOLLANDA, Sérgio Buarque & ANDRADE, Mário. Correspondências. São Paulo: Companhia das Letras; Instituto de Estudos Brasileiros; Edusp, 2012. MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da Cultura Brasileira. 4. ed. São Paulo: Ática, 1980. ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. 10 ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.. RAMOS, Fernão Pessoa. As três voltas do popular e a tradição escatológica do cinema brasileiro. In: ESTUDOS de cinema: Socine I e II. São Paulo: Annablume, 2000, p. 49-56. RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2000. RODRIGUES, Raymundo Nina [1907]. Os africanos no Brasil. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas, 2010. ROMERO, Silvio. Contos populares do Brasil. 4. ed. Rio de Kaneiro: Francisco Alves, 1907. SHIKO. Piteco - Ingá. São Paulo: Panini books, 2014. SCHWARCZ, Lilian Moritz. O espetáculo das raças. São Paulo: Companhia das letras, 1993. SCHWARZ, Robert. Nacional por subtração. In:_____. Que horas são? 3. ed. São Paulo: Companhia das letras, 2003. p. 29-48. SEIXAS, Jacy A. de.; BRESCIANI, Maria Stella; BREPOHL, Marion (Org.) Razão e paixão na política. Brasília: Ed. UnB, 2002. SELIGMANN-SILVA, Márcio. (Org.) História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Ed. Unicamp, 2003. XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. 2. ed. São Paulo: Cosac & Naify, 2013. Referência complementar: ACHARD, Pierre. (et. al.) Papel da memória. Trad. José Horta Nunes. Campinas: Pontes Editores, 2007. BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. SP: Hucitec, 5ª. ed. 2002. BARTHES, Roland. O discurso da história. In: ______. O rumor da língua. SP: Brasiliense, 1988. BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. Trad. José Antunes. São Paulo: Cosac & Naify, 2012. CASTELO BRANCO, Edwar de Alencar. Todos os dias de paupéria. São Paulo: Annablume, 2004. CERTEAU, Michel de. A escrita da História. RJ: Forense Universitária, 1982. CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. RJ: Difel/Bertrand Brasil, 1990. ______. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: EdUFRGS, 2002. CZAJKA, Rodrigo. Revista Civilização Brasileira: projeto editorial e resistência cultural. Revista Sociologia e Política, Curitiba, v. 18, n. 35, p. 95-117, fev. 2010. DALESSIO, Márcia Mansor. Memória: leituras de M. Halbawachs e P. Nora. Revista Brasileira de História, v.13, n.25/26, set. 1992/ ago.1993, p. 97-103. EUGÊNIO, João Kennedy. Ritmo espontâneo: organicismo em Raízes do Brasil em Sérgio Buarque de Holanda. Teresina: EDUFPI, 2012. FABRIS, Annateresa & KERN, Maria Lúcia Bastos (org.). Imagem e conhecimento. São Paulo: Edusp. 2006. FABRIS, Maria Rosaria. Nelson Pereira dos Santos: Um olhar neo-realista? São Paulo: Fapesp; Editora da Universidade de São Paulo, 1994. FERREIRA, Jorge (org.). O populismo e sua história: debate e crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. FERREIRA, Jorge & REIS, Daniel Aarão (orgs). Nacionalismo e reformismo radical (1945-1964). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. FIGUEIRÔA, Alexandre. Cinema novo: a onda do jovem cinema e sua recepção na França. Campinas, SP: Papirus, 2004. GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 1999. GALVÃO, Maria Rita. Burguesia e cinema: o caso Vera Cruz. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Embrafilme, 1983. GONÇALVES, Maurício. Cinema e identidade nacional no Brasil. São Paulo: LCTE, 2009. HARVEY, David. Cosmopolitanism and the geographies of freedom. New York: Columbia, 2009. JACQUES, Paola Berenstein. Estética da ginga: a arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2001. KNAUSS, Paulo. O retrato de Suzanne Bloch de Pablo Picasso e os sentidos da arte estrangeira no Brasil. In: REIS, Daniel Aarão & ROLLAND, Denis (Org.). Intelectuais e modernidades. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, p. 293-302. KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos. Trad. Wilma Patrícia Mass e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora Puc-RJ, 2006. LIMA, Luis C. O controle do imaginário: razão e imaginação nos tempos modernos. SP: Ed. Forense Universitária, 1989. LUCAS, Meize Regina Lucena. Caravana Farkas: itinerários do documentário brasileiro. São Paulo: Annablume, 2012. MAUAD, Ana Maria & GRINBERG, Lúcia. O século faz cinqüenta anos: fotografia e cultura política em 1950. Revista Brasileira de História, São Paulo, vol. 14, n. 27, p. 129-147, 1994. MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra. Fontes visuais, cultura visual: propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, n. 45, vol. 23, p. 11-36, 2003. NAPOLITANO, Marco, CZAJKA, Rodrigo & MOTTA, Rodrigo Patto Sá (org). Comunistas brasileiros: cultura política e produção cultural. Belo Horizonte: UFMG, 2013. PÉCAUT, Daniel. Os intelectuais e a política no Brasil: entre o povo e a nação. Trad. Maria Júlia Goldwasser. São Paulo: Ática, 1990. POLLACK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, RJ, v.02, n.03, 1989, p. 3-15. RAMOS, Alcides Freire. O canibalismo dos fracos: cinema e história do Brasil. Bauru, SP: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2002. RAMOS, Fernão Pessoa. História do cinema brasileiro. São Paulo: Art, 1987 RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Edunicamp. 2007. ________. Tempo e Narrativa. Campinas: Papirus, 3 Tomos, 1994-1997. SADLIER, Darlene J. The politics of adaptation: How was tasty my little frenchman. In: NAREMORE, James (Org). Film adaptation. New Brunwick: Rutgers, 2000, p. 190-205. ______. Nelson Pereira dos Santos. Trad. Cid Vasconcelos. Campinas, SP: Papirus, 2013. SALEM, Helena. Nelson Pereira dos Santos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987. SALIBA, Elias Thomé. A produção do conhecimento histórico e suas relações com a narrativa fílmica. 2 ed. São Paulo: FDE Diretoria técnica, 1993. SALVADORI, Waldir. São Paulo em Preto e Branco: cinema e sociedade nos anos 50 e 60. São Paulo: Annablume, 2005. SARTRE, Jean-Paul. Uma idéia fundamental da fenomenologia de Husserl: a intencionalidade. In:_____. Situações I: críticas literárias.Trad. Cristina Prado. São Paulo: Cosac Naify, 2005, p. 55-60. SCHVARSMAN, Sheila. Humberto Mauro e as imagens do Brasil. São Paulo: Unesp, 2004. SCHWARZ, Jorge. Vanguardas latino-americanas: polêmicas, manifestos e textos críticos. São Paulo: EDUSP; Iluminuras; FAPESP, 1995. STAM, Robert & JOHNSON, Randal. Brazilian cinema. Expanded edition. New York: Morningside ed; Columbia University Press, 1995. XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro moderno. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
______. O olhar e a cena. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. ______. A alegoria histórica. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.) Teoria contemporânea do cinema (vol I). São Paulo: Senac, 2004, p. 339-379.
|