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PPGS023 - METODOLOGIA DA PESQUISA I - Turma: 01 (2017.1)

Tópicos Aulas
apresentação da proposta de trabalho e entrosamento dos participantes (07/03/2017 - 07/03/2017)
Apresentação dos livros e autores, proposta de trabalho, dinâmica de entrosamento e reconhecimento dos participantes. Visão panorâmica dos autores (e suas teorias) selecionados para esta unidade do programa a ser ministrada pela Profa. Rosângela.
Texto de Pierre Bourdieu - O poder simbólico (14/03/2017 - 14/03/2017)
Por uma Sociologia Reflexiva, onde Bourdieu apresenta os desafios da prática da pesquisa em ciências sociais. O autor apresenta algumas questões de como fazer pesquisa, construir objetos sociológicos e relacionar teorias e métodos. Ensinar um ofício; Pensar relacionalmente; Uma dúvida radical e A objetivação participante, são tópicos centrais do texto analisado.
Estudo individual - sistematização de texto (21/03/2017 - 21/03/2017)

Aula não presencial. Professora com problemas de saúde. Orientação para leituras e fichamnetos de textos.

Os usos sociais da ciência - por uma sociologia clínica do campo científico ? Pierre Bourdieu. (28/03/2017 - 28/03/2017)

Neste texto, Bourdieu esclarece que não há escolha científica que não seja pautada em uma estratégia de investimento político, tendo em vista lucros simbólicos para obtenção de reconhecimento e legitimidade em determinado campo. O campo científico é objeto de luta, onde os pesquisadores estão sempre buscando reconhecimento e autoridade.

Um discurso sobre as Ciências - Texto de Boaventura Souza Santos. (04/04/2017 - 04/04/2017)

O autor contextualiza o ele designa de crise epistemológica; Apresenta o Paradigma Dominante - Modelo da racionalidade moderna, que nega a dimensão racional dos demais saberes. O paradigma Emergente - ou conhecimento prudente, valorizando os estudos humanísticos. Todo conhecimento para Boaventura é local e total - buscando com isso superar os dilemas da parcelarização do conhecimento e reducionismo lógico que prevalece no paradigma dominante.

Textos de Boaventura: Crítica da razão indolente e Semear outras soluções. (11/04/2017 - 11/04/2017)
O autor discute sobre um novo senso comum - a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. Construção de uma epistemologia do espaço-tempo apontando para a superação da regulação, tendo como caminho a emancipação.
Documentário: O fim e o princípio ? Cineasta: Eduardo Continho (18/04/2017 - 18/04/2017)
Observar as estratégias de produção, dialogar sobre conhecimento e práticas cotidianas ? senso comum, relacionando ao texto de Geertz ? O saber local.
Apresentação dos problemas de pesquisa (25/04/2017 - 25/04/2017)
Tentativa de desenvolver um novo olhar sobre a problemática de pesquisa, especialmente dos alunos da 6ª turma, como exercício reflexivo de repensar seus objetos de estudos à luz das teorias dos autores estudados na unidade.
Textos: O Saber local - Clifford Geertz e Retratos Sociológicos de Bernard Lahire. (02/05/2017 - 02/05/2017)

- O Saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa - O senso comum e a arte como sistema cultural; Caminhos da etnografia do pensamento moderno... - Em retratos sociológicos Lahire tece criticas à teoria do habitus de Bourdieu, discutindo as disposições e variações para construção de retratos de pessoas entrevistadas muitas vezes. Apresenta o estudo de caso como um dispositivo inédito.

Aula -Apresentação da proposta do curso, incluindo autores, conteudos, metodologias das aulas e avaliação da II Unidade. (16/05/2017 - 16/05/2017)

Apresentação da proposta do curso, incluindo autores, conteudos, metodologias das aulas e avaliação da II Unidade.

Panorama dos autores, linhas principais da construção da Epistemologia.

Epistemologia genética de Piaget

Epistemologia Histórica de Bachelard

Epistemologia Auqueológica de Foucault

Epistemologia racional creítica de Popper

Epistemologia Crítica de Habermas

   Plano de curso II Unidade 
PLANO DE CURSO - 2 UNIDADE
A EPISTEMOLOGIA DE K. POPPER (23/05/2017 - 23/05/2017)

Discussão do texto:

Popper, Karl R. Conjecturas e Refutações. Brasília: Editora da UnB. 1980. 1ª Conferência feita em Peterhouse, Cambridge, no verão de 1953, como parte de curso sobre a evolução e as tendências da filosofa inglesa contemporânea, organizado pelo British Counci1; publicado originalmente sob o título “Philosophy of Science: a Personal Report, in British Philosophy” in Mid-Century, edit. C. A. Mace 1957.


  Texto de K. Popper 
Texto de K. Popper: Ciência: Conjecturas e refutações
A LÓGICA DA PESQUISA CIENTÍFICA K. POPPER (30/05/2017 - 30/05/2017)

Discussão dos capítulos 1, 2,3 e 4 do texto A lógica da pesquisa científica de K. Popper

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
07 14 21 28 04 11 18 25 02 16 23 30 06 13 20 27 04
1 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
2 2017100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 8
3 2016100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 2 10
4 2017100**** 0 0 0 0 4 0 0 4 0 4 4 4 0 4 4 4 4 36
5 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 8
6 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2016100**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 0 4 4 0 4 4 4 4 60
8 2017100**** 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 3 11
9 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
11 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2017100**** 4 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
13 2016100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2017100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2017100**** 0 0 0 4 0 0 4 0 4 4 4 4 4 4 0 4 4 40
16 2017100**** 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 12
17 2017100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 2017100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 8
19 2017100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 9,5 9.5 4 AM
2 2017100**** 9,5 9.5 8 AM
3 2017100**** 9,0 9.0 8 AM
4 2016100**** 9,5 9.5 4 AM
5 2017100**** 8,5 8.5 8 AM
6 2017100**** 7,5 7.5 12 AM
7 2017100**** 9,0 9.0 0 AM
8 2017100**** 0,0 0.0 36 RF
9 2017100**** 0,0 0.0 40 RF
10 2016100**** 9,0 9.0 10 AM
11 2016100**** 0,0 0.0 60 RF
12 2017100**** 8,0 8.0 4 AM
13 2017100**** 7,5 7.5 8 AM
14 2017100**** 8,5 8.5 8 AM
15 2017100**** 8,5 8.5 4 AM
16 2017100**** 8,5 8.5 8 AM
17 2017100**** 9,5 9.5 11 AM
18 2017100**** 7,5 7.5 12 AM
19 2017100**** 9,5 9.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Ciência e cientificidade: unidade, diversidade e condições teóricas e históricas da produção científica, lato sensu, e das ciências sociais, em particular. Epistemologia interna: critérios de cientificidade com recurso aos instrumentos disciplinares, como a dimensão metodológico-sintáctica organizadora do discurso e a dimensão teórico-semântica que se debruça sobre a relação com os referentes. Epistemologia externa: estado da problemática do campo científico, a qual define problemas e conduz as pesquisas por recurso ao conjunto teórico, metodológico e técnico disponível: das redes de interação e de causalidade que articulam os processos científicos aos processos globais do contexto, nas dimensões de âmbito político, econômico, social, institucional, simbólico. Condições sociais da produção científica susceptíveis de interferir no plano da investigação em suas relações diferenciadas com os processos sociais, assim como as condições de resistência e de autonomia da prática científica, nos processos de ruptura, construção e constatação. Processos discursivos (dialética, fenomenologia, quantificação, método hipotético-dedutivo) e quadros de referência (positivismo, compreensão, funcionalismo, estruturalismo) clássicos e desenvolvimentos recentes (pesquisa ação; pós-modernismo; epistemologia feminista...) nas ciências sociais. Rupturas, ressonâncias e cruzamentos entre aspectos e dimensões analíticas de escolas de pensamento ou tradições epistemológicas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina seguirá os seguintes passos: aulas expositivas para aprofundamento de ideias e conceitos de autores indicados na bibliografia; Para as aulas, serão escolhidos dois alunos (as) que apresentarão em duplas os textos indicados para leitura e debate. Atividade que será realizada em colaboração com a professora. Contudo, é necessária e recomendada a leitura prévia dos textos por todos, para uma boa participação no debate dos autores.


Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação seguirá dois parâmetros: primeiro, consiste na participação individual e coletiva nos debates em sala de aula, assiduidade, leitura prévia dos textos e apresentação dos resumos, esquemas e fichamentos de todos os autores estudados. Segundo, elaboração de um texto contendo oito a dez páginas, no padrão ABNT (espaço entre linhas de 1.5, margem esquerda 3,0 margem direta 2,0 margem superior 3,0 e inferior 2,0 e fonte arial 12). O trabalho será um ensaio sociológico analisando como as posições epistemológicas e metodológicas de Pierre Bourdieu, Boaventura Santos, C. Geertz e Bernarde Lahire contribuíram (ou não) no processo de revisão dos conceitos, (pré-conceitos), e categorias definidas no projeto de pesquisa apresentado durante o processo de seleção. Destacar criticamente contradições, incompatibilidades e complementaridade entre as teorias e autores estudados. (Trabalho referente à unidade I)

Horário de atendimento:
Bibliografia: BACHELARD. G. A epistemologia não-cartesiana. In: O novo espírito científico. Rio de Janeiro: 2000
BECKER, Howard S. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Aprender o amor ? sobre um afeto que se aprende a viver. Campinas, SP: Papirus, 2005
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência ? por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Difel, 1989.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Vol. 1. Petrópolis RJ: Vozes, 2005.
DA MATTA, Roberto. Relativizando ? uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.
DELEUZE, Gilles. A lógica do sentido. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1998.
_________. Conversações. Rio de Janeiro: Edições 34, 1992.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 2012.
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Ed. USP, 1998.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.
______. O saber local ? novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis RJ: Vozes, 1997.
______. Obras e vidas - o antropólogo como autor. Rio de Janeiro: Ed, UFRJ, 2009.
JODELET, Denise (org.) As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.
HALBAWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
LARIRE, Bernard. Retratos sociológicos ? disposições e variações individuais. Porto Alegre: Artimed, 2004.
______. Homem plural: os determinantes da ação. Petrópolis, RJ : Vozes, 2002
MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: EPU, 1974.
MILLS, Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1975.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento, pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec/Abrasco, 1996.
MORIN, E. O pensamento dissimulado (paradigmatologia). In: O método 4. As idéias. Habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulina, 2001.
SANTOS, Boaventura de Souza. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez, 2000.
SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
SANTOS, Boaventura de Souza. Semear outras soluções ? os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
WEBER, Florence & BEAUD, Stéphane. Guia para a pesquisa de campo: produzir e analisar dados etnográficos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
VASCONCELOS, José Gerardo (org.) Um dispositivo chamado Foucault. Fortaleza: LCR, 2002, Coleção Diálogos Intempestivos, vol. 5, p. 50.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/03/2017
07/03/2017
apresentação da proposta de trabalho e entrosamento dos participantes
14/03/2017
14/03/2017
Texto de Pierre Bourdieu - O poder simbólico
21/03/2017
21/03/2017
Estudo individual - sistematização de texto
28/03/2017
28/03/2017
Os usos sociais da ciência - por uma sociologia clínica do campo científico ? Pierre Bourdieu.
04/04/2017
04/04/2017
Um discurso sobre as Ciências - Texto de Boaventura Souza Santos.
11/04/2017
11/04/2017
Textos de Boaventura: Crítica da razão indolente e Semear outras soluções.
18/04/2017
18/04/2017
Documentário: O fim e o princípio ? Cineasta: Eduardo Continho
25/04/2017
25/04/2017
Apresentação dos problemas de pesquisa
02/05/2017
02/05/2017
Textos: O Saber local - Clifford Geertz e Retratos Sociológicos de Bernard Lahire.
16/05/2017
16/05/2017
Aula -Apresentação da proposta do curso, incluindo autores, conteudos, metodologias das aulas e avaliação da II Unidade.
23/05/2017
23/05/2017
A EPISTEMOLOGIA DE K. POPPER
30/05/2017
30/05/2017
A LÓGICA DA PESQUISA CIENTÍFICA K. POPPER
Avaliações
Data Descrição
20/06/2017 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula 21/03/2017 - Metodologia da Pesquisa 20/03/2017
textos para aula de 14/03 08/03/2017

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