Metodologia de Ensino e Avaliação
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UFPI/CCHL/PPGS Disciplina: MP II 2 ? 2017-2 ? 60 horas Professora: Dione Morais Ementa (do currículo): Pesquisa em ciências sociais: pólos morfológico e técnico. Tipos de pesquisa e de abordagens, concepção e planejamento. Delimitação do objeto de estudo. O projeto de pesquisa: delimitação do problema, referencial teórico, instrumentos e técnicas de coleta de informações e demais aspectos implicados. Modelos e processos de construção. Ética na pesquisa. Trabalho de Campo: preparação, coleta de informações, processamento e construção de dados de teor quantitativo e qualitativo. Redação do trabalho científico: formas retóricas e elaboração de artigos e relatórios de pesquisa. Objetivo Geral: Compreender o processo de pesquisa, em Sociologia, sobretudo, em sua dimensões morfológica e técnica, sempre em diálogo com as dimensões epistemológica e teórica, em termos de planejamento, execução e comunicação dos resultados. Objetivos específicos: -Apreender o processo de construção do objeto científico, sobretudo, no que tange à sua operacionalização, com foco na concepção, planejamento e execução da pesquisa; -Assimilar o processo de definição de caminhos metodológicos de interpretação/explicação da realidade, em suas possibilidades e limites, e sua operacionalização através de técnicas de construção e análise de dados, e comunicação de resultados. - Debater projetos de pesquisa de mestrando/as que cursam a disciplina. Conteúdo Programático UNIDADE I Ciências Sociais e sua epistemologia no processo de produção de conhecimento. Reconhecimento do lugar de enunciação. (4 sessões = 16 h) Parte 1 Partindo de nosso lócus de enunciação: onde existimos, nos inscrevemos, (con)vivemos, pesquisamos, enunciamos... Referências ALMEIDA, Eliene Amorim de; SILVA, Janssen Felipe da. Abya Yala como território epistêmico: pensamento decolonial como perspectiva teórica. Interritórios. Revista de Educação Universidade Federal de Pernambuco Caruaru, Brasil, v.1, n.1, 2015 GONH, Maria da Gloria. Desafios para a Pesquisa em Ciências Sociais na América Latina na Temática da Participação Social. Polis, 41, 2015, p. 1-10. MIGLIEVICH-RIBEIRO, Angela. Por uma razão decolonial. Desafios ético-político-epistemológicos à cosmovisão moderna. Civitas, Porto Alegre, v. 14, n. 1, jan./abr./2014, p. 66-80 Parte 2 Epistemologia: campo da cientificidade e as Ciências Sociais. Clássicos1 BRUYNE, Paul de; HERMAN, Jacques; SCHOUTEETE, Marca. Os processos discursivos./Os quadros de referência.In:______. Dinâmica da pesquisa em Ciências Sociais (os pólos da prática metodológica). Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977, 63-130/131-154. DURKHEM, E. O que é fato social? Regras relativas à observação dos fatos sociais. In: _____. As regras do método sociológico. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1990, p.13-40. GIDDENS, Anthony. O que é ciência social? In:_____. Em defesa da sociologia. São Paulo: UNESP, 2001, p.97-114 HABERMAS, Jurgen. O dualismo das ciências naturais e das ciências humanas. In:_____. A lógica das ciências sociais. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 9-71 1 Aulas extras, expositivas, com indicações de leitura. Aulas combinadas com a turma2 LADRIERE, Jean. Introdução. In: Paul Bruyne, Jacques Herman e Marc Schouteet. Dinâmica da pesquisa em Ciências Sociais (os pólos da prática metodológica). Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977 MARX, Karl. O método da economia política. In: _____ . Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: expressão Popular, 2008, p. 257-267 MORIN, Edgar. O pensamento dissimulado (paradigmatologia). In:_____. O método 4. As idéias. Habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulina, 2001, p. 258-295 WEBER, M. A ?objetividade? do conhecimento nas ciências sociais. In: _______.Metodologia das ciências sociais. Parte 1. São Paulo: Cortez Editora, 1993, p.107-154. Desenvolvimento: abordagens qualitativa, e quantitativa, concepção e planejamento da pesquisa, e processo de elaboração do projeto. Aulas expositivas e discursivas. Referências ALVES-MAZZOTI, Alda Judith.; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Revisão de bibliografia. In: ________. O método nas ciências naturais e sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Thomson, Learning, 2004, p. 179-188. APPOLINÁRIO, Fábio. Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Learning, 2006, p.59-71 e p. 73-83. (Capítulos: 5 [Dimensões da Pesquisa]; 6 [ As etapas do trabalho científico ]; 9 [Variáveis e níveis de mensuração]; 10 [Delineamentos]11 [Amostragem]) BAUER, Martin. W.; GASKEL, George.; ALLUM, Nicholas. C. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento. Evitando confusões. In: Martin W. Bauer; George Gaskel (Ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis, 2003, p. 17-33 BOOTH, Wayne. C.; COLOMB, Gregoy. G.; WILLIAMS, Joseph. M. De perguntas a problemas. In: ______.A arte da pesquisa, São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 63-83 . BOURDIEU, Pierre. A construção do objeto. In: ______. Ofício de sociólogo Metodologia da pesquisa na sociologia, Petrópolis: Vozes, 2004, p. 45-72 COLLARES, Ana Cristina M. Uma questão de método: desafios da pesquisa quantitativa na sociologia. Idéias. Campinas (SP). |Edição Especial. Nova série, 2013, p. 109-135. LAPÉRRIÈRE, Ane. Os critérios de cientificidade dos métodos qualitativos. In: Jean Poupart et al. In: A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos, Petrópolis: Vozes, 2008, p. 410-435 MORAES, Maria Dione Carvalho de. Construindo o projeto de pesquisa: um exercício de autoesclarecimento. Teresina, 2012, 2 p (T 5) PIRES, Álvaro P. Amostragem e pesquisa qualitativa: ensaio teórico e metodológico. In: Jean Poupart et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos, Petrópolis: Vozes, 2008, p. 154-211 RAMOS, Marília Patta. Métodos quantitativos e pesquisa em ciências sociais: lógica e utilidade do uso da quantificação nas explicações dos fenômenos sociais. MEDIAÇÕES, Londrina, v. 18 n. 1, jan./jun. 2013, p. 55-65. Desenvolvimento: dimensões morfológica e técnica da pesquisa. Trabalho de campo e técnicas de pesquisa (entrevista, questionário, UNIDADE II Delimitando objeto e construindo o problema. Lócus de enunciação. Abordagens qualitativa e quantitativa. Concepção e planejamento: o projeto de pesquisa científica. UNIDADE III Realizando a pesquisa: métodos e técnicas Trabalho de campo e ética na pesquisa. Coleta de informações, processamento e construção de dados. Elaboração de relatórios. (6 sessões = 24 h)3 observação participante, diário de campo, história oral/ história de vida, pesquisa em fontes secundárias e terciárias). Ética na pesquisa. Aulas expositivas e apresentação de seminários individuais (Espaços de Diálogos (EDs) pelo/as mestrando/as Referências BABBIE, Earl. A ética na pesquisa de survey.. In:________. Métodos de pesquisa de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003, p. 447-464 BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Reflexões sobre como fazer trabalho de campo. Sociedade e Cultura, V. 10, N. 1, JAN./JUN. 2007, p. 11-27 OLIVEIRA, Luis. Roberto Cardoso de. Pesquisa em versus pesquisa com seres humanos. In: Ceres Victora et al (org). Antropologia e ética. O debate atual no Brasil. Niterói: EdUFF, 2004, p.33-44 RANCI, C. Relações difíceis. A interação entre pesquisadores e atores sociais. In: Alberto Melucci (org.). Por uma sociologia reflexiva. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 43- 66 THIOLLENT, M. Introdução: a procura de alternativas metodológicas. In: Crítica metodológica, investigação social e enquête operária, São Paulo: Polis, 1987, p. 15-30. ?ESPAÇOS DE DIÁLOGOS? Técnicas de pesquisa. Temas e referências ED 1- Observando e registrando no diário de campo BEAUD, Stéphane; WEBER, Florence. Conduzir a pesquisa. In: Guia para pesquisa de campo. 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Petrópolis: Vozes, 2003, p. 64-89.(ED 2) MICHELAT, G. Sobre a utilização de entrevistas não-diretivas em sociologia. In: THIOLLETN, M. Crítica metodológica, investigação social e enquête operária, São Paulo: Polis, 1987, p. 191-211. (ED 2) MENEGON, Vera M. (1999). Por que jogar conversa fora? In: Mary Jane Spink (Ed.).Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: Aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, p. 215-241. (ED 2) ED 3- Trabalhando com narrativas orais e construindo histórias de vida BOURDIEU, P. A ilusão biográfica. In: Usos & Abusos da História Oral. Marieta de Moraes Ferreira; Janaína Amado, J. (Ortg.), 2006, p.183-191. ( ED 3) JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin. W. Entrevista narrativa. In: Martin W. Bauer; George Gaskel (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 90-113.( ED 3) PORTELLI, A. A Filosofia e os Fatos. Narração, interpretação e significado nas memórias e nas fontes orais. 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(ED 6 ) ED 7- Imagens fotográficas e videográficas: produção e uso BITTENCOURT, L. A. Algumas considerações sobre o uso da imagem fotográfica na pesquisa antropológica. In: Desafios da imagem. Fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus, 1998 197-211 (ED 7) CARDARELLO, A. et all. Nos bastidores de um vídeo etnográfico. In: Desafios da imagem. Fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus, 1998 , p. 269-286 (ED 7) LOIZOS, P. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 137-155. (ED 7) MARTINS, J. S. A fotografia e a vida cotidiana: ocultações e revelações. In: -----------. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2008, p. 33-62 (ED 7) ED 8- Crítica a métodos tradicionais: pesquisa-ação e pesquisa participante HAGUETTE, T. M. F. Pesquisa-ação e pesquisa participante. 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São Paulo: Thomson Learning, 2006, p. 136-141/141-144/145- 157 APPOLINÁRIO, F. Introdução à análise qualitativa dos dados. In: Metodologia científica.- Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Learning, 2006, p. 159-168 BAUER, Martin W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: Martin W. Bauer; George Gaskel (ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 189‐217. COLOMBO, E. Descrever o social ? a arte de escrever a pesquisa empírica. In: MELUCI, A. Por uma sociologia reflexiva. Pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 265-288. GILL, Rosalin. Análise do discurso. In: Martin W. Bauer; George Gaskel (ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 244-270 SPINK, M. J.P.; LIMA, H. Rigor e visibilidade: a explicitação dos passos da interpretação In: SPINK, M. J (org.) Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano (org). São Paulo: Cortez Editora, 2000, p. 93-122. Desenvolvimento: com o propósito de contribuir no processo de elaboração dos projetos de pesquisa dos/as mestrandos/as e doutorando/as, a discussão dos pré-projetos dar-se-á a partir da apresentação dos projetos (3 por sessão) em Círculos de Pesquisa (SP) apreciados por bancas compostas por professore/as. Referências: Projetos de pesquisa. Atividade de avaliação Unidade III: Círculos de Pesquisa (CPs) - apresentação dos projetos de pesquisa e participação nas bancas Processo de trabalho e avaliação na disciplina A concepção deste programa volta-se à prática de pesquisa nas ciências sociais, com ênfase em sociologia. O sucesso na realização desta proposta requer disciplina intelectual, observância de horários, e compromisso com o seu desenvolvimento que se dará através de: -Aulas expositivas, com base nas referências, seguidas de debate; -Aulas dissertativas, com trabalhos em grupos, diversos, em sala de aula, com apresentação e debate; -?Espaços de diálogos?, na forma de seminários, sobre modelos clássicos; -Círculos de pesquisa com apresentação e debate dos projetos de pesquisa de mestrando/as A avaliação de desempenho é processual e compreende: freqüência, participação, rendimento e produção, mensuráveis através da presença em sala de aula, da participação qualificada nas aulas na participação . UNIDADE 4 Projetando: a pesquisa de mestrando/os de Sociologia/UFPI Círculos de Pesquisa (CD): debatendo os projetos de pesquisa dos/as mestrandos/as. Sessão de ? ócio Criativo? (5 sessões = 20 horas)6 efetiva nos trabalhos, na elaboração de trabalhos escritos, e no resultado destes. Tudo isto implica leitura das referências básicas, obrigatórias, por cada um/a dos/as aluno/as. Possíveis alterações nas referências serão avisadas com antecedência e fichamentos de textos, além dos orientados, poderão ser exigidos, como critério de avaliação. Leituras complementares e de aprofundamento ALVES-MAZZOTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER F. Planejamento de pesquisas qualitativas. O método nas ciências naturais e sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Thomson, Learning, 2004. BABBIE, E. A ética na pesquisa de survey. Métodos de pesquisa de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003, p. 447-464 BARBIER, R. O método em pesquisa-ação. In: A pesquisa-ação. p. 117-146 BARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A. S. Relatório de Pesquisa. In: Projeto de pesquisa. Propostas metodológicas. Vozes: Petrópolis, 1988, p.101- 111. BEAU,S.; WEBER, F. Escolher um tema e um campo. In: Guia para a pesquisa de campo. Produzir e analisar dados etnográficos. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 21-43 BOURDIEU, P. A construção do objeto. In: Ofício de sociólogo Metodologia da pesquisa na sociologia, Petrópolis: Vozes, 2004, p. 45-72 BOURDIEU, P. A opinião pública não existe. In: Michel Thiolent. Crítica metodológica, investigação social e enquête operária, São Paulo: Polis, 1987, p. 137-151. BRANDÂO. C. R. Pesquisar-participar. In: ----------. (org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 9-16. BRANDÃO, C. R. Diário de Campo - a antropologia como alegoria. São Paulo: Brasiliense, 1982. CARDOSO, R. Aventuras de antropólogos em campo ou como escapar das armadilhas do método. In: -------. A aventura antropológica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986, p. 95-105. CASTRO, C. M. A escolha do tema. In: A prática da pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978, p. 56-80. CICOUREL, A. Teoria e método em pesquisa de campo. In: Alba Zaluar Guimrães (Org.). Desvendando máscaras sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990, pp 87-121. 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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
UFPI/CCHL/PPGS Disciplina: MP II 2 ? 2017-2 ? 60 horas Professora: Dione Morais Ementa (do currículo): Pesquisa em ciências sociais: pólos morfológico e técnico. Tipos de pesquisa e de abordagens, concepção e planejamento. Delimitação do objeto de estudo. O projeto de pesquisa: delimitação do problema, referencial teórico, instrumentos e técnicas de coleta de informações e demais aspectos implicados. Modelos e processos de construção. Ética na pesquisa. Trabalho de Campo: preparação, coleta de informações, processamento e construção de dados de teor quantitativo e qualitativo. Redação do trabalho científico: formas retóricas e elaboração de artigos e relatórios de pesquisa. Objetivo Geral: Compreender o processo de pesquisa, em Sociologia, sobretudo, em sua dimensões morfológica e técnica, sempre em diálogo com as dimensões epistemológica e teórica, em termos de planejamento, execução e comunicação dos resultados. Objetivos específicos: -Apreender o processo de construção do objeto científico, sobretudo, no que tange à sua operacionalização, com foco na concepção, planejamento e execução da pesquisa; -Assimilar o processo de definição de caminhos metodológicos de interpretação/explicação da realidade, em suas possibilidades e limites, e sua operacionalização através de técnicas de construção e análise de dados, e comunicação de resultados. - Debater projetos de pesquisa de mestrando/as que cursam a disciplina. Conteúdo Programático UNIDADE I Ciências Sociais e sua epistemologia no processo de produção de conhecimento. Reconhecimento do lugar de enunciação. (4 sessões = 16 h) Parte 1 Partindo de nosso lócus de enunciação: onde existimos, nos inscrevemos, (con)vivemos, pesquisamos, enunciamos... Referências ALMEIDA, Eliene Amorim de; SILVA, Janssen Felipe da. Abya Yala como território epistêmico: pensamento decolonial como perspectiva teórica. Interritórios. Revista de Educação Universidade Federal de Pernambuco Caruaru, Brasil, v.1, n.1, 2015 GONH, Maria da Gloria. Desafios para a Pesquisa em Ciências Sociais na América Latina na Temática da Participação Social. Polis, 41, 2015, p. 1-10. MIGLIEVICH-RIBEIRO, Angela. Por uma razão decolonial. Desafios ético-político-epistemológicos à cosmovisão moderna. Civitas, Porto Alegre, v. 14, n. 1, jan./abr./2014, p. 66-80 Parte 2 Epistemologia: campo da cientificidade e as Ciências Sociais. Clássicos1 BRUYNE, Paul de; HERMAN, Jacques; SCHOUTEETE, Marca. Os processos discursivos./Os quadros de referência.In:______. Dinâmica da pesquisa em Ciências Sociais (os pólos da prática metodológica). Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977, 63-130/131-154. DURKHEM, E. O que é fato social? Regras relativas à observação dos fatos sociais. In: _____. As regras do método sociológico. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1990, p.13-40. GIDDENS, Anthony. O que é ciência social? In:_____. Em defesa da sociologia. São Paulo: UNESP, 2001, p.97-114 HABERMAS, Jurgen. O dualismo das ciências naturais e das ciências humanas. In:_____. A lógica das ciências sociais. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 9-71 1 Aulas extras, expositivas, com indicações de leitura. Aulas combinadas com a turma2 LADRIERE, Jean. Introdução. In: Paul Bruyne, Jacques Herman e Marc Schouteet. Dinâmica da pesquisa em Ciências Sociais (os pólos da prática metodológica). Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977 MARX, Karl. O método da economia política. In: _____ . Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: expressão Popular, 2008, p. 257-267 MORIN, Edgar. O pensamento dissimulado (paradigmatologia). In:_____. O método 4. As idéias. Habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulina, 2001, p. 258-295 WEBER, M. A ?objetividade? do conhecimento nas ciências sociais. In: _______.Metodologia das ciências sociais. Parte 1. São Paulo: Cortez Editora, 1993, p.107-154. Desenvolvimento: abordagens qualitativa, e quantitativa, concepção e planejamento da pesquisa, e processo de elaboração do projeto. Aulas expositivas e discursivas. Referências ALVES-MAZZOTI, Alda Judith.; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Revisão de bibliografia. In: ________. O método nas ciências naturais e sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Thomson, Learning, 2004, p. 179-188. APPOLINÁRIO, Fábio. Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Learning, 2006, p.59-71 e p. 73-83. (Capítulos: 5 [Dimensões da Pesquisa]; 6 [ As etapas do trabalho científico ]; 9 [Variáveis e níveis de mensuração]; 10 [Delineamentos]11 [Amostragem]) BAUER, Martin. W.; GASKEL, George.; ALLUM, Nicholas. C. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento. Evitando confusões. In: Martin W. Bauer; George Gaskel (Ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis, 2003, p. 17-33 BOOTH, Wayne. C.; COLOMB, Gregoy. G.; WILLIAMS, Joseph. M. De perguntas a problemas. In: ______.A arte da pesquisa, São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 63-83 . BOURDIEU, Pierre. A construção do objeto. In: ______. Ofício de sociólogo Metodologia da pesquisa na sociologia, Petrópolis: Vozes, 2004, p. 45-72 COLLARES, Ana Cristina M. Uma questão de método: desafios da pesquisa quantitativa na sociologia. Idéias. Campinas (SP). |Edição Especial. Nova série, 2013, p. 109-135. LAPÉRRIÈRE, Ane. Os critérios de cientificidade dos métodos qualitativos. In: Jean Poupart et al. In: A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos, Petrópolis: Vozes, 2008, p. 410-435 MORAES, Maria Dione Carvalho de. Construindo o projeto de pesquisa: um exercício de autoesclarecimento. Teresina, 2012, 2 p (T 5) PIRES, Álvaro P. Amostragem e pesquisa qualitativa: ensaio teórico e metodológico. In: Jean Poupart et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos, Petrópolis: Vozes, 2008, p. 154-211 RAMOS, Marília Patta. Métodos quantitativos e pesquisa em ciências sociais: lógica e utilidade do uso da quantificação nas explicações dos fenômenos sociais. MEDIAÇÕES, Londrina, v. 18 n. 1, jan./jun. 2013, p. 55-65. Desenvolvimento: dimensões morfológica e técnica da pesquisa. Trabalho de campo e técnicas de pesquisa (entrevista, questionário, UNIDADE II Delimitando objeto e construindo o problema. Lócus de enunciação. Abordagens qualitativa e quantitativa. Concepção e planejamento: o projeto de pesquisa científica. UNIDADE III Realizando a pesquisa: métodos e técnicas Trabalho de campo e ética na pesquisa. Coleta de informações, processamento e construção de dados. Elaboração de relatórios. (6 sessões = 24 h)3 observação participante, diário de campo, história oral/ história de vida, pesquisa em fontes secundárias e terciárias). Ética na pesquisa. Aulas expositivas e apresentação de seminários individuais (Espaços de Diálogos (EDs) pelo/as mestrando/as Referências BABBIE, Earl. A ética na pesquisa de survey.. In:________. Métodos de pesquisa de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003, p. 447-464 BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Reflexões sobre como fazer trabalho de campo. Sociedade e Cultura, V. 10, N. 1, JAN./JUN. 2007, p. 11-27 OLIVEIRA, Luis. Roberto Cardoso de. Pesquisa em versus pesquisa com seres humanos. In: Ceres Victora et al (org). Antropologia e ética. O debate atual no Brasil. Niterói: EdUFF, 2004, p.33-44 RANCI, C. Relações difíceis. A interação entre pesquisadores e atores sociais. In: Alberto Melucci (org.). Por uma sociologia reflexiva. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 43- 66 THIOLLENT, M. Introdução: a procura de alternativas metodológicas. In: Crítica metodológica, investigação social e enquête operária, São Paulo: Polis, 1987, p. 15-30. ?ESPAÇOS DE DIÁLOGOS? Técnicas de pesquisa. Temas e referências ED 1- Observando e registrando no diário de campo BEAUD, Stéphane; WEBER, Florence. Conduzir a pesquisa. In: Guia para pesquisa de campo. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 65-90 (ED 1) BRANDÃO, C. R. Cenários e momentos da vida camponesa: três dias de caderno de campo em uma pesquisa no Pretos de Baixo do Bairro dos Pretos, em Joanópolis, São Paulo. In: Ana Maria Niemeyer; Emília Petrafesa de Godoi (orgs.) Além dos territórios. Campinas: Mercado de letras, 1998, p.133-166. (ED 1) VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: NUNES, E. (org.) A aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1978, p. 36-45 (ED 1) JACCOUD, Milène.; MAYER, Robert. A observação direta e a pesquisa qualitativa. In: Jean Poupart et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 254-294 ED 2- Realizando entrevistas e conversando no cotidiano BOURDIEU, P. Compreender. In: --------. (coord.) A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 693-732. (ED 2) GASKELL, G. entrevistas individuais e grupais. In: Martin W. Bauer; George Gaskel (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 64-89.(ED 2) MICHELAT, G. Sobre a utilização de entrevistas não-diretivas em sociologia. In: THIOLLETN, M. Crítica metodológica, investigação social e enquête operária, São Paulo: Polis, 1987, p. 191-211. (ED 2) MENEGON, Vera M. (1999). Por que jogar conversa fora? In: Mary Jane Spink (Ed.).Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: Aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, p. 215-241. (ED 2) ED 3- Trabalhando com narrativas orais e construindo histórias de vida BOURDIEU, P. A ilusão biográfica. In: Usos & Abusos da História Oral. Marieta de Moraes Ferreira; Janaína Amado, J. (Ortg.), 2006, p.183-191. ( ED 3) JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin. W. Entrevista narrativa. In: Martin W. Bauer; George Gaskel (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 90-113.( ED 3) PORTELLI, A. A Filosofia e os Fatos. Narração, interpretação e significado nas memórias e nas fontes orais. 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(ED 6 ) ED 7- Imagens fotográficas e videográficas: produção e uso BITTENCOURT, L. A. Algumas considerações sobre o uso da imagem fotográfica na pesquisa antropológica. In: Desafios da imagem. Fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus, 1998 197-211 (ED 7) CARDARELLO, A. et all. Nos bastidores de um vídeo etnográfico. In: Desafios da imagem. Fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus, 1998 , p. 269-286 (ED 7) LOIZOS, P. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 137-155. (ED 7) MARTINS, J. S. A fotografia e a vida cotidiana: ocultações e revelações. In: -----------. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2008, p. 33-62 (ED 7) ED 8- Crítica a métodos tradicionais: pesquisa-ação e pesquisa participante HAGUETTE, T. M. F. Pesquisa-ação e pesquisa participante. In: Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis: Vozes, 1987, p. 95-148 (ED 8)5 RICHARDSON, R. J. Pesquisa participante e pesquisa ação: alternativas de pesquisa ou pesquisa alternativa, 15 p.. Disponível em: http://jarry.sites.uol.com.br/pesquisaparticipdef.htm acesso em 10 07 2007(ED 8) SILVA, M. O. S. Aspectos centrais da pesquisa participante no Brasil e na America Latina ? posicionamento de diversos autores. In: Refletindo a pesquisa participante. São Paulo: Cortez, 1986, p. 32-121(ED 8) BREDA, K. M. L. O que é antigo também é novo ? pesquisa participativa ativa, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v24n1/pt_0104- 0707-tce-24-01-00009.pdf(ED 8) Sistematizando informações, construindo dados, escrevendo APPOLINÁRIO, F. Coleta e tabulação de dados quantitativos/ Tabulação de dados: transformando a coleta em planilhas/Introdução à análise quantitativa dos dados. In: Metodologia científica.- Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Learning, 2006, p. 136-141/141-144/145- 157 APPOLINÁRIO, F. Introdução à análise qualitativa dos dados. In: Metodologia científica.- Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Learning, 2006, p. 159-168 BAUER, Martin W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: Martin W. Bauer; George Gaskel (ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 189‐217. COLOMBO, E. Descrever o social ? a arte de escrever a pesquisa empírica. In: MELUCI, A. Por uma sociologia reflexiva. Pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 265-288. GILL, Rosalin. Análise do discurso. In: Martin W. Bauer; George Gaskel (ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 244-270 SPINK, M. J.P.; LIMA, H. Rigor e visibilidade: a explicitação dos passos da interpretação In: SPINK, M. J (org.) Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano (org). São Paulo: Cortez Editora, 2000, p. 93-122. Desenvolvimento: com o propósito de contribuir no processo de elaboração dos projetos de pesquisa dos/as mestrandos/as e doutorando/as, a discussão dos pré-projetos dar-se-á a partir da apresentação dos projetos (3 por sessão) em Círculos de Pesquisa (SP) apreciados por bancas compostas por professore/as. Referências: Projetos de pesquisa. Atividade de avaliação Unidade III: Círculos de Pesquisa (CPs) - apresentação dos projetos de pesquisa e participação nas bancas Processo de trabalho e avaliação na disciplina A concepção deste programa volta-se à prática de pesquisa nas ciências sociais, com ênfase em sociologia. O sucesso na realização desta proposta requer disciplina intelectual, observância de horários, e compromisso com o seu desenvolvimento que se dará através de: -Aulas expositivas, com base nas referências, seguidas de debate; -Aulas dissertativas, com trabalhos em grupos, diversos, em sala de aula, com apresentação e debate; -?Espaços de diálogos?, na forma de seminários, sobre modelos clássicos; -Círculos de pesquisa com apresentação e debate dos projetos de pesquisa de mestrando/as A avaliação de desempenho é processual e compreende: freqüência, participação, rendimento e produção, mensuráveis através da presença em sala de aula, da participação qualificada nas aulas na participação . UNIDADE 4 Projetando: a pesquisa de mestrando/os de Sociologia/UFPI Círculos de Pesquisa (CD): debatendo os projetos de pesquisa dos/as mestrandos/as. Sessão de ? ócio Criativo? (5 sessões = 20 horas)6 efetiva nos trabalhos, na elaboração de trabalhos escritos, e no resultado destes. Tudo isto implica leitura das referências básicas, obrigatórias, por cada um/a dos/as aluno/as. Possíveis alterações nas referências serão avisadas com antecedência e fichamentos de textos, além dos orientados, poderão ser exigidos, como critério de avaliação. Leituras complementares e de aprofundamento ALVES-MAZZOTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER F. Planejamento de pesquisas qualitativas. O método nas ciências naturais e sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Thomson, Learning, 2004. BABBIE, E. A ética na pesquisa de survey. Métodos de pesquisa de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003, p. 447-464 BARBIER, R. O método em pesquisa-ação. In: A pesquisa-ação. p. 117-146 BARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A. S. Relatório de Pesquisa. In: Projeto de pesquisa. Propostas metodológicas. Vozes: Petrópolis, 1988, p.101- 111. BEAU,S.; WEBER, F. Escolher um tema e um campo. In: Guia para a pesquisa de campo. Produzir e analisar dados etnográficos. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 21-43 BOURDIEU, P. A construção do objeto. In: Ofício de sociólogo Metodologia da pesquisa na sociologia, Petrópolis: Vozes, 2004, p. 45-72 BOURDIEU, P. A opinião pública não existe. In: Michel Thiolent. Crítica metodológica, investigação social e enquête operária, São Paulo: Polis, 1987, p. 137-151. BRANDÂO. C. R. Pesquisar-participar. In: ----------. (org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 9-16. BRANDÃO, C. R. Diário de Campo - a antropologia como alegoria. São Paulo: Brasiliense, 1982. CARDOSO, R. Aventuras de antropólogos em campo ou como escapar das armadilhas do método. In: -------. A aventura antropológica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986, p. 95-105. CASTRO, C. M. A escolha do tema. In: A prática da pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978, p. 56-80. CICOUREL, A. Teoria e método em pesquisa de campo. In: Alba Zaluar Guimrães (Org.). Desvendando máscaras sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990, pp 87-121. 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O processo de entrevista In: Crítica metodológica, investigação social e enquête operária, São Paulo: Polis, 1987, p. 79-87. THIOLLENT, M. Definição das técnicas de pesquisa. In: Crítica metodológica, investigação social e enquête operária, São Paulo: Polis, 1987, p. 31-40. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986. TOTA, A. l. Políticas e poéticas do texto sociológico. As retóricas da argumentação científica In: MELUCI, A. Por uma sociologia reflexiva. Pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 289-313. ZALUAR, A. Teoria e prática do trabalho de campo: alguns problemas. In: CARDOSO, R. (org.). A aventura antropológica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986, p. 123. Bom trabalho! |
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Bibliografia:
| UFPI/CCHL/PPGS Disciplina: MP II 2 ? 2017-2 ? 60 horas Professora: Dione Morais Ementa (do currículo): Pesquisa em ciências sociais: pólos morfológico e técnico. Tipos de pesquisa e de abordagens, concepção e planejamento. Delimitação do objeto de estudo. O projeto de pesquisa: delimitação do problema, referencial teórico, instrumentos e técnicas de coleta de informações e demais aspectos implicados. Modelos e processos de construção. Ética na pesquisa. Trabalho de Campo: preparação, coleta de informações, processamento e construção de dados de teor quantitativo e qualitativo. Redação do trabalho científico: formas retóricas e elaboração de artigos e relatórios de pesquisa. Objetivo Geral: Compreender o processo de pesquisa, em Sociologia, sobretudo, em sua dimensões morfológica e técnica, sempre em diálogo com as dimensões epistemológica e teórica, em termos de planejamento, execução e comunicação dos resultados. Objetivos específicos: -Apreender o processo de construção do objeto científico, sobretudo, no que tange à sua operacionalização, com foco na concepção, planejamento e execução da pesquisa; -Assimilar o processo de definição de caminhos metodológicos de interpretação/explicação da realidade, em suas possibilidades e limites, e sua operacionalização através de técnicas de construção e análise de dados, e comunicação de resultados. - Debater projetos de pesquisa de mestrando/as que cursam a disciplina. Conteúdo Programático UNIDADE I Ciências Sociais e sua epistemologia no processo de produção de conhecimento. Reconhecimento do lugar de enunciação. (4 sessões = 16 h) Parte 1 Partindo de nosso lócus de enunciação: onde existimos, nos inscrevemos, (con)vivemos, pesquisamos, enunciamos... Referências ALMEIDA, Eliene Amorim de; SILVA, Janssen Felipe da. Abya Yala como território epistêmico: pensamento decolonial como perspectiva teórica. Interritórios. Revista de Educação Universidade Federal de Pernambuco Caruaru, Brasil, v.1, n.1, 2015 GONH, Maria da Gloria. Desafios para a Pesquisa em Ciências Sociais na América Latina na Temática da Participação Social. Polis, 41, 2015, p. 1-10. MIGLIEVICH-RIBEIRO, Angela. Por uma razão decolonial. Desafios ético-político-epistemológicos à cosmovisão moderna. Civitas, Porto Alegre, v. 14, n. 1, jan./abr./2014, p. 66-80 Parte 2 Epistemologia: campo da cientificidade e as Ciências Sociais. Clássicos1 BRUYNE, Paul de; HERMAN, Jacques; SCHOUTEETE, Marca. Os processos discursivos./Os quadros de referência.In:______. Dinâmica da pesquisa em Ciências Sociais (os pólos da prática metodológica). Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977, 63-130/131-154. DURKHEM, E. O que é fato social? Regras relativas à observação dos fatos sociais. In: _____. As regras do método sociológico. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1990, p.13-40. GIDDENS, Anthony. O que é ciência social? In:_____. Em defesa da sociologia. São Paulo: UNESP, 2001, p.97-114 HABERMAS, Jurgen. O dualismo das ciências naturais e das ciências humanas. In:_____. A lógica das ciências sociais. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 9-71 1 Aulas extras, expositivas, com indicações de leitura. Aulas combinadas com a turma2 LADRIERE, Jean. Introdução. In: Paul Bruyne, Jacques Herman e Marc Schouteet. Dinâmica da pesquisa em Ciências Sociais (os pólos da prática metodológica). Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977 MARX, Karl. O método da economia política. In: _____ . Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: expressão Popular, 2008, p. 257-267 MORIN, Edgar. O pensamento dissimulado (paradigmatologia). In:_____. O método 4. As idéias. Habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulina, 2001, p. 258-295 WEBER, M. A ?objetividade? do conhecimento nas ciências sociais. In: _______.Metodologia das ciências sociais. Parte 1. São Paulo: Cortez Editora, 1993, p.107-154. Desenvolvimento: abordagens qualitativa, e quantitativa, concepção e planejamento da pesquisa, e processo de elaboração do projeto. Aulas expositivas e discursivas. Referências ALVES-MAZZOTI, Alda Judith.; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Revisão de bibliografia. In: ________. O método nas ciências naturais e sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Thomson, Learning, 2004, p. 179-188. APPOLINÁRIO, Fábio. Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Learning, 2006, p.59-71 e p. 73-83. (Capítulos: 5 [Dimensões da Pesquisa]; 6 [ As etapas do trabalho científico ]; 9 [Variáveis e níveis de mensuração]; 10 [Delineamentos]11 [Amostragem]) BAUER, Martin. W.; GASKEL, George.; ALLUM, Nicholas. C. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento. Evitando confusões. In: Martin W. Bauer; George Gaskel (Ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis, 2003, p. 17-33 BOOTH, Wayne. C.; COLOMB, Gregoy. G.; WILLIAMS, Joseph. M. De perguntas a problemas. In: ______.A arte da pesquisa, São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 63-83 . BOURDIEU, Pierre. A construção do objeto. In: ______. Ofício de sociólogo Metodologia da pesquisa na sociologia, Petrópolis: Vozes, 2004, p. 45-72 COLLARES, Ana Cristina M. Uma questão de método: desafios da pesquisa quantitativa na sociologia. Idéias. Campinas (SP). |Edição Especial. Nova série, 2013, p. 109-135. LAPÉRRIÈRE, Ane. Os critérios de cientificidade dos métodos qualitativos. In: Jean Poupart et al. In: A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos, Petrópolis: Vozes, 2008, p. 410-435 MORAES, Maria Dione Carvalho de. Construindo o projeto de pesquisa: um exercício de autoesclarecimento. Teresina, 2012, 2 p (T 5) PIRES, Álvaro P. Amostragem e pesquisa qualitativa: ensaio teórico e metodológico. In: Jean Poupart et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos, Petrópolis: Vozes, 2008, p. 154-211 RAMOS, Marília Patta. Métodos quantitativos e pesquisa em ciências sociais: lógica e utilidade do uso da quantificação nas explicações dos fenômenos sociais. MEDIAÇÕES, Londrina, v. 18 n. 1, jan./jun. 2013, p. 55-65. Desenvolvimento: dimensões morfológica e técnica da pesquisa. Trabalho de campo e técnicas de pesquisa (entrevista, questionário, UNIDADE II Delimitando objeto e construindo o problema. Lócus de enunciação. Abordagens qualitativa e quantitativa. Concepção e planejamento: o projeto de pesquisa científica. UNIDADE III Realizando a pesquisa: métodos e técnicas Trabalho de campo e ética na pesquisa. Coleta de informações, processamento e construção de dados. Elaboração de relatórios. (6 sessões = 24 h)3 observação participante, diário de campo, história oral/ história de vida, pesquisa em fontes secundárias e terciárias). Ética na pesquisa. Aulas expositivas e apresentação de seminários individuais (Espaços de Diálogos (EDs) pelo/as mestrando/as Referências BABBIE, Earl. A ética na pesquisa de survey.. In:________. Métodos de pesquisa de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003, p. 447-464 BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Reflexões sobre como fazer trabalho de campo. Sociedade e Cultura, V. 10, N. 1, JAN./JUN. 2007, p. 11-27 OLIVEIRA, Luis. Roberto Cardoso de. Pesquisa em versus pesquisa com seres humanos. In: Ceres Victora et al (org). Antropologia e ética. O debate atual no Brasil. Niterói: EdUFF, 2004, p.33-44 RANCI, C. Relações difíceis. A interação entre pesquisadores e atores sociais. In: Alberto Melucci (org.). Por uma sociologia reflexiva. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 43- 66 THIOLLENT, M. Introdução: a procura de alternativas metodológicas. In: Crítica metodológica, investigação social e enquête operária, São Paulo: Polis, 1987, p. 15-30. ?ESPAÇOS DE DIÁLOGOS? Técnicas de pesquisa. Temas e referências ED 1- Observando e registrando no diário de campo BEAUD, Stéphane; WEBER, Florence. Conduzir a pesquisa. In: Guia para pesquisa de campo. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 65-90 (ED 1) BRANDÃO, C. R. Cenários e momentos da vida camponesa: três dias de caderno de campo em uma pesquisa no Pretos de Baixo do Bairro dos Pretos, em Joanópolis, São Paulo. In: Ana Maria Niemeyer; Emília Petrafesa de Godoi (orgs.) Além dos territórios. Campinas: Mercado de letras, 1998, p.133-166. (ED 1) VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: NUNES, E. (org.) A aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1978, p. 36-45 (ED 1) JACCOUD, Milène.; MAYER, Robert. A observação direta e a pesquisa qualitativa. In: Jean Poupart et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 254-294 ED 2- Realizando entrevistas e conversando no cotidiano BOURDIEU, P. Compreender. In: --------. (coord.) A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 693-732. (ED 2) GASKELL, G. entrevistas individuais e grupais. In: Martin W. Bauer; George Gaskel (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 64-89.(ED 2) MICHELAT, G. Sobre a utilização de entrevistas não-diretivas em sociologia. In: THIOLLETN, M. Crítica metodológica, investigação social e enquête operária, São Paulo: Polis, 1987, p. 191-211. (ED 2) MENEGON, Vera M. (1999). Por que jogar conversa fora? In: Mary Jane Spink (Ed.).Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: Aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, p. 215-241. (ED 2) ED 3- Trabalhando com narrativas orais e construindo histórias de vida BOURDIEU, P. A ilusão biográfica. In: Usos & Abusos da História Oral. Marieta de Moraes Ferreira; Janaína Amado, J. (Ortg.), 2006, p.183-191. ( ED 3) JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin. W. Entrevista narrativa. In: Martin W. Bauer; George Gaskel (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 90-113.( ED 3) PORTELLI, A. A Filosofia e os Fatos. Narração, interpretação e significado nas memórias e nas fontes orais. Tempo, Rio de Janeiro , vol. 1, n°. 2, 1996, p. 59-72. Disponível em: http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg2-3.pdf (ED 3) WEBER, R. Relato de quem colhe relatos: pesquisa em história oral e ciências sociais. DADOS; Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 39, n.1, p. 163-183, 1996. (ED 3)4 ED 4- Técnicas de produção coletiva de sentidos, interculturalidade e interdisciplinaridade: oficinas e grupos focais BANDINE, Claudirene Aparecida de Paula; SILVA, Maria Aparecida Morais. Revelando o indizível na Oficina de Fuxico: uma experiência de pesquisa sobre gênero, religião e memória. História Oral, v. 2, n. 14, p. 255-284, jul.-dez. 2011 (ED 4) SPINK, Jane Mary; MENEGON, Vera. Mincoff; MEDRADO, Benedito. Oficinas como estratégia de pesquisa: articulações teórico-metodológicas e aplicações ético-políticas. Psicologia & Sociedade, 26 (1), p. 32-33. (ED 4) GONDIM, Sonia Maria Guedes. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, 2003,12(24), p. 149-161(ED 4) CONTE, Marta; SILVEIRA, Marília., TOROSSINA, Sandra Djambolakdjian; MINAYO, Maria Cecília de Sousa. Oficinas de história de vida: uma construção metodológica no enlace entre psicanálise e saúde coletiva Psicologia & Sociedade; 26(3), 204, pp 766-778. (ED 4) ED 5- Elaborando e realizando Surveys: questionários: BABBIE, Earl. Conceituação e desenho de instrumentos. In: Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: UFMG, 2003, p. 179- 211. ( ED 5) BABIE, Earl. Questionários autoadministrados/questionários por entrevista. In: Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: UFMG, 2003, p. 247-258/259/278. ( ED 5) MAY, T.; WILLIAMS, M. Surveys sociais: do desenho á análise. In: Pesquisa social ? questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 109- 144. (ED 5) LIMA, Márcia. Introdução aos métodos quantitativos em Ciências Sociais. 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(ED 6 ) ED 7- Imagens fotográficas e videográficas: produção e uso BITTENCOURT, L. A. Algumas considerações sobre o uso da imagem fotográfica na pesquisa antropológica. In: Desafios da imagem. Fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus, 1998 197-211 (ED 7) CARDARELLO, A. et all. Nos bastidores de um vídeo etnográfico. In: Desafios da imagem. Fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus, 1998 , p. 269-286 (ED 7) LOIZOS, P. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 137-155. (ED 7) MARTINS, J. S. A fotografia e a vida cotidiana: ocultações e revelações. In: -----------. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2008, p. 33-62 (ED 7) ED 8- Crítica a métodos tradicionais: pesquisa-ação e pesquisa participante HAGUETTE, T. M. F. Pesquisa-ação e pesquisa participante. In: Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis: Vozes, 1987, p. 95-148 (ED 8)5 RICHARDSON, R. J. Pesquisa participante e pesquisa ação: alternativas de pesquisa ou pesquisa alternativa, 15 p.. Disponível em: http://jarry.sites.uol.com.br/pesquisaparticipdef.htm acesso em 10 07 2007(ED 8) SILVA, M. O. S. Aspectos centrais da pesquisa participante no Brasil e na America Latina ? posicionamento de diversos autores. In: Refletindo a pesquisa participante. São Paulo: Cortez, 1986, p. 32-121(ED 8) BREDA, K. M. L. O que é antigo também é novo ? pesquisa participativa ativa, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v24n1/pt_0104- 0707-tce-24-01-00009.pdf(ED 8) Sistematizando informações, construindo dados, escrevendo APPOLINÁRIO, F. Coleta e tabulação de dados quantitativos/ Tabulação de dados: transformando a coleta em planilhas/Introdução à análise quantitativa dos dados. In: Metodologia científica.- Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Learning, 2006, p. 136-141/141-144/145- 157 APPOLINÁRIO, F. Introdução à análise qualitativa dos dados. In: Metodologia científica.- Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Learning, 2006, p. 159-168 BAUER, Martin W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: Martin W. Bauer; George Gaskel (ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 189‐217. COLOMBO, E. Descrever o social ? a arte de escrever a pesquisa empírica. In: MELUCI, A. Por uma sociologia reflexiva. Pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 265-288. GILL, Rosalin. Análise do discurso. In: Martin W. Bauer; George Gaskel (ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 244-270 SPINK, M. J.P.; LIMA, H. Rigor e visibilidade: a explicitação dos passos da interpretação In: SPINK, M. J (org.) Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano (org). São Paulo: Cortez Editora, 2000, p. 93-122. Desenvolvimento: com o propósito de contribuir no processo de elaboração dos projetos de pesquisa dos/as mestrandos/as e doutorando/as, a discussão dos pré-projetos dar-se-á a partir da apresentação dos projetos (3 por sessão) em Círculos de Pesquisa (SP) apreciados por bancas compostas por professore/as. Referências: Projetos de pesquisa. Atividade de avaliação Unidade III: Círculos de Pesquisa (CPs) - apresentação dos projetos de pesquisa e participação nas bancas Processo de trabalho e avaliação na disciplina A concepção deste programa volta-se à prática de pesquisa nas ciências sociais, com ênfase em sociologia. O sucesso na realização desta proposta requer disciplina intelectual, observância de horários, e compromisso com o seu desenvolvimento que se dará através de: -Aulas expositivas, com base nas referências, seguidas de debate; -Aulas dissertativas, com trabalhos em grupos, diversos, em sala de aula, com apresentação e debate; -?Espaços de diálogos?, na forma de seminários, sobre modelos clássicos; -Círculos de pesquisa com apresentação e debate dos projetos de pesquisa de mestrando/as A avaliação de desempenho é processual e compreende: freqüência, participação, rendimento e produção, mensuráveis através da presença em sala de aula, da participação qualificada nas aulas na participação . UNIDADE 4 Projetando: a pesquisa de mestrando/os de Sociologia/UFPI Círculos de Pesquisa (CD): debatendo os projetos de pesquisa dos/as mestrandos/as. Sessão de ? ócio Criativo? (5 sessões = 20 horas)6 efetiva nos trabalhos, na elaboração de trabalhos escritos, e no resultado destes. Tudo isto implica leitura das referências básicas, obrigatórias, por cada um/a dos/as aluno/as. Possíveis alterações nas referências serão avisadas com antecedência e fichamentos de textos, além dos orientados, poderão ser exigidos, como critério de avaliação. Leituras complementares e de aprofundamento ALVES-MAZZOTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER F. Planejamento de pesquisas qualitativas. O método nas ciências naturais e sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Thomson, Learning, 2004. BABBIE, E. A ética na pesquisa de survey. Métodos de pesquisa de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003, p. 447-464 BARBIER, R. O método em pesquisa-ação. In: A pesquisa-ação. p. 117-146 BARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A. S. Relatório de Pesquisa. In: Projeto de pesquisa. Propostas metodológicas. Vozes: Petrópolis, 1988, p.101- 111. BEAU,S.; WEBER, F. Escolher um tema e um campo. In: Guia para a pesquisa de campo. Produzir e analisar dados etnográficos. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 21-43 BOURDIEU, P. A construção do objeto. In: Ofício de sociólogo Metodologia da pesquisa na sociologia, Petrópolis: Vozes, 2004, p. 45-72 BOURDIEU, P. A opinião pública não existe. In: Michel Thiolent. Crítica metodológica, investigação social e enquête operária, São Paulo: Polis, 1987, p. 137-151. BRANDÂO. C. R. Pesquisar-participar. In: ----------. (org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 9-16. BRANDÃO, C. R. Diário de Campo - a antropologia como alegoria. São Paulo: Brasiliense, 1982. CARDOSO, R. Aventuras de antropólogos em campo ou como escapar das armadilhas do método. In: -------. A aventura antropológica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986, p. 95-105. CASTRO, C. M. A escolha do tema. In: A prática da pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978, p. 56-80. CICOUREL, A. Teoria e método em pesquisa de campo. In: Alba Zaluar Guimrães (Org.). Desvendando máscaras sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990, pp 87-121. 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