Metodologia: |
O conhecimento da disciplina ocorrerá mediante a proposta pedagógica que pressupõe a ativa participação do aluno em todas as atividades, possibilitando o confronto teoria e prática a fim de oportunizar o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva do aluno diante do conhecimento. Serão utilizados como procedimentos de ensino-aprendizagem: aula expositivas dialogadas, discussões, análises de textos, Estudos de caso, trabalhos individuais e em grupo, e socializações. Os conteúdos serão abordados de forma a problematizar os estudos das diversas disciplinas visando à formação de um olhar científico-acadêmico interdisciplinar e crítico.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A sistemática de avaliação adotada nesta disciplina pauta-se na: participação e desempenho do aluno nas atividades individuais e coletivas; No compromisso, na entrega, na organização e napresentação dos trabalhos solicitados, além da frequência mínima obrigatória de 75% da carga horária da disciplina. Serão realizadas no mínimo 3 ( três ) avaliações durante o período letivo, de caráter individual e coletivo podendo haver trabalhos individuais e em grupo. As avaliações levarão em conta o conjunto de aspectos que compõe o desempenho dos alunos numa perspectiva holística abrangendo a perspectiva quantitativa e qualitativa.
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Bibliografia:
| 1) ANGELONI, M.T. (org.).Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002. 215p. Disponível: UFSC 65.012.45 O68
2) BUKOWITZ, W. R.; WILIAMS, R. L. Manual de gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookmann, 2002. Disponível: UFSC 658 B932m
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5) DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo : Futura, 1998. Disponível: UFSC 659.2 D247e
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11)PROBST, G.; RAUB, S.; ROMHARDT, K. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002. Disponível:
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13) SVEIBY, K. E. A nova riqueza das organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1998. Disponível: UFSC 658 S968n
14)TARAPANOFF, K. (org.). Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Editora UnB, 2001. Disponível: UFSC
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16) TERRA,. J. C. C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. São Paulo: Negócio Editora, 2000. Disponível: UNISUL Florianópolis e UNIVALI- S. José
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18) Von KROGH, G.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação do conhecimento: reinventando a empresa com o poder de inovação. Rio de Janeiro: Campus, 2001 |