-

JUR0020 - Ética no Marketing Político Eleitoral - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Aula 1 (02/03/2018 - 02/03/2018)
Apresentação da disciplina e do plano de curso - A comunicação como ferramenta do marketing. - O sistema comunicacional.
Aula 2 (03/03/2018 - 03/03/2018)
- A comunicação política. - Marketing Político e Eleitoral: conceitos, surgimento e evolução. - Marketing Político x Marketing Eleitoral.
Aula 3 (09/03/2018 - 09/03/2018)
- Marketing Político: composto mercadológico, os 4Ps do marketing político, campanha permanente, o discurso político, reflexões sobre imagem.
Aula 4 (10/03/2018 - 10/03/2018)
Marketing Eleitoral: discursos na mídia; questões éticas nas campanhas eleitorais.
Aula 5 (16/03/2018 - 16/03/2018)
- Ética: visão panorâmica. - Estudos de casos: análise de campanhas. Novas tendências: marketing tradicional e marketing digital. As redes sociais.
Aula 6 (17/03/2018 - 17/03/2018)
- Estudos de casos: análise de campanhas. Novas tendências: marketing tradicional e marketing digital. As redes sociais. - Avaliação. - Finalização da disciplina.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR Total
02 03 09 10 16 17
1 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
2 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
3 2017200**** 0 4 0 0 0 0 4
4 2017200**** 0 0 0 0 0 4 4
5 2017200**** 4 0 0 0 0 0 4
6 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
7 2017200**** 0 4 0 0 0 0 4
8 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
9 2017202**** 0 0 4 0 0 0 4
10 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
11 2017200**** 4 8 4 8 4 8 36
12 2017200**** 4 8 4 8 4 8 36
13 2017200**** 4 8 4 8 4 8 36
14 2017200**** 0 4 0 0 0 0 4
15 2017200**** 0 0 0 0 0 4 4
16 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
17 2017202**** 0 0 0 4 0 0 4
18 2017200**** 0 4 0 0 0 0 4
19 2017200**** 0 4 0 0 0 0 4
20 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
21 2017200**** 0 0 0 0 0 4 4
22 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
23 2017200**** 4 0 0 0 0 0 4
24 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
25 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
26 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
27 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
28 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
29 2017200**** 4 8 4 8 4 8 36
30 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
31 2017200**** 0 0 0 4 0 0 4
32 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
33 2017200**** 4 8 4 8 4 8 36
34 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
35 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
36 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017200**** 9,5 9.5 0 AM
2 2017200**** 0,0 0.0 0 RN
3 2017200**** 9,7 9.7 0 AM
4 2017200**** 9,0 9.0 0 AM
5 2017200**** 9,8 9.8 0 AM
6 2017200**** 9,3 9.3 0 AM
7 2017200**** 9,3 9.3 0 AM
8 2017200**** 9,8 9.8 0 AM
9 2017200**** 9,8 9.8 0 AM
10 2017200**** 9,6 9.6 0 AM
11 2017200**** 9,6 9.6 0 AM
12 2017200**** 9,6 9.6 0 AM
13 2017200**** 9,8 9.8 0 AM
14 2017200**** 0,0 0.0 0 RN
15 2017200**** 9,7 9.7 0 AM
16 2017200**** 9,8 9.8 0 AM
17 2017200**** 9,6 9.6 0 AM
18 2017200**** 9,0 9.0 0 AM
19 2017200**** 9,8 9.8 0 AM
20 2017200**** 0,0 0.0 0 RN
21 2017200**** 0,0 0.0 0 RN
22 2017200**** 9,6 9.6 0 AM
23 2017200**** 9,4 9.4 0 AM
24 2017202**** 9,7 9.7 0 AM
25 2017200**** 9,6 9.6 0 AM
26 2017200**** 0,0 0.0 0 RN
27 2017202**** 9,0 9.0 0 AM
28 2017200**** 9,0 9.0 0 AM
29 2017200**** 9,8 9.8 0 AM
30 2017200**** 9,6 9.6 0 AM
31 2017200**** 9,5 9.5 0 AM
32 2017200**** 9,8 9.8 0 AM
33 2017200**** 9,8 9.8 0 AM
34 2017200**** 9,8 9.8 0 AM
35 2017200**** 9,4 9.4 0 AM
36 2017200**** 9,7 9.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O Discurso e os estudos da linguagem. Retórica e ethos em propaganda e publicidade. Discurso da propaganda e sua interdiscursividade. Análise de campanhas. Linguagem publicitária e mídia e suas implicações no Direito. Publicidade e recepção.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Aulas expositivas e dialogadas
- Leitura e discussão de textos.
- Estudo de casos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: - Frequência mínima exigida;
- Avaliação escrita aplicada na tarde do dia 03/03/2018.
Horário de atendimento: Sexta: 17h
Bibliografia: ALMEIDA, Jorge. Como vota o brasileiro. São Paulo: Xamã, 1998.

CARRASCO, M.C.O.; COLUCCI, E. Comunicação e oratória: teoria e prática. Ferramenta estratégica para o operador do direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2005.

DAYOUB, Khazzoun, Mirched. A ordem das ideias: palavra, imagem e persuasão: a retórica. Barueri, SP: Manole, 2004.

FIORIN, José Luís. Elementos de análise do discurso. 13. ed. São Paulo: Contexto, 2005.

FIGUEIREDO, Rubens (Org.). Marketing político e persuasão eleitoral. Rio de Janeiro: Fundação Konrad-Adenauer, 2000.

FIGUEIREDO, Rubens (Org.). Marketing político em tempos modernos. Rio de Janeiro: Konrad-Adenauer-Stiftung, 2008.

FONTANILLE, Jacques. Semiótica do discurso. Trad. Jean Cristtus Portela. São Paulo: Contexto, 2007.

GRAEFF, Antonio. Eleição 2.0: internet e mídias sociais no processo eleitoral. São Paulo: Publifolha, 2009.

KUNTZ, Ronald A. Marketing Político: Manual de Campanha Eleitoral. 11. ed. São Paulo: Global, 2016.

MANHANELLI, Carlos Augusto. Eleição é Guerra. São Paulo: Summus, 1992.

OLIVEIRA, Jorge. Campanha Política: como ganhar uma eleição. São Paulo: A girafa, 2006.

QUEIROZ, Adolpho. Na arena do marketing político. São Paulo: Summus, 2006.

SANTA RITA, Chico. Batalhas eleitorais: 25 anos de marketing político. São Paulo: Geração, 2001.

SILVA, Carlos Eduardo Lins da. Marketing eleitoral. São Paulo: PubliFolha, 2002.

TEIXEIRA, Dilma. Marketing político e eleitoral: uma proposta com ética e eficiência. Osasco-SP: Novo Século, 2006.

TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

TORQUATO, Gaudêncio. Novo Manual de Marketing político. São Paulo: Summus, 2014.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/03/2018
02/03/2018
Aula 1
03/03/2018
03/03/2018
Aula 2
09/03/2018
09/03/2018
Aula 3
10/03/2018
10/03/2018
Aula 4
16/03/2018
16/03/2018
Aula 5
17/03/2018
17/03/2018
Aula 6
Avaliações
Data Descrição
03/03/2018 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1082 16/06/2024 21:25