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KELLY NOILLA DE SOUSA ARAUJO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA/CPCE

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kelly noilla de sousa araujo

VBJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA/CPCE

ENJ0047 - CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS NA SAÚDE - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Fundamentos teórico-conceituais das ciências sociais e humanas na saúde (11/11/2017 - 11/11/2017)

- Teoria da determinação social do processo saúde-doença.

- A saúde na Constituição Federal

Fundamentos teórico-conceituais das ciências sociais e humanas na saúde (18/11/2017 - 18/11/2017)

- Processo de ttrabalho em saúde sob o eixo da integralidade

Principais Contribuições das Ciências sociais e humanas na saúde (25/11/2017 - 25/11/2017)

- Antropologia e Sociologia da Saúde

Principais Contribuições das Ciências sociais e humanas na saúde (02/12/2017 - 02/12/2017)

- Antropologia e Sociologia da Saúde (cont.);

- Economia da Saúde.

Principais Contribuições das Ciências sociais e humanas na saúde (09/12/2017 - 09/12/2017)

- Clínica Ampliada e Projeto Terapêutico Singular;

- Narrativas na prática clínica.

Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ Total
11 18 25 02 09
1 2017200**** 0 8 0 0 0 8
2 2017200**** 0 0 0 0 0 0
3 2017200**** 0 0 0 0 0 0
4 2017200**** 0 8 0 0 0 8
5 2017200**** 0 0 0 0 0 0
6 2017200**** 8 8 8 8 8 40
7 2017200**** 0 0 0 0 0 0
8 2017200**** 0 0 0 8 0 8
9 2017200**** 8 8 8 8 8 40
10 2017200**** 0 0 0 0 0 0
11 2017200**** 0 0 0 8 0 8
12 2017200**** 0 8 0 0 0 8
13 2017200**** 0 0 0 0 0 0
14 2017200**** 0 0 0 0 0 0
15 2017200**** 0 0 0 0 0 0
16 2017200**** 0 0 0 0 0 0
17 2017200**** 0 0 0 0 0 0
18 2017200**** 0 0 0 0 0 0
19 2017200**** 0 8 0 0 0 8
20 2017200**** 0 0 0 0 0 0
21 2017200**** 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017200**** 7,0 7,0 7.0 0 AM
2 2017200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
3 2017200**** 8,5 8,5 8.5 0 AM
4 2017200**** 8,0 8,0 8.0 0 AM
5 2017200**** 8,0 8,0 8.0 0 AM
6 2017200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2017200**** 8,5 8,5 8.5 0 AM
8 2017200**** 0,0 0,0 0.0 0 RN
9 2017200**** 9,5 9,5 9.5 0 AM
10 2017200**** 8,0 8,0 8.0 0 AM
11 2017200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
12 2017200**** 8,0 8,0 8.0 0 AM
13 2017200**** 9,5 9,5 9.5 0 AM
14 2017200**** 7,5 7,5 7.5 0 AM
15 2017200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
16 2017200**** 8,0 8,0 8.0 0 AM
17 2017200**** 0,0 0,0 0.0 0 RN
18 2017200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
19 2017200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
20 2017200**** 8,0 8,0 8.0 0 AM
21 2017200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aspectos históricos, teóricos e conceituais do processo saúde e doença à luz das principais disciplinas que integram o campo das ciências sociais e humanas. Determinantes sociais do processo saúde-doença. As políticas de saúde como eixos norteadores para garantia da cidadania e justiça social. Referenciais sociopolíticos do processo de trabalho em saúde. Racionalidades médicas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Técnicas Educacionais
Exposição dialogada
Projeção de slides e filmes
Debate e problematização dos temas
Leitura e análise crítica de textos e artigos científicos

Recursos Didáticos
Quadro branco
Marcador para quadro branco
Projetor de slides
Notebook
Textos complementares (artigos, livros, entre outros)
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem:
Em consonância com a Resolução CONSUN 177/12, a aprovação na disciplina está condicionada ao rendimento escolar do aluno, mensurado através da avaliação do ensino/aprendizagem e da assiduidade às atividades didáticas.
A avaliação do ensino/aprendizagem se dará por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, abrangendo as áreas Cognitiva (capacidades, habilidades intelectuais, conhecimento dos conteúdos bem como domínio de informações) e Afetiva (atitudes, valores e ajustamento ao ambiente onde se presta assistência de Enfermagem).
Para tanto, será dividida em dois componentes:
- AV1 – Avaliação da aprendizagem de conteúdos, habilidades e competências abordados na Unidade I, realizada através de produção escrita e apresentação a partir de textos e temas propostos em sala de aula. com valor de até 10,0 pontos.;
- AV2 – Avaliação da aprendizagem de conteúdos, habilidades e competências abordados na Unidade II, que compreenderá uma resenha crítica a ser produzida a parir da exposição e debate de um filme, com valor de até 10,0 pontos.
- AV3 - Avaliação da aprendizagem de conteúdos, habilidades e competências integrados das unidades I e II, através de uma auto avaliação, que deverá ser fundamentada pelo aluno, com valor de até 10,0 pontos.
Nos casos em que os componentes de avaliação apresentam mais de uma modalidade de avaliação, cujo valor seja de até 10,0 pontos, o resultado final será a média aritmética das notas das modalidades.
Em relação à frequência, estará aprovado na disciplina o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina e média aritmética igual ou superior a 7,0 (sete), calculada da seguinte forma:


Média = AV1 + AV2 + AV3
3

Nos casos em que não forem cumpridos os critérios supracitados, e uma vez submetido ao exame final, será aprovado o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis), resultante da média aritmética das verificações parciais e da nota do exame final.

Horário de atendimento:
Bibliografia: Básica:

BUSS, P.M.; PELLEGRINI FILHO, A. A Saúde e seus Determinantes Sociais. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro. v. 17, n. 1, p..77-93, 2007.
CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa; BONFIM, J.R.A.; MINAYO, M.C.S.; AKERMAN, M.; DRUMOND JÚNIOR, M.; CARVALHO, Y.M. (Org.). Tratado de Saúde coletiva. São Paulo: HUCITEC; Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2012.
LOYOLA, M.A. O Lugar das Ciências Sociais na Saúde Coletiva. Saúde Soc. v.21, n.1, p.9-14, 2012.
LUZ, M.T.; BARROS, N.F. Racionalidades Médicas a práticas integrativas em saúde: estudos teóricos e empíricos. Rio de Janeiro: Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ABRASCO; 2012.
MERHY, E.E. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. 4.ed. São Paulo: HUCITEC, 2014.
NOGUEIRA, M. I. Racionalidades Médicas e formação em saúde: um caminho para a integralidade. In: Por uma sociedade cuidadora. PINHEIRO, R.; SILVA JR, A. G. S. (org.) Rio de Janeiro: CEPESC: IMS/UERJ, 2010.
PAIM, J.S. Desafios da Saúde Coletiva no Século XXI. Salvador: EDUFBA, 2006.
PINHEIRO, R.; Barros, M.E.B.; MATTOS, R.A. Trabalho em equipe sob o eixo da integralidade. Rio de Janeiro: IMS/UERJ:CEPESC: ABRASCO, 2007.
TESSER, C.D.; LUZ, M.T. Racionalidades médicas e integralidade. Ciência & Saúde Coletiva. v.13, n.1, p. 195-206, 2008.

Complementar:


CZERESNIA, Dina; MACIEL, Elvira Maria G. de Seixas; OVIEDO, Rafael Antonio Malagón. Os Sentidos da Saúde e da Doença. Rio de Janeiro; Fiocruz, 2013.
BARATA, Rita Barradas. Como e por que as desigualdades sociais fazem mal à saúde. Rio de Janeiro; Fiocruz, 2013.
PAIM, Jairnilson Silva. Desafios para a Saúde Coletiva no Século XXI. Salvador: EDUFBA, 2006.
PINHEIR, Roseni; BARROS, Elizabeth Barros de; MATTOS, Ruben Araujo. Trabalho em equipe sob o eixo da integralidade: valores, saberes e práticas. Rio de Janeiro: IMS/UERJ: CEPESC: ABRASCO, 2007.
PINHEIRO, Roseni; MATTOS, Ruben Araujo. Razões públicas para a integralidade em saúde: o cuidado como valor. Rio de Janeiro: IMS/UERJ: CEPESC: ABRASCO, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/11/2017
11/11/2017
Fundamentos teórico-conceituais das ciências sociais e humanas na saúde
18/11/2017
18/11/2017
Fundamentos teórico-conceituais das ciências sociais e humanas na saúde
25/11/2017
25/11/2017
Principais Contribuições das Ciências sociais e humanas na saúde
02/12/2017
02/12/2017
Principais Contribuições das Ciências sociais e humanas na saúde
09/12/2017
09/12/2017
Principais Contribuições das Ciências sociais e humanas na saúde
Avaliações
Data Descrição
09/12/2017 1ª Avaliação
17/12/2017 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Avaliação da Disciplina 14/03/2018
SOBRE AS AAVALIAÇÕES 17/12/2017

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