-

PPGED158 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 01 (2017.1)

Tópicos Aulas
Aula expositiva (14/03/2017 - 14/03/2017)
Pesquisa narrativa no contexto da educação: O debate contemporâneo ? Origem ? Abordagem biográfica
Aula expositiva (21/03/2017 - 21/03/2017)
Fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa narrativa
Aula expositiva (21/03/2017 - 21/03/2017)
O lugar da narrativa na pesquisa educacional, na formação e na prática pedagógica
Seminário (28/03/2017 - 28/03/2017)
História de vida e método autobiográfico
Seminário (04/04/2017 - 04/04/2017)
História de vida e método autobiográfico
Leitura e discussão de obra lida (11/04/2017 - 11/04/2017)
Produção de dados na pesquisa narrativa: memoriais de formação
Leitura e discussão de obra lida (18/04/2017 - 18/04/2017)
Produção de dados na pesquisa narrativa: memoriais de formação
Discussão sobre diários da prática (25/04/2017 - 25/04/2017)
Produção de dados na pesquisa narrativa: diários da prática
Exposição dialogada (02/05/2017 - 02/05/2017)
Cartas pedagógicas ? Narrativas orais
Exposição dialogada (02/05/2017 - 02/05/2017)
Cartas pedagógicas ? Narrativas orais
Exposição dialogada (09/05/2017 - 09/05/2017)
Análise e interpretação da narrativa
Exposição dialogada (16/05/2017 - 16/05/2017)
Análise e interpretação da narrativa
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27
1 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A pesquisa qualitativa e seus fundamentos teóricos e metodológicos. Técnicas e procedimentos de produção de dados.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No desenvolvimento da disciplina as situações de ensino-aprendizagem, de aquisição e de troca de conhecimentos, serão enriquecidas através do desenvolvimento de atividades diversificadas. Nesta perspectiva, no desenvolvimento do seminário constarão:

? Aulas expositivas ? Exposição oral, abordando os temas trabalhados na disciplina. Os temas trabalhados serão discutidos posteriormente nos grupos de estudos.
? Grupos de discussão ? A partir dos conteúdos específicos de cada unidade de estudo, subsidiados através de leitura de textos, serão planejados grupos de discussão.
? Trabalho em grupo ? discussões tendo como referência os temas propostos nas diferentes unidades de estudo, caracteriza-se como espaço de questionamentos e de análises e reflexões no âmbito da disciplina.
? Leitura de textos (livros, artigos e outros materiais impressos ou em forma eletrônica): debates em grupos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Na prática avaliativa da disciplina predominará o aspecto formativo, centrado na participação ativa nas atividades/discussão em classe; estudos, seminários, painéis e demais atividades propostas, além da freqüência, responsabilidade e qualidade dos trabalhos produzidos.
Para efeito de atribuição de notas serão considerados os seguintes trabalhos:
? Leitura e produção de textos;
?Planejamento e execução de seminários, painéis e memoriais.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: _____. Obras Escolhidas. Magia e técnica, arte e política. v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 198/196.
BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Natal, RN: Ed. URFN; São Paulo: Paulus, 2010.
BRANDÃO, Vera Maria Antonieta T. Labirintos da memória: quem sou? São Paulo: Paulus, 2008.
CATANI, Denice B.; BUENO, Belmira O. SOUZA, M.; Cecília C. C.; SOUSA, Cynthia P. de (Org.). Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997.
GUEDES-PINTO, Ana Lúcia; GOMES, Geisa Genaro; SILVA, Leila Cristina Borges da. Memórias de leitura e formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.
GOODSON, Ivor F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António (Org.). Vida de Professores. Porto, PT: Porto, 1995. p. 63-78.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa, PT: EDUCA, 2002.
_____. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa, PT: MS/DRHS/CFAP, 1988. p. 37/50.
LARROSA, Jorge (Org.). Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona, ES: Laertes, 1995.
NÓVOA, António (Org.). Vida de Professores. Porto, PT: Porto, 1995.
NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: Ed. URFN; São Paulo: Paulus, 2010.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/03/2017
14/03/2017
Aula expositiva
21/03/2017
21/03/2017
Aula expositiva
21/03/2017
21/03/2017
Aula expositiva
28/03/2017
28/03/2017
Seminário
04/04/2017
04/04/2017
Seminário
11/04/2017
11/04/2017
Leitura e discussão de obra lida
18/04/2017
18/04/2017
Leitura e discussão de obra lida
25/04/2017
25/04/2017
Discussão sobre diários da prática
02/05/2017
02/05/2017
Exposição dialogada
02/05/2017
02/05/2017
Exposição dialogada
09/05/2017
09/05/2017
Exposição dialogada
16/05/2017
16/05/2017
Exposição dialogada
Avaliações
Data Descrição
28/03/2017 1ª Avaliação
30/05/2017 2ª Avaliação
20/06/2017 3ª Avaliação
04/07/2017 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
aula 29/05/2017
Aula 09/04/2017
AULA 04-04-2017 03/04/2017
Início das aulas 13/03/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 05:37