-

PPGQ098 - PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA PARA O NÍVEL SUPERIOR - Turma: 01 (2016.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina e discussão do plano de ensino; Aula sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Química. (12/09/2016 - 12/09/2016)
   Textos Diretrizes Curriculares 
Referência: Zucco, C.; Pessine, F. B. T.; Andrade, J. B. Diretrizes Curriculares para o Ensino de Química. Química Nova, v.22, n.3, 1999.
Aula sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Química (continuação); Atividade sobre aspectos históricos do Ensino Superior de Química. (19/09/2016 - 19/09/2016)
  Artigo sobre aspectos histórios do ensino superior de química 
Referência: MAAR, J. H. ASpectos histórios do ensino superior de química. Scientiae Studia, v. 2, n. 1, p. 33-84, 2004.
Aula: Desafios e possibilidades do ensino universitário. (26/09/2016 - 26/09/2016)
Aula: Formação docente para o ensino superior de química. (03/10/2016 - 03/10/2016)
  Artigo: A formação do pós-graduando em química para a docência em nível superior. 
ARROIO, A.; RODRIGUES FILHO, U. P.; SILVA, A. B. F. A formação do pós-graduando em química para a docência em nível superior. Química Nova, v. 29, n. 6, p. 1387-1392, 2006.
  Artigo: Formação docente para o ensino superior em química. 
ARROIO, A. Formação docente para o ensino superior em química. Atas do VII ENPEC, Florianópolis, 2009.
Aula: Estágio para a docência no ensino superior de química. (10/10/2016 - 10/10/2016)
Aula: Planejamento para o ensino superior de química. (17/10/2016 - 17/10/2016)
Aula: Avaliação no ensino superior de química. (24/10/2016 - 24/10/2016)
Aula: Abordagens para o ensino superior de química. (31/10/2016 - 31/10/2016)
Aula: Abordagens para o ensino superior de química. (07/11/2016 - 07/11/2016)
Aula: Abordagens para o ensino superior de química. (14/11/2016 - 14/11/2016)
Aula: Abordagens para o ensino superior de química. (21/11/2016 - 21/11/2016)
Preparação para as micro-aulas. (28/11/2016 - 28/11/2016)
Realização das micro-aulas. (05/12/2016 - 05/12/2016)
Realização das micro-aulas. (12/12/2016 - 12/12/2016)
Aula Extra.
Realização das micro-aulas. (19/12/2016 - 19/12/2016)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05 12 19
1 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 10,0 9,0 9,0 9,0 9.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aula expositiva/dialogada;
• Leitura e discussão de literatura pertinente aos conteúdos trabalhados na disciplina, especialmente no formato de capítulos de livros e artigos de educação;
• Trabalhos em grupos;
• Apresentação de microaulas/seminários.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A sistemática de avaliação adotada na disciplina obedece ao disposto na Resolução 177/12 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) desta Instituição Federal de Educação Superior, a qual se recomenda a leitura. No tocante à verificação da aprendizagem, serão utilizados como itens avaliativos uma unidade didática elaborada pelos estudantes, planos de disciplina e planos de aula relacionados e o nível da apresentação das unidades didáticas na forma de microaulas e/ou seminários. Para efeito de aprovação será considerado o percentual de 75% de frequência e média igual ou superior a 7,0 (sete).
Horário de atendimento:
Bibliografia: ABREU, M.C.; MASETTO, M.T. O professor universitário em aula: prática e princípios teóricos. São Paulo: MG/Ed. Associados, 1989.
ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2006.
BERBEL, N.A.N. Metodologia do Ensino Superior: Realidade e Significado. Campinas: Papiros, 1994.
CAPELETTI, I.F. e MASETTO, M.T. (org.) Ensino superior: reflexões e experiências. São Paulo: Ed. da PUC, 1986.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez Editora, 2009.
GIL, A.C. Metodologia do Ensino Superior. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1994.
LOPES, A. C. Currículo e epistemologia. Ijuí: Editora Ijuí, 2007. 232 p.
MACHADO, A. H. Aula de química: discurso e conhecimento. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: professores/pesquisadores. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MASETTO, M. T.; MORAN, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 1. ed. Campinas: Papirus, 2000. v. 1. 173 p.
MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MOREIRA, D. A. A didática do Ensino Superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 1997.
MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.
PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G.C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Orgs.). Ensino de química em foco. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.
SANTOS, W.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2003. v. 1. 144 p.
VEIGA. I.P.A. (org.) Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000.
WARD, H.; RODEN, J.; HEWLETT, C.; FOREMAN, J. Ensino de ciências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Artigos extraídos das revistas: Journal of Chemical Education, Journal of College Science Teaching, Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Ciência e Educação (UNESP- Bauru), Química Nova (seção Educação).
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/09/2016
12/09/2016
Apresentação da disciplina e discussão do plano de ensino; Aula sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Química.
19/09/2016
19/09/2016
Aula sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Química (continuação); Atividade sobre aspectos históricos do Ensino Superior de Química.
26/09/2016
26/09/2016
Aula: Desafios e possibilidades do ensino universitário.
03/10/2016
03/10/2016
Aula: Formação docente para o ensino superior de química.
10/10/2016
10/10/2016
Aula: Estágio para a docência no ensino superior de química.
17/10/2016
17/10/2016
Aula: Planejamento para o ensino superior de química.
24/10/2016
24/10/2016
Aula: Avaliação no ensino superior de química.
31/10/2016
31/10/2016
Aula: Abordagens para o ensino superior de química.
07/11/2016
07/11/2016
Aula: Abordagens para o ensino superior de química.
14/11/2016
14/11/2016
Aula: Abordagens para o ensino superior de química.
21/11/2016
21/11/2016
Aula: Abordagens para o ensino superior de química.
28/11/2016
28/11/2016
Preparação para as micro-aulas.
05/12/2016
05/12/2016
Realização das micro-aulas.
12/12/2016
12/12/2016
Realização das micro-aulas.
19/12/2016
19/12/2016
Realização das micro-aulas.
Avaliações
Data Descrição
26/09/2016 1ª Avaliação
31/10/2016 2ª Avaliação
28/11/2016 3ª Avaliação
19/12/2016 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1054 28/03/2024 16:37