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PPGCOM008 - MÍDIA E CONTEMPORANEIDADE - Turma: 01 (2017.1)

Tópicos Aulas
O que é contemporâneo (08/03/2017 - 08/03/2017)

Texto 1: AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? In: ______. O que é contemporâneo? E outros ensaios. [Trad. Vinicius Nikastro Honesco]. Chapecó, SC: Argos, 2009, p. 55-76. (Texto disponível no SIGAA).

   Texto 1 
A contemporaneidade como idade mídia (22/03/2017 - 22/03/2017)

Texto 2: RUBIM, A. A. C. A contemporaneidade como idade mídia. In: Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.4 , n.7, 2000, p. 25-36. (Texto disponível no SIGAA).

Texto 3: MORAES, Dênis. A dialética das mídias globais. In: ______. Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande: Letra Livre, 1997, p. 11-76.

  Texto 2 
Teoria/contexto/métodos: guerras entre teorias e estudos culturais (29/03/2017 - 29/03/2017)

Texto 4: KELLNER, Douglas. Parte 1: Teoria/contexto/métodos. In: ______. A cultura da mídia. Bauru, SP: EDUSC, 2001, p. 9-162. (Texto disponível no SIGAA).

  texto 4 
Povo e massa na cultura: os marcos dos debates (12/04/2017 - 12/04/2017)

Texto 5: BARBERO, J. M. Primeira Parte: Povo e massa na cultura: os marcos dos debates. In: ______. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997, p. 23-127. (Texto disponível no SIGAA).

  Texto 5 
Pensar as mídias (19/04/2017 - 19/04/2017)

Texto 6: MATTELART, Armand; MARTTELART, Michèlle. Pensar as mídias. São Paulo: Loyola, 2004.

Cultura do consumo e pós-modernismo (26/04/2017 - 26/04/2017)

Texto 7: FEATHERSTONE, M. Cultura do consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995. (Texto disponível no SIGAA).

  Texto 7 
A sociedade do espetáculo (03/05/2017 - 03/05/2017)

Seminário 1 - Texto 8: DEBOR, Guy. A sociedade do espetáculo. VersãoeBooksBrasil.com, 2003. (Texto disponível no SIGAA).

  Texto 8 
A Sociedade em rede (10/05/2017 - 10/05/2017)

Seminário 2 - Texto 9: CASTELLS, M. A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000. (Texto disponível no SIGAA).

  Texto 9 
Modernidade Líquida (17/05/2017 - 17/05/2017)

Seminário 3 - Texto 10: BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001.

Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização (24/05/2017 - 24/05/2017)

Seminário 4 - Texto 11: CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
08 22 29 12 03 10 17 24 07 14
1 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
7 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 7,0 7.0 4 AM
2 2017100**** 8,0 8.0 0 AM
3 2017100**** 7,0 7.0 0 AM
4 2017100**** 9,0 9.0 0 AM
5 2017100**** 8,0 8.0 0 AM
6 2017100**** 8,5 8.5 0 AM
7 2017100**** 8,0 8.0 0 AM
8 2017100**** 8,5 8.5 0 AM
9 2017100**** 7,0 7.0 0 AM
10 2017100**** 7,5 7.5 4 AM
11 2017100**** 8,0 8.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo da contemporaneidade e suas particularidades. Os rituais contemporâneos da comunicação. Cultura e consumo: o pós-modernismo como lógica cultural do capitalismo tardio. Das sociedades disciplinares à sociedade do espetáculo e do controle. Questões contemporâneas como midiatização, hibridismo, diversidade cultural, multiculturalismo e mediação. A configuração de novos tempos e espaços na produção material e simbólica de produtos midiáticos na atualidade.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas dialogadas, com leitura prévia e discussões de textos propostos para estudo. Debates e Seminários. Produção de um Artigo Científico de caráter avaliativo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem:
• Discussão de textos e/ou Apresentação de Seminários;
• Produção de Artigo Científico individual.
• Os critérios de avaliação serão de ordem qualitativa e quantitativa, incluindo:
A) Participação efetiva dos alunos nas atividades propostas;
B) Frequência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina. O aluno que obtiver frequência inferior a 75% será REPROVADO POR FALTA e será atribuída a nota 0,0 (ZERO), conforme as normas da Universidade Federal do Piauí (Resolução nº 043/95 – CEPEX).
C) Produção de um Artigo Científico (Nota: zero (0,0) a dez (10,0)).
Horário de atendimento:
Bibliografia: 5.1 Básica:
AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? E outros ensaios. [Trad. Vinicius Nikastro Honesco]. Chapecó, SC: Argos, 2009.
BARBERO, J. M. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001.
CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.
CASTELLS, M. A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
DEBOR, Guy. A sociedade do espetáculo. VersãoeBooksBrasil.com, 2003.
EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
______. A ideia de cultura. São Paulo: UNESP, 2005.
FEATHERSTONE, M. Cultura do consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
INNERARITY, Daniel. La sociedade invisible. Espasa Calpe, Madrid, 2004.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
MATTELART, Armand; MARTTELART, Michèlle. Pensar as mídias. São Paulo: Loyola, 2004.
MORAES, Dênis de (org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003.
______. Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande: Letra Livre, 1997.
______. Mutaciones de lo Visible. Buenos Aires: Paidós, 2010.
RUBIM, A. A. C. A contemporaneidade como idade mídia. In: Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.4 , n.7, 2000, p. 25-36.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho. Petrópolis: Vozes, 2002.
______. A verdade seduzida. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna. Petrópolis: Vozes, 2005.
______. A mídia e a modernidade. Petrópolis: Vozes, 1998.
TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade. Petrópolis: Vozes, 2009.

5.1 Complementar
ANDERSON, B. Comunidades imaginadas. SP: Companhia Das Letras, 2008.
ANDERSON, C. A cauda longa. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2006.
APPADURAI, A. Dimensões culturais da globalização. Lisboa, Editorial Teorema, 2004.
ARBIB, M.A. e HESSE, M.B. The construction of reality. New York, Cambridge University Press, 1986.
AUGÉ, M. Não-lugares: Introdução a uma antropologia da sobremodernidade. Campinas: Papirus, 2007.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Jeneiro: Jorge Zahar, 1999.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
CANCLINI, N. G. Diferentes, desiguais e desconectados: Mapas da Interculturalidade. RJ: Editora UFRJ, 2005.
______. Culturas híbridas. SP: EDUSP, 2004.
CANCLINI, Nestor G. Cultura y comunicación: entre lo global y lo local. La Plata: Ediciones de Periodismo y Comunicación, 1997.
CASTELLS, M. O poder da identidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FELINTO, E.. Passeando no labirinto: Ensaios sobre as Tecnologias e Materialidades da Comunicação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
GIDDENS, A.. As consequências da modernidade. SP, Unesp, 1991.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
HARVEY, D. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1992.
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
JOHNSON, S. Surpreendente! A televisão e o videogame nos tornam mais inteligentes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
KUMAR, K. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
LATOUR, B. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: 34, 1994.
LAZZARATO, M. e NEGRI, A. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A.2001.
LYOTARD, J-F. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.
MAFFESOLI, M.. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.
NEGRI, A. e HARDT, M. Império. Rio de Janeiro: Record, 2001.
RAMONET, Ignacio. A tirania da comunicação. [Trad. Lúcia Mathilde Endlich Orth]. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
SAID, E. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
SARLO, B. Cenas da vida pós-moderna. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.
SANTAELLA, L. Cultura e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Editora Paulus, 2003.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995
VIRILIO, P. Guerra pura: a militarização do cotidiano. São Paulo: Brasiliense, 1984.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/03/2017
08/03/2017
O que é contemporâneo
22/03/2017
22/03/2017
A contemporaneidade como idade mídia
29/03/2017
29/03/2017
Teoria/contexto/métodos: guerras entre teorias e estudos culturais
12/04/2017
12/04/2017
Povo e massa na cultura: os marcos dos debates
19/04/2017
19/04/2017
Pensar as mídias
26/04/2017
26/04/2017
Cultura do consumo e pós-modernismo
03/05/2017
03/05/2017
A sociedade do espetáculo
10/05/2017
10/05/2017
A Sociedade em rede
17/05/2017
17/05/2017
Modernidade Líquida
24/05/2017
24/05/2017
Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização
Avaliações
Data Descrição
03/06/2017 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
Data de entrega do trabalho final da disciplina "Mídia e contemporaneidade" 27/06/2017
Data de entrega do trabalho final da disciplina 16/06/2017
Hoje, Palestra intitulada "A democracia sequestrada: mídia e Golpe de Estado no Brasil atual" 15/05/2017
Atividade - Da utilidade da Teoria 28/03/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1054 29/03/2024 03:26