GERSON ALBUQUERQUE DE ARAUJO NETO

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHL

Ir ao Menu Principal

gerson albuquerque de araujo neto

FIL - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHL

DAA0253 - FUND ANTROPOL DA EDUCACAO - Turma: 02 (2017.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de ensino e contrato da disciplina (15/03/2017 - 22/03/2017)
   Ritos corporais entre os Nacirema 
Esse foi o texto de nossa primeira aula, dia 22.03.17
  O campo da antropologia 
Esse é o primeiro texto da aula de hoje, 29.03.17
  Tendências contemporâneas da Antropologia 
Esse é o segundo texto da aula de hoje, 29.03.17
  Texto do grupo 1 
Seminaristas: Gessyane, Sávio, Jamira e Tainara. Dia do seminário: 31/05/17.
  Grupo 3 
Seminaristas: Mariana, Denise Jéssica e Dhébora. Data do seminário: 31/05/17.
O que Antropologia (29/03/2017 - 29/03/2017)
O que é cultura (05/04/2017 - 12/04/2017)
Cultura, educação e socialização (19/04/2017 - 03/05/2017)
  Educação como cultura 
Texto para aula 19.04. Abraço,
  O trabalho do antropólogo 
Boa tarde, Segue texto para nossa próxima aula (26.04).
Multiculturalismo, pluralidade cultural, igualdade, diferença e educação (10/05/2017 - 24/05/2017)
  antropologia e educacao.pdf 
Bom dia, Este é o texto de nossa aula, de hoje. Abraço,
A cultura da escola (31/05/2017 - 07/06/2017)
Etnias e educação brasileira (14/06/2017 - 21/06/2017)
  Grupo 5 
Seminaristas: Márcio, Liane, Renata e Gabriela. Data do seminário: 07/06/17.
  Grupo 6 
Seminaristas: Raquel, Viviane, Isabella, Vitória e Micaela. Data do seminário: 07/06/17.
  Grupo 7 
Seminaristas: Thais, Veronica, Lauana e Melina. Data do seminário: 14/06/17.
  Grupo 8 
Seminaristas: Marjhory, Santana, Jeany, Alonjhones e Fábio. Data do seminário: 14/06/17.
A investigação antropológica e o conhecimento do cotidiano escolar (28/06/2017 - 12/07/2017)
  Grupo 2 
Seminaristas: Bárbara, D`Lucas, Maria Eduarda e Jaqueline. Data do seminário: 31/05/17.
  Grupo 4 
Seminaristas: William, Laura e Gesiane. Data do seminário: 07/06/17.
  Grupo 9 
Seminaristas: Ana, Eduarda, Luzia e Wallison. Data do seminário: 14/06/17.
  Grupo 10 
Seminaristas: Keulle, Brenna, Lionete e Roselina. Data do seminário: 21/06/17.
  Grupo 11 
Seminaristas: Érica, Isabel, Jaíra e Ayrla. Data do seminário: 21/06/17.
  Critérios de avaliação dos seminários 
Esses são os critérios de avaliação dos seminários. Saliento que ele terá uma duração de até 50 a 60 minutos. Mínimo 30 minutos.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
22 29 05 12 03 17 24 31 07 14 21
1 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
2 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017902**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2017900**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
5 2017908**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 8
6 2017900**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2017900**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2017902**** 0 0 4 4 0 0 0 0 4 4 4 20
9 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
11 2017901**** 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
12 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2017902**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2017900**** 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 4 12
21 2017902**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 0 0 36
22 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2017902**** 0 4 4 4 4 4 4 4 4 0 0 32
24 2017908**** 4 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 12
25 2017901**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
26 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2017902**** 4 4 0 4 4 0 0 0 0 0 0 16
30 2017900**** 0 0 0 4 4 0 0 0 0 4 0 12
31 2017910**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
32 2017901**** 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
33 2017902**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
34 2017901**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
35 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2017902**** 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 8
37 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2017901**** 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 4 12
39 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2017901**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
42 2017900**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
43 2017900**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
44 2017902**** 0 0 0 0 4 2 0 0 0 0 0 6
45 2017900**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
46 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017900**** 3,8 8,5 4,5 8.0 6.8 0 EF
2 2017902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 32 RF
3 2017902**** 3,3 8,5 0,0 3.9 20 RF
4 2017900**** 7,5 8,5 7,0 7.7 0 AM
5 2017902**** 5,0 5,0 5,5 3.5 4.4 0 RN
6 2017900**** 4,5 0,0 0,0 1.5 0 RN
7 2017902**** 9,5 9,0 2,5 7.0 0 AM
8 2017902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 36 RF
9 2017900**** 8,8 8,5 3,6 7.0 0 AM
10 2017902**** 9,6 8,3 4,5 7.5 0 AM
11 2017902**** 8,3 8,3 2,8 6.0 6.3 4 EF
12 2017902**** 8,1 8,5 6,0 7.5 0 AM
13 2017900**** 7,5 8,5 2,0 7.0 6.5 0 EF
14 2017900**** 10,0 8,3 6,0 8.1 0 AM
15 2017901**** 9,3 8,3 4,0 7.2 8 AM
16 2017908**** 7,8 8,5 3,5 8.0 7.3 0 EF
17 2017901**** 7,8 8,5 3,0 7.0 6.7 0 EF
18 2017901**** 9,3 8,5 1,0 6.3 6.3 0 EF
19 2017901**** 5,8 7,0 6,0 8.0 7.2 4 EF
20 2017902**** 8,8 7,0 2,5 7.0 6.6 0 EF
21 2017901**** 8,6 8,5 4,0 7.0 0 AM
22 2017902**** 8,4 8,5 2,5 7.0 6.8 0 EF
23 2017902**** 10,0 8,5 6,5 8.3 0 AM
24 2017900**** 8,1 8,5 6,1 7.6 12 AM
25 2017900**** 8,8 8,5 6,5 7.9 4 AM
26 2017900**** 8,6 8,5 6,5 7.9 0 AM
27 2017900**** 5,8 8,5 5,0 8.0 7.2 0 EF
28 2017900**** 10,0 8,5 7,1 8.5 4 AM
29 2017902**** 9,1 9,0 3,0 7.0 0 AM
30 2017900**** 8,8 8,5 4,0 7.1 4 AM
31 2017900**** 8,0 8,5 5,8 7.4 0 AM
32 2017902**** 7,5 8,5 4,0 8.0 7.4 4 EF
33 2017902**** 8,5 8,5 4,0 7.0 4 AM
34 2017908**** 7,8 8,5 5,5 7.3 12 AM
35 2017902**** 9,0 9,2 4,5 7.6 0 AM
36 2017901**** 9,8 9,2 6,0 8.3 0 AM
37 2017900**** 9,0 9,2 6,5 8.2 0 AM
38 2017910**** 7,6 5,0 4,0 5.5 5.5 0 RN
39 2017901**** 6,3 7,0 3,0 6.5 6.0 0 EF
40 2017900**** 5,0 8,5 0,0 0.0 2.3 4 RN
41 2017901**** 10,0 9,0 8,5 9.2 0 AM
42 2017902**** 9,5 8,5 4,5 7.5 0 AM
43 2017900**** 8,5 8,5 7,0 8.0 0 AM
44 2017902**** 8,8 9,2 6,0 8.0 0 AM
45 2017908**** 7,6 8,5 3,5 6.5 6.5 8 EF
46 2017901**** 9,8 9,0 2,1 7.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas, discussões de textos, seminários, produção audivisual, análise de relatórios dos temas investigados e exercícios práticos na área estudada.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliação contínua por meio de provas orais, trabalhos escritos e outras atividades audiovisual.
a) Provas - valor 50%
b) Relatórios individuais sobre os temas dos seminários, trabalhos de classe e exercícios - 50%
Horário de atendimento: 14-18
Bibliografia: BURKE, Peter. Hibridismo cultural. São Leopoldo (RS): Unisinos, 2006.
CUNHA,M.C. da. Antropologia do Brasil. São Paulo, Brasiliense/EDUSP, 1986.
DAUSTER, Tânia. Construindo pontes – a prática etnográfica no campo da educação. In: DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. 2reimp. Belo Horizonte: UFMG, 2001, p.39-61.
GEERTZ,C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, Zahar, 1978.
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Antropologia e educação: origens de um diálogo. Caderno CEDES. v.18, n.43, Campinas, dez. 1997.
KUPER, Adam. Cultura: a visão dos antropólogos. Bauru(SP): EDUSC, 2002.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Raça e história. 5ed. Lisboa: Editorial Presença, 1996.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 10ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. 8ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MONTERO, Paula. Diversidade cultural: inclusão, exclusão e sincretismo. In: DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. 2reimp. Belo Horizonte: UFMG, 2001, p.39- 61.
NASCIMENTO, Rita Gomes do. Ritual e performance: a escola Índios Tapeba e a ressemantização dos símbolos de preconceito. In: GRACINDO, Regina Vinhaes (org.). Educação como exercício de diversidade: estudos em campo de desigualdades sócio-educacionais. Brasília: Líber Livro, 2007. Parte 4: Educação escolar indígena, cap.19, p.171-91.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo. 2ed. Brasília: Paralelo 15; São Paulo: UNESP, 2000. Cap.1: O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever, p.17-35.
SANCHIS, Pierre. A crise de paradigmas em antropologia. In: DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. 2reimp. Belo Horizonte: UFMG, 2001. p.23-38.
SOUZA, Maurício Rodrigues de. Por uma educação antropológica: comparando as idéias de Bronislaw Malinowski e Paulo Freire. Revista Brasileira de Educação. v.11, n.33, set/dez, 2006.
GOMES, Nilma Lino. Educação e diversidade étnico cultural. In: RAMOS, Marise Nogueira; ADÃO, Jorge Manuel, BARROS, Graciete Maria Nascimento (org.). Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2003. p.67-76.
VALENTE, Ana Lúcia. Diversidade étnico-cultural e educação: perspectivas e desafios. In: RAMOS, Marise Nogueira; ADÃO, Jorge Manuel, BARROS, Graciete Maria Nascimento (org.). Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2003. p.51-65.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/03/2017
22/03/2017
Apresentação do plano de ensino e contrato da disciplina
29/03/2017
29/03/2017
O que Antropologia
05/04/2017
12/04/2017
O que é cultura
19/04/2017
03/05/2017
Cultura, educação e socialização
10/05/2017
24/05/2017
Multiculturalismo, pluralidade cultural, igualdade, diferença e educação
31/05/2017
07/06/2017
A cultura da escola
14/06/2017
21/06/2017
Etnias e educação brasileira
28/06/2017
12/07/2017
A investigação antropológica e o conhecimento do cotidiano escolar
Avaliações
Data Descrição
26/04/2017 1ª Avaliação
31/05/2017 2ª Avaliação
05/07/2017 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Resultado das avaliações. 05/07/2017
Exame final 10.07.17 05/07/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 22:06