Metodologia: |
As estratégias de ensino utilizadas nesta disciplina aplicadas serão atividades em sala, como debates, relatórios, análise de material audiovisual, estudos de casos e seminários. Para o desenvolvimento do processo ensino- aprendizagem das aulas teóricas serão utilizados recursos audiovisuais como: projetor de slides, quadro-negro, equipamento de DVD. A utilização destes recursos terá como objetivo favorecer a participação ativa dos alunos no desenvolvimento de cada tema abordado. Nas aulas práticas será dada a ênfase nas atividades realizadas entre os alunos, que praticarão as técnicas de avaliação e tratamento fisioterapêutico entre si, com base na explicação teórica das mesmas |
Bibliografia:
| 1- SARMENTO, G. J. V. Fisioterapia respiratória em pediatria e neonatologia. São Paulo: Manole, 2009. 2- LOPEZ, F. A; CAMPOS JR, D. Tratado de pediatria. 2 ed. São Paulo: Manole, 2009. 3- MOURA-RIBEIRO, M. V.; GONÇALVES, V. M. G. (Colab.). Neurologia do desenvolvimento da criança. 2.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2010. 1- DOUGLAS, C.R. Tratado de Fisiologia em Fisioterapia. 2.ed. São Paulo: Tecmedd, 2004. 2- PANNUS, P.C; JOBST, E.E; TINSLEY, S.L; et al. Farmacologia para fisioterapeutas. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2011. 3- SILVA, L. R. Diagnóstico em pediatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. 4- COLE, M.; COLE, S.R. O desenvolvimento da criança e do adolescente. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. 5- TECKLIN, S. Fisioterapia Pediátrica. Artmed, 2002.
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