Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação seguirá dois parâmetros: primeiro, consiste na participação individual e coletiva nos debates em sala de aula, assiduidade, leitura prévia dos textos e apresentação dos resumos, esquemas e fichamentos de todos os autores estudados. Segundo, elaboração de um texto contendo oito a dez páginas, no padrão ABNT (espaço entre linhas de 1.5, margem esquerda 3,0 margem direta 2,0 margem superior 3,0 e inferior 2,0 e fonte arial 12). O trabalho será um ensaio sociológico analisando como as posições epistemológicas e metodológicas de Pierre Bourdieu, Boaventura Santos, C. Geertz e Bernarde Lahire contribuíram (ou não) no processo de revisão dos conceitos, (pré-conceitos), e categorias definidas no projeto de pesquisa apresentado durante o processo de seleção. Destacar criticamente contradições, incompatibilidades e complementaridade entre as teorias e autores estudados. (Trabalho referente à unidade I)
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Bibliografia:
| BACHELARD. G. A epistemologia não-cartesiana. In: O novo espírito científico. Rio de Janeiro: 2000 BECKER, Howard S. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Aprender o amor ? sobre um afeto que se aprende a viver. Campinas, SP: Papirus, 2005 BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência ? por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004. BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Difel, 1989. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Vol. 1. Petrópolis RJ: Vozes, 2005. DA MATTA, Roberto. Relativizando ? uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1991. DELEUZE, Gilles. A lógica do sentido. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1998. _________. Conversações. Rio de Janeiro: Edições 34, 1992. GUATTARI, Félix. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 2012. CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Ed. USP, 1998. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989. ______. O saber local ? novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis RJ: Vozes, 1997. ______. Obras e vidas - o antropólogo como autor. Rio de Janeiro: Ed, UFRJ, 2009. JODELET, Denise (org.) As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. HALBAWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006. LARIRE, Bernard. Retratos sociológicos ? disposições e variações individuais. Porto Alegre: Artimed, 2004. ______. Homem plural: os determinantes da ação. Petrópolis, RJ : Vozes, 2002 MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: EPU, 1974. MILLS, Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1975. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento, pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec/Abrasco, 1996. MORIN, E. O pensamento dissimulado (paradigmatologia). In: O método 4. As idéias. Habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulina, 2001. SANTOS, Boaventura de Souza. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez, 2000. SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000. SANTOS, Boaventura de Souza. Semear outras soluções ? os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. WEBER, Florence & BEAUD, Stéphane. Guia para a pesquisa de campo: produzir e analisar dados etnográficos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. VASCONCELOS, José Gerardo (org.) Um dispositivo chamado Foucault. Fortaleza: LCR, 2002, Coleção Diálogos Intempestivos, vol. 5, p. 50.
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