-

PPGS003 - SEMINÁRIO DE PROJETO - Turma: 04 (2016.2)

Tópicos Aulas
Leitura, anotações e indicações bibliográficas para a reformulação do projeto de pesquisa. (02/09/2016 - 16/09/2016)

Já citados

Leitura e análise do projeto de pesquisa (02/09/2016 - 30/09/2016)
O mesmo
Orientações quanto ao plano de Estágio em docência (16/09/2016 - 30/12/2016)

Leitura e sugestões.

Acompanhamento à execução do Estágio em Docência. (07/10/2016 - 28/10/2016)
Revisão de literatura (07/10/2016 - 28/10/2016)
Gênero e sexualidade
Leitura, correção da versão final do Projeto de Pesquisa. (25/11/2016 - 25/11/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30
1 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discussão e orientação do instrumental teórico-metodológico complementar ao projeto de pesquisa à elaboração da dissertação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Indicação de leitura; reunião de orientação; leitura e análise do material produzido pelo mestrando.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Acompanhamento individual
Horário de atendimento: quinzenal, após leitura do material produzido pelo mestrando.
Bibliografia: ARANGO, Luz Gabriela. ¿Tiene sexo la sociología? Consideraciones en torno a la categoría gênero. Revista Sociedad y Economia. Número 8, abril de 2005. Pág. 158 à 186.

ALVES, Alda Judith. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cad. Pesq., São Paulo (77), maio 1991.
APPOLINÁRIO, F. Introdução à análise qualitativa de dados. In: Metodologia científica – Filosofia e prática de pesquisa. Ed. 6. São Paulo: Thomplson Learning, 2006, PP. 159-168.
BOURDIEU. P. A construção do objeto. In: Oficio de sociólogo. Petrópolis: Vozes, 2004, pp. 45-72
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CÉSAR, Maria Rita de Assis. Gênero, Sexualidade e Educação: Notas para uma epistemologia. Educar, Curitiba, nº35, pág. 37-51. 2009, Editora UFPR.
DAYRELL, Juarez Tarcisio. A escola como espaço sócio-cultural. In: Múltiplos olhares sobre educação e cultura. 2º reimpressão. Belo Horizonte: Editora da UFMG. 2001.
____. A escola "faz" as juventudes? Reflexões entorno das socialização juvenil . Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>
DEMO, Pedro. Pesquisa: Princípio científico e prático. 14ª Ed. São Paulo: Cortez, 2004.
DINIS, Nilson Fernandes. Homofobia e educação: quando a omissão também é signo de violência. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 39, p. 39-50, jan./abr. 2011. Editora UFPR.
FOUCAULT, Michel. Historia da Sexualidade I: A vontade de saber. 21ª reimpressão. Rio de Janeiro: Edições graal, 1988, pág. 85-126.
GEERTZ, C. Como pensamos hoje: a caminho de uma etnografia do pensamento moderno. In: O saber local. Petrópolis: Vozes. 1997. pp. 220-245.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: Como fazer pesquisa em Ciências Sociais. 8ª Ed. Record – Rio de Janeiro, 2004.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero e Sexualidade: Pedagogias contemporâneas. Pro-posições, v.19. n.2 (56). Maio/Agosto, 2008.
____. Pedagogias da Sexualidade. In: O corpo educado: Pedagogias da sexualidade. 3ª Ed. Editora Autêntica – Belo Horizonte, 2010. Pág. 04- 34
____. Heteronormatividade e homofobia. IN: Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas / Rogério Diniz Junqueira (organizador). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.
MAY, Tim. Pesquisa social: questões, métodos e processos. 3ª Ed. Artmed – Porto Alegre. 2004.
MISKOLCI, R. A Teoria Queer e a Sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias, ano 11, n. 21. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS, 2009.
MISKOLCI. Richard. Teoria Queer: Um aprendizado pelas diferenças. 2ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica editora: UFPO – Universidade Federal do Ouro Preto, 2012.
MISKOLCI, Richard, Org; PELÚCIO, Larissa, Org. Discursos fora da ordem: sexualidades, saberes e direitos. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2012.
OLIVEIRA, Amurabi. Etnografia e pesquisa educacional: Por uma descrição densa da educação. Educação Unisinos. Setembro/dezembro 2013. Vol. 17. Nº 03. Pág. 270-280. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2013.173.11/3818. Acesso em 03 de maio de 2016.
_______________. Por que etnografia no sentido estrito e não estudos do tipo etnográfico em educação. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 69-81, jul./dez. 2013.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir e escrever. IN: O trabalho do antropólogo. 2ª Ed. São Paulo: UNESP, 2000.
PRADO, Marco a. M; MACHADO, Frederico Viana. Preconceito contra homossexualidades: A hierarquia da invisibilidade. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2012. Vol. 05.
SEFFNER, Fernando. Equívocos e Armadilhas na Articulação entre Diversidade Sexual e Políticas de Inclusão Escolar. In: Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas / Rogério Diniz Junqueira (organizador). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.
TOSTA, Sandra Pereira. MOREIRA, Heloisa. BUENICONTRO, Renata. Os usos da etnografia na pesquisa educacional. 26ª Reunião Brasileira de Antropologia. Disponível em:http://www.abant.org.br/conteudo/ANAIS/CD_Virtual_26_RBA/grupos_de_trabalho/trabalhos/GT%2007/TEXTO%20COMPLETO-%20SANDRA%20TOSTA.pdf. Acesso em 10 de junho de 2016.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/09/2016
16/09/2016
Leitura, anotações e indicações bibliográficas para a reformulação do projeto de pesquisa.
02/09/2016
30/09/2016
Leitura e análise do projeto de pesquisa
16/09/2016
30/12/2016
Orientações quanto ao plano de Estágio em docência
07/10/2016
28/10/2016
Acompanhamento à execução do Estágio em Docência.
07/10/2016
28/10/2016
Revisão de literatura
25/11/2016
25/11/2016
Leitura, correção da versão final do Projeto de Pesquisa.
Avaliações
Data Descrição
25/11/2016 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 02:48