• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

KHELYANE MESQUITA DE CARVALHO

COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA/UFPI

Ir ao Menu Principal

khelyane mesquita de carvalho

CTT - COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA/UFPI

DAA0253 - FUND ANTROPOL DA EDUCACAO - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
1. O campo e a abordagem antropológicos: Eu e Nós (26/02/2018 - 04/04/2018)
Nesta unidade apresentaremos o objeto de estudo da Antropologia, suas subáreas, o processo histórico de institucionalização da disciplina, bem como sua utilidade e interesses específicos e comuns com outras áreas do conhecimento.
Antecipação de aulas (13/03/2018 - 13/03/2018)
Por motivo de saúde, a aula do dia 19.03 foi antecipado para o dia 13.03.
Antecipação de aulas (15/03/2018 - 15/03/2018)
Por motivo de saúde, a aula do dia 21.03 foi antecipado para o dia 15.03.
Não Haverá Aula (19/03/2018)

Por motivo de saúde, a aula do dia 19.03 foi antecipado para o dia 13.03.

Não Haverá Aula (21/03/2018)

Por motivo de saúde, a aula do dia 21.03 foi antecipado para o dia 15.03.

Não Haverá Aula (26/03/2018)

Licença médica.

Não Haverá Aula (28/03/2018)

Licença médica.

2. Educação como Cultura (09/04/2018 - 09/05/2018)
Esta introdução tem como proposta questionar a concepção que concede um estatuto de disciplina especial às análises antropológicas sobre a educação. Nosso ponto de partida, na disciplina, é compreender a educação como objeto de análise antropológica. Olhando pelo horizonte da antropologia, procuraremos mostrar que toda a educação é cultura. Toda a teoria da educação é uma dimensão parcelar de alguns sistemas motivados de símbolos e de significados de uma dada cultura, ou do lugar social de um entrecruzamento de culturas.
Reposição aulas 26 e 28/03 (05/05/2018 - 05/05/2018)
Aula Extra.
3. A produção sociocultural da Identidade e da Diferença (14/05/2018 - 27/06/2018)
Nesta etapa do processo apresentaremos reflexões com base em pesquisas etnográficas. Os temas elencados dizem respeito a discussão as mudanças significativas de ordem legal nas funções sociais da escola. Destacaremos principalmente diversidade de gênero e etnia.
Reposição de aula (24/05/2018 - 24/05/2018)
Aula Extra.
Reposição de aula (25/05/2018 - 25/05/2018)
Aula Extra.
Reposição de aula (25/05/2018 - 25/05/2018)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
13 14 15 02 04 09 11 16 18 23 25 30 02 05 07 09 14 16 21 23 24 25 28 30 04 06 11 13
1 2018903**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2018901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
3 2018900**** 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 10
4 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
9 2018901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2018902**** 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 12
11 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
17 2018903**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 60
18 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 6
21 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
22 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
23 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 2017902**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 60
25 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
26 201493**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 60
27 2018901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
32 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
33 2017910**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 12
34 2018901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
35 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
37 2018901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
38 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 6
39 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
41 2018901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 60
42 2018900**** 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 10
43 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
44 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 4 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 38
45 2015901**** 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 14
46 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
47 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
48 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
49 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
50 2018903**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
51 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
52 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018901**** 4,0 10,0 9,0 7.7 4 AM
2 2018903**** 3,0 4,0 5,0 0.0 2.0 6 RN
3 2018902**** 5,5 10,0 6,0 7.2 1 AM
4 2018902**** 6,5 9,0 8,5 8.0 6 AM
5 2018903**** 8,5 10,0 9,8 9.4 2 AM
6 2017900**** 10,0 10,0 8,0 9.3 0 AM
7 2018902**** 8,5 10,0 9,5 9.3 0 AM
8 2018901**** 10,0 9,5 8,0 9.2 0 AM
9 2018901**** 9,0 10,0 9,8 9.6 0 AM
10 2018901**** 7,8 10,0 9,2 9.0 0 AM
11 2018902**** 5,3 8,8 8,0 7.4 12 AM
12 2018903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
13 2018901**** 8,5 10,0 9,0 9.2 2 AM
14 2018903**** 3,0 8,0 8,0 7.5 6.9 10 EF
15 2018901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
16 201493**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
17 2017902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
18 2018901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
19 2018900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 38 RF
20 2018901**** 5,0 10,0 6,0 7.0 0 AM
21 2018901**** 10,0 10,0 6,5 8.8 0 AM
22 2018902**** 6,0 10,0 6,0 7.3 2 AM
23 2018901**** 6,5 10,0 8,5 8.3 2 AM
24 2018901**** 8,5 10,0 8,5 9.0 4 AM
25 2018903**** 7,0 10,0 9,0 8.7 0 AM
26 2018901**** 8,5 10,0 10,0 9.5 4 AM
27 2018900**** 8,5 8,8 10,0 9.1 10 AM
28 2018903**** 9,5 8,8 8,5 8.9 6 AM
29 2018900**** 7,5 10,0 10,0 9.2 2 AM
30 2018901**** 5,5 8,0 0,0 7.5 6.0 4 EF
31 2018902**** 8,5 10,0 8,5 9.0 2 AM
32 2018901**** 8,8 10,0 10,0 9.6 0 AM
33 2018900**** 7,5 10,0 9,0 8.8 0 AM
34 2018901**** 8,5 9,5 10,0 9.3 0 AM
35 2018901**** 5,0 10,0 9,8 8.3 2 AM
36 2018900**** 9,5 10,0 9,0 9.5 2 AM
37 2018900**** 6,0 9,5 8,0 7.8 0 AM
38 2018900**** 3,3 10,0 10,0 7.8 0 AM
39 2018900**** 6,0 10,0 9,5 8.5 2 AM
40 2018900**** 10,0 9,0 9,5 9.5 0 AM
41 2018902**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
42 2018900**** 8,5 9,0 10,0 9.2 10 AM
43 2018902**** 8,5 10,0 9,5 9.3 2 AM
44 2018900**** 4,0 9,5 9,8 7.8 2 AM
45 2018901**** 3,5 10,0 9,0 7.5 0 AM
46 2017910**** 7,0 6,5 7,5 7.0 12 AM
47 2015901**** 7,8 8,0 5,5 7.1 14 AM
48 2018901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
49 2018901**** 6,5 10,0 8,5 8.3 2 AM
50 2018900**** 7,0 10,0 10,0 9.0 2 AM
51 2018900**** 8,0 9,0 8,0 8.3 6 AM
52 2018902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
• Aulas expositivas;
• Trabalho em equipes de análise de textos e debate em grande grupo;
• Sala de aula invertida.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Prova Escrita - individual, sem consulta bibliográfica);
Trabalho Integrado -
Elaborar uma lista de questões sobre o texto para debatê-lo junto com os colegas em sala de aula;
Trabalhos escritos – ensaio de trabalho etnográfico.
Horário de atendimento: 10-12
Bibliografia: MINER, H. Body Ritual among the Nacirema, American Anthropologist, v.58, p. 503-507, june, 1956. (Tradução).
ROCHA, E. P. O que é etnocentrismo? São Paulo: Brasiliense, 1984.
SOUZA, R. Sociologia da educação. São Paulo: Cengage, 2016. pp. 34-38.
SOUZA, R. Sociologia da educação. São Paulo: Cengage, 2016. pp. 39-50.
BUSSAB, V. S. R.; RIBEIRO, F. L. Biologicamente cultural. In: SOUZA, L.; SILVA , M. F. Q.; RODRIGUES, M. M. P. (Orgs.). Psicologia - Reflexões (im)pertinentes. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998. pp. 175-194.
BRANDÃO, C. R.. Sobre teias e tramas de aprender e ensinar anotações a respeito de uma antropologia da educação. Inter-Ação -Rev. Faculdade de Educação da UFG, 27 (2): 1-54, jul./dez. 2002.
TOSTA, S. P.; LOPES, W. Etnografias na Educação: um olhar sobre as culturas em escolas no Brasil. In: IX REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL – RAM. 10 a 13 de julho. Curitiba – PR. 2011.
SILVA, T. T. “A produção social da identidade e da diferença”. In: SILVA, T. T.; HALL, S.; WOODWARDT, K. (Ogs.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis (RJ): Vozes, 2000, pp. 73-102.
GUSMÃO, N. M. M. de. Linguagem, Cultura e Alteridade: Imagens do Outro. Cadernos de Pesquisa – Fundação Carlos Chagas, nº 107, pp.41-78, julho 1999.
FLEURI, R. M. (et. all.). A questão da diferença na educação: para além da diversidade. 25a. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu(MG), 2002.
NASCIMENTO, R. G. do. Rituais de resistência: experiências pedagógicas tapeba. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/02/2018
04/04/2018
1. O campo e a abordagem antropológicos: Eu e Nós
13/03/2018
13/03/2018
Antecipação de aulas
15/03/2018
15/03/2018
Antecipação de aulas
19/03/2018
19/03/2018
Não Haverá Aula
21/03/2018
21/03/2018
Não Haverá Aula
26/03/2018
26/03/2018
Não Haverá Aula
28/03/2018
28/03/2018
Não Haverá Aula
09/04/2018
09/05/2018
2. Educação como Cultura
05/05/2018
05/05/2018
Reposição aulas 26 e 28/03
14/05/2018
27/06/2018
3. A produção sociocultural da Identidade e da Diferença
24/05/2018
24/05/2018
Reposição de aula
25/05/2018
25/05/2018
Reposição de aula
25/05/2018
25/05/2018
Reposição de aula
Avaliações
Data Descrição
18/04/2018 1ª Avaliação
23/05/2018 2ª Avaliação
13/06/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Exame final - 27/06/18 22/06/2018
Entrega do diário de campo 20/06/2018
Retorno das aulas 30/03/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 20:28