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CFISI/CMRV006 - METODOLOGIA CIENTÍFICA - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Acolhimento. Apresentação do plano de disciplina. (15/08/2017 - 15/08/2017)
Acolhimento do educandores. Design thinking. Frequencia Apresentação do plano de disciplina Explicação da construção de blogue Técnica de fishbowl (aquário) aberto. Plano de disciplina Metodologia Científica. Avaliação
   aula 01 e 02 ACOLHIMENTO APRESENTAÇAO E INTRODUÇAO 15 e 22 agosto.pdf 
Introdução à Metodologia Científica. (22/08/2017 - 22/08/2017)
Estudo dos tipos de conhecimento ? conceitos iniciais (29/08/2017 - 29/08/2017)
Estudo dos tipos de conhecimento (05/09/2017 - 05/09/2017)
Métodos de pesquisas na área da saúde (12/09/2017 - 12/09/2017)
Avaliação Unidade I (19/09/2017 - 19/09/2017)
Discussão sobre fichamento e elaboração de fichamento (26/09/2017 - 26/09/2017)
Elaboração de projetos de pesquisa (03/10/2017 - 03/10/2017)
Noções de seminários (10/10/2017 - 10/10/2017)
Avaliação Unidade II (17/10/2017 - 17/10/2017)
Bibliotecas eletrônicas: PubMed, Scielo. Normas de publicação. (24/10/2017 - 24/10/2017)
Referenciação bibliográfica. Currículo Lattes (31/10/2017 - 31/10/2017)
Projeto de pesquisa (07/11/2017 - 07/11/2017)
Projeto de pesquisa (07/11/2017 - 07/11/2017)
Resenha. Resumo. (14/11/2017 - 14/11/2017)
Apresentação gráfica de monografia (21/11/2017 - 21/11/2017)
Avaliação Unidade III (28/11/2017 - 28/11/2017)
Avaliação FINAL (05/12/2017 - 05/12/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05
1 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017912**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017914**** 4 4 4 4 4 4 3 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 67
7 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017914**** 4 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
9 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017913**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017914**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2017913**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2017914**** 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
15 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2017914**** 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
20 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2017913**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2017913**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 2017913**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
25 2017913**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
26 2017914**** 4 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
27 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2017912**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2017913**** 10,0 5,5 5,5 7.0 0 AM
6 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2017913**** 10,0 8,0 10,0 9.3 0 AM
8 2017914**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
9 2017914**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
10 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2017914**** 10,0 7,0 9,0 8.7 0 AM
15 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2017914**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
17 2017914**** 10,0 6,0 6,0 7.3 0 AM
18 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2017912**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2017913**** 10,0 0,0 0,0 3.3 0 RN
25 2017912**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo dos tipos de conhecimento e métodos de pesquisa na área da saúde e na Fisioterapia. Apresentação e análise das normas para elaboração de artigos e trabalhos científicos (projeto, resenha, fichamento, resumo etc).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será conduzida através de aulas expositivas teóricas e dialogadas, valorizando os debates e comentários em aula, e realizadas trabalhos individuais e em grupo que estimulem os estudantes a desenvolver habilidade de análise crítica acerca dos temas abordados e a adquirirem conhecimentos específicos da Metodologia Científica. As aulas serão executadas com auxílio de recursos de multimídia, quadro, pinceis, e, outros recursos necessários ao desenvolvimentos das atividades complementares (trabalhos individuais e em grupo).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A sistemática de avaliação da aprendizagem consistirá em processo diagnóstico sobre as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos e os conhecimentos adquiridos por estes. Considerando a carga horária de 60 horas da disciplina de Metodologia Científica, serão realizadas três unidades temáticas de avaliação (teóricas e práticas) – I. Suportes teóricos em Metodologia Científica; II. Procedimentos práticos em Metodologia Científica; III. Processos de elaboração de Projeto de Pesquisa – que serão registradas em três notas parciais. A avaliação de rendimento acadêmico de cada unidade considerará um processo de avaliação formativa com prova escrita, prova prática, trabalho individual e trabalho em grupo, realizados ou apresentados na sala de aula. As provas escrita e prática equivalerão a 30%, enquanto participação nas demais atividades acadêmicas, 70% da nota, em cada unidade. Os registros de rendimento acadêmicos serão realizados individualmente e expressos em valores de 0 (zero) a 10 (dez), variando até a primeira casa decimal, após arredondamento da segunda casa decimal, e divulgado em até 10 (dez) dias úteis a partir da data da realização da prova escrita. A realização das avaliações de cada unidade só se realizará após divulgação do rendimento acadêmico na unidade anterior. O aluno que por motivo previsto não realizar avaliação na data marcada, poderá requerer exame de segunda chamada, conforme art. 108 da Resolução 177/12, CEPEX. Será aprovado o aluno que obtiver média parcial igual ou superior a 7,0 (sete), desde que os requisitos de assiduidade do art. 117 da Resolução 177/12, CEPEX, sejam satisfeitos. Será também considerado aprovado o aluno que submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final. Por outro lado, será considerado reprovado o aluno que obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular, ou seja, 45 (quarenta e cinco) horas-aula, obtiver média aritmética inferior a 4 (quatro) nas avaliações parciais, ou obtiver média aritmética inferior a 6 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final. Ao aluno reprovado por falta será atribuída a média final igual a 0 (zero).
Horário de atendimento:
Bibliografia: BÁSICA:
ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). NBR 15287: informação e documentação: Projetos de Pesquisa: apresentação. Rio de Janeiro, 2005
VIEIRA, S.; HOSSNE, W.S. (colab.). Metodologia científica para a área de saúde. Rio de Janeiro, Elsevier, 2003.
COMPLEMENTAR:
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S.. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodologias. Coleção formação de professores. 3ª ed.,, Campinas, autores associados, 2009.
GIDDENS, A.. Sociologia. Tradução: NETZ, R.S., 4ª ed., Porto Alegre, Artmed, 2005.
GIL, A.C.. Metodologia do Ensino Superior. 4ª ed., São Paulo, Atlas, 2012.
JUNIOR, M.J.. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: introdução para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. 6ª ed., Rio de Janeiro, Vozes, 2012.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/08/2017
15/08/2017
Acolhimento. Apresentação do plano de disciplina.
22/08/2017
22/08/2017
Introdução à Metodologia Científica.
29/08/2017
29/08/2017
Estudo dos tipos de conhecimento ? conceitos iniciais
05/09/2017
05/09/2017
Estudo dos tipos de conhecimento
12/09/2017
12/09/2017
Métodos de pesquisas na área da saúde
19/09/2017
19/09/2017
Avaliação Unidade I
26/09/2017
26/09/2017
Discussão sobre fichamento e elaboração de fichamento
03/10/2017
03/10/2017
Elaboração de projetos de pesquisa
10/10/2017
10/10/2017
Noções de seminários
17/10/2017
17/10/2017
Avaliação Unidade II
24/10/2017
24/10/2017
Bibliotecas eletrônicas: PubMed, Scielo. Normas de publicação.
31/10/2017
31/10/2017
Referenciação bibliográfica. Currículo Lattes
07/11/2017
07/11/2017
Projeto de pesquisa
07/11/2017
07/11/2017
Projeto de pesquisa
14/11/2017
14/11/2017
Resenha. Resumo.
21/11/2017
21/11/2017
Apresentação gráfica de monografia
28/11/2017
28/11/2017
Avaliação Unidade III
05/12/2017
05/12/2017
Avaliação FINAL
Avaliações
Data Descrição
19/09/2017 1ª Avaliação
17/10/2017 2ª Avaliação
28/11/2017 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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