Bibliografia:
| 5.1 Básica: AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? E outros ensaios. [Trad. Vinicius Nikastro Honesco]. Chapecó, SC: Argos, 2009. BARBERO, J. M. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997. BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001. CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995. CASTELLS, M. A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000. DEBOR, Guy. A sociedade do espetáculo. VersãoeBooksBrasil.com, 2003. EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Rio de Janeiro: Zahar, 1993. ______. A ideia de cultura. São Paulo: UNESP, 2005. FEATHERSTONE, M. Cultura do consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995. INNERARITY, Daniel. La sociedade invisible. Espasa Calpe, Madrid, 2004. KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru, SP: EDUSC, 2001. MATTELART, Armand; MARTTELART, Michèlle. Pensar as mídias. São Paulo: Loyola, 2004. MORAES, Dênis de (org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003. ______. Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande: Letra Livre, 1997. ______. Mutaciones de lo Visible. Buenos Aires: Paidós, 2010. RUBIM, A. A. C. A contemporaneidade como idade mídia. In: Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.4 , n.7, 2000, p. 25-36. SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002. SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho. Petrópolis: Vozes, 2002. ______. A verdade seduzida. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988. THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna. Petrópolis: Vozes, 2005. ______. A mídia e a modernidade. Petrópolis: Vozes, 1998. TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade. Petrópolis: Vozes, 2009.
5.1 Complementar ANDERSON, B. Comunidades imaginadas. SP: Companhia Das Letras, 2008. ANDERSON, C. A cauda longa. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2006. APPADURAI, A. Dimensões culturais da globalização. Lisboa, Editorial Teorema, 2004. ARBIB, M.A. e HESSE, M.B. The construction of reality. New York, Cambridge University Press, 1986. AUGÉ, M. Não-lugares: Introdução a uma antropologia da sobremodernidade. Campinas: Papirus, 2007. BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Jeneiro: Jorge Zahar, 1999. BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. CANCLINI, N. G. Diferentes, desiguais e desconectados: Mapas da Interculturalidade. RJ: Editora UFRJ, 2005. ______. Culturas híbridas. SP: EDUSP, 2004. CANCLINI, Nestor G. Cultura y comunicación: entre lo global y lo local. La Plata: Ediciones de Periodismo y Comunicación, 1997. CASTELLS, M. O poder da identidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. FELINTO, E.. Passeando no labirinto: Ensaios sobre as Tecnologias e Materialidades da Comunicação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. GIDDENS, A.. As consequências da modernidade. SP, Unesp, 1991. HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998. HARVEY, D. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1992. JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008. JOHNSON, S. Surpreendente! A televisão e o videogame nos tornam mais inteligentes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. KUMAR, K. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. LATOUR, B. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: 34, 1994. LAZZARATO, M. e NEGRI, A. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A.2001. LYOTARD, J-F. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986. MAFFESOLI, M.. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995. NEGRI, A. e HARDT, M. Império. Rio de Janeiro: Record, 2001. RAMONET, Ignacio. A tirania da comunicação. [Trad. Lúcia Mathilde Endlich Orth]. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. SAID, E. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. SARLO, B. Cenas da vida pós-moderna. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997. SANTAELLA, L. Cultura e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Editora Paulus, 2003. THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995 VIRILIO, P. Guerra pura: a militarização do cotidiano. São Paulo: Brasiliense, 1984. |