Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
O curso terá como princípio básico a pratica reflexiva-crítica e será desenvolvido por meio de reflexões, discussões e atividades que possibilitem a articulação teórico-prática privilegiando o diálogo e o respeito mútuo.<br />Na operacionalização da disciplina serão desenvolvidas durantes as aulas, orientação quanto as atividades de participação, investigação reflexão, descrição, registro, ação e socialização do trabalho de campo.<br />Haverá momentos de leituras, aulas expositivas dialogada, seminários, debates acerca das ações desenvolvidas em sala de aula que irão subsidiar as atividades que serão realizadas na escola da Educação Básica - campo de atuação do aluno da disciplina - que subsidiarão a análise e discussão do fenômeno educativo; observação e caracterização da escola, fora da escola , dentro da escola e fora da sala de aula e dentro da escola e da sala de aula Trabalho individual e em grupo para estudos, discussões e produção de textos;<br />Também acontecerão momentos para orientações gerais e individuais que servirão para esclarecimento de dúvidas pertinentes ao estágio, encaminhamentos relacionados à elaboração e desenvolvimento do plano de estágio e do relatório final do estágio.<br /> |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O desempenho do aluno será avaliado individualmente e em grupo por meio do acompanhamento das atividades desenvolvidas na sala de aula e extra sala de aula, observando os seguintes aspectos:<br />? Frequência mínima de 75% da Carga Horária;<br />? Participação ativa do aluno nas atividades de discussão e crítica das leituras realizadas, observando: responsabilidade, interesse, participação, compromisso com as atividades, pontualidade, assiduidade e qualidade dos trabalhos produzidos;<br />? Autonomia na exposição na exposição de ideias dos autores estudados e das próprias produções teórico-práticas;<br />? Avaliação de aulas no campo de estágio, por meio dos gestores da escola;<br />? Análise de relatório crítico da prática vivenciada no campo de estágio, contemplando a investigação da realidade.<br />O aluno estagiário exercitará a autoavaliação, fornecendo informações sobre o aprendido, visando ao progresso quanto aos objetivos propostos e o redimensionamento no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.<br />A avaliação somativa para efeito do registro de notas será através de trabalhos individuais e em grupo e o relatório final.<br /> |
Horário de atendimento:
| |
Bibliografia:
| REFERÊNCIAS<br /><br />PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógico)<br />LIMA, Maria Socorro Lucena... [et al]. A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e a ação docente. 4. ed., Fortaleza: Edições demócrito Rocha.<br />PICONEZ, Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 5. ed. Campinas Papirus, 2000. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico).<br /><br />REFERÊNCIA COMPLEMENTAR<br /><br />MORIN, Edigar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. - 14ª ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.<br /> |