Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Cada avaliação parcial vale de zero (0,0) a dez (10,0). A média aritmética das três notas produz a nota final. Será aprovado o aluno que obtiver no mínimo sete (7,0) como média final e 75% de frequência conforme as normas da Universidade Federal do Piauí (Resolução nº 043/95 CEPEX). A nota final da disciplina será composta de: 1. apresentação de um dos textos da disciplina (3,0 pontos); 2. Debate, ou seja, intervenções qualificadas que estimulem o debate em sala (1,0 ponto); 3. Produção de um artigo científico (7.0 pontos) que contemple alguma questão (problema) abordada na disciplina. O texto deve evidenciar a leitura da bibliografia indicada para debate e apresentar coerência interna, além de apresentar estreita relação com o objeto de investigação do projeto de pesquisa. Na avaliação também serão considerados aspectos qualitativos como assiduidade, realização das atividades e participação nas discussões propostas.
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Bibliografia:
| AZEVEDO, C. B; STAMATTO, M. S. Teoria historiográfica e prática pedagógica: as correntes de pensamento que influenciaram o ensino de história no Brasil. Antíteses, vol. 03, n.6, 2010, p. 703-728. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. Tese de Doutorado. São Paulo (Faculdade de Filosofi a, Letras e Ciências Humanas USP): 1993. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006. CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, nº 5, p. 28-49, 1992. CORREA, Rosa Lydia Teixeira. O livro escolar como fonte de Pesquisa em História da Educação. Caderno CEDES, Nov. 2000, vol. 20, nº 52, p. 11-23. FARIAS, Kelson Adriani. O Professor de História e o drama de Ensinar. In: XX Simpósio Nacional de História. História e Fronteiras. Florianópolis: ANPUH, 1999. FAUSTINO, R. C.; GASPARIN, J. L. . A influencia do positivismo e do historicismo na educação e no ensino de história. Acta Scientiarum (UEM), Maringá, v. 23, n.1, p. 137-148, 2001. FONSECA, S. G. Caminhos da História ensinada. 3. ed. Campinas: Papirus, 1995. FONSECA, S. G. (Org.). Ensinar e aprender História: formação, saberes e práticas educativas. SP: Editora Alínea, 2009. FONSECA, T. N. L. História do ensino do História. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: contexto, 2008. LOWENTHAL, David. Como conhecemos o passado. Revista projeto História (17), São Paulo: EDUC, 1981. MONTEIRO, A. M. Professores de História: entre saberes e práticas. RJ: Mauad X, 2007. MOURA, VICENTE DE SOUZA. Lei 10.639/2003: reflexos e desafios do ensino da cultura africana e afro-brasileira na sala de aula. Monografia (Especialização em História), Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Especialização em História para Professores do Ensino FundamentalII e do Ensino Médio, 2011. PEREIRA, Júnia Sales. Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária? Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-Lei 10.639. Estudos Históricos, vol.21, n. 41, 2008, p. 21-43. SANTOS, Lorane dos. Ensino de História e a lei 10.639/03: diálogos entre campos de conhecimento, diretrizes curriculares e os desafios da prática. Cadernos de História, vol. 12, n. 17, 2011. SCHMIDT, M. A. M. S. História do ensino de História no Brasil: uma proposta de periodização. História da Educação, v. 16, n. 37, p. 73-91, 2012. SCHMIDT, M. A; BRACA, I; MARTINS, E. R. Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2011. SILVA, Marcos. Ensino de História e novas tecnologias. In: http://silva. marcos.sites.uol.com.br/artigos/hist/ensino_historia_ntics.pdf. SILVA, M. V; MARQUES, M. R. A. (Org.). LDB: balanços e perspectivas para a educação brasileira. SP: Editora Alínea, 2012. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13 ed. RJ: Vozes, 2012. |