Metodologia: |
A tecnologia que será empregada, será a mesma utilizada pelos cursos à distância da UAPI, ou seja, a plataforma será a Moodle 3.1+. Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um sistema para gerenciamento de cursos (SGC) um programa para computador destinado a auxiliar educadores a criar cursos on-line de qualidade. Tais sistemas de educação via Internet, são algumas vezes também chamados de Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem (SGA) or Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Uma das principais vantagens do Moodle sobre outras plataformas, é um forte embasamento na Pedagogia Construcionista. Segundo Papert é na universidade de aplicações do computador e na sua capacidade de simular modelos mecânicos, que podem ser programados por crianças, que reside a potencialidade do computador em aprimorar o processo de evolução cognitiva da criança. A construção e depuração colaborativa de programas LOGO (Papert, 1980), expressos (General Public Licence). Moodle pode ser usado, sem modificações, em Unix, Linux, Windows, Mac OS e outros sistemas de suporte PHP. Esta tecnologia tem as seguintes vantagens: Promove uma pedagogia construtiva social (colaboração, atividades, reflexão crítica, etc.). Adequa para curso 100% on-line bem como para complementar um curso presencial. Simples, leve, eficiente, compatível com interface com navegadores de baixa tecnologia. Fácil de instalar em qualquer plataforma que suporte PHP. Necessita apenas de um banco de dados e pode compartilhá-lo com outras aplicações. Os cursos podem ser compartilhados em uma mesma instalação. Os cursos podem ser visitados por interessados em conhecer o ambiente (sem acesso às provas, listas de exercícios e outras informações que requeiram segurança). O curso pode ser agrupado por categoria uma instalação Moodle suporta milhares de cursos. Grande atenção ao aspecto segurança das informações. A maior parte das seções (Recursos, Fóruns de Discussão, Diário, etc.) tem um editor HTML gráfico WYSIWYG (o que você vê é o que você vai obter).
O material de apoio será vídeos, DVDs, entrevistas e textos.
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Bibliografia:
| ALBUQUERQUE, G. A.; GARCIA, C. L.; ALVES, M. J. H.; QUEIROZ, C. M. H. T.; ADAMI, F. Homossexualidade e o direito à saúde: um desafio para as políticas públicas de saúde no Brasil. Saúde em Debate, v. 37, n. 98, p. 516-524, 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Relatório de gestão 2003 à 2006: Política Nacional de Atenção BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. A Saúde e seus Determinantes Sociais. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, v. 17, n.1, p.77-93, 2007. MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v.15, n.5, p.2297-2305, 2010. MENDES, Eugênio Villaça. As Redes de Atenção á Saúde/ Brasília: Organização Pan-Americana de Saúde,2011. MENDES, Eugênio Villaça. O Cuidado das Condições Crônicas na Atenção Primária á Saúde: O imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família/ Brasília: Organização Pan- Americana de Saúde, 2012. POLIGNANO, M. V. História das políticas de saúde no Brasil: uma pequena revisão. Disponível em: <http://www.medicina.ufmg.br/dmps/internato/saude_no_brasil.rtf>. Acesso em: 23 mar. 2015. REIS, D. O.; ARAÚJO, E. C.; CECÍLIO, L. C. O. Políticas públicas de saúde: Sistema Único de Saúde. Curso de Especialização em Saúde da Família. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo. Material de apoio do Curso de Especialização em Saúde da Família. Disponível em: < http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade04/unidade04.pdf >. Acesso em: 23 mar. 2015. SOUSA, J.C.; MALLMANN, D.G.; GALINDO NETO, N.M.; FREITAS, N.O.; VASCONCELOS, E.M.R, ARAÚJO, E.C. Promoção da saúde da mulher lésbica: cuidados de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. v.35, n.4, p. 108-13, 2014. SOUTO, K.M.B. A política de atenção integral à saúde da mulher: uma análise de integralidade e gênero. SER Social, v.10, n.22, p.161-182, 2008.
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