Metodologia: |
Os grupos tutoriais representam unidades integradoras, configurando um módulo presente do primeiro ao oitavo período, desenvolvidos com o propósito de provocar, acordar, vincular, sensibilizar e instigar os (as) estudantes na busca de respostas às questões problematizadoras suscitadas no início de cada período do Curso. Seu conteúdo é construído de forma compartilhada entre estudantes e professores que atuam como tutores tendo por base as questões de cada módulo reconstruídas em temas de natureza interdisciplinar, possibilitando ao estudante o protagonismo na construção do conhecimento por meio de consulta a diversas fontes de pesquisa (livros, periódicos, internet, e os conteúdos das outras áreas e campos de saber). Em cada período do curso, cada grupo tutorial se envolverá em torno de problemas segundo a dinâmica a seguir: Dinâmica do grupo tutorial em oito (08) passos:
1. Ler atentamente o problema e esclarecer os termos desconhecidos; 2. Identificar as questões (problemas) propostas pelo enunciado; 3. Oferecer explicações para estas questões com base no conhecimento prévio que o grupo tem sobre o assunto; 4. Resumir estas explicações: visualmente e de forma coletiva; 5. Estabelecer objetivos de aprendizagem que levem o (a) estudante ao aprofundamento e complementação destas explicações; 6. Estudo individual respeitando os objetivos levantados; 7. Rediscussão no grupo tutorial dos avanços de conhecimento obtidos pelo grupo. A importância de todos os (as) estudantes apresentarem os conhecimentos obtidos, fontes bibliográficas e reflexões acerca do assunto central. 8. Avaliação formativa.
Papel do (a) secretário (a) /relator (a):
Anotar no quadro, de forma legível, as discussões e os eventos ocorridos no tutorial de modo a facilitar uma boa visão dos trabalhos por parte de todos os envolvidos; Deve, sempre que possível, ter clareza e concisão em suas anotações e ser fiel às discussões ocorridas para isso solicitar ajuda do (a) coordenador (a) e do (a) tutor (a) /facilitador (a); Respeitar as opiniões do grupo e evitar privilegiar suas próprias ou as com as quais concorde; Anotar com rigor os objetivos de aprendizado.
|