• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

PPGCOM004 - ENSINO ORIENTADO (ESTÁGIO DE DOCÊNCIA) - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Aula 1 (17/08/2017 - 17/08/2017)
Apresentação do Plano de Disciplina. O processo ensino-aprendizagem e a prática pedagógica: visão panorâmica.
   Textos - Aula 1 
Aula 2 (24/08/2017 - 24/08/2017)
O processo ensino-aprendizagem e a prática pedagógica: visão panorâmica. Planejamento, execução, avaliação: visão geral.
Aula 3 (14/09/2017 - 14/09/2017)
Planejamento de ensino. A organização do trabalho docente. Estratégias de ensino.
Aula 4 (21/09/2017 - 21/09/2017)
Seminários.
Aula 5 (28/09/2017 - 28/09/2017)
Plano de ensino. Plano de aula. Exposições.
Aula 6 (26/10/2017 - 26/10/2017)
Avaliação no processo ensino-aprendizagem.
Aula 7 (16/11/2017 - 16/11/2017)
Prática docente. Aula simulada.
Aula 8 (30/11/2017 - 30/11/2017)

Avaliação. Prática docente. Encerramento das atividades.

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
17 24 14 21 28 26 16 30
1 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 4
5 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 4
7 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 9,5 9.5 0 AM
2 2017100**** 9,0 9.0 0 AM
3 2017100**** 9,0 9.0 0 AM
4 2017100**** 8,5 8.5 0 AM
5 2017100**** 9,0 9.0 0 AM
6 2017100**** 9,0 9.0 0 AM
7 2017100**** 9,5 9.5 0 AM
8 2017100**** 8,0 8.0 0 AM
9 2017100**** 8,0 8.0 0 AM
10 2017100**** 9,5 9.5 0 AM
11 2017100**** 9,5 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Exercício de atividade pedagógica em disciplina dos Cursos de Graduação em Comunicação. Planejamento e desenvolvimento de programas, envolvendo aulas práticas e suas técnicas, visando estimular capacidades didáticas, ampliar a integração entre o mestrado e a graduação e possibilitar ao estudante a experiência prática no ensino universitário, que é um dos campos de atuação profissional conseqüentes à formação pósgraduada.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Aulas expositivas e dialogadas.
- Leitura de textos.
- Atividades práticas. Seminários e debates.
- Análise de casos.

A disciplina será desenvolvida por meio de atividades que possibilitem a articulação teórico-prática, propiciando a reflexão sobre a prática docente, estimulando o aluno a construir uma proposta de ação pedagógica crítica, considerando as condições pessoais e profissionais na realidade em que está inserido. Assim, será necessária a leitura dos textos indicados, a realização das atividades sugeridas, os encontros em sala de aula e a participação efetiva nas discussões.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado individualmente, considerando-se os seguintes critérios: frequência às aulas, participação nas discussões e qualidade dos trabalhos (conteúdo, redação e apresentação).

- Avaliação qualitativa: frequência e participação nas discussões propostas ................ 1 ponto
- Plano de curso e plano de aula ........................................................................... 4 pontos
- Aula simulada/prática docente ............................................................................ 5 pontos
Horário de atendimento: Terça - 8h
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Gil, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

BIBLIOGRAFIA:

DIAZ BORDENAVE, J.; PEREIRA, Adair M. Como incentivar a participação ativa dos alunos. In: ______. Estratégias de ensino-aprendizagem. 30. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p.133-181.

GARRIDO, Pimenta; ALMEIDA, Maria Isabel de (Orgs.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.

MORETTO, V. P. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 8. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008, p.85-137.

MASSETO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo : Summus, 2003.

MASSETO, Marcos (Org.). Docência na universidade. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998.

PARRENOUD, Philipe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

UFPI. Universidade Federal do Piauí. Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo. Teresina: mimeo, 2005.

______. Normas de funcionamento dos cursos de Graduação da Universidade Federal do Piauí. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPEX, Teresina, 2012.

VASCONCELOS, Lúcia M. Carvalho. A formação do professor do ensino superior. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2000.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: por que não?. Campinas: Papirus, 1991.

VIELLA, M. dos Anjos L. Das intenções aos objetivos educativos. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (orgs.) Temas e textos em metodologia do ensino superior. 5. ed. Campinas-SP: 2008, p. 113-123.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/08/2017
17/08/2017
Aula 1
24/08/2017
24/08/2017
Aula 2
14/09/2017
14/09/2017
Aula 3
21/09/2017
21/09/2017
Aula 4
28/09/2017
28/09/2017
Aula 5
26/10/2017
26/10/2017
Aula 6
16/11/2017
16/11/2017
Aula 7
30/11/2017
30/11/2017
Aula 8
Avaliações
Data Descrição
21/09/2017 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:24