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CMP012 - BASES DOS PROCESSOS DE AGRESSÃO, DEFESA E PROTEÇÃO - Turma: 01 (2017.1)

Tópicos Aulas
Planejamento pedagógico (16/03/2017 - 16/03/2017)
   Novo Caderno BPAD I 
Planejamento pedagógico (17/03/2017 - 17/03/2017)
Apresentação do módulo / Introdução ao estudo das bactérias (23/03/2017 - 23/03/2017)
Introdução ao estudo das bactérias (24/03/2017 - 24/03/2017)
08:00-10:00 (Aula prática Coloração de Gram) / 10:00-12:00 (Aula prática Isolamento de micro-organismos) (30/03/2017 - 30/03/2017)
08:00-10:00 - Aula Teórico-prática (Identificação de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas) / 14:00-16:00 (Introdução ao estudo dos vírus) / 16:00-18:00 (Introdução ao estudo dos fungos) (31/03/2017 - 31/03/2017)
08:00-10:00 (Aula prática Antibiograma) / 10:00-12:00 (Aula prática Microscopia e macroscopia dos fungos) (06/04/2017 - 06/04/2017)
1ª avaliação cognitiva (07/04/2017 - 07/04/2017)
Aula prática - Genética Molecular (08/06/2017 - 08/06/2017)
TBL - Genética do Metabolismo (09/06/2017 - 09/06/2017)
  Tabela 
  Notas TBL 
Seminários de Genética (22/06/2017 - 22/06/2017)
Aspectos éticos da intervenção do geneticista (23/06/2017 - 23/06/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
16 17 23 24 30 31 06 07 13 14 20 21 27 28 04 05 11 12 18 19 25 26 01 02 08 09 15 16 22 23 29 30 06 07 13
1 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4 0 0 0 0 10
2 2015903**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
3 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 6
8 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 6
11 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
13 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
14 2016904**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
15 2016904**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 6
16 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2016904**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
20 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4 0 0 0 0 8
21 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 6
23 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 6
24 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 6
26 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4 0 0 0 0 10
28 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
29 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2015903**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
31 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
32 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4 0 0 0 0 10
33 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
35 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
36 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4 0 0 0 0 8
37 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4 0 0 0 0 6
38 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
39 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016904**** 8,1 3,0 4,0 7,7 7.0 6.4 0 EF
2 2016903**** 7,2 5,8 4,4 7,5 8.0 7.1 0 EF
3 2016901**** 9,0 4,5 7,0 8,1 7.2 6 AM
4 2016903**** 8,4 7,0 8,0 8,3 7.9 2 AM
5 2015903**** 3,5 3,5 5,0 7,8 8.2 6.6 6 EF
6 2016904**** 7,2 6,0 7,5 8,4 7.3 8 AM
7 2016906**** 7,3 6,5 6,2 7,9 7.0 4 AM
8 2016904**** 6,5 7,0 8,5 7,9 7.5 2 AM
9 2016906**** 6,1 6,0 7,5 8,2 7.0 0 AM
10 2016906**** 5,4 6,5 4,5 8,2 8.5 7.4 0 EF
11 2016904**** 7,4 6,5 7,5 8,0 7.4 6 AM
12 2016904**** 6,6 4,5 8,3 8,4 7.0 8 AM
13 2016906**** 8,3 7,3 8,5 7,8 8.0 10 AM
14 2016904**** 9,3 6,3 7,0 7,9 7.6 10 AM
15 2016906**** 7,3 5,3 6,0 7,1 7.5 7.0 0 EF
16 2016904**** 9,3 6,5 4,2 8,3 7.1 6 AM
17 2016905**** 9,3 6,5 6,7 8,3 7.7 4 AM
18 2016904**** 9,8 6,0 9,0 7,8 8.2 2 AM
19 2016904**** 7,6 4,5 5,0 8,4 9.5 8.0 0 EF
20 2016905**** 8,0 6,8 7,5 8,4 7.7 4 AM
21 2015903**** 4,6 2,0 6,0 7,0 8.3 6.6 6 EF
22 2016906**** 7,4 4,5 9,0 8,1 7.3 0 AM
23 2016904**** 9,9 7,0 7,5 8,2 8.2 0 AM
24 2016905**** 7,7 7,0 6,5 8,0 7.3 6 AM
25 2016904**** 9,3 8,0 6,6 7,3 7.8 8 AM
26 2016906**** 8,8 3,5 8,0 8,3 7.2 6 AM
27 2016906**** 6,5 5,0 6,5 8,1 8.8 7.7 6 EF
28 2016904**** 8,4 5,5 7,5 7,8 7.3 6 AM
29 2016904**** 8,4 3,5 5,5 7,6 8.0 7.2 10 EF
30 2016906**** 9,7 8,0 7,5 7,6 8.2 2 AM
31 2016906**** 8,5 4,0 6,5 8,8 7.0 4 AM
32 2016904**** 7,1 7,0 7,0 8,4 7.4 6 AM
33 2016904**** 7,2 5,2 7,0 8,4 7.0 4 AM
34 2016905**** 8,4 5,0 8,0 8,2 7.4 4 AM
35 2016905**** 8,3 9,0 7,0 7,9 8.1 0 AM
36 2016905**** 8,2 3,5 9,0 7,3 7.0 0 AM
37 2016906**** 9,0 7,0 9,5 8,7 8.6 2 AM
38 2016905**** 6,3 7,0 8,3 8,2 7.5 2 AM
39 2016905**** 8,9 9,5 8,0 8,3 8.7 0 AM
40 2016904**** 9,3 8,0 9,0 8,5 8.7 0 AM
41 2016906**** 8,4 7,3 5,2 8,2 7.3 10 AM
42 2016904**** 7,9 2,7 6,5 7,9 8.0 7.2 0 EF

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O conteúdo programático será desenvolvido através de aulas expositivas e práticas, estudo individual e em grupos, estudo através de textos, painéis de debates, consultas bibliográficas, levantamento e discussões sobre publicações científicas e problemáticas regionais.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão realizados 03 (três) testes cognitivos. Estes abordarão tanto o conteúdo ministrado em sala de aula como aquele contido nos livros texto. Além disso, será realizada uma quarta avaliação referente às atividades práticas (TBL, seminários e relatórios).
A nota final será obtida a partir da média das quatro avaliações parciais, conforme descrito abaixo:

MÉDIA FINAL = (AP1+ AP2 + AP3 + AP4)/4; AP = AVALIAÇÃO PARCIAL

AP1: Avaliação cognitiva (Microbiologia Básica);
AP2: Avaliação cognitiva (Genética Molecular e Médica);
AP3: Avaliação cognitiva (Genética Molecular e Médica);
AP4: Atividades práticas [(nota do TBL + nota dos seminários + média dos relatórios)/3].

O Team-based learning (TBL) será composto por uma avaliação individual cognitiva (peso 50%), uma avaliação em grupo cognitiva (peso 30%) e uma avaliação referente às discussões em grupo (peso 20%).

As provas de segunda chamada das avaliações cognitivas e do TBL serão referentes ao conteúdo abordado na prova que o aluno faltou.

O exame final (EF) consistirá de uma avaliação cognitiva individual com todos os conteúdos abordados durante o semestre.

Como critério de avaliação e aprovação do aluno serão utilizadas as normas de funcionamento dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí. A saber:
Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que (Art. 111):
I – Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7,0 nas avaliações parciais;
II – Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.
Será considerado reprovado o aluno que se incluir em um dos três itens (Art. 112):
I – Obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular;
II – Obtiver média aritmética inferior a 4,0 nas avaliações parciais (Neste caso o aluno não se poderá se submeter ao exame final – Art. 113);
III – Obtiver média aritmética inferior a 6,0 resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.
Horário de atendimento:
Bibliografia: GENÉTICA MOLECULAR E HUMANA

Bibliografia Básica:
• ALBERTS, B.; BRAY, D.; HOPKIN, K.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M; ROBERTS, K; WALTER, P. Fundamentos da Biologia Celular. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
• BORGES-OSÓRIO, M. R.; ROBINSON, W. M. Genética Humana. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
• NUSSBAUM, R. L.; MCLNNES, R. R.; WILLARD, H. F. Thompson & Thompson Genética Médica. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier 2008.
• SNUSTAD, D. P.; SIMMONS, M. J. Fundamentos de Genética. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
• WATSON, J; LEVINE, M.; LOSICK, R. Biologia Molecular do Gene. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

Bibliografia Complementar:
• ALBERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M; ROBERTS, K; WALTER, P. Biologia Molecular da Célula. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
• JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
• PASTERNAK, J. J. Uma Introdução à Genética Molecular Humana - Mecanismos das Doenças Hereditárias. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
• SCHAEFER, G. B.; THOMPSON JR, J. N. Genética Médica: Uma Abordagem Integrada. 1. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.
• STRACHAN, T; READ, A. Genética Molecular Humana. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
• ZATZ, M. Genética: Escolhas que nossos avós não faziam. São Paulo: Globo, 2011.

MICROBIOLOGIA HUMANA

Bibliografia Básica:
• TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, C. L. Microbiologia. 10. ed. São Paulo: Artmed, 2012.
• TRABULSI, L. R.; ALTERTHUM, F. Microbiologia. 5. ed. São Paulo: Atheneu, 2008.
• MURRAY, P.R.; ROSENTHAL, K.S.; PFALLER, M.A. Microbiologia Médica. 5. ed. São Paulo: Elsevier, 2008.
• SIDRIM, J. J. C.; ROCHA, M. F. G. Micologia Médica à Luz de Autores Contemporâneos. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.
• SANTOS, N. S. O.; ROMANOS, M. T. V.; WIGG, M. D. Introdução à Virologia Humana. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

Bibliografia Complementar:
• JAWETZ, E.; MELNICH, J. L; ADELBERG. E. Microbiologia Médica. 24. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
• PELCZAR JUNIOR, M. J. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2005.
• LACAZ, C. S.; MARTINS, J. E. Micologia Médica. 8. ed. São Paulo: Sarvier, 2001.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
16/03/2017
16/03/2017
Planejamento pedagógico
17/03/2017
17/03/2017
Planejamento pedagógico
23/03/2017
23/03/2017
Apresentação do módulo / Introdução ao estudo das bactérias
24/03/2017
24/03/2017
Introdução ao estudo das bactérias
30/03/2017
30/03/2017
08:00-10:00 (Aula prática Coloração de Gram) / 10:00-12:00 (Aula prática Isolamento de micro-organismos)
31/03/2017
31/03/2017
08:00-10:00 - Aula Teórico-prática (Identificação de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas) / 14:00-16:00 (Introdução ao estudo dos vírus) / 16:00-18:00 (Introdução ao estudo dos fungos)
06/04/2017
06/04/2017
08:00-10:00 (Aula prática Antibiograma) / 10:00-12:00 (Aula prática Microscopia e macroscopia dos fungos)
07/04/2017
07/04/2017
1ª avaliação cognitiva
08/06/2017
08/06/2017
Aula prática - Genética Molecular
09/06/2017
09/06/2017
TBL - Genética do Metabolismo
22/06/2017
22/06/2017
Seminários de Genética
23/06/2017
23/06/2017
Aspectos éticos da intervenção do geneticista
Avaliações
Data Descrição
07/04/2017 1ª Avaliação
18/05/2017 2ª Avaliação
29/06/2017 3ª Avaliação
30/06/2017 4ª Avaliação
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Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
Prova Final BPAD 06/07/2017
Relatórios de Genética 04/07/2017
Aula prática e TBL 02/06/2017
2ª avaliação BPAD 30/05/2017
Novo Cronograma BPAD I 17/05/2017
Retomada das aulas BPAD 04/05/2017
Entrega dos Relatórios e Discussão das Questões de Prova 19/04/2017
Discussão das questões de prova 11/04/2017
Aulas do Módulo BPAD I 10/04/2017

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