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MPSM012 - MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIA - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Conceitos de Saúde baseada em evidencias (21/08/2017 - 21/08/2017)
Emprego da Saúde baseada em evidencia (22/08/2017 - 22/08/2017)
Aula prática SBE (23/08/2017 - 23/08/2017)
Buscas nos sites de informação (24/08/2017 - 24/08/2017)
A Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet) e a importância das redes colaborativas de políticas públicas (25/08/2017 - 25/08/2017)
Aula prática SBE (26/08/2017 - 26/08/2017)
aula prática (28/08/2017 - 28/08/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO Total
21 22 23 24 25 26 28
1 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017100**** 4 0 0 0 0 0 0 4
6 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2017100**** 0 0 0 4 0 0 4 8
20 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2017100**** 0 0 0 4 0 0 0 4
24 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
2 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
3 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
4 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
5 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
6 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
7 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
8 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
9 2017100**** 9,0 9,0 9.0 4 AM
10 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
11 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
12 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
13 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
14 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
15 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
16 2017100**** 9,0 9,0 9.0 4 AM
17 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
18 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
19 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
20 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
21 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
22 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
23 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
24 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
25 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
26 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
27 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
28 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
29 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Nesta disciplina o aluno será estimulado a fazer perguntas clínicas que possam ser respondidas e a encontrar a melhor evidência atual nas pesquisas clínicas em saúde. O curso destina-se tem como meta familiarizar o aluno com os conceitos em medicina baseada em evidências, revisões sistemáticas e metanálise. Ao final o aluno deverá estar capacitado o entendimentos dos fundamentos mais importantes na elaboração de revisões sistmáticas e sua importância como nível de evidência para decisões clínicas. O aluno tem contato com os passos da elaboração de uma revisões e estratégias para reunir informações relevantes sobre um tema científico. Aprende os passos essenciais na formulação de uma questão clínica, a busca de evidências para responder essa questão, avaliação da validade e relevância da evidência, além da integração evidência X, experiência clínica X, característica do paciente. O aluno recebe treinamento por docente capacitado na busca sistemática da literatura e estratégias de busca, assiste demonstrações em tempo rela de buscas em bases de dados em bibliotecas virtuais (BIREME, PUBMED). O aluno compartilha as experiências e dificuldades vivenciadas ao longo da elaboração de uma revisão integrada ao desenvolvimento de uma tema. A disciplina consta de alunas teóricas, fornecimento de literatura complementar, atividades teórico-práticas, busca bibliográfica em tempo real, atualização sobre tema obstétrico cujo foco central seja intervenções baseadas em revisões sistemáticas. Espera-se que estas evidências associadas à habilidade clínica irão assegurar a melhor tomada de decisões para o usuário do Sistema de Saúde.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Como elaborar uma Revisão Sistemática
Identificar os pontos críticos de uma Revisão Sistemática.
Desenvolver estratégias de buscas.
Realizar cadastro em base de dados.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados pela participação nas discussões em sala de aula e por meio da elaboração e apresentação dos projetos.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Numeração progressiva das seções de um documento: NBR 6024. Rio de Janeiro:
ABNT, 2003.
CANZONIERI, Ana Maria. Metodologia da Pesquisa Qualitativa em Saúde. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2010.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010
OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, Monografias,
DEMO, PEDRO. Pesquisa qualitativa:busca do equilíbrio e forma de conteúdo . Ver Latino am enfermagem,. Ribeirão preto v.6 n2 p 89-104 abril , 1998 .
Dissertações e Teses. São Paulo: Pioneira,1997.Página 5/60 - 14/09/2012 20:58:14
PEREIRA, J.C.R. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. 2.ed. São Paulo:Edusp,1999.
POPPER, Karl S. A lógica da pesquisa científica. 2.ed. São Paulo: Cultrix, 1975.
RAMON Y CAJAL, Santiago. Regras e conselhos sobre a investigação científica. 3.ed. São Paulo:
RAMOS, José Maria Rodrigues. Lionel Robbins: contribuição para a metodologia da economia. São Paulo: Edusp, 1993.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
RUDIO, V. V. Introdução a projetos de pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1980.
SÁ, Elisabeth Shneider de. (org.). Manual de normalização de trabalhos técnicos, científicos e culturais. 4.ed. Petrópolis/RJ, 1994.
SELLTIZ, Claire e outros. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: Herder, 1967.
Página 7
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico: diretrizes para o trabalho científico-didático na universidade. 5.ed. São Paulo:Cortez& Moraes, 1980.
TACHIZAWA, Takeshy, MENDES, Gildásio. Como fazer monografia na prática. Rio de Janeiro: FGV, 1998.
THIOLLENT, Michel. Crítica Metodológica, investigação social e enquete operária. 5.ed. São Paulo, Polis, 1987.
THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
TRUJILLO, F. Alfonso. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-Hill, 1982.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 1998.
VIEGAS, Waldyr. Fundamentos de metodologia científica. Brasília: Editora da UnB/Paralelo 15, 1999.
WATANABE, Lygia Araujo. Platão, por mitos e hipóteses: um convite à leitura dos diálogos. São Paulo: Moderna, 1996.
TURATO, E. R. Métodos quantitativos e qualitativos na área de saúde: 4 definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Revista de Saúde Pública. São Paulo. v.39, n. 03, p. 507-14, 2005.
TURATO, E. R. Tratado de pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. Petrópolis: Vozes, 2003.
RUIZ, J. Á. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/08/2017
21/08/2017
Conceitos de Saúde baseada em evidencias
22/08/2017
22/08/2017
Emprego da Saúde baseada em evidencia
23/08/2017
23/08/2017
Aula prática SBE
24/08/2017
24/08/2017
Buscas nos sites de informação
25/08/2017
25/08/2017
A Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet) e a importância das redes colaborativas de políticas públicas
26/08/2017
26/08/2017
Aula prática SBE
28/08/2017
28/08/2017
aula prática
Avaliações
Data Descrição
04/02/2018 1ª Avaliação
11/02/2018 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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