-

DCAI149 - GESTÃO DE QUALIDADE - Turma: 01 (2017.1)

Tópicos Aulas
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MARKETING (15/03/2017 - 15/03/2017)
AS SETE DIRETRIZES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (22/03/2017 - 22/03/2017)
Conceitos, Histórico, Aplicação e fundamentos da teoria.
RESPONSABILIDADE SOCIAL (24/03/2017 - 24/03/2017)
Evolução do conceito de Responsabilidade Social.
OS TIPOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL (29/03/2017 - 29/03/2017)
Responsabilidade Social Corporativa (RSC), Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e Responsabilidade Social Ambiental (RSA).
Sociedade, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. (31/03/2017 - 31/03/2017)
A história do conceito de Desenvolvimento Sustentável. Medidas sustentáveis
A Responsabilidade Socioambiental e o comportamento do consumidor (05/04/2017 - 05/04/2017)
Desenvolvemos soluções para conectar a sua marca e seus funcionários com causas sociais evidenciando para o consumidor a importância da responsabilidade social para o mercado e consumidor.
INOVAÇÃO E TENDENCIAS NA ÁREA SOCIAL (07/04/2017 - 07/04/2017)
MARKETING & MEDIA DO BEM, BENEFÍCIOS PARA COLABORADORES E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Noções de Ativo e Passivo Ambiental (12/04/2017 - 12/04/2017)
Conceitos introdutórios sobre o que é ativo e passivo.
Noções de Ativo e Passivo Ambiental (14/04/2017 - 14/04/2017)
Contabilidade ambiental: um estudo sobre sua aplicabilidade em empresas Brasileiras - Artigo para discussão.
Passivo Ambiental (19/04/2017 - 19/04/2017)
O passivo ambiental representa os danos causados ao meio ambiente, representando, assim, a obrigação, a responsabilidade social da empresa com aspectos ambientais.
01 AVALIAÇÃO (21/04/2017 - 21/04/2017)
01 AVALIAÇÃO
A responsabilidade socioambiental e o marketing empresarial (26/04/2017 - 26/04/2017)
Marketing e Responsabilidade Social: Dois instrumentos fundamentais dentro das organizações.
A responsabilidade socioambiental e o marketing empresarial (31/05/2017 - 31/05/2017)
CARACTERÍSTICAS, CONCEITOS E A UTILIZAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA PARA AUMENTAR A VISIBILIDADE
Gestão ambiental na empresa (02/06/2017 - 02/06/2017)
O que é um SGA - Sistema de Gestão Ambiental? E Sistema de Gestão Ambiental na empresas
SGA - SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (07/06/2017 - 07/06/2017)
Quais os componentes básicos de um SGA
SGA-Sistema de Gestão Ambiental (09/06/2017 - 09/06/2017)
Quais os benefícios de um SGA e Diferença entre Gestão Ambiental e Sistema de Gestão Ambiental
SGA - GESTÃO DA QUALIDADE (14/06/2017 - 14/06/2017)
Significado, Aplicação e características ISO 14000
Questão ambiental no Brasil (16/06/2017 - 16/06/2017)
O Estudo de caso Coca-cola. Questão Ambiental, Crise Ambiental e Consciência Ecológica
02 avaliação (21/06/2017 - 21/06/2017)
02 avaliação
Responsabilidade Social (23/06/2017 - 23/06/2017)
A relação da empresa com o entorno socioambiental. Desenvolvimento de projetos sociais.
Estratégica Organizacional (28/06/2017 - 28/06/2017)
Responsabilidade social corporativa como estratégia para o desenvolvimento sustentável
Estratégia corporativa (30/06/2017 - 30/06/2017)
Conceito e definição da estratégia da responsabilidade social e corporativa
SEMINÁRIO SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL (05/07/2017 - 05/07/2017)
Apresentação do seminário
FECHAMENTO DO ASSUNTO GERAL (07/07/2017 - 07/07/2017)
Grupos de interesses ou stakeholders que fazem parte da gestão sobre responsabilidade social.
AVALIAÇÃO FINAL (12/07/2017 - 12/07/2017)
FECHAMENTO FINAL DA DISCIPLINA. AVALIAÇÃO FINAL.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
15 17 22 24 29 31 05 07 12 14 19 21 26 28 03 05 10 12 17 19 24 26 31 02 07 09 14 16 21 23 28 30 05 07 12
1 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201393**** 9,0 8,5 9,0 9,0 8.9 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Sensibilização por meio de vídeos e textos a fim de demonstrar a importância do conteúdo. Onde o conteúdo será ministrado através de aula expositiva e dialogadas, intermediada e construída com base nos fundamentos da metodologia ativa. Fixar a atenção dos discentes por meio do diálogo, imagens e exemplos alem de resolver o exercício de fixação em sala.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será por meio de debates e contextualização da disciplina de forma oral e escrita levando em consideração a avaliação qualitativa e quantitativa. Onde as notas serão atribuída através de provas de múltiplas escolha e subjetiva e trabalhos em formato de seminário.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

JURAN, J. M. Qualidade desde o projeto. São Paulo: Ed. Thomson, 2002.
MARSHALL J. R, I. Gestão da Qualidade. 9 ed. Rio de Janeiro: 2008
OLIVEIRA, O. J. (org.). Gestão da qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Pioneira, 2004.
PALADINI, E. P. Gestão da Qualidade: teoria e prática. 2ªed. São Paulo: Atlas, 2004.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 2 ed. São Paulo:
Atlas,2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

MELLO, C.H.P. et. al. ISO 9001:2008: Sistema de Gestão da Qualidade para Operações de
Produção e Serviços. São Paulo: Atlas, 2009.
MIGUEL, P.A.C. Gestão da Qualidade ISO 9001:2008 - Princípios e Requisitos. São Paulo:
Atlas: 2010.
PALADINI, E.P. Gestão Estratégica da Qualidade: Princípios, Métodos e Processos. São
Paulo: Atlas, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/03/2017
15/03/2017
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MARKETING
22/03/2017
22/03/2017
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
24/03/2017
24/03/2017
RESPONSABILIDADE SOCIAL
29/03/2017
29/03/2017
OS TIPOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
31/03/2017
31/03/2017
Sociedade, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
05/04/2017
05/04/2017
A Responsabilidade Socioambiental e o comportamento do consumidor
07/04/2017
07/04/2017
INOVAÇÃO E TENDENCIAS NA ÁREA SOCIAL
12/04/2017
12/04/2017
Noções de Ativo e Passivo Ambiental
14/04/2017
14/04/2017
Noções de Ativo e Passivo Ambiental
19/04/2017
19/04/2017
Passivo Ambiental
21/04/2017
21/04/2017
01 AVALIAÇÃO
26/04/2017
26/04/2017
A responsabilidade socioambiental e o marketing empresarial
31/05/2017
31/05/2017
A responsabilidade socioambiental e o marketing empresarial
02/06/2017
02/06/2017
Gestão ambiental na empresa
07/06/2017
07/06/2017
SGA - SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
09/06/2017
09/06/2017
SGA-Sistema de Gestão Ambiental
14/06/2017
14/06/2017
SGA - GESTÃO DA QUALIDADE
16/06/2017
16/06/2017
Questão ambiental no Brasil
21/06/2017
21/06/2017
02 avaliação
23/06/2017
23/06/2017
Responsabilidade Social
28/06/2017
28/06/2017
Estratégica Organizacional
30/06/2017
30/06/2017
Estratégia corporativa
05/07/2017
05/07/2017
SEMINÁRIO SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL
07/07/2017
07/07/2017
FECHAMENTO DO ASSUNTO GERAL
12/07/2017
12/07/2017
AVALIAÇÃO FINAL
Avaliações
Data Descrição
21/04/2017 1ª Avaliação
21/06/2017 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 17:29