• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

eduardo costa girao

FIS - DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCN

CMP011 - BASES DOS PROCESSOS PSICOSSOCIAIS II - Turma: 01 (2017.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (16/08/2025 - 16/09/2025)

 

A disciplina em questão objetiva proporcionar a compreensão das múltiplas perspectivas e abordagens sobre a categoria “desenvolvimento”, tornando tal categoria instrumento analítico para a observação das estruturas de reprodução das relações de produção (econômicas, políticas, sociais, culturais, ambientais, etc.) de cada especificidade territorial/comunitária. A oferta do presente componente curricular fundamenta-se no debate desenvolvido observando territórios subdesenvolvidos, compreendendo que o desenvolvimento, para ser acessado e, assim, proporcionar alguma razão de bem-estar para as populações locais, deve ser expressado, para além da acumulação econômica abstrata e da industrialização comandada por atores externos, observando as especificidades culturais e as demandas locais, assim, dirigida junto com atores locais.

Caro(a) aluno(a),

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa sobre as perspectivas do desenvolvimento local ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor: Hugo Feitosa Gonçalves

CONHEÇA O PROFESSOR:

Hugo Feitosa Gonçalves.

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) (2013). Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) (2016). Doutor na linha "Estado, Governo e Sociedade", pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi Professor do Departamento de Economia da Universidade Regional de Cariri (URCA) - CE (2022-2023). Professor permanente de Teoria e História Econômica da Universidade Federal do Piauí (a partir de 2023). Nascido em 22/03/1989. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6323-1648.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/0587543569789428

   PLANO DE ENSINO TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO LOCAL CEAD_UFPI 2025.2 assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (16/08/2025 - 16/09/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (16/08/2025 - 16/09/2025)

Unidade I: Perspectivas do desenvolvimento regional (de fatores exógenos) e do desenvolvimento local (de fatores endógenos) (Bellingieri, 2017).

Unidade II: O Mito do Desenvolvimento Econômico (Furtado, 1998) e Desenvolvimento como Liberdade (Sen, 2000).

Proporcionar a compreensão das múltiplas perspectivas e abordagens sobre a categoria “desenvolvimento”, tornando tal categoria instrumento analítico para a observação das estruturas de reprodução das relações de produção (econômicas, políticas, sociais, culturais, ambientais, etc.) de cada especificidade territorial/comunitária.

 

 

Você sabia que o Nordeste brasileiro é apontado como a região mais atrativa para investimentos em produção de energias renováveis? Que perspectiva de desenvolvimento está inserido nesse discurso?

Ver em: <https://aterraeredonda.com.br/nordeste-um-novo-cenario/>. Acesso em: 11 ago. 2025.

Tomamos como meta central promover a reflexão sobre os caminhos (perspectivas) sobre o(s) desenvolvimento(s): as escalas territoriais; os objetivos; as diretrizes; as barreiras; o papel do Estado; o papel dos atores e fatores locais.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 16/08/2025 às 00:00 a 16/09/2025 às 23:59
    
Inicia em 16/08/2025 às 0h 0 e finaliza em 16/09/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (16/08/2025 - 16/09/2025)
    
Inicia em 10/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 12/09/2025 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (16/08/2025 - 16/09/2025)
    
Inicia em 15/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 16/09/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (16/08/2025 - 16/09/2025)
    
Inicia em 15/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 18/09/2025 às 23h 59
Sociedade, grupos e instituições (24/03/2017 - 31/03/2017)

Sociedades e Instituições 

https://pt.slideshare.net/angelaguimaraespedreira/compndio-de-anlise-institucional-e-outras-correntes

  Sociedade e Instituições 
Conceitos e concepções para pensar a sociedade, os grupos e as instuições na prática médica
  Plano de ensino 
SEGUE PLANO DE ENSINO E ATIVIDADES PROPOSTAS NO MÓDULO.
Sociedade, grupos e instituições (31/03/2017 - 31/03/2017)
Medicina Social (07/04/2017 - 07/04/2017)
  Aula sobre Medicina Social 
Caros/as alunos/as: segue, em anexo, o texto para nossa próxima aula (07/03). Leitura obrigatória das págs. 47 - 57. Texto: O Nascimento da Medicina Social, do livro Microfísica do Poder de Michel Foucault. Boa leitura.
  SLIDES DA AULA SOBRE O NASCIMENTO DA MEDICINA SOCIAL 
SLIDES DA AULA SOBRE O NASCIMENTO DA MEDICINA SOCIAL
Normal e patológico (05/05/2017 - 05/05/2017)
Biopolítica e biopoder (12/05/2017 - 12/05/2017)
  

Caminhando com Tim Tim

Vídeo e texto de Genifer Gerhardt

"(...) o tempo é senhor de delicadezas, e desafios, e novidades constantes e intermináveis."
Sobre caminhos, caminhares e destinos: "que o chegar não é mais valioso que a andança; que o encontro é precioso"
O meu encontro, hoje, precisa ser comigo mesma...

www.inescozzo.com Publicado em 15 de dez de 2014  Licença padrão do YouTub

  

Guernica

Guernica (Alain Resnais e Robert Hessens (1950). Texto de Paul Eluard. Guernica é um filme baseado em pinturas desenhos e esculturas feitos por Picasso entre os anos 1902 e 1949. “Guernica”, pintado durante a Guerra Civil Espanhola, ocupa o foco principal deste documentário.

Subjetividade e saúde (19/05/2017 - 19/05/2017)
  Hamilton 
Avaliação (19/05/2017 - 19/05/2017)
Planejamento (Pesquisa qualitativa: etnografia) (26/05/2017 - 26/05/2017)
  TEXTO 01 PARA AULA DE ETNOGRAFIA 
Segue o texto 01 da nossa próxima aula para leitura, dia 26/05/17.
  TEXTO 02 PARA AULA DE ETNOGRAFIA 
TEXTO 02 PARA AULA DE ETNOGRAFIA EM SAÚDE
  Slides da aula e orientações para AV 1 
Slides da aula e orientações para AV 1
Pesquisa qualitativa (Atividade) (02/06/2017 - 02/06/2017)
TEMA: Corpo e saúde (09/06/2017 - 09/06/2017)
  CORPO E SAÚDE 
SLIDES
Medicalização do viver (16/06/2017 - 16/06/2017)
Mercantilização da saúde (23/06/2017 - 23/06/2017)
Avaliação (30/06/2017 - 30/06/2017)
Exame Final (07/07/2017 - 07/07/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
24 31 07 28 05 26 02 09 16 23 30 07
1 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2015903**** 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
3 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
7 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 4
9 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2016904**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2016905**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2016904**** 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
15 2016904**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 4
16 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
27 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2016904**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
36 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
39 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2016905**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
41 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016904**** 8,0 6,6 7.3 0 AM
2 2016904**** 6,0 4,6 8.2 6.7 0 EF
3 2016906**** 8,1 5,8 7.0 0 AM
4 2016901**** 8,0 6,0 7.0 0 AM
5 2015903**** 9,5 6,0 7.8 0 AM
6 2016904**** 7,8 9,0 8.4 0 AM
7 2016906**** 8,0 8,0 8.0 0 AM
8 2016905**** 8,5 5,8 7.2 0 AM
9 2016905**** 9,0 6,0 7.5 0 AM
10 2016906**** 8,5 9,0 8.8 0 AM
11 2016904**** 7,1 6,8 7.0 0 AM
12 2015903**** 3,0 4,8 3.9 0 RN
13 2016905**** 6,5 8,0 7.3 0 AM
14 2016904**** 10,0 7,0 8.5 0 AM
15 2016904**** 7,0 7,0 7.0 0 AM
16 2016903**** 8,0 8,0 8.0 0 AM
17 2016906**** 8,7 7,0 7.9 0 AM
18 2016905**** 7,0 6,0 8.8 7.7 0 EF
19 2016904**** 6,8 8,0 7.4 0 AM
20 2016905**** 7,0 7,0 7.0 0 AM
21 2016904**** 8,5 5,6 7.1 0 AM
22 2016904**** 9,0 5,8 7.4 0 AM
23 2016906**** 8,8 7,8 8.3 0 AM
24 2016904**** 7,4 7,0 7.2 0 AM
25 2016904**** 7,0 7,8 7.4 0 AM
26 2016903**** 8,5 6,2 7.4 0 AM
27 2016904**** 5,0 6,0 8.4 7.0 0 EF
28 2016904**** 7,5 9,0 8.3 0 AM
29 2016905**** 9,5 6,6 8.1 0 AM
30 2016906**** 7,2 5,6 8.5 7.5 0 EF
31 2016906**** 7,5 6,8 7.2 0 AM
32 2016905**** 9,5 9,0 9.3 0 AM
33 2016906**** 5,0 7,8 6.6 6.5 0 EF
34 2016906**** 8,0 6,0 7.0 0 AM
35 2016904**** 7,1 6,8 7.0 0 AM
36 2016904**** 5,8 7,0 8.1 7.3 0 EF
37 2016904**** 9,8 9,8 9.8 0 AM
38 2016904**** 6,5 9,0 7.8 0 AM
39 2016906**** 6,5 5,8 8.6 7.4 0 EF
40 2016905**** 10,0 9,0 9.5 0 AM
41 2016906**** 6,1 6,8 8.4 7.5 0 EF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Sociedade, grupos e instituições. Medicina social. Biopolítica e biopoder. Corpo e saúde. Normal e patológico. Subjetividade e saúde. Medicalização do viver. Mercantilização da saúde. Pesquisa qualitativa em saúde: principais métodos, instrumentos e análises de dados.
Objetivos: . GERAL Capacitação do aluno para:  Compreensão das relações entre saúde, sociedade, grupos e instituições e suas repercussões nos modos de viver e adoecer na contemporaneidade.  Análise dos desafios da prática médica ante a medicina social, a biopolítica e os modos de vida e seus efeitos na produção de subjetividades e nos processos de saúde e doença.  Elaboração de um projeto de pesquisa intervenção tendo um grupo de trabalho em saúde como dispositivo nos cenários da prática médica.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O conteúdo programático será desenvolvido através de aulas expositivas dialogadas, estudo individual e em grupos, sessões comentadas de vídeo, círculos de cultura, painéis de debates, aula de campo e seminários.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do módulo será realizada de maneira processual, considerando as modalidades somativa e formativa. <br />As notas serão obtidas por meio de: <br />AV1: Avaliação escrita.<br />AV2: Avaliação em grupo/coletiva.<br />
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA:<br /><br />AGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.<br /><br />BAREMBLITT, G. Sociedade e instituições. In Compêndio de análise institucional e outras correntes. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Rocord: Rosa dos Tempos, 1998. p. 27 ? 38.<br /><br />BAUMAN, Z. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.<br /><br />FOUCAULT, M. O nascimento do hospital. In Microfísica do Poder. São Paulo: Graal, 2007. p. 99 ? 111.<br /><br />GANCUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.<br /><br />GOFGFMAN, E. As caraterísticas das instituições totais. In Manicômios, prisões e conventos. 8ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2008. p. 13 ? 108.<br /><br />PELBART, P. P. Biopolítica. In Vida capital: ensaios de biopolítica. 1ª. ed. São Paulo: Iluminuras, 2011. p. 55 ? 59. <br /><br />ROSE, N. Biopolítica no Século XXI. In A política da própria vida: biomedicina, poder e subjetividade no século XXI. São Paulo: Paulus, 2013. p. 23 ? 67.<br /><br />BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: <br /><br />COSTA, F. B. Homens invisíveis: relatos de uma humilhação social. São Paulo: Globo, 2004.<br /><br />CANGUILHEM, G. Escritos sobre a medicina. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.<br /><br />LE BRETON, D. Antropologia do corpo. 4. Ed. ? Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.<br /><br />MINAYO, M. C. De Souza & Outro (org). Antropologia, saúde e envelhecimento. Rio de Janeiro; Fiocruz, 2002.<br /><br />STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Penso, 2011.<br /><br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
24/03/2017
31/03/2017
Sociedade, grupos e instituições
31/03/2017
31/03/2017
Sociedade, grupos e instituições
07/04/2017
07/04/2017
Medicina Social
05/05/2017
05/05/2017
Normal e patológico
12/05/2017
12/05/2017
Biopolítica e biopoder
19/05/2017
19/05/2017
Avaliação
19/05/2017
19/05/2017
Subjetividade e saúde
26/05/2017
26/05/2017
Planejamento (Pesquisa qualitativa: etnografia)
02/06/2017
02/06/2017
Pesquisa qualitativa (Atividade)
09/06/2017
09/06/2017
TEMA: Corpo e saúde
16/06/2017
16/06/2017
Medicalização do viver
23/06/2017
23/06/2017
Mercantilização da saúde
30/06/2017
30/06/2017
Avaliação
07/07/2017
07/07/2017
Exame Final
Avaliações
Data Descrição
19/05/2017 1ª Avaliação
30/06/2017 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
ENTREGA DE AV 1 05/07/2017
CORREÇÃO DE CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DE BPPS II 14/06/2017
CRONOGRAMA ATUALIZADO 13/06/2017
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS RELATOS ETNOGRÁFICOS (AV 1) 31/05/2017
CRONOGRAMA DO MÓDULO DE BPPS II ATUALIZADO 23/05/2017
ATENÇÃO ALUNOS/AS!!! 27/04/2017
Permuta de tema/data de aulas. 23/04/2017
CORREÇÃO 03/04/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1399 17/09/2025 21:44