Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Os alunos serão avaliados tendo por base a Resolução n. 043/95 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI. Para efeito de verificação de aprendizagem serão consideradas a presença e participação nas aulas, bem como a realização das atividades propostas ao longo do Curso, tais como leituras, debates e trabalhos individuais e/ou em grupo. As atividades a serem desenvolvidas para atribuição de notas serão: 1. Participação efetiva em todos os momentos e atividades a serem desenvolvidas durante as aulas. Entendemos por participação efetiva a presença em sala de aula e o envolvimento com a disciplina, expresso nos debates e na colocação de questões que expressem entendimento e dúvidas acerca das temáticas abordadas; 2. Produção de um artigo no qual o aluno tecerá considerações teóricas a respeito de uma das temáticas estudadas, de modo a estabelecer relações com o seu problema de pesquisa; 3. Análise das informações produzidas na investigação.
|
Bibliografia:
| BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
BOGDAN, R.; BIRKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto editora, 1994.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. e Cols. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GONZÁLEZ REY, F. Epistemología cualitativa y subjetividad. São Paulo: Educ, 1997. GONZÁLEZ REY, F. La investigación cualitativa en psicología: rumbos y desafíos. São Paulo: EDUC, 1999.
POUPART, J.; DESLAURIERS, J-P; GROULX, L-H; LAPERRIÉRE, A.; MAYER, R.; PIRES, A. P. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
ROSA, M. V.de F. P. C; ARNOLDI, M. A. G. C. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para validação dos resultados. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
WELLER, W.; PFAFF, N. Metodologia da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
|