Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Os conteúdos serão desenvolvidos por intermédio de aulas expositivas dialogadas, seminários de leitura, interpretação e discussão de textos e artigos científicos, estudos de caso, estudos dirigidos, aulas e visitas práticas com observação e treino de técnicas específicas de avaliação. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
De acordo com o estabelecido na Resolução No 177/2012 CEPEX, serão realizadas 3 avaliações: 1ª Avaliação: Prova Teórica + Prova Prática + Atividades desenvolvidas em sala de aula; 2ª Avaliação: Prova Teórica + Prova Prática + Atividades desenvolvidas em sala de aula; 3ª Avaliação: Prova Teórico-Prática + Apresentação dos Casos Clínicos. Os alunos que obtiverem a média aritmética dessas 3 avaliações a nota mínima 7,0 estarão aprovados. Os alunos que obtiverem a média aritmética entre 4,0 e 6,9 realizarão a avaliação final da disciplina. Os alunos que obtiverem a média aritmética abaixo de 4,0 estarão reprovados por nota. Para aprovação o aluno deverá ter, no mínimo, 75% de frequência na disciplina. Obs: O conteúdo das avaliações é cumulativo.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| BÁSICA: LOPES, M.; MEDEIROS, J. L. Semiologia Médica: as bases do diagnóstico clínico. 5. ed. Rio de Janeiro: Revinter 2004. OSULLIVAN, S. B.; SCHMITZ, T. S. Fisioterapia: Avaliação e Tratamento. 5. ed. São Paulo: Manole, 2010. DUTTON, M. Fisioterapia ortopédica: exame, avaliação e intervenção. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. COMPLEMENTAR: DOUGLAS, C. R. Tratado de Fisiologia em Fisioterapia. 2. ed. São Paulo: Tecmedd, 2004. MAGEE, D. J. Avaliação Musculoesquelética. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. NEUMANN, D. A. Cinesiologia do Aparelho Musculoesquelético. Rio de Janeiro, 2011. OLIMPIO, M. Anatomia Palpatória Funcional. Rio de Janeiro: Revinter, 2011. SANVITO, W. L. Propedêutica Neurológica Básica. 5. ed. São Paulo: Atheneu, 2005.
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