• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CMR0329 - PSICOLOGIA E PROCESSOS ENSINO APRENDIZAGEM I - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. Identidade de aprendiz como construto emergente na nova ecologia da aprendizagem do século XXI. (21/08/2017 - 21/08/2017)
   Coll_2004_concepcoes_tendencias_em_psi_ed 
Relação histórica entre Psicologia e Educação. Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas acerca da aprendizagem. Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e projeto de pesquisa (28/08/2017 - 28/08/2017)
Processos de ensino-aprendizagem dentro de uma perspectiva sociocultural e situada (aprendizagem significativa, influencia educativa, aprendizagem colaborativa, identidade de aprendiz, personalização da aprendizagem). Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e projeto de pesquisa. (04/09/2017 - 04/09/2017)
Aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) através da participação em diferentes contextos de atividade. Nova ecologia da aprendizagem: as tecnologias da informação e comunicação (TICs) como artefatos culturais mediadores dos processos de ensino-aprendizagem. Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e projeto de pesquisa. (11/09/2017 - 11/09/2017)
1ª avaliação da aprendizagem. Orientações para a elaboração dos seminários e projeto de pesquisa. (18/09/2017 - 18/09/2017)
    
Inicia em 24/09/2017 às 0h 0 e finaliza em 05/10/2017 às 23h 59
    
Inicia em 10/11/2017 às 0h 0 e finaliza em 17/11/2017 às 23h 59
  
Aprendizagem e desenvolvimento cognitivo segundo Piaget. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa. (25/09/2017 - 25/09/2017)
Teoria da Aprendizagem por Reforçamento segundo Skinner. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa. (02/10/2017 - 02/10/2017)
Rógers e a educação centrada no aluno. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa. (09/10/2017 - 09/10/2017)
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa. (16/10/2017 - 16/10/2017)
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa. (23/10/2017 - 23/10/2017)
Orientações para a elaboração do projeto de pesquisa. Aprendizagem na perspectiva sócio-histórica segundo Vygotsky. (30/10/2017 - 30/10/2017)
Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Orientações para a elaboração do projeto de pesquisa (06/11/2017 - 06/11/2017)
Orientações para a elaboração e apresentação do projeto de pesquisa (13/11/2017 - 13/11/2017)
Apresentação dos projetos de pesquisa, se possível com os dados coletados. (20/11/2017 - 20/11/2017)
Avaliação conjunta dos produtos e dos processos de ensino aprendizagem levados ao cabo ao longo do semestre. (27/11/2017 - 27/11/2017)
Entrega de notas. Encerramento da disciplina. (04/12/2017 - 04/12/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04
1 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2016904**** 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 12
3 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
4 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
6 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
7 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 8
8 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 8
9 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2016900**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 68
13 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
14 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 8
19 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
20 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
22 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
24 2016906**** 0 0 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 48
25 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
28 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2015900**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 68
33 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
35 2016906**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
36 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 4 4 4 20
38 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
39 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 8
41 2016906**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016904**** 8,0 9,5 9,0 8.8 12 AM
2 2016903**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
3 2016905**** 9,5 9,5 10,0 9.7 8 AM
4 2016905**** 9,0 9,5 9,0 9.2 0 AM
5 2016905**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
6 2016906**** 7,0 9,5 9,0 8.5 0 AM
7 2016906**** 9,5 9,5 9,0 9.3 4 AM
8 2016905**** 9,0 10,0 9,0 9.3 8 AM
9 2016905**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
10 2016904**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
11 2016906**** 8,0 10,0 10,0 9.3 8 AM
12 2016906**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
13 2016905**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
14 2016906**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
15 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2016906**** 8,5 10,0 10,0 9.5 4 AM
17 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2016905**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
20 2016906**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
21 2016904**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
22 2016905**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
23 2016906**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
24 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2016905**** 9,0 9,5 9,0 9.2 8 AM
27 2016905**** 9,5 10,0 9,0 9.5 8 AM
28 2016905**** 9,5 9,5 10,0 9.7 4 AM
29 2016906**** 7,0 9,5 9,5 8.7 4 AM
30 2016905**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
31 2016905**** 10,0 9,5 9,5 9.7 4 AM
32 2016906**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
33 201492**** 10,0 10,0 9,0 9.7 4 AM
34 2015900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
35 2016900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
36 2016906**** 7,0 10,0 9,0 8.7 4 AM
37 2016905**** 8,0 9,5 9,5 9.0 4 AM
38 2016906**** 9,5 9,5 10,0 9.7 4 AM
39 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2016905**** 0,0 10,0 0,0 3.3 0 RN
41 2016906**** 0,0 0,0 0,0 0.0 44 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Os processos de ensino-aprendizagem, construídos ao longo da vida do sujeito, nos diferentes espaços do mundo sócio-histórico-cultural em que ele se insere, envolvendo tanto aspectos cognitivos como afetivos. As teorias e diferentes concepções de aprendizagem. As concepções de sujeito envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem. Contribuições da Epistemologia Genética - Jean Piaget. Contribuições do Sócio-construtivismo - Lev Vigotsky. Contribuições da Psicogenética - Henry Wallon. Contribuições da Psicanálise - Sigmund Freud.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Aulas expositivas dialogadas;
- Discussão de textos previamente lidos;
- Estudos dirigidos e seminários em grupo;
- Elaboração de textos científicos e de planos de intervenção
- Realização de práticas em campo
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua, durante todo o processo, considerando elementos como assiduidade, o envolvimento a participação nas atividades e a qualidade dos produtos solicitados. Dessa forma, todas as atividades realizadas constituirão instrumentos de avaliação: provas, seminários em grupo, estudos dirigidos, elaboração de textos científicos e planos de intervenção. As notas serão aferidas substancialmente através de três atividades principais: uma prova individual e sem consulta; um seminário elaborado e apresentado em grupo; e um projeto de pesquisa sobre temáticas relacionadas à disciplina elaborado em grupo.
As orientações para elaboração dos seminários e do projeto de pesquisa, assim como os critérios de avaliação podem ser consultados no documento intitulado ?Guia para elaboração dos seminários e projeto de campo?.
Horário de atendimento: Segundas-feiras das 14 às 18h
Bibliografia: Básica
COLL, C. Concepções e tendências atuais em psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 29-64). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
COLL, C. Psicologia e educação: aproximação aos objetivos e conteúdos da psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 7-21). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
SILVA, S. A.; FOSSATTI, P.; SARMENTO, D. F. Teorias implícitas sobre o ensino e aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 15(2), 2011, 291-299.
Complementar
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/08/2017
21/08/2017
Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. Identidade de aprendiz como construto emergente na nova ecologia da aprendizagem do século XXI.
28/08/2017
28/08/2017
Relação histórica entre Psicologia e Educação. Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas acerca da aprendizagem. Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e projeto de pesquisa
04/09/2017
04/09/2017
Processos de ensino-aprendizagem dentro de uma perspectiva sociocultural e situada (aprendizagem significativa, influencia educativa, aprendizagem colaborativa, identidade de aprendiz, personalização da aprendizagem). Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e projeto de pesquisa.
11/09/2017
11/09/2017
Aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) através da participação em diferentes contextos de atividade. Nova ecologia da aprendizagem: as tecnologias da informação e comunicação (TICs) como artefatos culturais mediadores dos processos de ensino-aprendizagem. Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e projeto de pesquisa.
18/09/2017
18/09/2017
1ª avaliação da aprendizagem. Orientações para a elaboração dos seminários e projeto de pesquisa.
25/09/2017
25/09/2017
Aprendizagem e desenvolvimento cognitivo segundo Piaget. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa.
02/10/2017
02/10/2017
Teoria da Aprendizagem por Reforçamento segundo Skinner. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa.
09/10/2017
09/10/2017
Rógers e a educação centrada no aluno. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa.
16/10/2017
16/10/2017
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa.
23/10/2017
23/10/2017
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa.
30/10/2017
30/10/2017
Orientações para a elaboração do projeto de pesquisa. Aprendizagem na perspectiva sócio-histórica segundo Vygotsky.
06/11/2017
06/11/2017
Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Orientações para a elaboração do projeto de pesquisa
13/11/2017
13/11/2017
Orientações para a elaboração e apresentação do projeto de pesquisa
20/11/2017
20/11/2017
Apresentação dos projetos de pesquisa, se possível com os dados coletados.
27/11/2017
27/11/2017
Avaliação conjunta dos produtos e dos processos de ensino aprendizagem levados ao cabo ao longo do semestre.
04/12/2017
04/12/2017
Entrega de notas. Encerramento da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
18/09/2017 1ª Avaliação
25/09/2017 2ª Avaliação
20/11/2017 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:31