• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CMR0325 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
UNIDADE I: Introdução, conceitos básicos, diferentes enfoques e métodos (16/08/2017 - 16/08/2017)
UNIDADE I: Introdução, conceitos básicos, diferentes enfoques e métodos (22/08/2017 - 22/08/2017)

Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. Desenvolvimento psicológico e seus determinantes fundamentais

   Plano de curso da disciplina 
Plano de curso da disciplina
  Leituras básicas e complementares 
Leituras básicas e complementares
  Mota_2005 
  Bock_2004 
  Bock_2007 
Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas do desenvolvimento humano. (23/08/2017 - 23/08/2017)
Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas do desenvolvimento humano. (29/08/2017 - 29/08/2017)

Pesquisas atuais sobre psicologia do desenvolvimento e adolescência no Brasil. Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e plano de intervenção.

Puberdade: natureza versus ambiente físico e contexto sociocultural. (30/08/2017 - 30/08/2017)
Puberdade: natureza versus ambiente físico e contexto sociocultural. (05/09/2017 - 05/09/2017)

A adolescência nas diferentes culturas: uma construção social? Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e plano de intervenção

Desenvolvimento psicossocial segundo as diferentes perspectivas teóricas. (06/09/2017 - 06/09/2017)
Desenvolvimento psicossocial segundo as diferentes perspectivas teóricas. (12/09/2017 - 12/09/2017)

Aspectos psicopatológicos do desenvolvimento do adolescente. Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e plano de intervenção

Desenvolvimento Moral do adolescente segundo Piaget e Kohlberg. (13/09/2017 - 13/09/2017)
Orientações para a elaboração e apresentação dos seminários em grupo (19/09/2017 - 19/09/2017)

Orientações para a elaboração e apresentação dos seminários em grupo

Adolescência e consumo de drogas (20/09/2017 - 20/09/2017)
1ª Avaliação da aprendizagem. UNIDADE II: Adolescência, constituição do sujeito psíquico e temas contemporâneos (26/09/2017 - 26/09/2017)

1ª Avaliação da aprendizagem: prova individual e sem consulta. Orientações para a elaboração dos seminários e planos de intervenção

    
Inicia em 24/09/2017 às 0h 0 e finaliza em 05/10/2017 às 23h 59
Desenvolvimento Moral do adolescente segundo Piaget e Kohlberg. (26/09/2017 - 26/09/2017)

Desenvolvimento Moral do adolescente segundo Piaget e Kohlberg. Plano de intervenção sobre desenvolvimento cognitivo e moral na adolescência. Orientações para a elaboração dos seminários e planos de intervenção.

Atuação do psicólogo sobre o adolescente e uso de droga (27/09/2017 - 27/09/2017)
2ª Avaliação da aprendizagem: início dos seminários em grupo. Relações familiares, socialização e violência na escola (03/10/2017 - 03/10/2017)

Socialização e violência na escola. Plano de intervenção sobre socialização e violência na escola Orientações para a elaboração dos seminários e planos de intervenção

    
Inicia em 10/11/2017 às 0h 0 e finaliza em 17/11/2017 às 23h 59
Adolescente em situação de vulnerabilidade (04/10/2017 - 04/10/2017)
Adolescência e consumo de drogas (10/10/2017 - 10/10/2017)

Consumo de álcool e outras drogas lícitas e ilícitas. Plano de intervenção sobre álcool e drogas na adolescência. Orientações para a elaboração dos seminários e planos de intervenção

Sexualidade na adolescência (11/10/2017 - 11/10/2017)
Adolescente em situação de vulnerabilidade (17/10/2017 - 17/10/2017)
Adolescente em situação de vulnerabilidade: políticas assistenciais e medidas socioeducativas. Plano de intervenção sobre políticas assistenciais e medidas socioeducativas Orientações para a elaboração dos seminários e planos de intervenção
Atuação do psicólogo frente à orientação e a educação sexual nas escolas (18/10/2017 - 18/10/2017)
Sexualidade na adolescência (24/10/2017 - 31/10/2017)

Sexualidade na adolescência: doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, prostituição e abuso sexual. Plano de intervenção sobre sexualidade na adolescência Orientações para a elaboração dos seminários e planos de intervenção

Adolescência e cyberespaço (25/10/2017 - 25/10/2017)
Adolescência e cyberespaço (31/10/2017 - 07/11/2017)

Uso das tecnologias da informação e comunicação e cybercultura. Plano de intervenção sobre adolescências, uso das TICs e cybercultura Orientações para a elaboração dos seminários e planos de intervenção

Uso das TICs e sofrimento psíquico em adolescentes (01/11/2017 - 01/11/2017)
Adolescência, trabalho e escolha profissional (07/11/2017 - 05/12/2017)

Adolescência e trabalho: reflexões sobre a escolha profissional. Plano de intervenção sobre adolescência e trabalho Orientações gerais sobre a prática a ser realizada na escola

Orientações sobre a prática a ser realizada na escola (14/11/2017 - 14/11/2017)

Orientações sobre a prática a ser realizada na escola.

Atuação do psicólogo diante da escolha profissional (15/11/2017 - 15/11/2017)
3ª Avaliação: Prática de campo (21/11/2017 - 21/11/2017)

Atividade prática realizada em uma escola a partir dos planos de intervenção elaborados

Processo de Orientação vocacional/profissional (22/11/2017 - 22/11/2017)
Avaliação conjunta da disciplina (28/11/2017 - 28/11/2017)

Encerramento. Avaliação conjunta dos produtos e dos processos de ensino aprendizagem levados ao cabo ao longo do semestre

Avaliação conjunta da disciplina, das aprendizagens e competências desenvolvidas ao longo do semestre. (29/11/2017 - 29/11/2017)
Entrega de notas. Encerramento da disciplina. (05/12/2017 - 05/12/2017)

Realização de exame final

Encerramento. Entrega de notas. (06/12/2017 - 06/12/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05
1 2016906**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201393**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 68
8 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 8
9 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 8
10 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2016900**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 68
13 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
15 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
16 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 8
18 2016905**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
19 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
20 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 8
21 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2016906**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
23 2016905**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 2016903**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 68
25 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 8
26 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2016905**** 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
28 2016906**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
29 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
30 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
33 2015900**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 68
34 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2016906**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
37 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 40
39 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 8
41 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016905**** 8,5 10,0 9,0 9.2 0 AM
2 2016906**** 9,5 10,0 9,5 9.7 0 AM
3 2016903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
4 2016900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
5 201393**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
6 2015900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
7 2016903**** 9,5 10,0 10,0 9.8 8 AM
8 2016903**** 10,0 10,0 9,0 9.7 4 AM
9 2016905**** 8,0 10,0 9,0 9.0 4 AM
10 2016905**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
11 2016906**** 9,5 10,0 9,5 9.7 8 AM
12 2016905**** 8,0 10,0 9,5 9.2 0 AM
13 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
14 2016905**** 9,5 10,0 9,5 9.7 8 AM
15 2016905**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
16 2016904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2016906**** 10,0 10,0 9,5 9.8 4 AM
18 2016904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
19 2016905**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
20 2016905**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
21 2016906**** 8,0 10,0 9,0 9.0 0 AM
22 2016906**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
23 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
24 2016905**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
25 2016905**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
26 2016906**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
27 2016905**** 9,5 10,0 9,5 9.7 0 AM
28 2016906**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
29 2016906**** 8,0 10,0 9,5 9.2 8 AM
30 2016906**** 7,5 10,0 9,5 9.0 8 AM
31 2016906**** 9,5 10,0 9,5 9.7 4 AM
32 2016905**** 9,0 10,0 9,5 9.5 8 AM
33 2016905**** 8,0 10,0 9,0 9.0 8 AM
34 2016906**** 8,5 10,0 9,5 9.3 0 AM
35 2016905**** 9,0 10,0 9,5 9.5 0 AM
36 2016905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 36 RF
37 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
38 2016906**** 8,0 10,0 10,0 9.3 8 AM
39 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
40 2016906**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
41 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Desenvolvimento psicológico do adolescente. Constituição do sujeito psíquico de acordo com as diferentes abordagens teóricas do desenvolvimento. Abordagem crítica e integradora dessas diferentes visões do desenvolvimento do adolescente. Influências biológicas, históricas, sociais, geo-políticas e ambientais. Discussão de tópicos atuais relacionados com o tema. A Adolescência e vulnerabilidade (doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, toxicomania, delinqüência). A psicopatologia do adolescente.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Aulas expositivas dialogadas;
- Discussão de textos previamente lidos;
- Estudos dirigidos e seminários em grupo;
- Elaboração de textos científicos e de planos de intervenção
- Realização de práticas em campo
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua, durante todo o processo, considerando elementos como assiduidade, o envolvimento a participação nas atividades e a qualidade dos produtos solicitados. Dessa forma, todas as atividades realizadas constituirão instrumentos de avaliação: provas, seminários em grupo, estudos dirigidos, elaboração de textos científicos e planos de intervenção. As notas serão aferidas substancialmente através de três atividades principais: uma prova individual e sem consulta; um seminário elaborado e apresentado em grupo; e um plano de intervenção com realização de atividade prática em campo elaborado em grupo.
As orientações para elaboração dos seminários e o plano de intervenção para a realização da prática de campo, assim como os critérios de avaliação podem ser consultados no documento intitulado “Guia para elaboração dos seminários e prática de campo”.
Horário de atendimento: 8:00 às 12:00
Bibliografia: Básica
COLE, M.; COLE, S. O Desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: Artmed, 2004.
COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia Evolutiva. Vol 1. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
PAPALIA, D. E.; Feldman, R. D. Desenvolvimento humano. 7. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2013.

Complementar
ABERASTURY, A. R. Adolescência normal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981.
ALCÂNTARA, R. M.; OLIVEIRA, G. C. S.; OLIVEIRA FILHO, A. B. (2017).
Aspectos epidemiológicos do uso de drogas ilícitas por estudantes adolescentes no município de Capanema, Pará. Adolescência e Saúde, v.14, n.2, p. 47-57, 2017.
ARIÉS, P. História Social da criança e da família. Rio de Janeiro: Ed. S. A., 1981.
BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
BIAGGIO, A. M. B. Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1985.
BIAGGIO, A. Kohlberg e a "Comunidade Justa": promovendo o senso ético e a cidadania na escola. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.10, n.1, p. 47-69, 1997.
BLATT, M.; KOHLBERG, L. The effects of classroom moral discussion upon children's level of moral judgment. Journal of Moral Education, n.4, p. 129-161, 1975.
BOCK, A. B. M. Adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Revista da Associação Brasileira de Psicologia Educacional e Escolar, n.1, p. 63-76, 2007.
BOCK, A. B. M. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência em questão. Cadernos Cedes, n.62, p. 26-43, 2004.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.
BUSSAB. V. S. R. Fatores hereditários e ambientais no desenvolvimento: a adoção de uma perspectiva interacionista. Psicologia: Reflexão e Crítica, n.2, p. 233-243, 2000.
CALLIGARIS, C. Adolescência. São Paulo: Publifolha, 2000.
CASTORINA, J. A.; BAQUERO, R. J. Dialética e psicologia do desenvolvimento: o pensamento de Piaget e Vygotsky. Porto Alegre: ARTMED, 2013.
CORRER, R.; FAIDIGA, M. T. B. O uso do celular por adolescentes: impactos nos relacionamentos. Adolescência e Saúde, v.14, n.2, p. 24-39, 2017.
COUTINHO, L. G. A adolescência na contemporaneidade: ideal cultural ou sintoma social. Pulsional Revista de Psicanálise, n. 181, p.13-19, 2005.
COZER, M.; MELLO, G. R.; BAÇO, F. M. B.; ALMEIDA, L. E. D. F.; CORREA, M. K. Gravidez na adolescência: estudo nas regionais de saúde do estado do Paraná, Brasil. Adolescência e Saúde, v.14, n.1, p. 55-64, 2017.
COZER, M.; ROSA, V. J; ALMEIDA, L. E. D. F.; CORREA, M. K.; PRATES, R. T. C. Fatores de exposição ao tabagismo entre escolares do ensino médio do município de Francisco Beltrão-PR. Adolescência e Saúde, v.14, n.2, p. 114-124, 2017.
CEDARO, J. J.; BOAS, L. M. V.; MARTINS, R. M. Adolescência e Sexualidade: Um Estudo Exploratório em uma Escola de Porto Velho-Ro. Psicologia: Ciência e Profissão, v.32, n.2, p. 320-339, 2012.
COUTINHO, L. G. A adolescência na contemporaneidade: ideal cultural ou sintoma social. Pulsional Revista de Psicanálise, n.181, p.13-19, 2005.
Dani, L. S. C. Conflitos, sentimentos e violência escolar. Rev. Diálogo Educ., v. 9, n. 28, p. 571-586, 2009.
GROSSMAN, E. A construção do conceito de adolescência no Ocidente. Adolescência e Saúde, v.7, n.3, p. 47-51, 2010.
Kohlberg, L. Estadios morales y moralización. El enfoque cognitivo-evolutivo. Infancia y Aprendizaje, 18, 33-51, 1982.
Lemos Giráldez, S. La psicopatología de la infancia y la adolescencia: consideraciones básicas para su estudio. Papeles del Psicólogo, v.24, n. 85, p. 19-28, 2003.
MACEDO, R. M. A.; BOMFIM, M. C. A. Violências na escola. Rev. Diálogo Educ., v. 9, n. 28, p. 605-618, 2009.
MACEDO, O. J.; PESSOA, M. C. B.; ALBERTO, M. F. P. Atuação dos Profissionais de Psicologia Junto à Infância e à Adolescência nas Políticas Públicas de Assistência Social. Psicologia: Ciência e Profissão, v.35, n.3, p. 916-931, 2015.
MOTA, M. E. Psicologia do desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas em Psicologia, v.13, n.2, p. 105-111, 2005.
MONTEIRO, K. A. C; RIBEIRO, M. M. C; BASTOS, A. Porta de Entrada para Adolescentes Autistas e Psicóticos numa Instituição. Psicologia, Ciência e Profissão, v.27, n.2, p. 290-303, 2007.
OLIVA, A. Desenvolvimento social durante a adolescência. In: COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação. Psicologia evolutiva. v.1. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 350-367.
OLIVEIRA, A. M.; BICALHO, C. M. S.; TERUEL, F. M.; KAHEY, L. L.; BOTTI, N. C. L. Comportamento suicida entre adolescentes: Revisão integrativa da literatura nacional. Adolescência e Saúde, v.14, n.1, p. 88-96, 2017.
OLIVEIRA, L. F. R.; GOMES, M. J. M.; SOARES, E.; CAVALCANTI, M. A. F.; NASCIMENTO, E. G. C. Consumo de álcool por adolescentes: do ato de liberdade ao comportamento de risco. Adolescência e Saúde, v.14, n.2, p. 58-65, 2017.
PALACIOS, J.; OLIVA, A. A adolescência e seu significado evolutivo. In: COLL, C.; MARCHESI, Á.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação. Psicologia evolutiva. v.1. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 309-322.
ROSSETTI-FERREIRA, M. C., ALMEIDA, I. G., COSTA, N. R. A., GUIMARÃES, L. A.; MARIANO, F. N.; PAULI-TEIXEIRA, S. C. et al. Acolhimento de crianças e adolescentes em situações de abandono, violência e rupturas. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.25, n.2, p. 390-399, 2012.
SAMPAIO, R. L. A psicologia e a educação moral. Psicologia, Ciência e Profissão, v.27, n.4, p. 584-595, 2007.
TOGNETTA, L. R. P.; BOZZA, T. L. Cyberbullying: um estudo sobre a incidência do desrespeito no ciberespaço e suas relações com as representações que adolescentes têm de si. Nuances, v.23, n.24,164-180, 2012.
TOGNETTA, L. R. P., VINHA, T. P. Construindo a autonomia moral na escola: os conflitos interpessoais e a aprendizagem dos valores. Revista Diálogo Educacional, v.9, n.28, p. 525-540, 2009.
WENDT, B.; DULLIUS, L. Imagens Sociais sobre Jovens em Acolhimento Institucional. Psicologia: Ciência e Profissão, v.37 n.2, p. 529-541, 2017.
ULBRICH, G. D. S.; OSELAME, G. B.; OLIVEIRA, E. M.; NEVES, E. B. Motivadores da ideação suicida e a autoagressão em adolescentes. Adolesc. Saúde, v.14, n.2, p. 40-46, 2017.
UNITED NATIONS CHILDREN’S FUND (UNICEF). Adolescents in Latin America and the Caribbean: policy guidelines. Bogotá: Unicef, 2001.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
16/08/2017
16/08/2017
UNIDADE I: Introdução, conceitos básicos, diferentes enfoques e métodos
22/08/2017
22/08/2017
UNIDADE I: Introdução, conceitos básicos, diferentes enfoques e métodos
23/08/2017
23/08/2017
Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas do desenvolvimento humano.
29/08/2017
29/08/2017
Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas do desenvolvimento humano.
30/08/2017
30/08/2017
Puberdade: natureza versus ambiente físico e contexto sociocultural.
05/09/2017
05/09/2017
Puberdade: natureza versus ambiente físico e contexto sociocultural.
06/09/2017
06/09/2017
Desenvolvimento psicossocial segundo as diferentes perspectivas teóricas.
12/09/2017
12/09/2017
Desenvolvimento psicossocial segundo as diferentes perspectivas teóricas.
13/09/2017
13/09/2017
Desenvolvimento Moral do adolescente segundo Piaget e Kohlberg.
19/09/2017
19/09/2017
Orientações para a elaboração e apresentação dos seminários em grupo
20/09/2017
20/09/2017
Adolescência e consumo de drogas
26/09/2017
26/09/2017
Desenvolvimento Moral do adolescente segundo Piaget e Kohlberg.
26/09/2017
26/09/2017
1ª Avaliação da aprendizagem. UNIDADE II: Adolescência, constituição do sujeito psíquico e temas contemporâneos
27/09/2017
27/09/2017
Atuação do psicólogo sobre o adolescente e uso de droga
03/10/2017
03/10/2017
2ª Avaliação da aprendizagem: início dos seminários em grupo. Relações familiares, socialização e violência na escola
04/10/2017
04/10/2017
Adolescente em situação de vulnerabilidade
10/10/2017
10/10/2017
Adolescência e consumo de drogas
11/10/2017
11/10/2017
Sexualidade na adolescência
17/10/2017
17/10/2017
Adolescente em situação de vulnerabilidade
18/10/2017
18/10/2017
Atuação do psicólogo frente à orientação e a educação sexual nas escolas
24/10/2017
31/10/2017
Sexualidade na adolescência
25/10/2017
25/10/2017
Adolescência e cyberespaço
31/10/2017
07/11/2017
Adolescência e cyberespaço
01/11/2017
01/11/2017
Uso das TICs e sofrimento psíquico em adolescentes
07/11/2017
05/12/2017
Adolescência, trabalho e escolha profissional
14/11/2017
14/11/2017
Orientações sobre a prática a ser realizada na escola
15/11/2017
15/11/2017
Atuação do psicólogo diante da escolha profissional
21/11/2017
21/11/2017
3ª Avaliação: Prática de campo
22/11/2017
22/11/2017
Processo de Orientação vocacional/profissional
28/11/2017
28/11/2017
Avaliação conjunta da disciplina
29/11/2017
29/11/2017
Avaliação conjunta da disciplina, das aprendizagens e competências desenvolvidas ao longo do semestre.
05/12/2017
05/12/2017
Entrega de notas. Encerramento da disciplina.
06/12/2017
06/12/2017
Encerramento. Entrega de notas.
Avaliações
Data Descrição
19/09/2017 1ª Avaliação
26/09/2017 2ª Avaliação
21/11/2017 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:22