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PPGS003 - SEMINÁRIO DE PROJETO - Turma: 05 (2017.2)

Tópicos Aulas
Leitura do Projeto de Pesquisa (19/08/2017 - 30/09/2017)
- Revisão da Justificativa e construção do objeto de estudo
Revisão do Referencial teórico (07/10/2017 - 04/11/2017)
- Leituras e fichamentos dos principais autores que fundamentam teoricamente os conceitos e categorias analíticas do projeto
Construção dos procedimentos metodológicos da pesquisa e apresentação do Projeto (11/11/2017 - 09/12/2017)
Procedimentos de aplicação de pesquisas qualitativas; Definição dos instrumentos de pesquisa; Análise dos dados com base na análise de discurso;
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09
1 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discussão e orientação do instrumental teórico-metodológico complementar ao projeto de pesquisa à elaboração da dissertação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Leituras e produção de textos: resumos, fichamentos e resenhas;
- Encontros para debates e análise das produções textuais;
- Organização de atividades;
- Revisão do Projeto de Pesquisa
- Acompanhamento ao estágio de docência
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Observarei o desempenho individual e coletivo dos (as) discentes, considerando o grau de investimento e compromisso com a Disciplina e atividades propostas. Valorizarei as diversas manifestações, participações e sugestões em sala de aula. A aprendizagem ainda será avaliada através de Avaliação Escrita, seminários, trabalho de campo e relatórios. Será aprovado (a) na disciplina, o (a) aluno (a) que obtiver frequência nas aulas igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina e média igual ou superior a 7,0 (sete).

Horário de atendimento: encontros semanais
Bibliografia: ARAUJO, Ceres Alves de. Pais que educam – uma aventura inesquecível. São Paulo: Editora Gente, 2005.

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Trad. Dora Flaksman. Rio de Janeiro: LTC editora, 1975.

BEAUD, Stéphane; WEBER, Florence. Guia para a pesquisa de campo: Produzir e analisar dados etnográficos. Trad. Sérgio Joaquim de Almeida. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

BECKER, Maria Josefina. A ruptura dos vínculos: quando a tragédia acontece. In: KALOUSTIAN, Sílvio Manoug (org.). Família brasileira, a base de tudo. 3 ed. São Paulo: Cortez; Brasília-DF: UNICEF, 1998.

BOURDIEU, P. Compreender. In: ________. (coord.) A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 693-732.

________. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Difel, 1989.

BRASIL. Lei nº 8.069/90: Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm> Acesso em: 03 mar. 2016.

BRUSCHINI, Cristina. Uma abordagem sociológica de família. Revista brasileira de estudos de população. São Paulo, v. 6, n. 1, p. 1-23, jan/ jun, 1989.

DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

ÊXODO. In: Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2011.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. V. 1: Uma história dos costumes. Trad. Ruy Jungmann. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1994.

________. O processo civilizador. V. 2: Formação do Estado e Civilização. Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1993.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 24 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

________. Microfísica do poder. Organização, introdução e revisão técnica de Roberto Machado. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

GASKELL, G. entrevistas individuais e grupais. In: Martin W. Bauer; George Gaskel (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 64-89.

GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. 6 ed. Trad. Vera Mello Joscelyne. Pretrópolis, RJ: Vozes, 1997.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Antropologia e educação: Origens de um diálogo. Cad. CEDES. vol. 18. n. 43 Campinas Dec, 1997.

HANNERZ, Ulf. Fluxos, fronteiras, híbridos: palavras-chave da antropologia transacional. Mana. v. 3. n. 1, 1997.

IANNI, Octavio. Globalização: Novo paradigma das ciências sociais. Estudos Avançados. São Paulo, v. 8. n. 21, mai/ ago, 1994.

MAY, Tim. Pesquisa social: Questões métodos e processos. Trad. Carlos Alberto Silveira Netto Soares. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MENEGON, Vera M. (1999). Por que jogar conversa fora? In: Mary Jane Spink (Ed.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: Aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, p. 215-241.

MICHELAT, G. Sobre a utilização de entrevistas não-diretivas em sociologia. In: THIOLLETN, M. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo: Polis, 1987, p. 191-211.

MINAYO, M. C. de Souza. O significado social e para a saúde da violência contra crianças e adolescentes. In: WESTPHAL, M. F. (Org.). Violência e criança. São Paulo: Edusp, 2002. p. 95-114.

OLIVEIRA, Luis. Roberto Cardoso de. Pesquisa em versus pesquisa com seres humanos. In: Ceres Victora et al (org). Antropologia e ética. O debate atual no Brasil. Niterói: EdUFF, 2004, p.33-44.

PAIVA, Arquimedes Belo. Políticas de proteção à infância: O Conselho Tutelar de Ceilândia como foco de análise. In: SANTOS, Benedito Rodrigues dos; SOUZA FILHO, Rodrigo de; DURIGUETTO, Maria Lúcia (Org.). Conselho Tutelares: desafios teóricos e práticos da garantia de direitos da criança e do adolescente. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011. p. 121-138.

PIRES, Álvaro P. Amostragem e pesquisa qualitativa: ensaio teórico e metodológico. In: Jean Poupart et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos, Petrópolis: Vozes, 2008, p. 154-211.

ROGRIGUES, Carmem Izabel; CAVALCANTI, Josefa Salete Barbosa. Entre fronteiras: Identidades e culturas na modernidade. Revista Anthopológicas. Ano 14. Vol 21(2), 2010. p. 217-234.

RODRIGUES, Silvio. Direito Civil: Direito de Família. vol. 6. 27 ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

ROSEMBERG, Fúlvia. A criação de filhos pequenos: tendências e ambiguidades contemporâneas. In: RIBEIRO, Ivete; RIBEIRO, Ana Clara Torres (Org.). Família em

processos contemporâneos: inovações na sociedade brasileira. São Paulo: Loyola, 1995.

SAMARA, Eni de Mesquita. Tendências atuais da história da família no Brasil. In: ALMEIDA, Angela Mendes de (et al) (Org.). Pensando a família no Brasil: da colônia à modernidade. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo: UFRRJ, 1987. p. 25-36.

SOUTO, C. A explicação sociológica: uma introdução à Sociologia. São Paulo: EPU, 1985.

STOLCKE, Verena. A família que não é sagrada, Sistemas de trabalho e estrutura familiar: O caso das fazendas de café em São Paulo. In: ARANTES, Antonio Augusto (et al) (Org.). Colcha de retalhos: estudos sobre a família no Brasil. 3 ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994.

SZYMANSKI, Heloísa. Teorias e “Teorias” de famílias. In: CARVALHO, Maria do Carmo Brant de (org.). A Família Contemporânea em Debate. São Paulo: EDUC/Cortez, 1995.

VICENTE, Cenise Monte. O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: uma política de manutenção do vínculo . In: KALOUSTIAN, Sílvio Manoug (org.). Família brasileira, a base de tudo. 3 ed. São Paulo: Cortez; Brasília-DF: UNICEF, 1998.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/08/2017
30/09/2017
Leitura do Projeto de Pesquisa
07/10/2017
04/11/2017
Revisão do Referencial teórico
11/11/2017
09/12/2017
Construção dos procedimentos metodológicos da pesquisa e apresentação do Projeto
Avaliações
Data Descrição
19/12/2017 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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