-

DCA0093 - GESTAO DO CONHECIMENTO - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de disciplina e discussão da metodologia. (08/08/2017 - 08/08/2017)
   ebook 
EBOOK
GC_MODELOEMPRESARIAL (10/08/2017 - 10/08/2017)
ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO AO MODELO DE GESTÃO;. (15/08/2017 - 15/08/2017)
A EDUCAÇÃO CORPORATIVA. (17/08/2017 - 17/08/2017)
A GESTÃO DE PESSOAS ALINHADA À GESTÃO DO CONHECIMENTO. (22/08/2017 - 22/08/2017)
VALORAÇÃO DE SOLUÇÕES EM TECONLOGIA DA INFORMAÇÃO COM BASE NO CONCEITO DE CAPITAL INTELECTUAL. (24/08/2017 - 24/08/2017)
MODELO, PARA O SERPRO, DE COMPARTILHAMENTO DAS MELHORES PRÁTICAS DE RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES. (29/08/2017 - 29/08/2017)
A DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO DE MANEIRA SELETIVA E EFICAZ. (31/08/2017 - 31/08/2017)
A EDUCAÇÃO CORPORATIVA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA A ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA – ESAF. (05/09/2017 - 05/09/2017)
GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL. (07/09/2017 - 07/09/2017)
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS. (12/09/2017 - 12/09/2017)
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO INSTRUMENTO PARA INOVAÇÃO. (14/09/2017 - 14/09/2017)
CARACTERÍSTICAS DOMINANTES DO MERCADO ATUAL. (19/09/2017 - 19/09/2017)
DESAFIOS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO. (21/09/2017 - 21/09/2017)
Modelo Proposto por Schumpeter. (26/09/2017 - 26/09/2017)
INOVAÇÃO E APRENDIZAGEM. (28/09/2017 - 28/09/2017)
UM NOVO ENFOQUE PARA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL. (03/10/2017 - 03/10/2017)
CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA QUALQUER INOVAÇÃO; (05/10/2017 - 05/10/2017)
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL; (10/10/2017 - 10/10/2017)
COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL. (12/10/2017 - 12/10/2017)
NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM ORGANIZAÇÕES. (17/10/2017 - 17/10/2017)
Capital Humano. (19/10/2017 - 19/10/2017)
UM NOVO ENFOQUE PARA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: A GESTÃO DO CONHECIMENTO. (24/10/2017 - 24/10/2017)
Inteligência Competitiva. (26/10/2017 - 26/10/2017)
Sistema de Inteligência Competitiva; (31/10/2017 - 31/10/2017)
Lógica Sequencial de Inteligência Competitiva; (02/11/2017 - 02/11/2017)
Algumas das principais técnicas de Inteligência Competitiva; (07/11/2017 - 07/11/2017)
Perspectiva estruturalista do conhecimento. (09/11/2017 - 09/11/2017)
Modelos da Gestão do Conhecimento. (14/11/2017 - 14/11/2017)
Integração e Relacionamento dos Sistemas; (16/11/2017 - 16/11/2017)
Visão estratégica do negócio, percebendo o conhecimento como um (novo) recurso que propiciará vantagem competitiva e perpetuidade nos propósitos da organização; (21/11/2017 - 21/11/2017)
cultura organizacional favorável ao ambiente de inovação e criatividade, estimulando as práticas de Gestão do Conhecimento; (23/11/2017 - 23/11/2017)
modelo de gestão de natureza flexível, propiciando agilidade e adaptabilidade diante das mudanças do ambiente externo que exigem um permanente aprendizado organizacional; (28/11/2017 - 28/11/2017)
infraestrutura de tecnologia, sobretudo na área de gestão da informação, que facilite e agilize o uso de bases de dados e da conversão de conhecimento tácito em conhecimento explícito; (30/11/2017 - 30/11/2017)
Avaliação diagnóstica. (05/12/2017 - 05/12/2017)
Socialização da Avaliação diagnóstica. (07/12/2017 - 07/12/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
08 10 15 17 22 24 05 07 12 14 19 21 26 28 03 05 10 12 17 19 24 26 31 02 07 09 14 16 21 23 28 30 05 07
1 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20125**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
2 20125**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O conhecimento da disciplina ocorrerá mediante a proposta pedagógica que pressupõe a ativa participação do aluno em todas as atividades, possibilitando o confronto teoria e prática a fim de oportunizar o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva do aluno diante do conhecimento.
Serão utilizados como procedimentos de ensino-aprendizagem: aula expositivas dialogadas, discussões, análises de textos, Estudos de caso, trabalhos individuais e em grupo, e socializações.
Os conteúdos serão abordados de forma a problematizar os estudos das diversas disciplinas
visando à formação de um olhar científico-acadêmico
interdisciplinar e crítico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A sistemática de avaliação adotada nesta disciplina pauta-se na:
participação e desempenho do aluno nas atividades individuais e coletivas;
No compromisso, na entrega, na organização e napresentação dos trabalhos solicitados, além da frequência mínima obrigatória de 75% da carga horária da disciplina.
Serão realizadas no mínimo 3 ( três ) avaliações durante o período letivo, de caráter individual e coletivo podendo haver trabalhos individuais e em grupo. As avaliações levarão em conta o conjunto de aspectos que compõe o desempenho dos alunos numa perspectiva holística abrangendo a perspectiva quantitativa e qualitativa.
Horário de atendimento: Terça das 20 as 22h e Quinta das 20 as 22h
Bibliografia: 1) ANGELONI, M.T. (org.).Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002. 215p.
Disponível: UFSC 65.012.45 O68

2) BUKOWITZ, W. R.; WILIAMS, R. L. Manual de gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookmann, 2002.
Disponível: UFSC 658 B932m

3) CAVALCANTI, M; GOMES, E.; PEREIRA, A. Gestão de empresas na sociedade do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
Disponível: UFSC 658 C376g

4) CHOO, C. W. A organização do conhecimento:como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003.
Disponível: UFSC 659.2 C548o

5) DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo : Futura, 1998.
Disponível: UFSC 659.2 D247e

6) DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
Disponível: UFSC 65.012.28 D247e

7)FLEURY, M. T. L.; OLIVEIRA Jr., M. de M. (org.). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.
Disponível: UFSC 658 G393

8) KAHANER, L. Competitive intelligence. New York:: Simon & Schuster Press, 1996.
Disponível: UNISUL - Florianópolis

9) KRUGLIANSKAS, I. ; TERRA, J. C. C. (org.). Gestão do conhecimento em pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
Disponível: UNIVALI – S. José

10)NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
Disponível: UFSC 65.012.45 N812c

11)PROBST, G.; RAUB, S.; ROMHARDT, K. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.
Disponível:

12)STEWART, T. A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
Disponível: UFSC 659.2 S852c

13) SVEIBY, K. E. A nova riqueza das organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
Disponível: UFSC 658 S968n

14)TARAPANOFF, K. (org.). Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Editora UnB, 2001.
Disponível: UFSC

658.012.4 I61

15) TEIXEIRA FILHO, J. Gerenciando conhecimento: como a empresa pode usar a memória organizacional e a inteligência competitiva no desenvolvimento dos negócios. Rio de Janeiro : SENAC, 2000
Disponível: UFSC 658.012.4 T266g

16) TERRA,. J. C. C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. São Paulo: Negócio Editora, 2000.
Disponível: UNISUL – Florianópolis e
UNIVALI- S. José

17) TERRA, J. C. C. (org.). Gestão do conhecimento e e-learning na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

18) Von KROGH, G.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação do conhecimento: reinventando a empresa com o poder de inovação. Rio de Janeiro: Campus, 2001
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/08/2017
08/08/2017
Apresentação do plano de disciplina e discussão da metodologia.
10/08/2017
10/08/2017
GC_MODELOEMPRESARIAL
15/08/2017
15/08/2017
ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO AO MODELO DE GESTÃO;.
17/08/2017
17/08/2017
A EDUCAÇÃO CORPORATIVA.
22/08/2017
22/08/2017
A GESTÃO DE PESSOAS ALINHADA À GESTÃO DO CONHECIMENTO.
24/08/2017
24/08/2017
VALORAÇÃO DE SOLUÇÕES EM TECONLOGIA DA INFORMAÇÃO COM BASE NO CONCEITO DE CAPITAL INTELECTUAL.
29/08/2017
29/08/2017
MODELO, PARA O SERPRO, DE COMPARTILHAMENTO DAS MELHORES PRÁTICAS DE RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES.
31/08/2017
31/08/2017
A DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO DE MANEIRA SELETIVA E EFICAZ.
05/09/2017
05/09/2017
A EDUCAÇÃO CORPORATIVA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA A ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA – ESAF.
07/09/2017
07/09/2017
GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL.
12/09/2017
12/09/2017
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
14/09/2017
14/09/2017
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO INSTRUMENTO PARA INOVAÇÃO.
19/09/2017
19/09/2017
CARACTERÍSTICAS DOMINANTES DO MERCADO ATUAL.
21/09/2017
21/09/2017
DESAFIOS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO.
26/09/2017
26/09/2017
Modelo Proposto por Schumpeter.
28/09/2017
28/09/2017
INOVAÇÃO E APRENDIZAGEM.
03/10/2017
03/10/2017
UM NOVO ENFOQUE PARA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL.
05/10/2017
05/10/2017
CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA QUALQUER INOVAÇÃO;
10/10/2017
10/10/2017
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL;
12/10/2017
12/10/2017
COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL.
17/10/2017
17/10/2017
NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM ORGANIZAÇÕES.
19/10/2017
19/10/2017
Capital Humano.
24/10/2017
24/10/2017
UM NOVO ENFOQUE PARA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: A GESTÃO DO CONHECIMENTO.
26/10/2017
26/10/2017
Inteligência Competitiva.
31/10/2017
31/10/2017
Sistema de Inteligência Competitiva;
02/11/2017
02/11/2017
Lógica Sequencial de Inteligência Competitiva;
07/11/2017
07/11/2017
Algumas das principais técnicas de Inteligência Competitiva;
09/11/2017
09/11/2017
Perspectiva estruturalista do conhecimento.
14/11/2017
14/11/2017
Modelos da Gestão do Conhecimento.
16/11/2017
16/11/2017
Integração e Relacionamento dos Sistemas;
21/11/2017
21/11/2017
Visão estratégica do negócio, percebendo o conhecimento como um (novo) recurso que propiciará vantagem competitiva e perpetuidade nos propósitos da organização;
23/11/2017
23/11/2017
cultura organizacional favorável ao ambiente de inovação e criatividade, estimulando as práticas de Gestão do Conhecimento;
28/11/2017
28/11/2017
modelo de gestão de natureza flexível, propiciando agilidade e adaptabilidade diante das mudanças do ambiente externo que exigem um permanente aprendizado organizacional;
30/11/2017
30/11/2017
infraestrutura de tecnologia, sobretudo na área de gestão da informação, que facilite e agilize o uso de bases de dados e da conversão de conhecimento tácito em conhecimento explícito;
05/12/2017
05/12/2017
Avaliação diagnóstica.
07/12/2017
07/12/2017
Socialização da Avaliação diagnóstica.
Avaliações
Data Descrição
05/09/2017 1ª Avaliação
27/10/2017 2ª Avaliação
05/12/2017 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
atividade avaliativa de OSM 23/11/2017
INICIO_DISCIPLINA_GESTÃO_DO_CONHECIMENTO 15/08/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:26