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PPGCS047 - BASES TEÓRICAS DA PROMOÇÃO DA SAÚDE - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina. Aula introdutória conceitual. Uma introdução ao conceito de promoção da saúde. Orientações sobre as resenhas e propostas de intervenção baseadas em suas práticas. (19/08/2017 - 19/08/2017)
   Textos para uso nas aulas de 14 a 16 de agosto 
Os textos devem ser lidos com antecedência
O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. O conceito de vulnerabilidade e as práticas de saúde: novas perspectivas e desafios. Política Nacional de Promoção da Saúde. (26/08/2017 - 26/08/2017)
Avaliação da Política Nacional de Promoção da Saúde: perspectivas e desafios Cartas de Promoção da Saúde. Apresentação dos grupos. (02/09/2017 - 02/09/2017)
Educação Popular e Promoção da Saúde: bases para o desenvolvimento da escola que produz saúde. Política Nacional de Educação Popular em Saúde no SUS (PNEPS-SUS). A contribuição da Educação Popular para a formação profissional em saúde. (09/09/2017 - 09/09/2017)
Programa saúde na escola: estratégia promotora de saúde na atenção básica no Brasil. Competências Principais em Promoção da Saúde – CompHP Competências em promoção da saúde: desafios da formação (16/09/2017 - 16/09/2017)
The Galway Consensus Conference: International collaboration on the development of core competencies for health promotion and health education. Diplomas Normativos do Programa Saúde na Escola: análise de conteúdo associada à ferramenta ATLAS TI. Decreto nº 6.286/2007. Institui o Programa Saúde na Escola PSE, e dá outras providências. A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. (23/09/2017 - 23/09/2017)
Educação Popular em Saúde. (Monteiro) O cuidado das condições crônicas na atenção primária à saúde – descrição geral do Modelo de Cuidado das Condições Crônicas de Saúde (MACC) (30/09/2017 - 30/09/2017)
Preparação da apresentação das propostas promotoras de saúde (07/10/2017 - 07/10/2017)
Apresentação das propostas promotoras de saúde (14/10/2017 - 14/10/2017)
A construção de tecnologias de atenção em saúde com base na promoção da saúde. (21/10/2017 - 21/10/2017)
Promoção da saúde e participação: abordagens e indagações. (28/10/2017 - 28/10/2017)
Perspectivas e desafios da “nova” Política Nacional de Promoção da Saúde: para qual arena política aponta a gestão? (04/11/2017 - 04/11/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04
1 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 5 0 0 1 0 6
2 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 5 0 0 0 0 5
3 2017100**** 0 0 0 0 0 0 5 0 5 0 0 0 10
4 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 5 0 0 0 0 5
5 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 5 0 0 0 0 5
6 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017100**** 0 5 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
8 2017100**** 0 0 0 0 0 5 0 0 0 0 0 0 5
9 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017100**** 0 0 0 0 0 0 5 0 0 5 0 0 10
11 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 5 0 0 0 0 5
13 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2016100**** 0 0 0 0 0 5 0 0 0 0 0 0 5
15 2017100**** 0 0 0 0 0 0 5 0 5 0 0 0 10
16 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2017100**** 0 5 0 0 0 0 0 0 5 0 0 0 10
18 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2017100**** 0 0 0 0 0 0 5 0 5 0 0 0 10
20 2017100**** 0 5 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
21 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 5 0 0 0 5
22 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2017100**** 0 0 0 0 0 0 5 0 5 0 0 0 10
24 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 5 0 0 0 0 5
25 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 9,0 9,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
2 2017100**** 9,5 9,5 10,0 9,5 9.6 5 AM
3 2017100**** 8,9 8,9 10,0 9,0 9.2 10 AM
4 2017100**** 10,0 7,0 10,0 9,5 9.1 5 AM
5 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2017101**** 10,0 10,0 10,0 9,5 9.9 6 AM
7 2017101**** 10,0 10,0 10,0 9,5 9.9 5 AM
8 2017100**** 9,0 9,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
9 2017100**** 8,9 8,9 10,0 9,0 9.2 10 AM
10 2017100**** 9,0 9,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
11 2017100**** 8,9 7,0 10,0 9,5 8.9 5 AM
12 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2016100**** 10,0 10,0 10,0 9,0 9.8 5 AM
14 2017100**** 9,5 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
15 2017100**** 9,5 8,0 10,0 9,0 9.1 10 AM
16 2017100**** 10,0 10,0 10,0 9,0 9.8 10 AM
17 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2017100**** 10,0 10,0 10,0 9,0 9.8 10 AM
19 2017100**** 9,0 7,0 10,0 9,5 8.9 5 AM
20 2017100**** 8,9 8,9 10,0 9,5 9.3 5 AM
21 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2017100**** 9,5 8,0 10,0 9,5 9.3 5 AM
23 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2017100**** 9,5 7,0 10,0 9,5 9.0 5 AM
25 2017100**** 10,0 8,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
26 2017100**** 10,0 10,0 10,0 9,0 9.8 10 AM
27 2017100**** 9,0 9,0 10,0 9,5 9.4 5 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Promoção como paradigma da saúde no mundo. Processo saúde-doença com sua multicausalidade. Meio ambiente e a promoção da saúde. Participação e mobilização comunitária. Gestão intersetorial das demandas coletivas. Reorientação das práticas dos serviços de saúde, enfatizando a integralidade do cuidado, a interdisciplinaridade e a autonomia para o exercício do autocuidado individual e coletivo.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • A disciplina será desenvolvida em aulas expositivas, grupo de discussão e resenhas. Uso de metodologias ativas com a participação de todos.
• Participação ativa dos alunos nas discussões dos textos de forma presencial e pelo SIGAA – confronto com a realidade de cada um.
• Entrega de resenhas dos textos solicitados – duas resenhas para cada docente.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • Será feita de acordo com a participação dos alunos em sala de aula, nas discussões, entrega de resenhas, desenvolvimento de propostas de estratégias promotoras de saúde e participação dos fóruns no SIGAA.

Horário de atendimento: 8-12
Bibliografia: 1. ALBUQUERQUE, T. I. P.; SÁ, R. M. P. F.; ARAÚJO JÚNIOR, J. L. A. C. Perspectivas e desafios da “nova” Política Nacional de Promoção da Saúde: para qual arena política aponta a gestão? Ciência & Saúde Coletiva, 21(6):1695-1705, 2016.

2. AYRES, J. R. C. M.; FRANÇA JÚNIOR, I. CALAZANS, G. J. Et al. O conceito de vulnerabilidade e as práticas de saúde: novas perspectivas e desafios. In: CZERESNIA, D. (org). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2ed. rev. amp. Rio de Janeiro: Fiocuruz, 2009. p. 121-43.

3. BARRY, M.M., et al. The Galway Consensus Conference: International collaboration on the development of core competencies for health promotion and health education. Global health promotion, v. 16, n 2, p.5-11, 2009.

4. BRASIL. Decreto Nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola PSE, e dá outras providências. DOU de 6.12.2007.

5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As cartas da promoção da saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

6. ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política nacional de promoção da saúde: PNPS: revisão da Portaria MS/GM nº 687, de 30 de março de 2006. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. 36 p.

7. ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Política Nacional de Educação Popular em Saúde no SUS (PNEPS-SUS). Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

8. ______. Ministério da Saúde. Secretaria de gestão estratégica e participativa. Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Brasília: DF, 2012.

9. BRESSAN, A; MEDEIROS, D. C. A Promoção da Saúde na Escola. Revista Pátio. n. 69, mar. 2014. Disponível em:
http://loja.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/10127/a-promocao-da-saude-na-escola.aspx
10. BUS, P. M. Uma introdução ao conceito de promoção da saúde. In: CZERESNIA, D. (org). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2ed. rev. amp. Rio de Janeiro: Fiocuruz, 2009. p. 19-42.

11. CARVALHO, F. F. B. A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 4, p. 1207-27, 2015.

12. CASEMIRO, J. P.; FONSECA, A. B. C.; SECCO, F. V. M. Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisão sobre saúde escolar na América Latina. Ciência & Saúde Coletiva, 19(3):829-840, 2014.

13. CHIESA, A. M.; FRACOLLI, L. A.; VERÍSSIMO, M. L. O. R.; LOURDES, E. ZOBOLI, C. P.; ÁVILA, L. K.; et al. A construção de tecnologias de atenção em saúde com base na promoção da saúde. Rev Esc Enferm USP 2009; 43(Esp 2):1352-7.

14. CZERESNIA, D. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. In: CZERESNIA, D. (org). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2ed. rev. amp. Rio de Janeiro: Fiocuruz, 2009. p. 43-57.

15. DEMPSEY, C., BATTEL-KIRK B., BARRY M.M. Competências Principais em Promoção da Saúde - CompHP, Versão Resumida. IUHPE, Paris, 2011.

16. DEMPSEY, C., BARRY M.M. BATTEL-KIRK B. Literature Review: Developing Competencies for Health Promotion. IUHPE, Paris, 2011.

17. ENGSTROM, E. M.; TEIXEIRA, M. B. Equipe “Consultório na Rua” de Manguinhos, Rio de Janeiro, Brasil: práticas de cuidado e promoção da saúde em um território vulnerável. Ciência & Saúde Coletiva, 21(6):1839-1848, 2016.

18. FERREIRA, I.R.C. et al. Diplomas Normativos do Programa Saúde na Escola: análise de conteúdo associada à ferramenta ATLAS TI. Ciência & Saúde Coletiva, 17(12):3385-98, 2012.

19. MACHADO, M. F. A. S.; GUBERT, F. A.; MEYER, A. P. G. F. V.; SAMPAIO, Y. P. C. C.; DIAS, M. S. A.; ALMEIDA, A. M. B.; et al. Programa saúde na escola: estratégia promotora de saúde na atenção básica no Brasil. Journal of Human Growth and Development. 2015; 25(3): 307-12.

20. MAGALHÃES, R. Avaliação da política nacional de promoção da saúde: perspectivas e desafios. Ciência & Saúde Coletiva, 21(6):1767-75, 2016.

21. MALTA, D. C.; MORAIS NETO, O. L.; SILVA, M. M. A.; ROCHA, D.; CASTRO, A. M.; REIS, A. A. C.; AKERMAN, M. Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS): capítulos de uma caminhada ainda em construção. Ciência & Saúde Coletiva, 21(6):1683-94, 2016.

22. MALTA, D. C.; SILVA, M. M. A.; ALBUQUERQUE, G. M.; LIMA, C. M.; CAVALCANTE, T.; JAIME, P. C.; et al. A implementação das prioridades da Política Nacional de Promoção da Saúde, um balanço, 2006 a 2014. Ciência & Saúde Coletiva, 19(11):4301-11, 2014.

23. MENDES, E.V. O cuidado das condições crônicas na atenção primária à saúde: o imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família. Organização Pan-americana de Saúde, Organização Mundial da Saúde. Brasília (DF): 2012.

24. MENDES, R. FERNANDEZ, J. C. A. SACARDO, D. P. Promoção da saúde e participação: abordagens e indagações. Saúde Debate. Rio de Janeiro, v. 40, n. 108, p. 190-203, jan-mar 2016.

25. MONTEIRO, E.M.L.M. Educação Popular em Saúde. Recife: [s.n.], 2015.51p. Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/3328

26. PEDROSA, J. I. S. Educação Popular e Promoção da Saúde: bases para o desenvolvimento da escola que produz saúde. IN: BRASIL. Ministério da Saúde. Escolas promotoras de saúde: experiências do Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. p. 41-8.

27. PINHEIRO, D.G.M. et al. Competências em promoção da saúde: desafios da formação. Saúde Soc., v.24, n.1, p.180-188, 2015.

28. SILVA, C. S.; BODSTEIN, R. C. A. Referencial teórico sobre práticas intersetoriais em Promoção da Saúde na Escola. Ciência & Saúde Coletiva, 21(6):1777-88, 2016.

29. VASCONCELOS, E.M.; CRUZ, P.J.S.C.; PRADO, E.V. A contribuição da Educação Popular para a formação profissional em saúde. Interface, v.20, n.59, p.835-8,2016.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/08/2017
19/08/2017
Apresentação da disciplina. Aula introdutória conceitual. Uma introdução ao conceito de promoção da saúde. Orientações sobre as resenhas e propostas de intervenção baseadas em suas práticas.
26/08/2017
26/08/2017
O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. O conceito de vulnerabilidade e as práticas de saúde: novas perspectivas e desafios. Política Nacional de Promoção da Saúde.
02/09/2017
02/09/2017
Avaliação da Política Nacional de Promoção da Saúde: perspectivas e desafios Cartas de Promoção da Saúde. Apresentação dos grupos.
09/09/2017
09/09/2017
Educação Popular e Promoção da Saúde: bases para o desenvolvimento da escola que produz saúde. Política Nacional de Educação Popular em Saúde no SUS (PNEPS-SUS). A contribuição da Educação Popular para a formação profissional em saúde.
16/09/2017
16/09/2017
Programa saúde na escola: estratégia promotora de saúde na atenção básica no Brasil. Competências Principais em Promoção da Saúde – CompHP Competências em promoção da saúde: desafios da formação
23/09/2017
23/09/2017
The Galway Consensus Conference: International collaboration on the development of core competencies for health promotion and health education. Diplomas Normativos do Programa Saúde na Escola: análise de conteúdo associada à ferramenta ATLAS TI. Decreto nº 6.286/2007. Institui o Programa Saúde na Escola PSE, e dá outras providências. A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas.
30/09/2017
30/09/2017
Educação Popular em Saúde. (Monteiro) O cuidado das condições crônicas na atenção primária à saúde – descrição geral do Modelo de Cuidado das Condições Crônicas de Saúde (MACC)
07/10/2017
07/10/2017
Preparação da apresentação das propostas promotoras de saúde
14/10/2017
14/10/2017
Apresentação das propostas promotoras de saúde
21/10/2017
21/10/2017
A construção de tecnologias de atenção em saúde com base na promoção da saúde.
28/10/2017
28/10/2017
Promoção da saúde e participação: abordagens e indagações.
04/11/2017
04/11/2017
Perspectivas e desafios da “nova” Política Nacional de Promoção da Saúde: para qual arena política aponta a gestão?
Avaliações
Data Descrição
02/09/2017 1ª Avaliação
07/10/2017 2ª Avaliação
14/10/2017 3ª Avaliação
04/11/2017 4ª Avaliação
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Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
Cronograma de aulas 07/08/2017

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